Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

4-4-2

Vinny Dunga
Vinny Dunga
Publicação: 22/03/2016
67 Comentários
Atualização: 22/03/2016
Compartilhar

Depois de dois resultados ruins, parece que chegou a hora de Muricy Ramalho deixar de lado a sua insistência nos pontas, e testar uma formação diferente esse ano.

Não vejo nenhum técnico no Brasil mais competente que Muricy Ramalho, acredito piamente que seja questão de tempo para o treinador encaixar esse time, mas me preocupo com a próxima sequência de jogos, difíceis, e recheada de clássicos.

Resultados ruins nesses jogos, acumulando com uma possível eliminação da Copa do Brasil (ainda que isto classifique para a Copa Sul-americana), deixará boa parte da nação rubro-negra insatisfeita, aumentando a pressão, e quem sabe iniciando o processo de fritura do comandante.

Novamente essa atitude imediatista de boa parte da torcida poderá atrapalhar um trabalho que está sendo muito bem feito no Flamengo. Pensando nisso, torço para que Muricy desista da persistência no 433, e mude o esquema tático para o 442.

Tá na cara que usar Marcelo Cirino, e Emerson Sheik, ao mesmo tempo no time titular não está dando certo. É um ou outro, e no momento nenhum dos dois estão criando perigo ao adversário, é de longe o setor mais preocupante do Flamengo no momento.

Emerson Sheik está deixando a nação com raiva, fominha, segura demais a bola, quer resolver as jogadas em lances bizarros, forçados, e improváveis. Com a sequência de jogos, atuando 2 vezes por semana, é questão de (pouco)tempo para chegar ao seu limite físico.

Marcelo Cirino é muito razoável, pra não falar medíocre. Ainda que esteja melhor que no ano passado, e com potencial para melhora, ainda peca bastante em campo, velocidade de sobra, técnica em falta. Talvez seja uma boa peça no banco de reservas, opção para o decorrer de uma partida.

São várias as boas opções para o meio-de-campo, o então intocável Mancuello estava impressionando na organização, e armação do time, até se lesionar. A principal contratação do Flamengo para a temporada 2016, já voltou a treinar com bola.

Ederson voltou pedindo passagem, muito bem fisicamente, está dando mostras de que pode ser muito importante para esse time em 2016. Nesse 442, o camisa 10 faria uma interessante dupla com Mancuello na meia-cancha ofensiva.

Até o Alan Patrick que corre por fora, é melhor opção do que Sheik ou Cirino. Importante para o time no ano passado, o camisa 19 tenta recuperar a sua imagem no clube após o caso ‘Bonde da Stella’, sempre foi uma boa opção desde que chegou ao Flamengo.

Companheiro de Cirino, e Alan Patrick no ‘Bonde da Stella’, Everton joga tanto de ponta, quanto de meia… Faz as duas posições, mas efetivamente não faz nenhuma. Corre, corre, e não faz nada,  mas ainda assim é uma opção tão válida quanto os pontas do time titular.

O mercado de transferências é uma boa saída, algumas peças no elenco do Flamengo já se tornaram dispensáveis, e bons reforços sempre são bem vindos. Se for continuar no 433, será de suma importância o fortalecimento do ataque rubro-negro.

O que importa é que o tempo está passando, o Campeonato Brasileiro já bate ás portas, e a hora do Flamengo fazer todos os testes possíveis para concluir com convicção qual o melhor time, esquema tático, e escalação, é agora, se fora pra testar, agora é a hora.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Assuntos:FlamengoMuricy Ramalho
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Vinny Dunga
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
67 Comentários
  • Léo Faria disse:
    22/03/2016 às 08:44

