m busca de fecharem acordo com pelo menos oito clubes, executivos da Turner, dona do Esporte Interativo (EI), tentam, em conversas com dirigentes, minar os argumentos usados pela Globo para renovar o contrato de transmissão dos jogos do Brasileirão em TV fechada a partir de 2019. Até agora, só o Santos afirmou publicamente ter aceitado a proposta da concorrente da Globo por um acordo de seis anos. Abaixo, veja como a Turner tem bombardeado o discurso e a oferta da emissora rival para os cartolas.
Redução de cotas
Durante as reuniões, representantes da Turner tem se esforçado para desconstruir o argumento usado pela Globo com os dirigentes de que a atual crise financeira no país tornou difícil a venda de anúncios em jogos de futebol. Por conta dessa tese, a primeira proposta de renovação previa uma redução nos valores do contrato atual.
Os diretores do EI usaram até uma tabela publicada pelo Meio & Mensagem, veículo especializado em informações sobre marketing, mídia e comunicação, em outubro de 2015, para convencer os cartolas de que a situação não é tão feia para a emissora da família Marinho. O quadro traz as quantias arrecadadas pela Globo com patrocínio no futebol desde 2010, já incluindo os valores de 2016. A reportagem mostra que houve um aumento de 9,2% nos preços cobrados pela Globo dos patrocinadores de 2015 para 2016. A cota total passou de R$ 225 milhões para R$ 245,7 milhões. Só que a mesma matéria registra que essa foi a menor evolução de patrocínio do futebol da emissora desde 2010. Na conta não entra a temporada de 2014, por causa de mudanças no sistema de cotas provocadas pela Copa do Mundo no Brasil.
Importância da TV fechada
Os executivos da Turner tentam demonstrar para os cartolas que os jogos em TV por assinatura são, sim, importantes para a Globo porque asseguram excelente audiência para o Sportv, canal fechado do grupo. É comum os dirigentes dizerem que a Globo não paga bem por essa modalidade porque tem pequeno retorno financeiro com ela. O discurso dos donos do EI, então, passou a ser de que sua concorrente valoriza o canal fechado. E que quem não valoriza, segundo eles, são os cartolas, pois vendem os jogos em sinal fechado por pouco dinheiro. Nessa discussão, como mostrou o blog, a Turner disse aos clubes que oferece pouco mais de nove vezes o que a Globo paga pelas partidas em TV fechada.
Patrocinadores na tela
Uma das promessas feitas pelos executivos da Turner é mostrar os painéis com patrocinadores dos clubes nas entrevistas dadas por jogadores, treinadores e dirigentes. Acontece que Globo e outras emissoras costumam usar imagens fechadas em que até patrocínios em bonés não aparecem. Como mostrou o Blog do Rodrigo Mattos, os donos do Esporte Interativo também prometem falar o nome dos anunciantes que batizam estádios.
TV aberta
Os executivos da Turner ouviram que cartolas temem que a Globo não compre seus jogos jem TV aberta, caso fechem com o EI. Em resposta, eles tentam convencer os dirigentes de que é desinteressante para a concorrente transmitir o Campeonato Brasileiro sem todos os clubes. De acordo com essa tese, a Globo acabaria adquirindo também as partidas de quem assinou com o Esporte Interativo na TV por assinatura para ter a competição completa. Além disso, a Turner assegurou que comprará os direitos de transmissão para canal aberto, mesmo sem saber ainda o que fazer com eles, se os times não conseguirem vender para ninguém.
Liberdade de escolha
Uma estratégia importante dos donos do EI é tentar provar que são mais abertos ao diálogo do que a Globo, dando mais liberdade para os clubes decidirem questões fundamentais como horários dos jogos e divisão do dinheiro a ser recebido. A pedido dos cartolas, por exemplo, ficou decidido que a emissora nunca vai exigir a realização de jogos depois das 21h30. A Globo impõe determinadas partidas às 22h, horário criticado por torcedores e cartolas por ser considerado muito tarde. Sobre a divisão de cotas, a Turner deixou os dirigentes escolherem o que é melhor. E a escolha foi pela divisão de 50% igualitariamente, 25% de acordo com a audiência e 25% conforme o desempenho esportivo. Nos últimos anos, a Globo vinha se recusando a mudar o formato pelo qual paga mais a Corinthians e Flamengo, que têm melhores audiências.
