Pensando a longo prazo, Primeira Liga vai acabar com Estaduais

Compartilhe com os amigos

A discussão é antiga. Desde as últimas edições da Copa Sul-Minas e da finada Rio-São Paulo que se debate sobre a necessidade de mudar o calendário e colocar fim aos Campeonatos Estaduais. Se o processo de desenvolvimento foi cambaleante, o início da Primeira Liga mostrou que os torcedores aprovam clássicos e um torneio de tiro curto, porém intenso.

A audiência do SporTV na primeira rodada da Liga Sul-Minas-Rio, atrás apenas da Globo contabilizando emissoras abertas e fechadas, é uma prova de que o público vai atrás da camisa que está em jogo. Sucesso na TV e fora dele, o clássico Atlético-MG e Flamengo abriu a temporada para mais de 30 mil pessoas no Mineirão, contingente digno de reta final do Brasileirão.

Em contrapartida, mesmo com o Corinthians na TV, o Campeonato Paulista teve um início menos atrativo do que em 2015. Os Estaduais, em sua maioria, só servem para reforçar rivalidades regionais, têm um calendário arrastado e só “pegam” nas partidas decisivas.

É óbvio que se faz necessário ressaltar a importância dessas competições aos clubes “nanicos”, que transformam esse período do ano na sua tábua de salvação financeira. Ainda não encontraram a fórmula mágica para que essas equipes se mantenham na ativa economicamente durante toda a temporada, mas é preciso correr contra o tempo. A Primeira Liga vai virar tendência e se espalhar pelo Brasil, a exemplo do que já acontece na Copa Nordeste.

O futebol, finalmente, está aberto a tirar a poeira e se reinventar. E agora descobriu que é fácil convencer o torcedor a comparecer ao estádio e sintonizar na TV: é só oferecer um bom produto para torcer.

Fonte: Máquina do Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acredito que a liga possa ser a salvação dos estaduais. Colocaria-se os pequemos pra jogar entre si. Os quatro melhores se classificariam para as quartas de final em jogo único (o q faria com q a zebra fosse facilitada e deixaria o campeonato mais interessante), semi final também em jogo único e a final em dois jogos, com os finalistas se classificando para a primeira liga. Consequentemente o carioqueta iria se valorizar, pois os clubes se interessariam em se classificar para a liga que passara a ser um torneio rentavel

  • Nossa rivalidade local não existe, os três ex-grandes encolheram e puxam o Flamengo pra baixo.
    Nossa rivalidade tem que ser nacional, igual o Flamengo, com Grêmio, Atlético-MG, Corinthians, etc.

    • Sempre disse isso, Almir. O futebol como negócio, precisa de concorrência para crescer. Como vamos crescer em conjunto ao lado de Vasco, Botafogo?

  • Acho que o problema do estadual é mto facil de se resolver, falta boa vontade dos dirigentes.
    Estadual acontece sempre entre fevereiro e inicio de maio (terminado geralmente um FDS antes do inicio do Brasileiro). Considere um mês com 4 semanas, teria ai 12 semanas mais uma ou duas em maio.
    faz então uma primeira fase sem os grandes. Já reduz pra 12 times, 11 rodadas,8 semanas (2 meses), uma rodada por semana mais 3 rodadas numa quarta feira. terminaria a primeira fase no fim de março inicio de Abril. Os 4 primeiros se classificam pra segunda fase – Quartas de Final, com sorteio, 2 potes, um com os 4 grandes, outro com os 4 primeiros na primeira fase. De 4 a 6 semanas pra segunda faze, seja em jogo unico ou 2 jogos, quartas, semi e Final, daria de 3 a 6 rodadas.
    Os grandes teriam tempo pra disputar competições mais interesantes com nivel técnico maior, e os pequenos teriam sua “renda” de inicio de ano.

    • Mas a FERJ e o Vasco e o Bota fogo não vão aceitar esse modelo, porque os jogos dos grandes que fazê a FERJ lucrar mesmo, e esses dois clubes infelizmente dependem desses joguei nos para ter receita no começo do ano, já que a outra fonte de renda destes, principalmente o Vasco, são os clássicos regionais, porque vc axa que o Eurico disse q jogar com o Flamengo é um campeonato à parte ?

      • por isso que eu disse que falta boa vontade dos dirigentes, Enquanto houver pessoas como Eurico e Carlos Eduardo Pereira a frente dos clubes, Futebol vai ficar sempre estagnado. Até para estes clubes, disputar uma Sul-Minas-Rio, ou outra competição qualquer com outros clubes da série A, séria mto mais rentável.

    • Creio que num mundo ideal os estaduais seriam no meio do ano, durante as competições internacionais, em formato de copa. De preferência no RJ com todos os jogos no Maraca sempre em rodada dupla na fase de grupos (claro que com no máximo 2 grandes) e com preços promocionais. Lembrando o velho torneio início, Por exemplo, 16 clubes mesmo, mas com 4 grupos de 4, se classificado os 2 primeiros de cada grupo para quartas, semi-finais e finais, sempre em partida única. 6 datas e 12 pequenos na vitrine. Emocionante e rápido. Com o melhor da 1a fase sendo campeão da taça GB. Ou ainda podem ser 5 datas com apenas o 1o de cada grupo se classificando. E no resto do ano a Primeira Liga já sendo o novo campeonato Brasileiro com jogos praticamente só em fim de semana + copa do Brasil, Libertadores, pré-temporada….

  • É claro que nao precisa de fórmulas mágicas para trazer atividade para os pequenos no resto do ano, é só termos um calendário nacional para todos. Série A até E, lógico que as divisões inferiores seriam regionalizadas.. As federações que querem que pensemos assim, que 2 ou 3 meses de campeonatos desinteressantes são a salvação dos pequenos, mas não são, na verdade é só uma forma de mantê-los dependentes das federações formando currais eleitorais. E discordo sobre a Primeira Liga acabar com os estaduais. Pelo contrário, ela vai reduzir estes campeonatos, transformá-los em copas, o que será a salvação deles, pois voltarão a ser interessantes e lucrativos.

  • O certo e deixar os times pequenos disputando os campeonatos estaduais aonde os grandes entraria na fazer final tipo uma quarta de finais.

  • Querendo ou não os estaduais são tradicionais e tem seu certo ” charme ” principalmente em clássicos o que deveria ocorrer seria uma grande redução das datas assim agradaria gregos e troianos e a Primeira Liga aconteceria normalmente já que é um sucesso garantido

  • Essa parada eu não saiu da minha casa para assistir jogos merda como foi no ano passado no maracanã Flamengo e barra mansa as 22 horas e ao vivo na globo jogo de ataque contra defesa produto merda, é diferente de enfrentar times de camisa. esse campeonato carioca já era infelizmente, olha as duas primeiras rodadas o botachoro faz dois jogos em são Januário um como mandante e outro porque o Bangu não tinha laudo para jogar em moça bonita, não é suspeito o botachoro time da ferj? isso enfraquece o já enfraquecido carioqueta

Comentários não são permitidos.