Afinal, de quem é o Brasileiro de 1987?

Compartilhe com os amigos

Leonardo Moura reascendeu uma polêmica que pegou o futebol brasileiro desde 2008 e 2009, com os títulos de São Paulo e Flamengo. Afinal, quem foi o campeão brasileiro de 1987? Para faça sobre isso, temos que voltar para 1986.

Naquele ano, o torneio foi organizado pela CBF e disputado por 80 clubes, de uma maneira extremamente desorganizada. A primeira, segunda e terceira divisão foram disputadas juntas e uma série de disputas nos tribunais, complicaram ainda mais a já difícil disputa do Brasileiro daquele ano.

Assim, para 1987, os clubes com mais torcida do Brasil, os chamados clubes mais tradicionais fundaram o Clube dos 13. Além dos chamados 12 grandes clubes brasileiros (Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco), o Bahia também foi chamado para a fundação da entidade, que se organizou para criar um Campeonato Brasileiro mais rentável em 1987. Assim, a entidade criaria um novo torneio.

Foram convidados Coritiba, Goiás e Santa Cruz para um torneio de 16 clubes em 1987, nos moldes do Campeonato Italiano, mais rico torneio na época. Contudo, a CBF não concordou com os moldes do torneio, que deixaria de fora outros clubes tradicionais do futebol brasileiro, incluindo clube que havia conquistado, no campo, o direito de disputarem o Brasileiro, como o Guarani, vice-campeão em 1986 e o América-RJ, quarto colocado do torneio naquele ano.

Assim, a CBF, a fim de viabilizar um torneio mais justo, resolveu criar um torneio em módulos, para não inflar o torneio. Assim, o torneio seria disputado nos Módulos Verde e Amarelo (Primeira Divisão) e Azul e Branco (Segunda Divisão).

Acontece que CBF e Clube dos 13 não entraram em um acordo e aí começa toda a confusão. O Campeonato Brasileiro de 1986 não foi levado em conta pelo Clube dos 13 na disputa do torneio de 1987. Assim, Guarani (2° em 1986), América-RJ (4°, em 1986), Criciúma (9°, em 1986), Portuguesa (11°, em 1986), Internacional de Limeira (12°, em 1986) e Joinville (14°, em 1986), por exemplo, disputaram o Módulo Amarelo, enquanto Internacional (17°, em 1986), Santos (19°, em 1986), Goiás (23°, em 1986), Santa Cruz (27°, em 1986), Botafogo (32°, em 1986) e Coritiba (44°, em 1986) estavam no Módulo Verde, por exemplo.

Após a disputa dos módulos, o Flamengo venceu o Módulo Verde em cima do Internacional, com Atlético-MG e Cruzeiro eliminados nas semifinal. A Bola de Prata, por exemplo, levou em conta apenas os jogos disputados neste módulo, com as equipes “maiores”.

Já o Módulo amarelo teve uma divisão de título entre Guarani e Sport, após empate em 11 x 11 na disputa de pênaltis, com Bangu e Atlético-PR eliminados na semifinal.

A CBF, contudo, estabeleceu que para definir o campeão Brasileiro de 1987, fosse disputado, entre janeiro e fevereiro de 1988, um quadrangular entre Sport, Guarani, Internacional e Flamengo, campeão e vice dos dois módulos. Com apoio do Clube dos 13, Flamengo e Inter se recusaram a disputar tal quadrangular. Já Sport e Guarani jogaram. Como no dia 31 de janeiro, Sport e Guarani emparam em Campinas por 1 x 1, e no Recife, no dia 7 de fevereiro, o Sport venceu por 1 x 0, o Sport foi declarado campeão e disputou a Copa Libertadores de 1988.

Após muita disputa, a CBF definiu que Flamengo e Sport foram campeões de 1987. Em 2014, o STJ decidiu que o Sport foi campeão daquele ano.

Em 2015, o Flamengo entrou com um recurso no STF para ser definido campeão. Contudo, no dia 4 de março neste ano, o STF indeferiu o pedido flamenguista e manteve o Sport como campeão brasileiro de 1987. De acordo com os cariocas, a sentença do Ministro Marco Aurélio ainda não é final, pois cabe um último recurso ao colegiado do STF.

Apesar da decisão, a polêmica segue. E para você, torcedor, quem é o campeão de 1987?

Fonte: Revista Placar

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo campeão na elite, Sport campeão na outra, simples assim, a taça é nossa !

  • Só para confirmar o flamengo como campeão em 87.

    Vai no google e ve o troféu que o flamengo ganhou no br de 92, agora repare no troféu q palmeiras ganhou em 93. Mudou né!!!!

    Até a CBF na época reconheceu o flamengo como penta em 92. E por isso teve q fazer uma nova taça. Então??????

  • Flamengo campeão, e o sport querendo levar na mão grande!

  • Não há espaço para achismos e discursões! É obvio e o óbvio não se discute! Flamengo Campeão!

Comentários não são permitidos.