    As críticas são bem pertinentes, eles não estão jogando nada, só faltou incluir o Gabriel na lista.
    Com relação ao esquema eu faria diferente mas também acabaria com essa linha de 4. Jogaria com 5 no meio mas com Arao e Cuellar na mesma linha, alternando as subidas e melhorando a cobertura dos laterais expondo menos a defesa e com uma linha de 3 mais a frente com Ederson na meia direita, Alan Patrick no meio e Mancuello na meia esquerda, sem ninguém efetivamente aberto. Com dois homens na proteção e ninguém aberto os meias podem chegar mais perto do hoje isolado Guerrero e sobraria espaço para as subidas dos laterais que atualmente são atrapalhados pelo posicionamento de Sheik e Cirino.
    No mercado venderia Gabriel, Cirino, Canteros, Márcio Araújo, Sheik,César Martins e Chiquinho. O Everton faz a mesma coisa que o Chiquinho mas ainda pode jogar mais avançado. Traria mais um meia, um camisa 9 ( Guerrero vai se ausentar muito) e um volante pra disputar posição e um zagueiro pra ser titular. O restante das vagas seriam ocupadas pela base.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 08:48

      Perfeito Léo!
      Abraço! SRN!

      Reply
    • William F. Peloso disse:
      22/03/2016 às 12:49

      Muito boa sua avaliação, esse 4-5-1 seria até melhor que o 4-4-2.
      Everton para reserva do Jorge é mais vantagem que o Chiquinho mesmo. E Alan Patrick, Ederson e Mancu no meio seria interessante, ainda pq dos 3 apenas o Ederson não recompõe a defesa muito bem.

      Reply
      • Vinny Dunga disse:
        22/03/2016 às 13:04

        É verdade!

    • Marcos Vinicios Souza disse:
      22/03/2016 às 18:47

      Léo, não se pode despeçar o o ataque inteiro. Sheik e Cirino são bons reservas, agora esse Gabriel, pelo amor de Deus. Dá ele pro Bahia e trás o brocador.César já vai sair, M, Araújo é um reserva maios ou menos pra economizar eu deixaria ele no elenco, Chiquinho pode ser reserva no meio. Não se esqueçam que com nossos 3 meias em campo ficamos só com Paquetá e Thiago dos Santos, mas são muito novos. Na lateral subia um da base, pois temos ótimos laterais. Canteros seria interessante vendê-lo pra trazer um ponta, daí sim apoiaria a venda do Cirino ou Sheik (De preferência o Fárfan, é ótimo jogador com isso ele ocuparia o lugar do alan. E para deixar o meio harmônico adiantava o Edérson e colocava ele um pouca pra esquerda, Fárfan e Mancuello abertos. Bem isso no 451. Porém prefiro o 4-4-2 com fárfan pois seria mais equilibrado o time com os reservas.

      Reply
  • Martins bsb disse:
    22/03/2016 às 09:06

    Está bem melhor hem Vinny rsrsrs

    Pior q pelo que o Muricy está mostrando, não vai desfazer do esquema é nem tirar sheik Matão do time.

    Realmente pra mim seria melhor o 442 ou o 451. Até deixar o mesmo esquema é trocar o sheik pelo Ederson (Ederson faz essa função sim).

    O maior problema do mengo pra mim é a falta de criatividade, e nesse esquema ai é fácil matar as jogadas do mengo. É só marcar as nossas pontas q não sai nada.

    Se mancuello jogar juntos o time ficará mais criativo e terá muito mais qualidade.

    Mas se Muricy barrar sheik vcs verão o inferno q ele vai fazer no elenco.

    Vamos ver o que acontecerá

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 09:42

      HAHAHA Valeu Martins, vivendo e aprendendo!
      É isso aí mesmo, vamos ver…
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Adriano Gomes disse:
    22/03/2016 às 09:11

    Vários treinadores já usaram esse esquema (442) entre outros no flamengo e também não deu certo. O problema não é o esquema mas a qualidade dos jogadores.
    Imagine um ataque com Neymar, Messi e Suárez. Dá certo devido à qualidade dos jogadores. Põe Marcelo Cirino, Sheik e Guerrero usando o mesmo esquema atual no ataque do Barcelona para ver se daria certo. Óbvio que vai dar errado.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 10:42

      É verdade Adriano!
      Falou bonito!
      Obrigado pela participação.
      Abraço! SRN!

