Empresa francesa faz proposta para substituir Odebrecht na administração do Maracanã

Compartilhe com os amigos

O Maracanã pode ser “vendido”. Decidido a não continuar a administrar o estádio, o Consórcio Maracanã S.A. (Odebrecht e Aeg) quer vender sua participação na concessão e recuperar parte do prejuízo que teve nos últimos dois anos. E já tem interessado: a empresa francesa Lagardère, que chegou a participar da licitação, mas perdeu.

A mudança da concessionária tem que ser aprovada pelo governo estadual. Se isto acontecer, Flamengo e Fluminense, que demonstraram interesse em gerir o estádio, continuariam de fora e ainda e precisariam fazer novos contratos para jogar.

A proposta da Lagardère, que seria representada pela BWA – empresa especializada em venda de ingressos -, já está na mesa do presidente da Maracanã S.A., Sinval Andrade.

O prazo da concessionária Maracanã S.A. está no fim. O governo estadual deu um ultimato para que a situação se resolva até abril. Caso não consiga vender os ativos, uma nova licitação será lançada. Nesse caso, os clubes teriam participação, segundo fontes do governo, que já prepara o edital. Este precisaria ser lançado em maio para que até outubro – quando será devolvido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) – o estádio esteja nas mãos do novo dono.

Não é novidade que a Maracanã S.A. contratou a empresa Ernst Young (EY) para fazer consultoria do modelo de negócio e avaliar o melhor preço. Porém, depois disso, ela foi ao mercado oferecer os ativos a possíveis interessados. No entanto, apenas empresas ou consórcios com experiência em administração de estádios e sem a participação dos clubes podem se interessar. Por enquanto, as regras do edital, lançado em 2013, devem ser mantidas.

Lagardère, majoritária no consórcio perdedor, o Complexo Esportivo Cultural do Rio, já havia demonstrado interesse em assumir o estádio. Agora, só falta o acerto entre Odebrecht e Largadère (BWA).

Mesmo com o novo dono, serão mantidas as condições atuais: aluguel de R$ 5,5 milhões por ano, durante 33 anos, e investimentos em torno de R$ 121 milhões em obras.

O Flamengo informou que aguarda posição oficial do governo: “Não vamos aceitar nada que traga prejuízo financeiro ao Flamengo. Pretendemos ser protagonistas do Maracanã.”

Fonte: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo e Fluminense deveriam se posicionar de uma vez por todas contra a administração por qualquer consórcio que não tenha a participação dos dois times e se negar definitivamente a jogar no estádio caso sejam excluídos da licitação.
    Garanto que o interesse de qualquer grupo no estádio seria repensado.

  • O que é maracanã sem Flamengo? O estádio vai ficar abandonado chegando a um ponto que eles vão ter que pagar o Flamengo pra jogar lá, compra o estádio do Campo Grande e reforma, fim.

  • Vemos claramente que não vai rolar. O governo safado do RJ vai querer que o Flamengo continue PAGANDO para jogar no Maracanã, o que se mostrou INVIÁVEL nos moldes atuais.
    *O Flamengo tem que pegar o Estádio de Volta Redonda como sua casa no RJ, e o Maracanã só para clássicos, e com um contrato vantajoso, ou adeus Maracanã. Aliás, tá demorando a fazer. Não vejo outra saída.

  • Gente calma, a concessão não foi vendida. Hoje, a situação é outra, o Governo Estadual esta em frangualhos, havera novas eleicoes para o Governo Municipal, cujo Prefeito atual nao podera tentar a reeleição e com certeza, quem pretender adquirir a concessão vai ter que se reunir principalmente com o Fla, que ir ar botar na mesa as condições para jogar no Maraca, se for o caso. Caso tenha suas condições rejeitadas, o que acho dificil, feche acordo com o Botafogo e passe a mandar os jogos como mandante no Engenhao.

  • Acho difícil o maracanã parar nas mãos do Flamengo. É preciso pensar em algo nosso!