Fonte: Blog do Perrone
Eu Acho que no Final vão acabar Continuando com a Globo Pelo Menos o Flamengo Ganha a Maior Grana do Brasil rs
Divisão igual? Não pode. Flamengo tem muito mais torcida e da muito mais audiência. Na questão de horário, realmente a globo deveria rever isso, a globo acha que as pessoas não trabalham? Tem ser horário de 21:30 pelo menos.
Cota igual, TALVEZ NA LIGA…TALVEZ. No mais nem pensar.
*Sou a favor da concorrência, pois isso vai ajudar muito quando negociar a renovação, no caso do Flamengo.
A globo está se fazendo de besta. Ela lucra Milhões e quer chorar tostões. Fala sério. SRN.
Divisão igual? onde vc leu divisão igual?! Até onde eu li, 50% seria IGUAL, 25% pela audiência (FLA ganharia mais), e 25% pelo desempenho (FLA iria se ferrar pq só disputa meio de tabela). Agora, se o FLA não quer desse jeito pq tem receio do seu desempenho esportivo, então não merece estar entre os grandes. Não vejo problemas com essa divisão SRN.
Os cartolas querem,mais os cartolas do Fla não querem e pelo o que eu sei os contratos são individuas,não seria justo a torcida do Fla e corinthias pagar assinatura para parte do dinheiro ir para outros clubes,inclusive clubes sem torcidas que são os clubes de Empresários!O Fla nunca assinara neste termo isso é Fato!
Se a divisão mesmo sendo igualitária ainda for maior que o que a Globo paga ao Fla, não vejo motivos de não assinar.
O fla nunca vai receber igual a todos, pq 25% seria dividido pela audiência e isso a gente ia ganhar mais. Unica saída para o futebol bras. Seria um liga independente sem cbf e federações.
Mas 25% é pouco, dividindo isso pra 20 clubes por exemplo,mesmo o fla com fatia maior se bobear nem dá 4%.
Ou seja melhor ficar com a globo.
Flamengo e corithians dividiram a maior parte da audiencia fato
Mas a logica é pouco pois é muito clube pra pouca porcentagens, irão dividir a maior parte mas não irá chegar nem 4% pra cada um, não se esqueça que são 20 clubes na seria A.
Melhor ficar com quem paga mais. Enquanto estivermos no monopólio da Globo o futebol brasileiro sempre será fraco. Flamengo vai ser o dominador de um futebol falido. Seremos um Ajax da vida! Mas se você cresce a concorrência, abre mercados, desenvolve o futebol, todos ganham. Prefere ser um Ajax ou um Manchester United?
Vc está sendo ingênuo,esse País não tem jeito.A cartolagem dos clubes só ver o rabo deles,o presidente do santos falou que já fechou pois não tem nada a perder e se ganhar igual aos clubes de massa pra ele é muito lucro,é igual essa liga se for um sucesso começa o olho grande os outros clubes irão achar que estão no patamar do Flamengo ai desanda tudo,por isso prefiro ser um ajax, pois domina o futebol brasileiro e consequentemente o futebol sul-americano.
O Flamengo ele é gerador de ódio e amor.Muitos querem que ele ganhe e da mesma proporção que ele perca,nessa briga sou primeiramente Flamengo e sempre Flamengo.