      Reply
    • GHUILHERME MIRANDA disse:
      22/03/2016 às 11:31

      É ASSIM Muralha,Jorge,Rodnei,Juan,zagueiro?Gustavo Cuellar,Willian Arão,Mancoello e Alan Patrick ,Ederson e Guerreiro

      Reply
      • Vinny Dunga disse:
        22/03/2016 às 12:50

        Boa Ghuilherme!

    • Leandro disse:
      23/03/2016 às 08:51

      Não sei se Sheik e Cirilo poderiam se alternar pelo mesmo lado, mas seria uma boa idéia, pois são os opostos, já que Cirilo consegue correr como ninguém, portanto, comecaria o jogo cansando o adversário, depois entrava o Sheik, mais habilidoso, para deitar em cima do adversário cansado.

      Reply
      • Adriano Gomes disse:
        23/03/2016 às 17:59

        Foi o que eu imaginei.

  • Andre Sevp disse:
    22/03/2016 às 09:14

    Gostaria de ver o Mengo no 442, com um meio formado por Cuellar, Arão, Mancuello e A.PAtrick … mas ouso discordar da maioria com relação ao ataque … não sei se o Sheik é fominha, ou não está encontrando opção para passar a bola: O Guerrero está parecendo um poste no ataque, não corre, não se desmarca (o zagueiro não precisa procurar o Guerrero, o próprio Guerrero procura o zagueiro e se esconde), tomou um “baile” dos zagueiros do Confiança que o deixavam a todo momento em impedimento. O Cirino está do outro do campo (longe pra caramba). Pro Sheik só resta tentar jogar sozinho mesmo (passar a bola para quem vem de tras ele não faz mesmo) … sinceramente, gostaria de ver um ataque formado por Ederson/Sheik (dependo de quem estiver melhor fisicamente) e Cirino … ou, se não puder deixar o Guerrero (o salvador da nação) de fora, eu jogaria com: Cuellar, Arão e Mancuello, A. Patrick, Ederson e Guerrero (o meio formando um losango)

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 10:42

      Concordo Andre!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Cidevaldo disse:
    22/03/2016 às 09:34

    concordo vinny, vc foi bem feliz nos comentários, principalmente por não incluir gabriel ai até pq vimos-o jogar poucos minutos, bem melhor que sheik e cirino.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 09:43

      Valeu Cidevaldo!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Rone disse:
    22/03/2016 às 09:52

    Acredito que antes de mudar esquema que ainda é cedo para começar o ciclo tudo novamente deveria tentar apenas a saida do Sheik e a entrada do Alan Patrick, e mais tarde a volta do Mancuello, caso não venha a melhorar ai vai ter que mudar esquema padrão de jogo mesmo, só que tentaria um 4-5-1.
    ————–PV————-
    Rodi-Walace-Juan-Jorge
    ———–Cuellar———–
    ——Arão——-Alan(Mancuello)
    Cirino————–Ederson
    ———-Guerrero———-
    ++++++++++++++++++
    ————–PV————-
    Rodi-Walace-Juan-Jorge
    ———Arão—Cuellar—–
    Ederson—Alan—-Mancu
    ———-Guerrero———-

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 10:42

      Boa Rone!
      Valeu pela participação!
      Abraço! SRN!

      Reply
    • lucas macedo disse:
      23/03/2016 às 11:58

      Só que se vê fizer isso obrigatoriamente estará alterando o esquema (pra melhor).

