Cadê o ‘Muricybol’?

Compartilhe com os amigos

Uma das poucas preocupações que tive após o anúncio da contratação de Muricy Ramalho foi o seu famoso estilo de futebol truncado, pensava comigo:

Será possível implantar o ‘Muricybol’ no Flamengo?

Ledo engano, depois de fazer um pequeno estágio no Barcelona, Muricy veio com outra ideologia tática. Esse fato empolgou grande parte da nação rubro-negra, que historicamente está acostumada com um Flamengo jogando pra frente, agredindo os adversários.

Ciente disso, Muricy inovou, e meteu 3 atacantes no time, mudando totalmente a concepção que lhe-rendeu todas as glórias conquistadas, e pôs o turrão comandante no patamar de principal treinador do país, tornando-se sonho de consumo de 9 entre 10 clubes do Brasil à partir da metade dos anos 2000.

Após 3 meses de Flamengo, não precisa ser um expert em futebol para notar que a inovação do estilo de Muricy Ramalho não deu certo no Flamengo, talvez em outro time teria dado, mas como aqui as coisas são sempre mais difíceis… ‘Deu ruim’!

Muricy continua sendo a melhor opção para treinar o Flamengo. Acreditem… Ruim com ele, pior sem ele, não vejo no futebol brasileiro nenhum treinador que possa chegar com toda essa banca para arrumar a casa rapidamente. Podem procurar…

…Chegarão à conclusão de que as outras medíocres opções no mercado não são mais competentes do que Muricy Ramalho, ainda estamos em março, é sem duvidas mais interessante deixar o atual treinador rubro-negro dar continuidade ao seu trabalho em paz.

Paz? Paz aqui no Flamengo só com resultados, o imediatismo sempre imperou na Gávea, e as péssimas derrotas que se acumulam, somando com o jejum de gols ridicularizado pela mídia, fazem a pressão começar a esquentar a frigideira que poderá ‘fritar’ Muricy no clube.

Para evitar que isso aconteça, é imprescindível que Muricy Ramalho volte a ser Muricy Ramalho, afinal era isso que todos esperavam em Janeiro. Um time do Flamengo jogando feio? Talvez! Mas com consistência defensiva, e a solidez necessária para levantar qualquer título possível.

Precisamos de menos frescura europeia, e mais rigidez tática. Foi com um time recheado de zagueiros que Muricy conquistou três campeonatos nacionais seguidos. Não foi forçando 3 fracos atacantes, muito menos dando show em campo.

Cadê aquele Muricy indômito, que dá esporro grosseiro quando jogador dá ‘migué’? Cadê aquele Muricy que responde jornalistas tendenciosos com ‘coices’ impagáveis? Cadê aquele Muricy com os nervos à flor da pele, que injeta uma pilha absurda no time?

Hoje, esse Muricy busca um dialogo ameno com os seus jogadores, um cara muito gente fina. Hoje, esse Muricy conta até piadas em coletivas de imprensa super descontraídas. Hoje vemos um Muricy manso, e cordial, um amor de pessoa, que não impõe mais o mesmo respeito de outrora.

É verdade que os problemas de saúde do multicampeão treinador contribuíram para ele tirar o pé desse jeitão. Mas precisamos muito dele nesse momento turbulento, necessitamos do pulso forte daquele velho Muricy, afinal, era esse que eu esperava, e continuarei esperando.

Tenho certeza que as coisas vão melhorar, que Muricy conseguirá encaixar o time ideal, confio em seu trabalho, mas uma mudança de postura por parte do treinador é de suma importância para a continuidade do trabalho. A ideia é admitir o erro enquanto há tempo.

Desejo vida longa ao verdadeiro Muricy Ramalho no comando do Flamengo, espero que ele não tenha medo de voltar a ser aquele destemido chefe temido por todos.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadoflamengo.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Querer que o Flamengo no mínimo apresente um bom futebol hoje não pode ser considerado imediatismo. Já estamos tendo paciência desde 2013.

    3 anos, mesmo com orçamento reduzido, é um tempo significativo e o Flamengo já deveria estar em outro patamar.

    Não digo que deveria ter o melhor time das Américas, mas pelo menos estar entre os 5 times mais competitivos do Brasil já poderia estar.

    • Fala Ferreira!
      Ainda acredito que temos que ter um pouco mais de paciencia com esse time atual.
      O próximo jogo pode mudar muito as coisas.
      Abraço! SRN!