Fechar com o EI vai abrir mercado para que futuramente outras emissoras briguem pelos direitos também. Então toda renovação terá valores bem maiores. Isso também abre caminho para a venda de direitos para o exterior. Assim que a Premier League faz sucesso Lógico que não da para competir com os ingleses, mas não é difícil imaginar o futebol brasileiro sendo transmitido em países como Colõmbia, Portugal, China. Vender para o exterior torna os clubes mais valiosos, mais patrocínios e com valores maiores, mais sócios torcedores, tudo cresce. A Globo que vetou um jogo entre Portuguesa e São Paulo na China, onde abriria o mercado brasileiro para todo o dinheiro chinês que agora está sendo usado para tirar nossos jogadores daqui. Isso é pensar pequeno. Flamengo tem muito mais potencial que os outros clubes, se houver um desenvolvimento interno forte no clube ninguém precisa se preocupar com o crescimento dos rivais.
Vai dar merda isso aí
Os times só se preocupam com o dinheiro de transmissão, não vão atrás de lotar estádio com horários mais cedo para o torcedor ,se organizar financeiramente para atrair novos patrocinadores ,pagar o que realmente o jogador vale ,brigar para acabar com a fatia de empresário sobre jogador,isso que eles tem que fazer e mais coisas choram demais para uma emissora e ficam passando por isso.
Pois eh cara! Veja o nosso Flamengo, anos nesse imbróglio de Maracanã quando já poderia ter pego parceiros como o Palmeiras fez e arrumado um estádio próprio. Parece consenso no BR que a única coisa que os clubes fazem é se estapearem pelo quanto cada um vai receber de transmissão! Ninguém se preocupa em ter um bom estádio, em brigar com a globo por partidas em dias e horários melhores. Futebol no nosso país tem que ser totalmente reinventado, como 90% de tudo que temos aqui.
O Flamengo nunca vai conseguir construir um estádio!!!!
O governo do estado do rj sabe que se isso acontecer maracanã vira um elefante branco.
Como que não cara? Opinião pública ainda vale de alguma coisa, o governo não tem como segurar pressão pública se o clube for barrado publicamente. É fácil um dirigente chegar e falar “não fazemos o estádio por que o governo não deixa”, agora quero ver arrumarem o terreno, assinarem um contrato com parceiros e divulgarem o projeto, não tem como barrar. Felizmente, futebol é uma das únicas coisas que faz brasileiro levantar da cadeira.
Mas isso seria muito fácil pro governo e município mas por que não faz?
Paes arruma terreno pra ct do flu de graça e o escambal pros outros e o fla?
Nos temos estádio a gávea mas por que não conseguem um alvará pra começar as obras e pelos fazer um estrutura pra 30 mil torcedores?
Ai eles inventam um monte de coisa.
Perfeito! Acho possível até mesmo na Gávea, se apresentassem um investidor e promovessem uma campanha de mobilização do torcedor/eleitor que representa metade da população do Rio.
Então amigo , essa tua teoria da força do povo, só não serve a julga pela tua opinião, no caso da Gávea. Lá, nem pensar mas no “resto” da cidade pode, pois o resto da cidade , não é chic, não é bem frequentado. As pessoas querem atitude, querem estádio, mas se possível bem longe da minha porta.
Então cara, esse força do povo foi mais força de expressão mesmo, é mais fácil o Brasil cair do que o povo ter força outra vez… Enfim, é isso ai mesmo, a galera da Gávea, nem os mais roxos dos flamenguistas de lá, querem estádio lá, vai virar um inferno de entra e sai de pessoas, piorar ainda mais o transito e os transportes, além da barulheira que seria. Imagina um jogo lá em plena quarta as 22:00? Não rola, não vai rolar jamais. Teria que ter uma parceria boa com o Estado para o bairro receber umas putas melhorias, ai sim teria chance. Como sabemos que isso não vai acontecer…
Cara, não seja pessimista! O Governo pode até ser contrário a ideia mas se o Flamengo quiser eles vão fazer o quê? Chamar o Exército, acionar a justiça pra proibir?? Claro que não! O Maracanã que se dane, assim como ocorreu com o Pacaembu!
Tomara que seja isso…pois não vejo esses pilantras querer de alguma forma ajudar o mengao.