      Reply
      • Rone disse:
        23/03/2016 às 12:32

        entrando só com Ederson no lugar do Sheik não, pois ele faz a beirada tambem, agora na segunda opção mudaria o esquema sim

  • William F. Peloso disse:
    22/03/2016 às 10:19

    Geralmente não concordo com 80% de seus textos Vinny Dunga, mas dessa vez concordo integralmente com você. Continue assim !

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 10:41

      Valeu William!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Marcelo Costa disse:
    22/03/2016 às 10:30

    Antes de terminar de ler o texto, sabia que era do Vinny… Carioqueta não serve para bost@ nenhuma! Agora é que é para testar e ver quem tem garrafa vazia para o brasileiro. Que adianta ser campão carioca e ser rebaixado como o vice foi?

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 10:41

      Fala Marcelo!
      Releia o texto, eu disse exatamente isso.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    22/03/2016 às 10:44

    o 4 4 2 seria melhor por causa dos nossos três meias atacantes, Mancuello, Alan Patrick e Ederson.

    Mas o Muricy foi estudar, foi fazer estágio no Barcelona, viu lá o 4 3 3 e pensou “pronto, esse é o esquema ideal”.

    Vai morrer agarrado a isso, não adianta.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:44

      Concordo Almir!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Andre Luiz disse:
    22/03/2016 às 11:20

    Acredito que deveria testar mesmo só pra gente ver no que ia dar, e quanto a Gabriel por favor né pode jogar 10 jogos e fazer 20 gols que quero ele.longe do meu mengao, não joga nada não é Pq tá jogando mais ou menos que agora vamos defender ele já está lá a 4 anos e tem gente que ainda acredita aff

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:45

      Justamente Andre!
      Incrivel mesmo!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • carlos felipe ferreira galvao disse:
    22/03/2016 às 11:23

    Jogaria no 4-1-4-1 alternando pro 4-5-1 com 3 volantes MODERNOS e 2 meias. gosto dessa formação pelo volume de jogo, compactação, marcação, posse de bola principalmente no meio campo além de cabeças pensantes na criação das jogadas…. não da para usar essas peças que só correm nas laterais… no caso barcelona tanto Neymar quanto Messi são dois legítimos 10, gênios da bola, criam muitas oportunidade trabalham muito com a bola nos pés… não da para querer fazer algo no estilo com cirino e sheik ai é sacanagem… Alan Patrick e Ederson tem muito mais qualidade indiscutivelmente. Negociaria o Gabriel, Sheik, Márcio Araújo, César Martins, Chiquinho, Wallace.
    Traria um zagueiro para ser titular, uma promessa do campeonato regional e daria oportunidade pro Dumas e Leo, um volante destaque de algum campeonato como promessa, e oportunidade pro Ronaldo, faria um esforço pelo Conca ou Everton Ribeiro para meia atuando mais pelo lado direito do campo a frente do Arão.

    FORMAÇÃO TITULAR.
    MURALHA
    JUAN – ZAGUEIRO – RODINEI – JORGE
    CUELLAR
    ARÃO – ( CONCA OU EVERTON) – MANCUELLO – EDERSON
    GUERRERO.

    Na ofensiva ficaria o Cirino, Everton e Alan patrick como reservas mais experientes, demais a base.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:45

      Gostei da ideia Carlos!
      É bem por aí…
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Fabiano disse:
    22/03/2016 às 11:24

    Mais uma boa matéria. Eu ja estaria jogando a um bom tempo com Felipe Vizeu do lado do Guerrero e Macuello e Ederson(Alan Patrick) fazendo o meio de campo com Cuellar e Arão.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:45

      Valeu Fabiano!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • GHUILHERME MIRANDA disse:
    22/03/2016 às 11:24

    NÃO FALEI OLHA AHI OO!!TEVE UM ADM DA NAÇÃO QUE ME CRITICOU FALANDO QUE EU NÃO ENTENDO DE FUTEBOL ,EU SEMPRE AFIRMEI QUE O TIME IDEAL DO FLAMENGO SAIRIA NO 442 ,AINDA VOU TIRAR ONDA DE ESCALAR O MEU 442 MURALHA,JUAN,WALLACE,JORGE,RODNEI,GUSTAVI CUELLAR,WILLIAN ARÃO,MANCUELLO,ALAN PATRICK,EDERSON E GUERREIRO NA BOA FAZ MELHOR AHI SHSAHSAHSAHSAHSAHSAHSA TIREI ONDA …..