      • Quanto ao Muricy, eu concordo que as opções disponíveis estão no mesmo nível ou abaixo dele. Deixa o velho treinar. Só que tem certas coisas que o treinador faz que estão relacionadas à falta de peças de qualidade pra ele jogar.

        O que está acontecendo é que o volta redonda/confiança/atlético PR/ Vasco entregam (ou não tem mesmo) a posse de bola pro Flamengo e este não saber o que fazer pra penetrar na defesa dos outros.

        o “não saber o que fazer” em parte está relacionado com a escalação e utilização das peças disponíveis (culpa do Muricy) em parte também está na mediocridade que domina os dirigentes do Futebol do Flamengo que não conseguiram até hoje tirar os jogadores deslinhados com o objetivo de competir e trazer peças de qualidade para o lugar.

  • Texto bom, exceto na parte que crava que “não deu certo”… Ainda não terminou… Quanto aos “coices” ele já andou soltando ao dizer que “coloca ou tira o Vizeu na hora que achar que deve”… Pelo menos ele tem convicção nas coisas que faz… Se vai vingar vamos esperar prá ver… Eu acredito que sim.

    • Valeu Adriano!
      Cara, aposto contigo que essa formção com 3 atacantes não dará certo, por isso digo que ‘não deu certo’.
      To reparando que o velho Muricy está voltando aos poucos, só espero que não fique tarde demais.
      Abraço! SRN!

  • Bom texto Vinny, reflete o pensamento da grande maioria dos torcedores. Vale ressaltar que esse ano não temos “casa”, que fomos treinar no CT a pouco tempo, que o time estava redondinho até a contusão no Mancuello e que perdemos pra confiança, atlético e volta redonda desperdiçando muitos gols. Vamos vencer na quarta e as coisas vão se tranquilizar. SRN

    • Valeu Manoel!
      Justamente, concordo contigo.
      Abraço! SRN!

  • se for pra ficar nessa lenga lenga, é melhor deixar o Jayme de Almeida no comando, time que não tem planejamento, não tem consistência. eu acredito assim como vc Dunga, que o já questionado Muricy, vai nos dar muitas alegrias! isso se a diretoria não impedi-lo! parabéns a vc por ter comentários q vai de bem a melhor..

    • Perfeito Cidevaldo!
      Abraço! SRN!

  • Vamos lá!…. Quando um técnico chega no time não teria primeiro que ver os jogadores que tem o time pra i sim implantar seu esquema tático?… Sheik caiu muito não é mais o mesmo e Cirino mesmo no seus bons tempos de Atlético nunca foi um jogador habilidoso era mais correria…cuellar é um ótimo jogador, Arão caiu depois da saída do Mancu,pois joga sozinho no meio campo…edersom não arma jogo ai o murici insisti com ele no meio porque não tem peito pra barrar o sheik….O Alan pode não ter a mesma movimentação do Mancu mais é um armador coisa que Edersom não é.. Fato!… Agora pergunto c ele quer continuar com esse esquema como ele não vê oque pra min está bem claro?..Na ausência do Mancu quem tem que entrar no meio é o Alan…Edersom só no lugar do sheik… Mais pra min com esse elenco seria o 442 …CUELLAR, ARÃO, MANCU E ALAN PATRICK, EDERSOM E GUERRERO… Oque temos de melhor na minha opinião…muciri está demonstrando ser um tapado e um banana!

    • Fala Silvio!
      Acredito que Muricy está fugindo do seu estilo mesmo.
      obrigado pela participação amigo.
      Abraço! SRN!

  • “Após 3 meses de Flamengo, não precisa ser um expert em futebol
    para notar que a inovação do estilo de Muricy Ramalho não deu certo no
    Flamengo, talvez em outro time teria dado, mas como aqui as coisas são
    sempre mais difíceis… ‘Deu ruim’!” Na minha analise do Muricy, eu apontaria que ele pensou que tinha grandes jogadores para montar a “inovação” no Flamengo! Nesse ponto eu concordaria, mas dizer que o trabalho dele não tá surtindo efeito não concordo, pois o que ele quer não dá para fazer com os jogadores, não é culpa do esquema! Ele não tem plantel para fazer nada de novo, melhor o feijão com arroz de sempre que é bem mais fácil!

    • Fala meu amigo Daniel!
      Cara, os resultados servem de prova que essa inovação não deu certo.
      Mas vamos ver no que vai dar.
      Obrigado pela participação.
      Abraço! SRN!