A Gávea é inviável por X motivos. Começando pelo fato do terreno onde a sede foi construída, não poder ser usado “comercialmente”, o McDonalds que vai ficar na arena multiuso já foi bastante questionado por isso tb. Segundo, a associação de moradores não vai nunca, jamais, em hipótese alguma, permitir isso. Quem mora perto da Lagoa e da sede (como eu) sabe que o trânsito ali é simplesmente caótico. Imagina um dia de jogo, com 20 ~ 30 mil pessoas saindo dali de uma só vez? As vias da Lagoa teriam que ter uma capacidade maior, além de mais ônibus e metrô. Teria que ter uma parceria muito boa entre Flamengo e Governo do Estado pra isso.
Quanto a isso do Paes arrumar terreno pra CT e etc, o Flamengo não quis terreno pois já tem o Ninho, quis dinheiro, coisa que a Prefeitura n tem. O clube não tem projeto de estádio pq o Clube não quer, quer o maraca.
Ai que tá por que não ofereceram um terreno em um lugar bem localizado pra construir um estádio?
O Fla dificilmente irá conseguir a concessão do Maracanã,isso pra mim é um sonho dos mais lindos,porém não creio que aconteça.
O fla tem projeto sim de construir estádio,mas as localidades pífias,lá pra dentro da baixada, nos confins de Caxias e em lugares da zona oeste que pelo amor de D’us,
Tem que ser um lugar de boa localidade e com meios de transportes acessíveis.
Amigo, é exatamente isso! Além do estado não ter interesse em um estádio de grande/médio porte pro Flamengo pois esvaziaria de vez o Maracanã, a própria diretoria não tem esse interesse de verdade, o sonho dos EBM pelo jeito é o Maracanã e por mais que eu goste dessa diretoria, isso pra mim é a maior idiotice, nunca que o estado vai entregar o estádio. Só teríamos a posse do maraca se a Odebrecht realmente pular fora e o Flamengo conseguir uma boa parceria com uma empresa de nome pra gerir o estádio. Mesmo assim, provavelmente o estádio não seria “nosso”, aposto que ainda dividiriamos o mesmo com o Fluminense.
Quanto aos terrenos, isso ai são as cidades que oferecem os terrenos pro Flamengo, Caxias e várias outras cidades da Baixada fazem isso direto, pois se conseguem a atenção do clube e ele mete um estádio lá, é um puta holofote pra cidade. O problema desse “projeto” do Flamengo em ter um estádio nunca é oficial. Enquanto não assinarem um contrato com uma construtora, comprarem um terreno e divulgarem o modelo, não tem pressão em cima do estado.
Lenda
Deixando o clubismo um pouco de lado. Tem que rever sim essa divisão de cotas. Premier League não é uma das melhores ligas por coincidência, excluindo os bilionários donos de certos clubes, a liga anda bem equilibrada. Sério, qual é a graça de acompanhar um campeonato onde você só tem 2 ou 3 candidatos ao título? Brasileiro agora é subsidiária do Espanhol onde só existe Barça e Real? Um campeonato balanceado seria muito mais atrativo até nos termos de patrocínio e público. E vamos lembrar que a Globo além de ditar a porra toda, ainda omite os patrocínios do clube, dando espaço apenas para os dela.
Comparar futebol europeu com o sul-americano não dar.
Flamengo é top five no patrocínio da adidas,mas compara com o patrocínio do Chelsea,milan nem irei falar do real madri.
Nosso clube está se estruturando agora se o Flamengo ceder o lance de cotas iguais vai tudo abaixo, ainda mais que o pais ta em crise e está muito difícil captar patrocínios,não é o momento de o Flamengo pensar em outros clubes,pois vc acha que o atlético mineiro ta pagando seus impostos rigorosamente em dia? Duvido muito e se colocar cotas iguais vai contratar meia dúzias de craques e sonegando impostos e ganhando títulos,aqui é Brasil.
Cartolas atrasados e prepotentes que acham que somos o pais do futebol e não somos mais,quem sabe um dia seremos denovo.
Amigo, é exatamente por isso! Não dá pra comparar mais tem que ser a inspiração. Como você disse, tem que acabar essa máxima “pais do futebol”, nosso campeonato só é o mais “difícil” pq os estádios são horriveis, os gramados nem se fala, além do nível ultra instável de todos os times a cada edição.
Concordo, Galo deve até as cuecas hoje em dia, mais veja pelo seguinte lado. Se as cotas de competição fossem iguais, se o prêmio da Libertadores fosse ao menos 1/3 do que a Champions é, todo o investimento do Atlético teria valido a pena. Teriam recuperado o dinheiro investido com as premiações e teria mantido o nível de exposição ao invés de ter descido novamente ao patamar de time coadjuvante.
O que tem que mudar é o pensamento (coisa que eu duvide que vá mudar um dia) brasileiro, as receitas mais atrativas tinham que vir de patrocínios, bilheteria e premiação dos campeonatos. Não dos contratos ditatoriais da Globo. Um sistema equilibrado das cotas iria prejudicar o Flamengo? Sim, até certo ponto, porém seria bom, obrigaria os clubes (não apenas o nosso) a se modificar e adaptar, pois em pouco tempo, teríamos times menores e com menos gastos, recebendo mais e tendo nível maior para competir. Enfim, é uma mistura de problemas, pensamentos errados e a velha máxima do jeitinho brasileiro que deixaram as coisas chegarem nesse ponto. Mudar agora é praticamente impossível.
É um fato.
Bom. Pensando …
50% —————–
50% igual para todos os clubes. Isso quer dizer que Flamengo e Corinthians irão receber os mesmo valores de: Chapecoense, Coritiba, América Mineiro, Figueirense, Ponte Preta, Santa Cruz, Vitória, Sport (entre outros medianos).
Se der 30% de audiência para Flamengo x Corinthias e 1% de audiência para Santa Cruz x Chapecoense (por exemplo) não faz diferença alguma para esses 50%.
Presumindo: se caso esses 50% representar 500 milhões e distribuir igualmente com 20 clubes daria 25 milhões para cada clube, ou seja, Flamengo 25 milhões e Santa Cruz também 25 milhões.
A matéria está desatualizada. O Inter, Bahia, Atlético-PR e Coritiba também já acertaram com o EI.
Pra mim tanto faz o FLA continuar com o Sportv ou o EI. A TV fechada ainda não é acessível a maior parte da população brasileira ; cabe a diretoria analisar qual é a melhor proposta para o Clube.
A minha expectativa era em relação ao streaming, mas ao que tudo indica continuará o mesmo absurdo de sempre: se quisermos assistir aos jogos pela internet ou celular, além de ter o pacote do Premiere, temos que ter a assinatura da TV fechada…É por causa de coisas como essa que o futebol tá falindo!
A Globo só rouba os clubes porque tem o monopólio das transmissões, e isso é culpa dos próprios cartolas.
Quando a Record queria pagar muito mais, eles peidaram.
No meu ver, se a cota de TV do EI for maior do que a da Globo, mesmo nesse sistema de divisão mais igualitário, o Flamengo tinha que assinar correndo com a EI, porque as condições são bem melhores.
Porra, quase 9 vezes mais é muita coisa, quer dizer que a Globo tá roubando os clubes há anos.
Não acho isso nada bom,pois abriria espaços para os empresários ganhar dinheiro,seria fácil um grupo de empresários criar um clube ou comprar um clube e montar um time só para jogar a competição e facturar milhões.ai times sem torcida,sem historia no futebol ,ganhariam dinheiro em cima dos clubes que por anos investiram em marketing e propaganda e ate em jogadores caros para trazer para si torcida,acho que cada um tem que dar o seu preço,se eles pagar assina se não fica na mesma,o que não pode é uma torcida pagar o canal fechado e o dinheiro da assinatura ser dividido por todos!