Depois de dois resultados ruins, parece que chegou a hora de Muricy Ramalho deixar de lado a sua insistência nos pontas, e testar uma formação diferente esse ano.
Não vejo nenhum técnico no Brasil mais competente que Muricy Ramalho, acredito piamente que seja questão de tempo para o treinador encaixar esse time, mas me preocupo com a próxima sequência de jogos, difíceis, e recheada de clássicos.
Resultados ruins nesses jogos, acumulando com uma possível eliminação da Copa do Brasil (ainda que isto classifique para a Copa Sul-americana), deixará boa parte da nação rubro-negra insatisfeita, aumentando a pressão, e quem sabe iniciando o processo de fritura do comandante.
Novamente essa atitude imediatista de boa parte da torcida poderá atrapalhar um trabalho que está sendo muito bem feito no Flamengo. Pensando nisso, torço para que Muricy desista da persistência no 433, e mude o esquema tático para o 442.
Tá na cara que usar Marcelo Cirino, e Emerson Sheik, ao mesmo tempo no time titular não está dando certo. É um ou outro, e no momento nenhum dos dois estão criando perigo ao adversário, é de longe o setor mais preocupante do Flamengo no momento.
Emerson Sheik está deixando a nação com raiva, fominha, segura demais a bola, quer resolver as jogadas em lances bizarros, forçados, e improváveis. Com a sequência de jogos, atuando 2 vezes por semana, é questão de (pouco)tempo para chegar ao seu limite físico.
Marcelo Cirino é muito razoável, pra não falar medíocre. Ainda que esteja melhor que no ano passado, e com potencial para melhora, ainda peca bastante em campo, velocidade de sobra, técnica em falta. Talvez seja uma boa peça no banco de reservas, opção para o decorrer de uma partida.
São várias as boas opções para o meio-de-campo, o então intocável Mancuello estava impressionando na organização, e armação do time, até se lesionar. A principal contratação do Flamengo para a temporada 2016, já voltou a treinar com bola.
Ederson voltou pedindo passagem, muito bem fisicamente, está dando mostras de que pode ser muito importante para esse time em 2016. Nesse 442, o camisa 10 faria uma interessante dupla com Mancuello na meia-cancha ofensiva.
Até o Alan Patrick que corre por fora, é melhor opção do que Sheik ou Cirino. Importante para o time no ano passado, o camisa 19 tenta recuperar a sua imagem no clube após o caso ‘Bonde da Stella’, sempre foi uma boa opção desde que chegou ao Flamengo.
Companheiro de Cirino, e Alan Patrick no ‘Bonde da Stella’, Everton joga tanto de ponta, quanto de meia… Faz as duas posições, mas efetivamente não faz nenhuma. Corre, corre, e não faz nada, mas ainda assim é uma opção tão válida quanto os pontas do time titular.
O mercado de transferências é uma boa saída, algumas peças no elenco do Flamengo já se tornaram dispensáveis, e bons reforços sempre são bem vindos. Se for continuar no 433, será de suma importância o fortalecimento do ataque rubro-negro.
O que importa é que o tempo está passando, o Campeonato Brasileiro já bate ás portas, e a hora do Flamengo fazer todos os testes possíveis para concluir com convicção qual o melhor time, esquema tático, e escalação, é agora, se fora pra testar, agora é a hora.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
Ver comentários
As críticas são bem pertinentes, eles não estão jogando nada, só faltou incluir o Gabriel na lista.
Com relação ao esquema eu faria diferente mas também acabaria com essa linha de 4. Jogaria com 5 no meio mas com Arao e Cuellar na mesma linha, alternando as subidas e melhorando a cobertura dos laterais expondo menos a defesa e com uma linha de 3 mais a frente com Ederson na meia direita, Alan Patrick no meio e Mancuello na meia esquerda, sem ninguém efetivamente aberto. Com dois homens na proteção e ninguém aberto os meias podem chegar mais perto do hoje isolado Guerrero e sobraria espaço para as subidas dos laterais que atualmente são atrapalhados pelo posicionamento de Sheik e Cirino.
No mercado venderia Gabriel, Cirino, Canteros, Márcio Araújo, Sheik,César Martins e Chiquinho. O Everton faz a mesma coisa que o Chiquinho mas ainda pode jogar mais avançado. Traria mais um meia, um camisa 9 ( Guerrero vai se ausentar muito) e um volante pra disputar posição e um zagueiro pra ser titular. O restante das vagas seriam ocupadas pela base.
Perfeito Léo!
Abraço! SRN!
Muito boa sua avaliação, esse 4-5-1 seria até melhor que o 4-4-2.
Everton para reserva do Jorge é mais vantagem que o Chiquinho mesmo. E Alan Patrick, Ederson e Mancu no meio seria interessante, ainda pq dos 3 apenas o Ederson não recompõe a defesa muito bem.
É verdade!
Léo, não se pode despeçar o o ataque inteiro. Sheik e Cirino são bons reservas, agora esse Gabriel, pelo amor de Deus. Dá ele pro Bahia e trás o brocador.César já vai sair, M, Araújo é um reserva maios ou menos pra economizar eu deixaria ele no elenco, Chiquinho pode ser reserva no meio. Não se esqueçam que com nossos 3 meias em campo ficamos só com Paquetá e Thiago dos Santos, mas são muito novos. Na lateral subia um da base, pois temos ótimos laterais. Canteros seria interessante vendê-lo pra trazer um ponta, daí sim apoiaria a venda do Cirino ou Sheik (De preferência o Fárfan, é ótimo jogador com isso ele ocuparia o lugar do alan. E para deixar o meio harmônico adiantava o Edérson e colocava ele um pouca pra esquerda, Fárfan e Mancuello abertos. Bem isso no 451. Porém prefiro o 4-4-2 com fárfan pois seria mais equilibrado o time com os reservas.