  • Tudo tem seu tempo. Vai chegar o momento de Flamengo construir seu próprio estádio. Não tenho dúvida.
    Não é possível o Flamengo ter tudo de uma vez. Os primeiros três anos foram de organizar o clube. Os próximos três anos serão de investir forte no futebol. O estádio provavelmente será a partir do próximo triênio, porém já devem estar havendo reuniões para construção do estádio rubro-negro.
    Vamos ter um estádio próprio.

  • Fácil faça um ultimato ou nos dar a administração ou não jogamos mais lá vão dar rapidinho isso é sem reclamar.

  • Alguém avisou a essa empresa francesa que se o Flamengo deistir do Maracanã ela vai falir em 3 meses?

    • Com certeza!

  • Maracanã ja deu , foi muito , muito bom mas ja deu infelizmente …o flamengo tem q ter o seu estádio , sua casa o maracanã infelizmente hj é casa de quem quer enriquecer as custas do flamengo…é casa de ladrão safado …não da no rio, vai pra caxias , pra nova iguaçu , pra PQP , mas esqueçam essa casa de ladrão que é o maracanã

  • Para que o flamengo ficar de aluguel dividindo o lucro se pode fazer um estádio, tem torcida para isso,é para quem fala somente do sócio torcedor o flamengo só ganha 170 milhões da globo em transmissão por causa dos 40 milhões e não por causa do sócio,tá na hora de fazer seu próprio estádio e parar com essa besteira de o maraca e nosso.

  • Esquece esse poço sem fundo…maracanã é caro demais para manter. Negócio é seguir com um estádio menor e usar o maraca somente em grandes jogos.

    • Não deveria usar nem pra grandes jogos, JAMAIS se juntar a essa corja!!!

  • Achei,q desta vez,demoraria, mas iria p os clubes,q quisessem participar da licitação. Do governo Pezão/Cabral, já sei o que esperar,eles aceitaram,uma maleta de $$$,por fora. Agora, a solução, é construção de um estádio, talvez em Caxias, pq na capital é que além de não ter terreno, caso encontre, o Governo, irá embargar/atrapalhar, qualquer plano de estádio do Flamengo. Vamos deixar a BWA/franceses,quebrar.

  • Vcs não acham que estão perdendo tempo não??? Ja estamos a quantos anos discutindo a mesma coisa é nada!!!!! Eu já entendi que infelizmente é nosso presidente não pensa em construir um estádio ou uma arena ele quer administrar o Maracanã!!!!então snhores esqueçam esse papo!! Estamos fudidos!!!!

    • Vc acha mesmo que ninguém pensou nisso ?meu amigo estádio custa dinheiro e estamos devendo mais de 400 milhões ainda é investidor parece que não quer fazer estádio no Rio pois Flamengo seria a primeira opção no Brasil pra fazer isso.

  • Tem que esquecer o Maracanã e correr atrás de um projeto e investidores de um estádio moderno , mais econômico e com no máximo 50 mil lugares ( mais que 50 mil fica caro sua manutenção ) . Tem que ser feito como o novo estádio do Galo , que terá as arquibancadas perto do gramado parecendo um caldeirão , assim a torcida do Flamengo por pressão sobre o outro time .

    • Mais de 50 mil fica cara sua manutenção ? Se baseou em q? Quais os dados? Kde a fonte?

  • Ótima notícia para que os defensores da falácia “O maraca é nosso” caiam na real.
    Entendam de uma vez por todas: O Maracanã NUNCA será do Flamengo!
    Estádio próprio é o que precisamos!

    • Pois compra lá pra gente.

      • Iria falar o mesmo os caras acham que cai do céu estádio novinho.