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:46

      HAHAHAHA
      Boa Guilherme!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • GHUILHERME MIRANDA disse:
    22/03/2016 às 11:29

    o 4 4 2 seria melhor por causa dos nossos três meias atacantes, Mancuello, Alan Patrick e Ederson.

    Mas o Muricy foi estudar, foi fazer estágio no Barcelona, viu lá o 4 3 3 e pensou “pronto, esse é o esquema ideal”.

    Vai morrer agarrado a isso, não adianta.O problema é que no Barcelona tem peças de qualidade nível 10 no Fla é nível 5 Cirino e Sheik nem chegam perto da qualidade de Neymar e Soares ….Muricy esquece esse esquema de 433 e faz o feijão com arroz e bom e barato 442

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:46

      Perfeito!

      Reply
  • Joe Ferreira disse:
    22/03/2016 às 11:55

    Prezados , vou tentar ser pragmático, objetivo.
    Nao e o esquema o problema, e sim a função tática das peças q hoje temos no elenco
    Sheik individualmente pode ser um bom jogador, mas taticamente nao esta atendendo pq o mesmo tenta resolver muita da vezes individualmente as jogadas e isso compromete seriamente tudo q foi treinado durante a semana, o mesmo nao triangula com o lateral esquerdo jorge e nem faz a cobertura ideal do mesmo, nao sei pq muricy ainda mantem no time, quero crer q seja por falta de opções no mesmo nivel e de disponibilidade atualmente. Cirino apesar de suas nitidas deficiencias tem se mostrado mais aplicado no ataque e na defesa, precisando melhorar o ultimo passe e nas finalizacoes, mas tem criado com aarao e rodinei boas oportunidades.
    portanto nao e o esquema e sim as peças.
    flamengo de zico nao tinha nenhum eximio marcador nem no meio nem no ataque mas tinha um bom tempo de bola e posicionamento e cumpriam as suas funções táticas a contento.
    pq hoje nao temos isso? qualidade e falta de disciplina tática dos jogadores atuais
    Muricy tem treinado exaustivamente, falta e a disciplina tática dos eventuais titulares, mas creio q essa fase tem sido de testes e observação pois so temos 3 meses com esse time e provavelmente a diretoria devera adquirir novos reforços com qualidade pra atender o esquema do técnico.SRN

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:46

      É verdade Joe!
      Obrigado pela participação!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Wagner Alves disse:
    22/03/2016 às 11:59

    Seja lá qual for o esquema só vai dar certo quando tivermos no time jogadores 100% comprometidos.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:47

      Será?
      Pode ser mesmo Wagner.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Ferreira Duarte disse:
    22/03/2016 às 12:04

    Pode ser 442. Mas não necessariamente isso fará o Flamengo mudar, até porque esse 433 varia pra caramba e em certos momentos em alguns jogos (quando sheik fica no meio e Cirino encostado no ataque vira um 442 também)

    o grande problema do time ao meu ver são as peças escolhidas para entrar, isso passa pela (má) montagem do elenco.

    ao fim de 2015 nós sabíamos que uma limpa daveria ter sido feita e não foi, pelo menos não completamente.

    hoje o time reserva quase todo é composto pelo pessoal que afundou o Flamengo ano passado e parte do time titular ainda é formada pelos mesmos nomes.

    Conclusão, se você fizer sempre a mesma coisa, terá sempre o mesmo resultado.

    Enquanto o Flamengo insistir na manutenção de jogadores medíocres (mesmo que cercados por alguns de qualidade recém chegados) terá um time medíocre em campo.

    se quiser um time competitivo vai precisar de 25 jogadores de qualidade.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:48

      Verdade Ferreira!
      Vamos ver no que vai dar.
      Abraço! SRN!

      Reply
    • lucas macedo disse:
      22/03/2016 às 14:04

      O problema é que o Sheik não joga nada no ataque, imagina no meio de campo.

      Reply
      • Ferreira Duarte disse:
        22/03/2016 às 14:08

        Leia direitinho o segundo parágrafo do texto.

      • lucas macedo disse:
        22/03/2016 às 14:18

        Eu li. Só estou justificando que mesmo que ele faça por vezes essa posição durante o jogo não quer dizer que ele seja apropriado a fazer isso.

      • Ferreira Duarte disse:
        22/03/2016 às 14:22

        exato cara. não defendi a escalação dele, pelo contrário quero que fique no banco ou rale peito.

        assim como outros jogadores medíocres.

        não existe time bom sem bons jogadores.

  • mtakh disse:
    22/03/2016 às 12:32

    Fora isso, nenhum esquema pode funcionar, sem além do comprometimento, alguma habilidade, (no mínimo),e um rodízio de jogadores. Colocar,2 jogadores com 37,tendo jovens no banco,até contra Madureira, Confiança (foi em sequência), além de Não usar 3 substituições, apenas cansou mais ainda um time,q está morto no segundo tempo(não culpo jogadores). Enfim, não reclamava antes,mas a derrota p o Confiança, do jeito q foi,foi maior vergonha, q vi.Até os reservas ganham daquele timeco,sem 1.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:48

      Bem por aí mtakh!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Carlinhos disse:
    22/03/2016 às 12:46

    já são mais de 2 anos aguentando o fracasso desse 433 aqui no Flamengo, falo a tempos que já passou da hora de mudar esse esquema, nunca vai funcionar principalmente com os pontas que temos.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 12:49

      Onde eu assino?
      Valeu Carlinhos!
      Abraço! SRN!

      Reply
    • octavio maller disse:
      23/03/2016 às 17:19

      ultima vez que chorei num jogo do flamengo foi contra o atl paranaense na final da copa que todos sabem o que aconteceu rs, saudade de RAÇA AMOR E PAIXÃO ! parece que nao vai voltar mais 🙁

      Reply
  • Fawks disse:
    22/03/2016 às 14:16

    Desde que começou esse câncer desse 433 espalhado pelo BR que eu torço o nariz pra essa formação. Entra técnico, sai técnico e o Flamengo continua jogando com esse maldito 433. Sério, qual é a porra do problema em testar outra formação? Mete um 442 clássico, mete um 451 mete até a praga do 352! Mais TESTA ALGO MURICY! Já vou pra praticamente o meu segundo ano sem acompanhar os jogos, você torcer e amar o clube é uma coisa, se obrigar a ver sempre os mesmos cones colados no chão na esperança de que algum vai criar pernas é o cúmulo pra mim.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 15:50

      Verdade Fawks!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Gil disse:
    22/03/2016 às 15:30

    Bom texto, Vinny. Também concordo que precisamos mudar para o 4-4-2, com a saída do Emerson ou do Cirino no momento. O ideal seria um novo atacante para o Brasileiro. Compartilho com sua avaliação sobre os dois. Acho que não tem espaço para Cirino, Éverton e Gabriel no elenco. Um deles pelo menos deveria ser vendido.
    SRN
    Gil

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      22/03/2016 às 15:49

      Valeu Gil!
      É isso aí.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Elias disse:
    22/03/2016 às 16:53