Está bem melhor hem Vinny rsrsrs
Pior q pelo que o Muricy está mostrando, não vai desfazer do esquema é nem tirar sheik Matão do time.
Realmente pra mim seria melhor o 442 ou o 451. Até deixar o mesmo esquema é trocar o sheik pelo Ederson (Ederson faz essa função sim).
O maior problema do mengo pra mim é a falta de criatividade, e nesse esquema ai é fácil matar as jogadas do mengo. É só marcar as nossas pontas q não sai nada.
Se mancuello jogar juntos o time ficará mais criativo e terá muito mais qualidade.
Mas se Muricy barrar sheik vcs verão o inferno q ele vai fazer no elenco.
Vamos ver o que acontecerá
HAHAHA Valeu Martins, vivendo e aprendendo!
É isso aí mesmo, vamos ver...
Abraço! SRN!
Vários treinadores já usaram esse esquema (442) entre outros no flamengo e também não deu certo. O problema não é o esquema mas a qualidade dos jogadores.
Imagine um ataque com Neymar, Messi e Suárez. Dá certo devido à qualidade dos jogadores. Põe Marcelo Cirino, Sheik e Guerrero usando o mesmo esquema atual no ataque do Barcelona para ver se daria certo. Óbvio que vai dar errado.
É verdade Adriano!
Falou bonito!
Obrigado pela participação.
Abraço! SRN!
É ASSIM Muralha,Jorge,Rodnei,Juan,zagueiro?Gustavo Cuellar,Willian Arão,Mancoello e Alan Patrick ,Ederson e Guerreiro
Boa Ghuilherme!
Não sei se Sheik e Cirilo poderiam se alternar pelo mesmo lado, mas seria uma boa idéia, pois são os opostos, já que Cirilo consegue correr como ninguém, portanto, comecaria o jogo cansando o adversário, depois entrava o Sheik, mais habilidoso, para deitar em cima do adversário cansado.
Foi o que eu imaginei.
Gostaria de ver o Mengo no 442, com um meio formado por Cuellar, Arão, Mancuello e A.PAtrick ... mas ouso discordar da maioria com relação ao ataque ... não sei se o Sheik é fominha, ou não está encontrando opção para passar a bola: O Guerrero está parecendo um poste no ataque, não corre, não se desmarca (o zagueiro não precisa procurar o Guerrero, o próprio Guerrero procura o zagueiro e se esconde), tomou um "baile" dos zagueiros do Confiança que o deixavam a todo momento em impedimento. O Cirino está do outro do campo (longe pra caramba). Pro Sheik só resta tentar jogar sozinho mesmo (passar a bola para quem vem de tras ele não faz mesmo) ... sinceramente, gostaria de ver um ataque formado por Ederson/Sheik (dependo de quem estiver melhor fisicamente) e Cirino ... ou, se não puder deixar o Guerrero (o salvador da nação) de fora, eu jogaria com: Cuellar, Arão e Mancuello, A. Patrick, Ederson e Guerrero (o meio formando um losango)
Concordo Andre!
Abraço! SRN!
concordo vinny, vc foi bem feliz nos comentários, principalmente por não incluir gabriel ai até pq vimos-o jogar poucos minutos, bem melhor que sheik e cirino.
Valeu Cidevaldo!
Abraço! SRN!
Acredito que antes de mudar esquema que ainda é cedo para começar o ciclo tudo novamente deveria tentar apenas a saida do Sheik e a entrada do Alan Patrick, e mais tarde a volta do Mancuello, caso não venha a melhorar ai vai ter que mudar esquema padrão de jogo mesmo, só que tentaria um 4-5-1.
--------------PV-------------
Rodi-Walace-Juan-Jorge
-----------Cuellar-----------
------Arão-------Alan(Mancuello)
Cirino--------------Ederson
----------Guerrero----------
++++++++++++++++++
--------------PV-------------
Rodi-Walace-Juan-Jorge
---------Arão---Cuellar-----
Ederson---Alan----Mancu
----------Guerrero----------
Boa Rone!
Valeu pela participação!
Abraço! SRN!
Só que se vê fizer isso obrigatoriamente estará alterando o esquema (pra melhor).
entrando só com Ederson no lugar do Sheik não, pois ele faz a beirada tambem, agora na segunda opção mudaria o esquema sim
Geralmente não concordo com 80% de seus textos Vinny Dunga, mas dessa vez concordo integralmente com você. Continue assim !
Valeu William!
Abraço! SRN!
Antes de terminar de ler o texto, sabia que era do Vinny... Carioqueta não serve para bost@ nenhuma! Agora é que é para testar e ver quem tem garrafa vazia para o brasileiro. Que adianta ser campão carioca e ser rebaixado como o vice foi?
Fala Marcelo!
Releia o texto, eu disse exatamente isso.
Abraço! SRN!
o 4 4 2 seria melhor por causa dos nossos três meias atacantes, Mancuello, Alan Patrick e Ederson.
Mas o Muricy foi estudar, foi fazer estágio no Barcelona, viu lá o 4 3 3 e pensou "pronto, esse é o esquema ideal".
Vai morrer agarrado a isso, não adianta.
Concordo Almir!
Abraço! SRN!
Acredito que deveria testar mesmo só pra gente ver no que ia dar, e quanto a Gabriel por favor né pode jogar 10 jogos e fazer 20 gols que quero ele.longe do meu mengao, não joga nada não é Pq tá jogando mais ou menos que agora vamos defender ele já está lá a 4 anos e tem gente que ainda acredita aff
Justamente Andre!
Incrivel mesmo!
Abraço! SRN!