Fla busca espaço no orçamento e mira zagueiro uruguaio para o Brasileiro

Compartilhe com os amigos

Diretor se reúne com uruguaios e agente de Diego Polenta em Montevidéu. Após contratar nove atletas, clube busca receitas alternativas para atender pedido de Muricy

Com a melhor defesa da Série A nos primeiros nove jogos da temporada, o Flamengo ainda tenta mais um jogador para a zaga para qualificar o setor. O clube mapeou zagueiros, principalmente no futebol sul-americano, e encontrou um alvo que já esteve na lista inicial de jogadores para reforçar a defesa: Diego Polenta. Capitão do Nacional, do Uruguai, de 24 anos, motivou viagem há cerca de um mês do diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano. O dirigente, que não comenta o assunto, se reuniu com dirigentes do clube uruguaio e também com representante do jogador. O Rubro-Negro tenta garantir prioridade para contratar o jogador depois da Libertadores.

O bom momento da defesa – ainda em campeonatos em que o setor é menos exigido – não influi na busca por um zagueiro. A maior dificuldade é driblar as limitações econômicas depois de ir ao mercado e contratar dois jogadores sul-americanos (Mancuello e Cuéllar) por valor total – dividido em parcelas jogando para 2017 – da ordem de R$ 20 milhões. O orçamento para esta temporada era de R$ 22 milhões em compra de direitos econômicos. As compras de Alex Muralha e Rodinei também entram na alta conta rubro-negra do primeiro semestre.

Sem comentar nomes, como de hábito, a diretoria se movimenta para contratar o décimo reforço da temporada. O vice-presidente de futebol do Flamengo, Flavio Godinho voltou a garantir que um jogador para a posição, que ainda é tida como prioritária e se trata de um antigo pedido de Muricy, vai chegar na Gávea para esta temporada.

– O Flamengo está costurando novas receitas não previstas, originalmente, no orçamento. Muricy não quer contratar por contratar e estamos adotando a mesma cautela adotada na contratação, por exemplo, do Cuéllar. O que não dá é para errar. Já  temos alvo definido, de comum acordo com a comissão técnica, mas estamos impedidos de fazer qualquer comentário adicional a respeito. A pretendida contratação não deve se materializar por agora, mas acontecerá – disse Godinho, questionado sobre freio do Flamengo na contratação de um zagueiro.

Por telefone, direto de Montevidéu, Hugo de Léon, ex-jogador do Grêmio e atual dirigente do Nacional, também não quis comentar o assunto – disse que o clube uruguaio não fala de seus atletas até o fim da Libertadores. O jogador tem mais dois anos e meio de contrato.

Enquanto busca meios para contratar, o Flamengo discute a situação de César Martins. O zagueiro pertence ao Benfica – o contrato vai até o meio de 2019 – e está emprestado ao Rubro-Negro até o meio do ano. O plano inicial do clube português é que ele se reapresente em Lisboa na metade do ano para a pré-temporada. Isto porque o Benfica corre risco de ter menos zagueiros à disposição no elenco. Ídolo do Benfica, o brasileiro Luisão, de 35 anos, já foi operado duas vezes por conta de fratura no braço e não atua mais na atual temporada. O argentino Lisandro Lopez, outro titular da posição, também se recupera de lesão, embora seja menos grave. O jogador, entretanto, está no radar de clubes europeus para a próxima janela de transferências, o que poderia fazer o Benfica desejar utilizar César Martins.

Em janeiro o Benfica recusou proposta da Fiorentina por Lisandro, mas ninguém descarta uma nova investida. Atualmente a dupla de zaga do time português conta com o brasileiro Jardel, que na última terça renovou até 2020, e com o sueco Lindelöf, de 21 anos, considerado ainda inexperiente para se firmar como titular.

Precoce e temperamental

Mapeado pelo centro de inteligência do Flamengo – comandado por Marco Biasotto -, Diego Polenta é considerado um jogador promissor. Tem passagem pelas seleções de base do Uruguai e esteve no grupo que disputou os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. No entanto, é visto em seu país como um zagueiro intempestivo e temperamental.

No ano passado, ele foi expulso na derrota do Nacional por 2 a 0 para o Independiente Santa Fé, em Montevidéu, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Também em 2015, Polenta recebeu cartão vermelho na única partida que disputou pela Libertadores. Após falta violenta, saiu mais cedo da derrota do Nacional por 1 a 0 para o Palestino, do Chile, pela fase prévia da competição. O time uruguaio venceu por 2 a 1 em casa, na volta, mas o resultado não foi suficiente para a equipe chegar à fase de grupos.

Em 2016, entretanto, Polenta tem menos problemas disciplinares. O zagueiro foi titular nas duas partidas do Nacional na Libertadores – contra Rosario Central e River Plate do Uruguai – e não levou sequer um cartão amarelo.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Os dois jogos que vi do Nacional na Libertadores,gostei do que vi,zagueiro rápido e com boa saída de bola,muito técnico e apesar da fama de não perder a viagem,quase não vi fazendo faltas,seria uma boa contratação,acredito que caso o Nacional seja eliminado na fase de grupo,o que é bem provável,aceite fazer negócio.

  • Que o Flamengo necessita de mais um zagueiro de ponta isso é fato, apesar de um bom rendimento em jogos oficiais nesse começo de ano, nós não podemos colocar o carioca como um parâmetro digno de avaliação e/ou preparação. Mas a contratação desse zagueiro, se for realizada, pode indicar que César Martins poderá voltar ao Benfica, pois pelo o que vi em outras notícias, o clube português está com certos problemas com zagueiros, com relação, acredito eu, ao número de jogadores disponíveis para essa posição. Então eu acho que a contratação dele não acarretaria em menos chances ao garoto Léo Duarte, caso o Benfica decida querer o César lá. No final das contas, acredito que seria uma ótima contratação, principalmente devido ao foto dele se encaixar nos parâmetros determinados pelo Muricy. Bom, enquanto não contratam, tomara que o acompanhem na Libertadores, para ver se fato ele é o que precisamos, pelo menos eu darei umas olhadas nos próximos jogos dele. SRN

  • Excelente zagueiro, fecharia o elenco. O Polenta joga pelos dois lados da zaga e até de lateral. Zagueiro rápido e tecnico, só que não perde a viagem. Kkkk E pra esclarecer pro pessoal, o Flamengo não tinha 20 milhões pra contratar, tinha previsto no orçamento que teria 20 milhões pra contratar ao longo do ano. Mas a dificuldade pra fechar os patrocínios e o problema com o mando dos jogos pode fazer com que a previsão mude.

    • O que pode pesar positivamente para a negociação fechar é se chegar a grana do hernane até o meio do ano!

  • Não sei, numca vi jogar, gostaria de primeiro ver o desempenho dos garotos pra poder afirmar que precisamos de outro zagueiro urgente.

    Consenso mesmo é que o Sheik tem que sair do time pra entrar o Éderson.

  • 75° especulação

    • Essa não é especulação, a negociação está em andamento mesmo.

      • Mas só para o brasileiro?, não pode chegar antes?

        • Silas, só se o time dele for eliminado precocemente da Libertadores. Se for talvez tenha chance de vir antes, mas tem que ver se a janela vai estar aberta, se eu não me engano fecha em abril.

  • PV (Alex)
    Rodinei
    Juan
    Diego polenta
    Jorge
    William Arão
    Mancuello
    Ederson (Sheik)
    Marcelo Cirino
    Guerrero

    Flamengo vai voar esse ano !

    Ainda temos bons reservas como:Alex, César Martins, Alan Patrick, Canteros,Everton, Kayke, Vizeu, Paquetá, Sheik ou Ederson

    Obs: Gabriel, Wallace e Pará não contam

    • tu esqueceu do Ronaldo, seria o reserva ideal do Cuellar

  • Particularmente não conheço o futebol do Diego Polenta e se irá render no flamengo. De todos os nomes que já foram especulados no início da temporada os que mais me agradaram foram os argentinos Victor Cuesta e Luciano Lollo. O Cuesta jogava junto com o Mancuello no independiente e é um zagueiro de posicionamento firme, e que vai bem quando precisa sair e dar passes.. O Lollo é um zagueiro experiente e em alguns jogos que vi dele no campeonato argentino sempre estava bem posicionado e foi um dos melhores zagueiros da última temporada na Argentina..
    Mas essa diretoria e o Rodrigo Caetano estão sendo muito eficientes e pontuais nas contratações da temporada : Cuéllar (desconhecido por muitos, mas observado por Muricy e pelo pessoal que o contrataram) chegou e resolveu nosso problema de saída de bola, desafogou mais os zagueiros, tem passe e desarmes eficientes. Mancuello a umas 4 temporada (embora com alguns lesões ano passado)vinha se destacando no independiente. Chegou para organizar nosso meio de campo, tendo uma excelente visão de jogo e muita precisão nas bolas paradas.
    Willian Arão vai muito bem. Juan foi um bom negócio. Méritos ao Muricy também, como na aposta em recuperar o Marcelo Cirino.
    É preciso mapear o mercado com calma e trazer reforçosque deem certo, como os que chegaram essa temporada. O Lollo,por exemplo, ótimo zagueiro, mas custa 15 milhoes, ou seja, algo fora da nossa realidade.
    Acho que está na hora de dar chances também ao jovem Leo Duarte, ano passado o Jorge teve a chance e não saiu mais do time titular. Espero que Léo Duarte aproveite a sua chance e forme, ao menos por enquanto, a zaga titular ao lado do Juan.

  • Ótimo zagueiro tem técnica e chega firme. Ainda de todos citados eu prefiro o Lollo, mas se o Polenta chegar estaremos bem servidos.

  • Boa notícia, mesmo porque Juan, não vai aguentar a temporada inteira, tem que fazer um revezamento. Elenco é importante. Com a vinda de um Zagueiro de prima, ai o Fla está 100% pronto. Parabéns diretoria, e que tudo de certo.

  • Acho que vale mais uma chance ao César Martins. Ano passado ele foi mal, mas pelo menos ele é jogador que põe a cara, tem raça. Ainda sim o dispensaria. Este ano foi bem nas duas partidas que disputou. Jogar com Juan é ganhar mais experiência. Acredito que cresceria mt. Tlz nem precisemos sair para procurar zagueiro no mercado. Precisamos dispensar o Wallace, isso sim.

    • Também acho que o Cesar Martins merece uma chance… Jogou muito contra os flores… Agora, será que é verdade essa negociação? Pois esse site adora colocar matérias aqui com especulações…

      • Bom, a fonte até que é confiável, o GE, mas além disso isso já foi comentado pelo pessoal da ESPN tbm, então acredito que pelo menos teve uma procura, uma conversa e tal.

    • eu jogaria com Juan e Cesar até o meio do ano, ai o Cesar volta por Benfica, e Flamengo contrata o Polenta.

    • O problema que o contrato de empréstimo do Cesar Martins acaba no meio do ano e o Benfica pode não aceitar a renovação uma vez que Luizão e Lisandro Lopez se machucaram. A lesão do brasileiro foi grave e o argentino além da lesão vem recebendo propostas de outros clubes europeus.

    • Não se esqueça que o Juan talvez precise ser poupado em alguns jogos… Temos que ter um substituto para ele nessas ocasiões…

  • Mais um pra esquentar banco pro Wallace?

    Hahhahahahha! Espero que não! Precisamos desses sulamericanos mais raçudos, tem muito come-dorme na gávea. Isso pode dar mais gás ao time!

  • +++++TITULAR++++++++++++++RESERVA++++++
    ————Muralha————– | —————PV————–
    Rodinei-Juan-Polenta-Jorge | Pará-Duarte-César-Chico
    ————-Cuellar————– | ————Ronaldo———-
    ——Arão———–Mancu—– | –Canteros——–Alan—–
    Cirino——————-Ederson | Sheik—————-Everton
    ————Guerrero————– | ————-kayke————

    • Se vier ….será titular, neste caso Rone, o Canteros não pode ser relacionado nos jogo, pois só pode 5 estrangeiros!

      • 1 Polenta, 2 Cuellar, 3 Mancu, 4 Guerrero e 5 Canteros exatamente 5 que podem ser relacionados.

        • Ele está contando com o Wallace das arabias

          • Hahahahahahahaha

          • Kkkkkkkkkkkkkk

          • Kkkkkkkkkk

        • Foi mal Rone, acho q contei com o Walllace das Arabias…..kkkkk
          Mas esse não precisa ser relacionado MSM…kkkkk

          • hehe, agora só resta nos torcedores torcer para que ele venha mesmo! SRN

    • Belo time. Eu só ficaria na dúvida entre Cirino e Sheik…. SRN

      • botei o Cirino no titular pelo momento dele ser melhor, mas a disputa entre os dois é aberta. SRN

  • De todos ja falados tá no mesmo nível do cara do Cerro que eu não lembro o nome.

    • Bruno Valdez

  • So uma coisa que não entendi o dinheiro de contratação não iria todo para as contratações com as vendas mais umas porcentagens de outros jogadores de outros times vendidos somado com os 20 milhões teríamos quase 35 milhões e sabendo que a maioria dos jogadores foi parcelado não teria que sobrar algo?e não e Pq a zaga e a melhor entre os clubes de série A que Wallace está bem essa mula não tem posicionamento toda hora ele marca a bola e o pobre do Juan tem que ir pra cima de 2 alem do mais as ligações com o ataque que ele faz dar e graça não e perseguição e que estamos 2 anos aguentando isso.

    • Realmente, mas necessitamos lembrar que no começo do ano passado o time foi muito bem tbem. Justamente porque jogava com times pequenos. So teremos respostas no brasileirao. É melhr termos um zagueiro de qualidade já entrosado.

  • Zagueiro rápido e firme! … Porém é da escola de Pepe e Felipe Mello , gosta de dar botinadas.

    A melhor opção das citadas.

    • Do que vi dele não achei botinudo e sabe sair jogando com qualidade e segurança. Tinha falado dele aqui no final do ano, muito bom jogador! Como você disse, é rápido e firme.

      • Eu ia perguntar isso.. Se ele tem boa saída… Do jeito que Muricy quer o time todos os jogadores tem que ter essa qualidade (passe)

Comentários não são permitidos.