  • murocybol não dá mais certo desde 2007.
    Pior técnico que poderíamos ter esse Muricy.
    Deveríamos ter contratado o Levir.
    Muricy é MT caro,tá sem ritmo é tá com atitudes de maluco.
    Ainda bem que eu não sou sócio torcedor otário. Pensei em virar,mas ainda bem que não virei. Foda-se FLAlixo!
    Espero que Vasco ganhe de uns 9 a 0

    • Fala gama!
      Levir? Flalixo? Vasco 9 a 0?
      Sei não hein…

  • Como o futebol brasileiro é imediatista… É impressionante! Em todos os últimos 4 jogos, o Flamengo não venceu por incompetência de seus atacantes! Jogamos melhor todos os jogos (pelo menos os 1ºs tempo de cada partida). Muricy não tem culpa da quantidade de gols que o Flamengo perde… Muricy não tem culpa de os jogadores partirem como uns loucos de forma desorganizada pro ataque quando o time toma um gol. Isso vem desde o ano passado. O Flamengo só joga bem quando sai na frente. Vcs não repararam ainda? Outra coisa: a espinha dorsal do nosso time é muito irregular. Jogadores como PV, Jorge, Arão, Guerrero, Éderson, Rodinei estão oscilando muito! Durante as partidas e durante o ano também! Muricy não tem culpa! E eu vejo essa história do “cansaço” por outro lado. Não acho que seja desculpa o cansaço em si, mas a quantidade de jogos/viagens atrapalham sim, afinal o time tem muito menos tempo de treino. Muricy não tem tido tempo pra consertar o time. SRN

    • E pra faz3r substituições ele tem tido tempo??

      • Pra colocar quem? Gabriel? Marcio Araujo? O unico jogador que presta no banco é o Alan Patrick

        • É só pra poupar os jogadores que ELE DIZ estarem cansados.
          Ora incoerência dizer que o time tá cansado e deixá-Los em campo 90 minutos.
          Márcio Araújo ele sempre escala de titular. Cai na Real e veja que esse velho roteiro já era.

          • O cara jogar 20 ou 25 minutos acho que não vai fazer tanta diferença.
            E o Marcio Araújo só está no time prq o Cuéllar está na seleção colombiana.
            O principal problema são as excessivas viagens que impedem o time de treinar e do Muricy corrigir os erros das partidas anteriores. SRN

            • Mas um cara jogar 95 minutos faz diferença sim.
              Técnico caduco.

              • Concordo com o Gama, ele tem obrigação de fazer as 3 substituições. Primeiro por reclamar de cansaço e segundo, por mais que os caras do banco sejam fracos, essa é a unica maneira de se mudar uma partida, já que a conversa só funciona até o intervalo do jogo. Olhar o time jogando mal e com jogadores com a linguá do lado de fora, e não fazer as substituições é sim burrice, e até covardia!!!!

          • Marcio Araujo só titular pq Cuéllar está na seleção, cara. Não é culpa dele não ter jogadores de qualidade no banco. Eu tbm não faria substituições. Onde diz que o técnico é obrigado a substituir? Eu acho válido substituir quando o time já tem o controle do resultado, caso contrário não. A unica coisa da qual eu culpo o Muricy é ter poupado o time contra o CAP. Mas ainda assim a culpa deveria ser dividida com a diretoria, afinal, a princípio, o Flamengo pouparia os jogadores no carioca….

            • Sebfor pra deixar o time 90 minutos no campo então não reclama de cansaço.
              Ele não substitui por um motivo simples,ELE ESQUECE. Ele está esclerosado,coitado,e vocês otimistas não conseguem ver isso

          • Não é ele quem diz… São os fisiologistas, preparadores e médicos. E ele não tira por cansaço. As palavras que ele usa citam “risco de lesão”, assim como aconteceu com Elias do Corinthians quando Tite tirou ele de um dos jogos decisivos da Copa do Brasil ano passado…

          • tem outro? Qual é o outro primeiro volante do elenco? Ronaldo? Tem certeza?

        • Você sitou um erro do murici.. Alan Patrick banco? Deveria estar jogando na ausência do Mancu.. Pois é armador… Vou te falar outro erro do murici.. Insistir com o edersom como armador…nunca foi e nunca será… Isso porque não tem peito pra tirar o sheik do time e colocar o edersom no seu lugar… São dois erros claros na minha opinião… Só aí já vejo motivo pra criticar seu trabalho.

          • A. Patrick é muito irregular… Arrebenta em um jogo e passa 3 sem fazer nada… Eu aposto que Sheik vai sim sair do time assim que Mancuello voltar… Nunca ouvi dizer que o Muricy não teve peito prá tirar qualquer um dos times onde ele trabalhou.. Ele está peitando até a diretoria (que é quem pode demití-lo) quem dirá jogador.

            • Espero que você esteja certo ..porque c ele não sacar o sheik quando o Mancu voltar e porque é um banana..

            • E o Cirino? É regular?

              • Se levar em consideração este ano, quando o time esteve bem ele foi bem também…. Agora está mal como quase todos os jogadores… Mas isso não significa que não precisemos de um jogador realmente de nível para jogar pela ponta. Eu optaria pela saída do Sheik em vez do Cirino pela condição física e porque o Sheik está muito fominha. Acho que o Sheik em campo ajuda a baixar o rendimento do Jorge, vide o primeiro tempo contra o Atlético-PR quando Everton jogou, Jorge fez cruzamentos que possibilitaram conclusões, coisa que ele não faz há muito tempo.

          • concordo, mas se nao tem como tirar o Sheik, tira o cirino!

            • Verdade Thiago!

          • Concordo com vc.

          • Concordo Silvio, Alan Patrick deveria estar como titular na ausencia do Mancu.

        • É brabo…

    • Eu não acredito que já possamos dizer que temos essa tal de “espinha dorsal”, principalmente porque, como você disse que ela é irregular, não vejo como algo que seja a força do nosso time, por outro lado vejo como exemplo, que o Arão é muito fraco na marcação e recomposição da linha de quatro, o Jorge, sobrecarregado na marcação, Ederson voltando agora, precisa de muita sequencia, o Rodinei, chegou em seu limite, correr e cruzar, é o que tem de melhor, o Guerrero não tenha que passe a bola pra ele fazer gols, o único regular é o Juan de 37 anos!

      • Exato Daniel, também, não acredito que temos essa espinha dorsal definida.
        Falou tudo.
        Abraço! SRN!

        • exato Vinny belo texto hoje!!

      • A última espinha dorsal que o Flamengo teve foi Felipe,Chicão, Elias, Hernane.

        Não quero ressuscitar defunto, mas Pelaipe no cômputo geral foi melhor que Rodrigo Caetano.

        • isso ai!!

    • Fala joão!
      Amigo, acredito que se o time está desorganizado em campo, o Muricy tem sua culpa sim.
      Muricy está aí para arrumar a casa, ninguém disse que seria fácil.
      Como eu disse no texto, não abro mão do Muricy, mas acredito que ele tenha que voltar a ser de fato Muricy Ramalho.
      Abraço! SRN!

      • Eu não acho que o time está desorganizado… Eu acho que o time FICA desorganizado por culpa do próprio despreparo emocional dos jogadores, entende? Quando o time começa um jogo perdendo, ou está empatando um jogo até a metade do segundo tempo, por exemplo, o time inteiro vai pro ataque, ficando somente os 2 zagueiros e o Cuéllar atrás (isso quando o merda do Wallace nao inventa de subir tbm).

        • Por sinal, sejamos sinceros… Muricy arrumou a defesa… Os gols que sofremos foram por esse descontrole que eu citei ou por falhas individuais do nosso pior titular (Wallace)

      • E se o Muricy voltar a ser o Muricy ele tem um enfarto kkkk Acredito que ele cobre os jogadores sim… Ele só tem se segurado na beira do campo, eu acho, por motivos de saúde

    • Muito bom seu comentario, fiquei puto com as derrotas, xinguei, mas depois de cabeça fria e analisando, em cada um desses jogos perdemos pelo menos uns 5 gols tranquilamente, agora os torcedores modinhas so sabem os resultados dos jogos, esses mesmos torcedores se o time tivesse ganho os 4 jogos de 1 x 0 e jogando mal iam dizer q o time esta igual ao Barcelona, não estou dizendo q o time esta bom, longe disso, mas dizer q o time é pessimo também não, tem torcedor q so sabe criticar e não ve o jogo por um todo, bem legal a sua analise.

      • Concordo,alguns perdeu jogando bem,mas pena que não entrou nenhuma bola!!!

  • Concordo contigo, Vinny: O que vale são os 3 pontos.

    • Valeu Manoel!
      É isso aí…
      Abraço! SRN!

Comentários não são permitidos.