Vem na magia! O Flamengo no carnaval

Compartilhe

É carnaval, a bola para, e só voltará a rolar novamente na quarta-feira de cinzas, mas engana-se quem acha que durante esses quatro dias o Flamengo sai de pauta.

O Flamengo é Brasil, o Flamengo é Rio, o Flamengo é do povo, o Flamengo é samba! É claro que não poderia ficar de fora do maior show da terra, não é só no Maracanã que o Flamengo escreve a sua história, perto dali, na Marquês de Sapucaí, também somos protagonistas de grandes momentos.

O maior desses no carnaval de 1995, ano do centenário rubro-negro, e com o enredo “Uma vez Flamengo…” a Estácio de Sá fez uma festa em vermelho e preto na avenida, não demorou muito para a interpretação de Dominguinhos do Estácio ganhar as arquibancadas do Maracanã.

Você que frequenta o templo sagrado do futebol com certeza já ouviu os versos desse samba sendo cantado à plenos pulmões pela maior torcida do planeta…

“O céu rasgou na noite que reluzia, um show de estrelas brilhou nos olhos de um novo dia, a poesia enfeitada de luar… Só amor na alegria, e na dor, parabéns pra essa galera, cem anos de primavera… Cobra-coral, papagaio vintém, vestiu rubro-negro não tem pra ninguém!”

Se o resultado da campeã moral de 1995 ficou aquém do esperado, fora do desfile das campeãs com o sétimo lugar, na única vez que o Flamengo foi enredo de uma escola de samba no grupo especial do carnaval carioca, ficamos longe de passar a vergonha que o Vasco passou.

Até nos desfiles das escolas de samba a sina do rebaixamento vascaíno se faz presente, em 1998, também no centenário do rival carioca, a Unidos da Tijuca homenageou o clube, ficou com a 13º colocação, decretando o rebaixamento da agremiação tijucana.

Em 1989 a União da Ilha do Governador não homenageou o Flamengo, mas o samba do enredo de ‘Festa Profana’ ganhou uma versão especial para a nação rubro-negra, e até hoje é cantada nas arquibancadas do Maracanã pelos torcedores.

“Eu vou tomar um porre de felicidade… Oh que beleza, mais um golaço do Guerrero de cabeça.” São partes do samba que foi adaptado, e entoado pela nação rubro-negra, se perpetuando ao longo dos anos, presença garantida no repertório da torcida.

A Vila Isabel em 2013 levou além do título, um samba que é uma verdadeira obra-prima para avenida, o tema passava longe do Flamengo, mas o sambista, e ilustre rubro-negro Tunico da Vila, filho de Martinho da Vila, teve a sensacional ideia de adaptar esse sambaço em uma versão para a torcida.

Mengo vai jogar, é pra lá de bom, oh meu Mengão eu e você, Flamengo vai vencer, e eu sou Flamengo até morrer… Sai do chão o Flamengo chegou, rubro-negro vem festejar, salve o manto do Mengão, Zico é o rei dessa nação, e hoje o bicho vai pegar!”

A mobilização foi grande, a música foi cantada timidamente em alguns jogos do Flamengo, mas sem o Maracanã como trunfo(fechado para reforma), as torcidas organizadas não abraçaram a causa, e a canção caiu no esquecimento.

O mesmo aconteceu com o samba da Portela de 2015, quando um grupo de apaixonados flamenguistas também tentou fazer uma adaptação para torcida, mas que infelizmente também não vingou nas calorosas arquibancadas rubro-negras.

Em 2014, foi a vez da Imperatriz Leopoldinense levar pra avenida uma enredo em homenagem ao nosso rei. Arthur Antunes Coimbra foi o tema da escola que levou pra avenida toda a rapaziada do Flamengo da década de 80, simplesmente emocionante.

No samba, a escola minimizou quando o assunto foi o Flamengo, assombrada pelo rebaixamento da Tijuca, a última a homenagear um clube de futebol do Rio, em 98. Mesmo assim, está implícita toda a grandeza do Clube de Regatas do Flamengo em seus versos.

Particularmente, acho que deveríamos ter mais sambas nas músicas da torcida, afinal, essa é a nossa identidade, nossa raiz. Por mais que seja muito bom ouvir versões de Coldplay, Mamonas Assassinas, The White Stripes, dentre outros.

Que os deuses do futebol, e do samba, estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Ver comentários

  • Ser flamengo é uma coisa inexplicável. É uma paixão que não tem fim seja na alegria ou na dor, a cada dia que passa essa paixão aumenta. A gente passa por problemas quase todos os dias, mas quando é dia de flamengo o dia fica mais prazeroso à espera do jogo. Seja no futebol no Basquete no Vôlei, pode ser até na peteca, mas sendo jogo do flamengo é uma alegria muito grande. Agradeço a Deus por ter nascido flamengo. FLAMENGO EU TE AMOOOO!
    SRN!

  • Arrepiei lendo esses versos, de verdade!
    Lembrei de mim no maraca a plenos pulmões, não há emoção que se compare!

Notícias recentes

  • Destaque

Vini Jr deixa Real Madrid de lado e manda recado sobre renovação: “Vou falar…”

Vinicius Júnior tem contrato com o Real Madrid (ESP) até junho do próximo ano Vinicius…

12/06/2026
  • Notícias

Escalação: Ancelotti deve repetir 8 jogadores de estreia de 2022 na Copa do Mundo de 2026; 3 são do Flamengo

Escalações do Brasil em 2022 e 2026 devem ser parecidas Carlo Ancelotti ainda não confirmou,…

12/06/2026
  • Notícias

Voltaram? Virginia exibe buquê de flores gigantes no Dia dos Namorados e Vini Jr reage

Vini Jr e Virginia anunciaram o fim do namoro semanas antes da Copa do Mundo…

12/06/2026
  • Destaque

Júnior questiona convocação de jogador do Flamengo na Seleção Brasileira

Júnior atuou como lateral esquerdo e defendeu as cores de São Paulo e Palmeiras A…

12/06/2026
  • Notícias

Por que Vini Jr é tão diferente do Real Madrid para a Seleção? Atacante aponta ‘culpado’ antes de estreia na Copa

Vini Jr costuma ser alvo de críticas de torcedores por conta da diferença de desempenho…

12/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Vini Jr manda real sobre camisa 10 da Seleção Brasileira: “Neymar é o…”

Seleção Brasileira encara Marrocos, neste sábado (13), com presença de Vinicius Júnior A Seleção Brasileira…

12/06/2026
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.