        • Talvez os estádios do Atlético-PR, Grêmio, Inter, Palmeiras, SPFC, Coritiba e até vasco tenham caído do céu…
          Tem otário esperando o Maracanã desde 1950…

          • Putz cara kkk.Cada uma que eu vejo, faz o seguinte desembolsar os mais de 400 milhões de dívidas, + a grana do estádio ae nos baseamos nesse seu comentário blz?couto Pereira, São Januário, Morumbi e o estádio do atlético não são nem padrão FIFA devem ter uns 50 anos,o resto foi bancado ou pelo governo ou por investidores que se fosse tão fácil assim o Flamengo já encontraria um, já que somos a maior torcida e o retorno seria mais rápido,Além do mais alguns ae tão e no prejuízo veja o Corinthians com seu estádio novinho e não ganha 1 centavo do que arrecada.é de onde vc tirou que eu apoio “alugarmos” o Maracanã?so não sou trouxa como alguns e sei que nesse momento não é hora de pensar me estádio.

            • Até pagarem os tais 400 milhões, o time joga no Aterro então… Lá é “padrão FIFA”! kkkkkk

              • Para de falar merda cara parece que nem sabe oq é futebol,deve ser a favor da Patricia Amorin e o Kleber leite voltar nao?,se não sabe oq é planejamento fica calado cara.

      • Estádio não se compra. Se constrói…
        Já ouviu falar em investidores?

        • N se compra? Hm, tá.

    • Concordo.

    • O Maraca é nosso, é uma figuração, usada pela torcida do Fla, para fazer uma alusão à “nossa casa”. Pegaram o “jargão” para fazer “politicagem”.
      *Pode ser até que consiga, mas a probabilidade é remotíssima. O Fla teria que trazer uma puta empresa com renome e muita grana, só assim os políticos do RJ poderiam aceitar. No mais é só falácia.

  • Se eu fosse o Bandeira, assim que a nova concessionária assumisse eu assina com o engenhão, de qualquer maneira elas vão se F… achando que o Flamengo vai passar o resto da vida sendo explorado, aí depois só quero ver quem vai sustentar o Maracanã, acho que vai virar casa e show graças a quadrilha do PMDB. Lembrem-se disto nação rubro- negra pois quem vai fazer a diferença somos nós, como sempre.

    SRN #boicoteapalhaçada

    • Também concordo contigo, chega de ser trem pagador dos outros, ainda mais de um consórcio e do PMDB. Se os franceses assumirem, só nos restará boicotar o maracanã. Duvido que ele sobreviva sem o Flamengo.

  • Impressionante como pra nós Flamengo as coisas são mais difíceis, o palmeiras conseguiu investidores pra construir sua arena, o corinthias teve apoio do luladão, certo que não queremos apoio de ladrão e nem de dinheiro publico, mas pelo menos apoio pra construção do estadio no Rj de algum governante. Muitos times pequenos tem estadio, o Flamengo que e gigante não consegue fazer o seu, alguem sabe o que falta pra construirmos nosso estádio ?

    • Meu caro, enquanto esse prefeito vascaino corrupto estiver no mandato, nunca o Flamengo construirá nada de estádio! infelizmente essa diretoria vai ficar correr atrás do maracanã ou comendo na mão de administrador, nunca deixarão o Flamengo administrar o maraca. Deu pra ver o nível do prefeito do Rio!!!

  • Se isso se concretizar, que sirva de lição pra diretoria do Flamengo abrir o olho e perceber que o Maracanã nunca foi do Flamengo, e nunca será. Morar de aluguel não é ter casa.

    • É isso meu amigo!

      • A galera tem que perceber que administrar é somente isso, administrar, não é ser dono. É como morar numa casa, mas até pra fazer uma simples pintura, ter que dar explicações à alguém… isso não é ter casa.

    • Nos moldes atuais com certeza. No tempo em que o Maraca não era “privado”, sim, o Fla podia dizer, O MARACA É NOSSO, uma alusão ao fato de o Flamengo ter maior torcida e maior renda do RJ. Realmente estava sempre em casa. Agora realmente é um mero inquilino. SRN.

  • O flamengo nunca será dono do maracanã, as pessoas gostam de se iludir.

Comentários não são permitidos.