Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Vem na magia! O Flamengo no carnaval

Vinny Dunga
Vinny Dunga
Publicação: 05/02/2016
2 Comentários
Atualização: 05/02/2016
Compartilhar

É carnaval, a bola para, e só voltará a rolar novamente na quarta-feira de cinzas, mas engana-se quem acha que durante esses quatro dias o Flamengo sai de pauta.

O Flamengo é Brasil, o Flamengo é Rio, o Flamengo é do povo, o Flamengo é samba! É claro que não poderia ficar de fora do maior show da terra, não é só no Maracanã que o Flamengo escreve a sua história, perto dali, na Marquês de Sapucaí, também somos protagonistas de grandes momentos.

O maior desses no carnaval de 1995, ano do centenário rubro-negro, e com o enredo “Uma vez Flamengo…” a Estácio de Sá fez uma festa em vermelho e preto na avenida, não demorou muito para a interpretação de Dominguinhos do Estácio ganhar as arquibancadas do Maracanã.

Você que frequenta o templo sagrado do futebol com certeza já ouviu os versos desse samba sendo cantado à plenos pulmões pela maior torcida do planeta…

“O céu rasgou na noite que reluzia, um show de estrelas brilhou nos olhos de um novo dia, a poesia enfeitada de luar… Só amor na alegria, e na dor, parabéns pra essa galera, cem anos de primavera… Cobra-coral, papagaio vintém, vestiu rubro-negro não tem pra ninguém!”

Se o resultado da campeã moral de 1995 ficou aquém do esperado, fora do desfile das campeãs com o sétimo lugar, na única vez que o Flamengo foi enredo de uma escola de samba no grupo especial do carnaval carioca, ficamos longe de passar a vergonha que o Vasco passou.

Até nos desfiles das escolas de samba a sina do rebaixamento vascaíno se faz presente, em 1998, também no centenário do rival carioca, a Unidos da Tijuca homenageou o clube, ficou com a 13º colocação, decretando o rebaixamento da agremiação tijucana.

Em 1989 a União da Ilha do Governador não homenageou o Flamengo, mas o samba do enredo de ‘Festa Profana’ ganhou uma versão especial para a nação rubro-negra, e até hoje é cantada nas arquibancadas do Maracanã pelos torcedores.

“Eu vou tomar um porre de felicidade… Oh que beleza, mais um golaço do Guerrero de cabeça.” São partes do samba que foi adaptado, e entoado pela nação rubro-negra, se perpetuando ao longo dos anos, presença garantida no repertório da torcida.

A Vila Isabel em 2013 levou além do título, um samba que é uma verdadeira obra-prima para avenida, o tema passava longe do Flamengo, mas o sambista, e ilustre rubro-negro Tunico da Vila, filho de Martinho da Vila, teve a sensacional ideia de adaptar esse sambaço em uma versão para a torcida.

“Mengo vai jogar, é pra lá de bom, oh meu Mengão eu e você, Flamengo vai vencer, e eu sou Flamengo até morrer… Sai do chão o Flamengo chegou, rubro-negro vem festejar, salve o manto do Mengão, Zico é o rei dessa nação, e hoje o bicho vai pegar!”

A mobilização foi grande, a música foi cantada timidamente em alguns jogos do Flamengo, mas sem o Maracanã como trunfo(fechado para reforma), as torcidas organizadas não abraçaram a causa, e a canção caiu no esquecimento.

O mesmo aconteceu com o samba da Portela de 2015, quando um grupo de apaixonados flamenguistas também tentou fazer uma adaptação para torcida, mas que infelizmente também não vingou nas calorosas arquibancadas rubro-negras.

Em 2014, foi a vez da Imperatriz Leopoldinense levar pra avenida uma enredo em homenagem ao nosso rei. Arthur Antunes Coimbra foi o tema da escola que levou pra avenida toda a rapaziada do Flamengo da década de 80, simplesmente emocionante.

No samba, a escola minimizou quando o assunto foi o Flamengo, assombrada pelo rebaixamento da Tijuca, a última a homenagear um clube de futebol do Rio, em 98. Mesmo assim, está implícita toda a grandeza do Clube de Regatas do Flamengo em seus versos.

Particularmente, acho que deveríamos ter mais sambas nas músicas da torcida, afinal, essa é a nossa identidade, nossa raiz. Por mais que seja muito bom ouvir versões de Coldplay, Mamonas Assassinas, The White Stripes, dentre outros.

Que os deuses do futebol, e do samba, estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Vinny Dunga
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
2 Comentários
  • William Leonardo disse:
    05/02/2016 às 10:18

    Ser flamengo é uma coisa inexplicável. É uma paixão que não tem fim seja na alegria ou na dor, a cada dia que passa essa paixão aumenta. A gente passa por problemas quase todos os dias, mas quando é dia de flamengo o dia fica mais prazeroso à espera do jogo. Seja no futebol no Basquete no Vôlei, pode ser até na peteca, mas sendo jogo do flamengo é uma alegria muito grande. Agradeço a Deus por ter nascido flamengo. FLAMENGO EU TE AMOOOO!
    SRN!

    Responder
  • Breno disse:
    05/02/2016 às 14:47

    Arrepiei lendo esses versos, de verdade!
    Lembrei de mim no maraca a plenos pulmões, não há emoção que se compare!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo e Shopee renovam patrocínio até 2027; veja valores

5

Flamengo e Grêmio estão escalados para jogo pelo Brasileirão; veja os times titulares

6 1
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO: Pedro marca 3° gol do Flamengo contra o Grêmio e amplia vantagem no Maracanã

1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo e Léo Pereira se entendem sobre prazo, mas valores ainda travam renovação

8 2

Edu Gaspar é oferecido ao Flamengo para 2027

58 12
Brasileirão

AO VIVO: assista à cobertura de Flamengo x Grêmio com o Coluna do Fla

Sem Plata e Paquetá, Flamengo divulga lista de relacionados para jogo contra o Grêmio

8 1
Libertadores

Libertadores 2027 já tem 11 classificados; Boca Juniors se junta a Flamengo e Palmeiras

9

Flamengo corre risco de ser punido pela Conmebol por atitude em jogo da Libertadores

4 18
Comentários Recentes
  1. Joãozinho Trepidação em Flamengo empata com o Bahia e decide vaga na final da Copa do Brasil Feminina em casa

    Desculpe, mas futebol feminino é duríssimo de ver.

  2. Marco em Flamengo perde em casa para o Operário-PR e está fora da Copa do Brasil Sub-20

    Mais um vexame na conta da Diretoria

  3. Alexandre Salomao em Árbitro envolvido em polêmica com o Flamengo em 2025 apita jogo contra o Grêmio e gera preocupação

    A CBF é corrupta, ela faz tudo pra beneficiar o varmeiras!!

  4. PAULO ANDRADE DO NASCIMENTO NETO em Presidente Lula manda recado e explica motivo de ser contra a volta das bets no Brasil; veja vídeo

    ESTE LIXO DE PRESIDENTE, VAI PAGAR O ESTADIO DO TIME DELE E PROIBIR PATROCINIO DOS OUTROS

  5. HENRY PIO PERES em Presidente Lula manda recado e explica motivo de ser contra a volta das bets no Brasil; veja vídeo

    Velho maldito, tá querendo ferrar o meu mengão.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo