Nesta sexta-feira, três equipes brasileiras entrarão em quadra buscando o título da nona edição Liga das Américas. Jogando no Ginásio Domo Bolivariano, na cidade venezuelana de Barquisimeto, o Flamengo encara o Bauru às 18h45 (horário de Brasília), enquanto o Mogi das Cruzes enfrenta os donos da casa Guaros de Lara às 21h para definir o confronto final.
A primeira partida irá reunir os dois últimos campeões da competição. O Bauru, atual detentor do título, terminou a primeira fase de forma invicta, liderando o grupo B com três vitórias e ficando na segunda colocação da fase semifinal com duas vitórias e uma derrota. A equipe do treinador Demétrius Ferraciú vem com os desfalques importantes do pivô Rafael Hettsheimer e do armador Paulinho Boracini, ambos lesionados.
“É um clássico brasileiro em um torneio internacional importante. Com certeza, vai ser um jogo tenso, nervoso, porque é um momento da competição que ninguém pode errar. Mas ao mesmo tempo nossa equipe é experiente e sabe lidar com situações difíceis. Sabemos do potencial do Flamengo, mas estamos muito confiantes para essa semifinal. Tenho certeza que vamos fazer um jogo consistente e surpreender o adversário para conseguir a vitória e a vaga na final”, disse Demétrius.
A equipe carioca teve o mesmo retrospecto do Bauru na competição, liderando o grupo C com três vitórias e se classificando na fase semifinal com dois triunfos e uma derrota. O Flamengo chega ao seu terceiro Final Four seguido, fato que dá confiança para o técnico José Neto.
“Podemos usar nossa experiência para estar mais preparado para este momento tão importante. Vamos enfrentar uma equipe que foi montada para atingir os mesmos objetivos do que os nossos: ganhar as competições que estão sendo disputadas. Mas o que está em jogo é a vaga para a final e aí é que está o nosso foco. Todos os detalhes fazem a diferença. Tenho muito confiança na capacidade dos meus jogadores e principalmente no comprometimento deles com o propósito do nosso trabalho”, conclui Neto.
Pelo outro lado, o Mogi chega a seu primeiro Final Four surpreendendo no grupo A da primeira fase, se classificando com três vitórias e liderando, também, a fase semifinal com duas derrotas e uma vitória.
“O mais importante é a gente estar fechado, focado e saber que o psicológico e o emocional vão contar muito. A equipe do Guaros joga em casa, com uma torcida barulhenta, e podem ser apontados como favoritos. Nós precisamos passar essa responsabilidade para eles, como a gente fez na Liga Sul-Americana. Saber levar a partida, jogar com inteligência e nos momentos principais saber tomar as decisões corretas. Precisamos jogar com toda raça e alma, porque é o partida das nossas vidas”, destacou o treinador Danilo Padovani.
Em oito edições de Liga das Américas, o Brasil foi campeão em quatro oportunidades. O Brasília foi a primeira equipe campeã, em 2009, e as últimas três edições foram conquistadas por equipes brasileiras: Pinheiros, em 2013, Flamengo, 2014, e o Bauru vencendo a última edição da competição.
A final da Liga das Américas será realizada no sábado também em Barquisimeto. O jogo para definir o terceiro colocado será às 18h45 e a grande final, às 21h (horário de Brasília). O campeão da Liga das Américas irá disputar o título da Copa Intercontinental contra o campeão da Euroliga.
O campeonato europeu está em sua décima rodada e tem como atuais líderes o Fenerbahce, da Turquia, pelo grupo A, e o CSKA Moscou, da Rússia, pelo B. A fase final da competição começará no dia 12 de abril e o campeão será definido no dia 15. O atual campeão da Copa Intercontinental, Real Madrid, é apenas o quarto colocado do grupo B, com cinco vitórias e quatro derrotas.
Fonte: ESPN