    Rapaz, esse texto é seu mesmo? Brincadeiras a parte, concordo com você. O Problema não é o esquema, mas os jogadores. Vejo os jogos e a impressão é que o Marcelo Cirino joga em cima de um trilho, fica sempre correndo em uma linha reta para frente e para trás. É possível alternar o esquema tático do 433 para o 442 ou para o 451 facilmente no decorrer do jogo, mudando apenas uma peça. Para isso, é necessário que ou o Sheik ou o Cirino saía do time.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      23/03/2016 às 14:56

      HAHAHAHAHA Isso foi um elogio Elias?
      Concordo contigo, é isso aí mesmo!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Silvio marcelo monteiro iub Ma disse:
    22/03/2016 às 19:45

    Mais uma vez concordo com você Vinny… Mostrando que você tem oque falar…discordância sempre irá ter em relação aos seus textos… Pois você é polêmico… No meu time joga quem sabe…Alam Patrick não pode ser reserva!…. Meu meio campo seria esse : cuellar, Arão, Mancu e Alan Patrick, edersom e Guerrero… Isso é o que temos de melhor na minha opinião!

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      23/03/2016 às 14:57

      Obrigado Silvio!
      Essa é a ideia!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • octavio maller disse:
    22/03/2016 às 20:10

    nao e possível que o muricy nao perceba que 433 nao vai dar certo, nao e o barcelona! ate o vasco esta jogando bem com uma consistencia no meio campo muuuito oa gente vamos falar a verdade aqui, ate o botafogo esta com um bom meio campo mesmo que seja taticamente, os times se defendem bem e atacam bem, o flamengo so esta jogando bem contra pequenos, em jogos grandes é facilmente anulado, nao vai dar certo minha opiniao

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      23/03/2016 às 14:57

      Verdade Octavio!
      Abraço! SRN!

      Reply
      • octavio maller disse:
        23/03/2016 às 17:17

        sua analise muito bem feita Vinny

  • Germano disse:
    22/03/2016 às 22:38

    Tá ficando bom Vinny, concordo muito e acho muito mais interessante o 442, reforçando o meio com o Allan e o ataque com o Éderson.
    O 433 é uma alternativa para determinados jogos (contra ataque), ou se o seu trio de ataque responde por Neymar, Messi e Soares, kkkkkk
    SRN

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      23/03/2016 às 14:56

      Valeu Germano!
      Perfeito!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Adriano Gomes disse:
    23/03/2016 às 07:09

    Quais são os prós e contras do esquema 433 para o 442?

    Porque o Muricy com 50 anos de futebol achou que o melhor esquema atual é o 433 neste momento para o Flamengo ao invés de outros esquemas?

    Reply
  • Lucas Garcia disse:
    23/03/2016 às 11:16

    O time ainda está em evolução, vai levar algum tempo pro time começar a engrenar, muito mais do que axar um time de futebol, o Muricy quer implantar uma filosofia de jogo, um modelo a ser seguido baseado naquilo que ele viu no Barcelona, vcs queriam um treinador incontestável ? Vcs têm ! Agora deixem o cara trabalhar, um time entrosado e encaixado não nasce da noite pro dia, e o time nem está tendo tempo pra treinar, ta só viajando e jogando, vamos ter um pouco de paciência, deixa o cara implantar a idéia dele. Eu concordo que o Sheik deveria dar lugar ao AP enquanto o Mancuello não volta, e adianta o Ederson pro ataque, mas o modelo de jogo eu manteria.SRN

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Costa do Marfim x Noruega define próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo; veja palpites e onde assistir

Flamengo fez proposta por Martín Ojeda? Veja apuração do Coluna do Fla

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Alexsandro negocia com clube inglês, e Flamengo pode faturar com possível transferência

10 4

Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

19 25
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

25 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

31 5
Libertadores

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva demonstra confiança antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

3

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33
Comentários Recentes
  1. Felipe em Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

    Concordo que o Flamengo não está desesperado por reforços, pois as carências do elenco são poucas. Entendo que o orçamento…

  2. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  3. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  4. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  5. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo