Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

“Flamengo estreia com vitória na Copa Sul-americana”

Vinny Dunga
Vinny Dunga
Publicação: 18/03/2016
103 Comentários
Atualização: 18/03/2016
Compartilhar

Não se assuste com o título da coluna, é isso mesmo… Tudo depende do ponto de vista, Copa do Brasil e Sul-americana são torneios paralelos, e interligados de acordo com a CBF.

A sofrível partida de estreia da Copa do Brasil contra um time semi-anônimo pode servir como a pedra fundamental na construção de um título continental para o rubro-negro em 2016, resta saber se o Flamengo confirmará o resultado e se classificará para a próxima fase da Sul-americana.

O controverso esquema de classificação para a Copa Sul-americana beneficia o perdedor, pois os 8 melhores colocados no Brasileiro (com exceção dos classificados para a Libertadores) participam da Sul-americana, porém, apenas se forem eliminados até a terceira fase da Copa do Brasil, um absurdo!

Ou seja, se o Flamengo se classificar para as oitavas-de-final da Copa do Brasil estará automaticamente eliminado da Copa Sul-americana. Se uma equipe se planeja para buscar esse título internacional, tem como primeiro objetivo a obrigação de entregar na Copa do Brasil.

A questão é pesar o que vale mais a pena para o clube, Sul-americana ou Copa do Brasil?

Eu acredito que a Copa Sul-americana seja, no momento, o ideal para o Flamengo. Não é a primeira vez que toco no assunto, fazer um planejamento para disputar a Sul-americana, que não só também da uma vaga na Libertadores do ano seguinte, como traz mais benefícios por uma série de fatores.

O torneio continental dará esse ano um valor de premiação maior do que o arrastado torneio ‘mata-mata’ nacional. Com o dólar batendo nas alturas, o campeão será comtemplado com mais de 8 milhões de reais na cotação atual da moeda americana.

Quando o assunto é viagem, e degaste, as possíveis aventuras extremas nas elevadas altitudes pelo continente na sul-americana, acabam sendo mais tranquilos do que excursionar por todos os cantos do país, e fazer mais jogos até dezembro na Copa do Brasil.

A visibilidade que a sul-americana oferece é superior do que um torneio nacional para quem busca internacionalizar a marca. Campeão da Mercosul 99, o Flamengo ainda não levantou o caneco no novo formato do torneio continental.

No campo, é nítida a maior dificuldade que a Copa do Brasil tem. Os clubes brasileiros são, sem duvidas, os mais fortes, e mais bem estruturados do continente, a partir das oitavas-de-final, quando os participantes da Libertadores entram na competição, será só pedreira no caminho do Flamengo.

Na Sul-americana, recheada de times do segundo escalão da América do Sul, os adversários não assustam tanto. Ainda que nos últimos anos o Flamengo não tenha feito campanhas empolgantes na Libertadores, o maior rival do Flamengo acaba sendo o próprio Flamengo.

Esse Flamengo que acaba se inibindo na Libertadores, parece  não estar acostumado a joga-la. É aí que entra a Copa Sul-americana, que pode servir como um vestibular para a Libertadores da América 2017, calejando a equipe, e preparando-a para a principal competição continental.

Enfim, são muitos os fatores favoráveis à disputa da Copa Sul-americana, resta saber se alta cúpula rubro-negra terá coragem de não se classificar propositalmente para a próxima fase da Copa do Brasil, a deixa tá aí, a derrota para o Confiança no Sergipe facilitou ainda mais as coisas.

Na segunda partida, a de volta, o Flamengo não precisa nem entregar, perdendo a partida. Assim como o empate, caso sofra um gol, e ganhe por um gol de diferença, o Flamengo estará eliminado da Copa do Brasil, e classificado para a Sul-americana.

Quanto mais cedo o Flamengo cair na Copa do Brasil, menos partidas fará, menos desgaste terá, ganhará algumas semanas cheias de treinamentos, e poderá se preparar com tranquilidade para a Copa Sul-americana que começará para o rubro-negro apenas no segundo semestre de 2016.

Lá na frente, no fim do ano, ninguém se lembrará de uma possível eliminação para o Confiança, caso o Flamengo seja o campeão de um torneio continental, pensem nisso…

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Assuntos:cbfCONMEBOLCopa do BrasilFlamengoLibertadoresSul-americanaVinny Dunga
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Vinny Dunga
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
103 Comentários
  • Glaydson Taylor disse:
    18/03/2016 às 08:11

    Ser eliminado pelo confiança é vergonhoso…

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 08:15

      Olha Glaydson…
      Se faturarmos um título internacional no fim do ano aposto que ninguém se lembrará disso.
      Se colocar um time reserva no segundo jogo resolve esse problema? Ou se o Flamengo tivesse perdido pro Bangu com o time reserva no Carioca seria vergonhoso?
      Enfim, aguardar…
      Abraço! SRN!

      Reply
      • Glaydson Taylor disse:
        18/03/2016 às 08:20

        Mas vc tem q ver q o fla ter q impor respeito, pense aí nas manchetes dos jornais… Flamengo cai na primeira fase da copa do Brasil… Pega mal, pega muito mal

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 08:26

        Se ficar claro que tem um planejamento, não sei se seria pegaria tão mal.
        Pegaria pior é ser eliminado para um rival novamente, como no ano passado.

      • Glaydson Taylor disse:
        18/03/2016 às 08:32

        Sem contar q quase ninguém se importa com a sul americana

      • João Victor disse:
        18/03/2016 às 08:45

        Claro que importa, Sul Americana é o maior torneio da Conmenbol abaixo da Libertadores, e ainda disputa a Recopa no ano seguinte

      • Glaydson Taylor disse:
        18/03/2016 às 08:47

        Nos últimos anos ninguém colocava o time titular… Geralmente era reserva ou misto por isso q mudou os critérios de classificação,

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 10:57

        Muito anos atrás.
        Mas enfim, o importante é o Flamengo ter um bom planejamento esse ano.
        Confio nos profissionais que lá estão.
        Abraço! SRN!

      • Anderson Siqueira disse:
        18/03/2016 às 08:49

        ngm se importa virgula, a diferença é que ultimamente os grandes times do brasil sao praticamente impedidos de participar devido o regulamento esdruxulo.
        e se agnt colocar so a garotada pra jogar o jogo de volta todo mundo vai aliviar e perceber que existe uma preferencia pelo torneio continental

      • Glaydson Taylor disse:
        18/03/2016 às 09:03

        TB prefiro a SulAmérica, mas tb n pode cair na primeira fase pro confiança ne… Mas a SulAmérica é melhor até o nível técnico e exp para a libertadores caso conseguirmos nos classificar…

      • João Victor disse:
        18/03/2016 às 08:43

        Mas sendo eliminado da Copa do Brasil (se quiser) e ao final do ano sendo Campeão do segundo torneio mais importante da América do Sul não seria nada mal ainda conquistando uma vaga na Libertadores 2017

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 08:59

        Perfeito João Victor!
        Abraço! SRN!

      • Wellington Barros disse:
        18/03/2016 às 10:42

        Guardadas as dividas proporções, na Inglaterra time tradicionais são eliminados com frequências nas copas. Não é bonito o time ser eliminado na primeira fase para o Confiança, mais tbm não é uma mancha eterna na historia do clube.

      • João Victor disse:
        18/03/2016 às 10:44

        Ainda mais se for coberta com o título da Copa Sul americana de 2016 e disputando a Recopa de 2017

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 11:33

        Onde eu assino?
        Perfeito!

  • Flamengo Doutrinador disse:
    18/03/2016 às 08:44

    O cara acha bom perder do Confiança para ir na bosta da Sulamerica. Esse Vini Dunga só pode aer vas3caino, fala sério…sempre com esses textos de merda…pqp…e eu perdi tempo der ler a 1 frase.

    Reply
    • João Victor disse:
      18/03/2016 às 08:47

      Cara, os dois torneios são bons, até financeiramente, e o Campeão ainda disputa a Recopa Sul Americana no ano seguinte com o campeão da libertadores

      Reply
      • Anderson Siqueira disse:
        18/03/2016 às 10:13

        pois é, a questao de ”perder” pro confiança é a unica forma de disputarmos a sul-americana que é hoje mais viavel, financeiramente e tecnicamente…

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 11:33

        Tem que ‘confiar’ no taco pra jogar a sula-americana! hehehe

  • Anderson Siqueira disse:
    18/03/2016 às 08:48

    Vinny Dunga, tem muitos textos seus que eu não concordo, mais até que enfim alguem tocou nesse assunto e falou tudo o que eu penso. nessa situação concordo extremamente com vc, desde o inicio do ano eu lembro que seria muito mais interessante disputar a Sul-americana e talves ate mais facil ganha-la…
    Parabens.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 08:58

      Valeu Anderson, obrigado pelo elogio!
      Concordo com cada virgula que tu disse aí.
      Abraço! SRN!

      Reply
      • Daniel de Souza da Silva disse:
        18/03/2016 às 10:01

        Mas a bilheteria Vinnny? A diretoria pensa apenas em dinheiro!!!

      • Anderson Siqueira disse:
        18/03/2016 às 10:10

        de fato a bilheteria seria um pouco menor, mais equilibraria o fato de a premiação ser bem maior esse ano na sul-americana.

        se for pensar so em dinheiro a sul-americana analisando friamente também é a saída mais viavel que a copa do Brasil.
        pois a premiação é maior, e a chance de avançar também é maior, e avançando agnt vai ganhando mais em bilheteria e premiação. na copa do brasil o apelo é maior pq sao classicos, jogos parelhos o que torna mais dificil.
        a chance de não avançar e ficar sem tanta bilheteria assim , é maior da copa do BR

      • Daniel de Souza da Silva disse:
        18/03/2016 às 10:21

        Não vejo assim, até porquê nas ultimas participações do flamengo em sulamericanas o público não foi muito lá empolgante, sem contar os times medianos são bem melhores que o nosso vede a nossa unica participação com um time até bem melhor que esse https://globoesporte.globo.com/jogo/copa-sul-americana-2011/19-10-2011/flamengo-universidad-do-chile.html

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 10:30

        Daniel, nesse ano estávamos com foco total no Campeonato Brasileiro, nas primeiras posições.
        Assim como em 2009.
        Esse ano seria diferente, acredite!

      • Daniel de Souza da Silva disse:
        18/03/2016 às 10:46

        Isso mesmo Vinny, a atenção será para o Brasileirão visto que nossa tabela nas primeiras rodadas será bem interessante (https://www.cbf.com.br/competicoes/brasileiro-serie-a#.VuwEytIrK1s) em termos de pontuação, e creio que a Sul-americana não seria a melhor opção, visto que o Brasileirão é mais atraente, como também os clubes que estão jogando a Libertadores, colocaram seus reservas pra jogar o Brasileiro, então seria muito bom para o Flamengo arrancar no Brasileirão e almejar a vaga da Libertadores que a Sul-americana também dá! E bilheteria o Brasileirão é muito mais atraente para o torcedor e para a diretoria arrecadar! E o flamengo não tem elenco para jogar as duas competições, visto os reservas que temos, sem contar a ausência Guerrero e Cuella em jogos das suas seleções. Você acha que nossos reservas dariam conta ou na Sul-americana ou Brasileirão?!

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 10:57

        Boa Daniel!
        Vamos ver o planejamento do Flamengo para esse ano.
        Aguardemos…
        Abraço! SRN!

      • Daniel de Souza da Silva disse:
        18/03/2016 às 16:35

        e faz uma matéria sobre isso, vai já iniciar o Brasileiro né…Abraço

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 10:20

        Verdade Daniel, teremos um valor menor de bilheteria.
        Ainda que a premiação da Sul-americana ‘pague’ essa diferença.
        Amigo, financeiramente as competições se equiparam.
        Mas acho que no campo, em todos os sentidos, a Sul-americana seria a melhor opção.
        Abraço! SRN!

      • Daniel de Souza da Silva disse:
        18/03/2016 às 10:36

        em campo sim, mas essa competição não tem muito brio ainda!!

      • Gil disse:
        18/03/2016 às 10:58

        Vinny, não se pode perder de propósito na Copa do Brasil para disputar a Sul-Americana, não é ético do ponto de vista esportivo. Ademais, a Copa do Brasil tem uma receita de bilheteria ótima nas fases finais. Lembra como o sócio-torcedor cresceu em 2013?
        SRN
        Gil

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 11:30

        Fala Gil!
        Mas que está abrindo precedentes pra essa falta de ética é a CBF, e o problema é dela.
        Acredito que se chegarmos longe na Sul-americana podemos aumentar bastante o ST também.
        Espero apenas que tenha tido um bom planejamento para a temporada, independente de Copa do Brasil ou Sul-americana.
        Abraço! SRN!

      • Carlos Buiu disse:
        18/03/2016 às 15:39

        Dunga dessa vez não irei lhe criticar, pois sua colocação foi até legal. Mas concordo com o nosso amigo Gil, não seria etico no ponto de vista esportivo, o Flamengo sair de proposito da Copa do Brasil. O Flamengo é uns dos principais times da competição, aquele que movimenta a maior midia, e torcida.

      • Gil disse:
        18/03/2016 às 17:30

        A Sul-Americana deveria ser disputada junto com a Libertadores, assim como Champions League e Europe League. Os brasileiros classificados entrariam na Copa do Brasil numa fase mais avançada para não ter conflito de datas. Mas, nesse ano, não será possível, então gostaria de vencer a Copa do Brasil. Não me agrada a ideia de ser eliminado precocemente para disputar a Sul-Americana.
        Abs! SRN

      • Vinicios Mendes disse:
        19/03/2016 às 02:24

        O inter fez isso em 2014

  • mtakh disse:
    18/03/2016 às 08:59

    Blz.Então não precisa nem jogar,w.o.Aí seria uma vergonha maior ainda.Até p dar a volta por cima, tem q atropelar o confiança.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:25

      Sei não mtakh…
      Precisamos pensar nas possibilidades.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Fabiano disse:
    18/03/2016 às 09:04

    Esse é um ponto de vista um tanto quanto polêmico em. Sinceramente digo que não estou preparado pra ver o Flamengo ser eliminado em uma primeira fase de copa do Brasil para um time como o confiança, porém não deixo de concordar em parte com seu texto. Mas acho que ao invés de tudo isso devíamos entrar nessa briga junto com os clubes para que a CBF tome vergonha na cara e mude esse calendário horroroso e modifique também essas regras um tanto quanto sem sentido.

    Reply
    • Glaydson Taylor disse:
      18/03/2016 às 09:13

      O de antigamente era melhor, mas os times brasileiros n davam importância e ia com time reserva ou misto… Por isso a CBF mudou o regulamento

      Reply
      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 09:25

        Bem lembrado amigo!

      • Anderson Siqueira disse:
        18/03/2016 às 10:11

        imagine ai, mesmo com times alternativos os brasileiros conseguem chegar…
        o são paulo com um time mais ou menos ganhou,
        e o goias, ponte preta e chapecoense com times sofriveis foram muito bem, chegando em finais e fases agudas…
        imagina agnt planejando jogar a vera….

    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:24

      Verdade Fabiano!
      Esse sim seria o melhor dos mundos, mudar esse regulamento que privilegia o perdedor, dando margem para clubes perderem propositalmente.
      Abraço! SRN!

      Reply
    • Anderson Siqueira disse:
      18/03/2016 às 10:14

      por isso que eu acharia interessante jogar com o time sub-20 no proximo jogo contra o confiança.
      não iria queima-los pq passaria a mensagem que de fato queremos a sul-americana, e nao seria tao vexatorio.
      pq se jogar com o time principal e nao classificar, de qualquer forma a impressa vai descer a ripa.

      Reply
      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 10:16

        Exatamente Anderson!
        Se ficar claro que estamos optando por jogar a sul-americana não terá essa bobeira.
        E a CBF nem pode reclamar, pois ela mesmo abre precedente pra isso.

  • Vinicius disse:
    18/03/2016 às 09:12

    Eu não acho que o Fla tá com cara de titulo este ano, mas eu também concordo que a Copa Sul-Americana deve ser o ideal para o Fla.
    É uma competição de nível técnico mais baixo que a CB. Além disso, o Muricy tem uma grande experiência nela com o SP!

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:24

      Perfeito Xará!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Léo Faria disse:
    18/03/2016 às 09:21

    Nunca tinha pensado nisso. Os argumentos são muito bons. Só não sei se a torcida vai abraçar a sulamericana

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:23

      Temos que ter planejamento Léo.
      Temos que abrir a cabeça!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Deivid disse:
    18/03/2016 às 09:23

    Vocês estão loucos? Se o Flamengo está totalmente desgastado, viajando hrs e hrs todos os dias só jogando aqui no Brasil, imagine jogando no exterior. Nego dá idéia como se o futebol real fosse igual ao modo carreira do FIFA! SRN

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:48

      Deivid, Na Copa do Brasil acaba fazendo mais jogos se for até o final.
      Sem falar que o Brasil, com uma extensão continental, tem viagens até mais longas do que pra outro país.
      Exemplo a próxima fase da Copa do Brasil, que pode ser contra o Fortaleza. Na Sul-americana, enfrentar times do Paraguai, Uruguai, e Argentina, é menos desgastante do que ir ao Ceará.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • LeandroMgaPb disse:
    18/03/2016 às 09:35

    ah sim, e se perder na Sul Americana na primeira fase também…

    daí é tsunami… troca de técnico, esvaziamento do ST etc etc…

    Reply
    • LeandroMgaPb disse:
      18/03/2016 às 09:37

      Então combina com o time o seguinte:
      1. atropela o Confiança em casa;
      2. na próxima fase entra com os reservas, inclusive o Wallace;
      3. passe a jogar bem.

      Reply
      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 09:45

        A ideia é interessante LeandroMgaPb.
        Mas não entendo esse problema com o Confiança, parece até que um rival histórico.
        Abraço! SRN!

  • Alessandro Pussente disse:
    18/03/2016 às 09:38

    Parabéns pelo texto Vinny, o problema vai ser a imprensa sabendo dessa possibilidade, vai fazer pressão em cima da diretoria sobre o “plano” de disputar a Sul-americana, que já deveria ter sido feito no ano passado.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:44

      Obrigado pelo elogio Alessandro!
      Bem lembrado, já era pra ter sido feito ano passado.
      Quero ver é a mesma imprensa no final do ano veiculando a foto do título da sul-americana.
      Abraço! SRN!

      Reply
      • João Victor disse:
        18/03/2016 às 10:46

        É verdade, mas prerefiros eliminar o Náutico em Recife…

  • Paulo Junior disse:
    18/03/2016 às 09:39

    É pensando bem não seria má idéia

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:41

      Concordando com o Vinny Dunga? Isso é crime por aqui hein…
      hahahahaha
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Cidevaldo disse:
    18/03/2016 às 09:49

    concordo Vinny..

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 09:55

      Valeu Cidevaldo!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Daniel de Souza da Silva disse:
    18/03/2016 às 10:01

    ???

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:07

      ???

      Reply
      • Paulo Vinícius Siviero disse:
        18/03/2016 às 15:14

        !!!

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 15:18

        kkkkk

      • xD disse:
        18/03/2016 às 16:44

        ¿¿¿

  • Elias disse:
    18/03/2016 às 10:18

    Existe um problema muito grave em ser eliminado agora. Primeiro coloca por terra todo trabalho do Muricy, o Confiança é lanterna na Copa do Nordeste com apenas 1 ponto ganho.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:23

      Muito grave Elias?
      Sério que você dá essa importância toda pro Confiança?
      Grave é ser rebaixado, ser eliminado pro Vasco…

      Reply
      • Elias disse:
        18/03/2016 às 10:32

        Eu sinceramente, acho que ser eliminado para o Confiança na primeira fase da copa do Brasil é um muito problema grave.
        Querendo ou não, o Vasco é um time tradicional e um rival. Na minha opinião, ser eliminado pelo Vasco é uma questão normal, (Claro que com torcedor eu não gosto), como se fosse para São Paulo, Grêmio ou outro grande clube.

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 11:44

        Entendo Elias.
        Vamos ver então, respeito a sua opinião.
        Abraço! SRN!

  • Wellington Barros disse:
    18/03/2016 às 10:18

    Lembrando que o primeiro semestre do Flamengo está muito inchado ( Carioca, Primeira Liga, Daqui uns dias começa o BR ), acho uma ideia valida. Infelizmente esse regulamento da CBF obriga os clubes a fazer esse tipo de escolha. A Sulamericana tbm da vaga na Libertadores, e financeiramente é bem viável. Por que não ?

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:22

      Justamente Wellington!
      Falou tudo…
      Abraço! SRN!

      Reply
  • André Chaves disse:
    18/03/2016 às 10:23

    Vinny concordo com vc o que pode ser feito é o seguinte elimina o confiança, na próxima fase coloca o time reserva deixando bem claro que vai em busca da SulAmérica

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:25

      Faz sentido André.
      Mas pensa bem, faremos mais dois jogos à toa… Já temos a deixa, podemos ser eliminados até ganhando a partida.
      Enfim, o negócio é jogar a sul-americana!
      Valeu amigo!
      Abraço! SRN!

      Reply
      • André Chaves disse:
        18/03/2016 às 11:06

        Infelizmente teríamos fazer temos torcedores alienados não adimitiriam uma eventual eliminação para o confiança fora as zoaçães que sofreriamos imprensa falando besteira agora se na próxima fase entrarmos com reservas mostrariamos que estamos deixando de lado a competição mas isso não acontecerá a sua ideia é boa mais o Flamengo não abrira mão da copa do Brasil abraço mano

      • Vinny Dunga disse:
        18/03/2016 às 11:32

        Concordo, também acho que o Flamengo não abre mão.
        Vamos torcer pelo melhor amigo!

  • Felipe Escova disse:
    18/03/2016 às 10:41

    O Flamengo deve sempre entrar em campo visando a vitória. Não importa o adversário e nem em qual campeonato esteja jogando. Defender uma “derrota estratégica” é algo muito estranho para quem se diz rubronegro. Não temos culpa se a CBF não consegue definir de forma coerente os seus representantes em torneios internacionais. O papel do Flamengo é brigar para mudar essas regras e jamais cogitar em perder para ter um pseudo benefício.
    SRN.

    Reply
    • Milton Monteiro Filho disse:
      18/03/2016 às 10:46

      Felipe, concordo plenamente.

      Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:46

      Respeito bastante a sua opinião amigo.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Milton Monteiro Filho disse:
    18/03/2016 às 10:44

    Vinny, com essa opinião não concordo, pois se Sul Americana da um bom retorno financeiro a visibilidade comercial da Copa do Brasil é muito, mas muito maior e outra coisa na CBrasil, a partir de certa etapa teremos jogos com melhores equipes, que bem explorados comercialmente dará uma boa renda e com visibilidade comercial muito boa. A Copa Sul Americana é muito pouco explorada comercialmente. Ah! Vou deixar uma pergunta para os leitores desse texto. Qual foi o time campeão da última Sul Americana?

    Reply
    • João Victor disse:
      18/03/2016 às 10:48

      Santa fé da Colômbia

      Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:49

      Boa Miltom!
      Vale a pena ressaltar também os adversários que o Santa Fé teve até o final.
      Só 2 foram relativamente dificeis.
      Obrigado pela participação amigo.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Luckseven disse:
    18/03/2016 às 10:49

    É melhor vencer o Confiança e pegar outro time na proxima fase c time todo reserva. Aí sim pode ser mostrado p torcida e midia que o flamengo está priorizando a Sul americana. Sair desse jeito na Copa do Brasil eliminado p o Confiança eu n apoio e nem aceito. Passe o Confiança e jogue c todo time reserva p ser eliminado logo. Realmente acho mil vezes melhor jogar a Sul americana do que a Copa do Brasil. Acho a sul americana mil vezes mais fácil. Sao times bem mais fracos. Sem contar q alem da vaga p liberta ainda dá a possibilidade de disputa na Recopa.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:52

      É um caso a se pensar Luckseven!
      Mas acredito que já temos a deixa agora, podemos sair até mesmo ganhando o jogo, até mesmo com o time reserva.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Leonardo disse:
    18/03/2016 às 10:52

    Seria péssimo já que o flamengo se mostrou interessado em ganhar a copa BR se não porque jogar com os titulares contra o poderoso confiança e no fim perder ainda? Acho a sul americana melhor pro elenco por jogar menos mas quem lembra o campeão do ano passado ? Ou a última vez que o flamengo jogou essa copa ?

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 10:55

      Fala Leonardo!
      O campeão do ano passado foi o Santa Fé, e pegou um chaveamento relativamente fácil até o final.
      Em 2011 estávamos com foco total no título brasileiro, nas primeiras posições.
      Enfim, acredito que dessa vez pode ser diferente.
      Obrigado pela participação amigo.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Diogo Leonardo disse:
    18/03/2016 às 11:14

    Flamengo nunca teve interesse em disputar sul americana, o que é um absurdo. Assim como libertadores que quando ele se classifica não faz questão de montar time competitivo e às vezes prioriza campeonato carioca. Inacreditável…

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 11:22

      Verdade Diogo!
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    18/03/2016 às 11:42

    A Copa do Brasil tem mais prestígio junto à torcida e também dá vaga para Libertadores. O clube deveria ter a oportunidade de escolher qual torneio gostaria de disputar. Não dá pra entregar jogo, isso não existe.
    Ninguém pode garantir que a Sul-Americana será um mamão com açúcar, tem muito time tradicional que disputa esse torneio, inclusive o Flamengo se entrar…
    Então vamos fazer o simples, jogar pra ganhar a Copa do Brasil, e se não der, buscar uma vaga entre os 4 melhores do Brasileirão.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 14:54

      Boa Almir!
      Obrigado pela participação.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Paulo Vinícius Siviero disse:
    18/03/2016 às 11:51

    Concordo, uma vez que o São Paulo fez uma enorme festa ao conquistar a competição. O internacional também. Só que, por mais que seja legal entrar na competição literalmente “pela janela”, vai ser difícil de convencer a nossa torcida que isso vai favorecer o clube de alguma forma. Bem, pra um time que jogou muito contra o Atlético MG lá no horto, coisa que já nem sabíamos mais da última vitória em BH, uma vitória de 3×0 contra o time sergipano além de nem ser comemorada, não alteraria o espírito do time. Espero que essa tragédia anunciada abra precedentes para mudança nas regras, já que após a Fox começar a fazer sucesso com a competição, a Globo foi lá e impôs que os clubes da Liberta disputassem a CB pra tirar força da Sula. Aguardemos. SRN

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 11:52

      Boa Paulo!
      Muito pertinente.
      Obrigado pela participação.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • xD disse:
    18/03/2016 às 12:23

    Domingo temos Fla-Flu, quarta Fla x Atlético-PR pela semifinal da primeira liga, na outra semana Flamengo x Vasco, e 1 semana depois uma possível final da primeira liga.

    Uma maratona com 4 jogos difíceis, se o time não for bem em nenhum desses, e depois for eliminado pelo Confiança, o clima no Flamengo vai virar um inferno, ST vai despencar, vão pedir a cabeça do técnico e do presidente.

    Acho que temos que manter a cabeça nesses jogos por enquanto antes do jogo de volta da Copa do Brasil .

    Pois se o time ao menos não ganhar a primeira liga, dificilmente a torcida vai aceitar uma eliminação precoce já na Copa do Brasil, seria um vexame histórico e quebra de um tabu , visto que o Flamengo até hoje nunca caiu nas primeiras fases da Copa do Brasil.

    Disputar a Sulamericana seria muito interessante, mas nada garante que será mamão com açúcar, poderia nos fazer colecionar 2 vexames. As vezes os confrontos mais fáceis são só nas oitavas e quartas, dai na semi e final vem um River, Boca, Atlético Nacional, etc. Quase igual na Copa do Brasil, em 2014 por exemplo pegamos coritiba e américa-rn, mais fácil que pegar um time boliviano com altitude e um chileno na sulamericana por exemplo, só na semifinal que apertou.

    E tbm tem a questão das viagens e cansaço, o time já vem jogando domingo e quarta viajando por vários estados, reclamando do cansaço. Imagine ter que viajar para fora do país?

    Lembro que o São Paulo em 2014 comandado pelo próprio Muricy, foi eliminado na terceira fase da copa do brasil e foi disputar a Sulamericana. O são paulo brigava pelo titulo brasileiro com o cruzeiro. Porém o time do morumbi não aguentou a maratona de jogar domingo pelo difícil brasileirão e depois na quarta viajar pra outro país, pediram à CBF pra adiar jogos e tudo por isso, mas acabaram sendo eliminados na sulamericana e viram o Cruzeiro que na Copa do Brasil pegou equipes fracas nas oitavas e nas quartas, se isolar na liderança, ser campeão brasileiro e chegar na final da copa do brasil com facilidade, enquanto o São Paulo ficou sem brasileirão, nem Sulamericana.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 14:21

      Fala meu amigo xD.
      Antes de mais nada, seus comentários foram inteligentes e perspicazes.
      Realmente, se nada der certo nos próximos jogos o clima vai pesar.
      Mas eu acredito que se fizer parte do planejamento, e ficar claro que está deixando a Copa do Brasil para adentrar à Sul-americana, a grande maioria entenderá.
      Sobre as viagens, isso é muito relativo, pois se passarmos de fase na Copa do Brasil é provável que seja o Fortaleza o próximo adversário. Uma viagem para Uruguai, Argentina, ou Paraguai, é menos cansativo que ir para o Ceará, não acha?
      Enfim, que o planejamento do Flamengo seja o melhor possivel.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Abutre disse:
    18/03/2016 às 12:24

    Se sair da Copa do Brasil no 1º Mata Mata vai ser um tumulto só!
    Se for pra cair na Copa do Brasil, tem de ser mais lá pra frente e aproveitar e arrecadar mais um pouquinho!

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 14:17

      Será Abutre?
      Amigo, eu acho que se ficar claro que faz parte do planejamento, não iria tumultuar tanto assim.
      Valeu pela participação amigo.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • TENDÔpain disse:
    18/03/2016 às 13:17

    Também acho melhor disputar a Sul-Americana, o Flamengo me parece não ter tanto jeito com times sul-americanos, seria uma boa pro Flamengo se acostumar com eles pra quando chegar na liberta.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 14:17

      Justamente TENDOpain!
      A Sul-americana pode servir como vestibular para a Libertadores.
      Obrigado pela participação.
      Abraço! SRN!

      Reply
  • Ciro Pellegrini disse:
    18/03/2016 às 13:35

    No máximo botar os reservas. Mas mesmo assim eh uma vergonha que nao vale a pena. Se formos eliminados na copa, aí sim, pensamos na Sul-Americana.

    Reply
    • Vinny Dunga disse:
      18/03/2016 às 14:16

      Sei não Ciro!
      Vergonha é ser rebaixado ou eliminado pro Vasco… De novo!
      Abraço! SRN!

      Reply
      • Ciro Pellegrini disse:
        18/03/2016 às 23:00

        Não seremos, nem um, nem outro.

  • Paulo Vinícius Siviero disse:
    18/03/2016 às 15:27

    Por outro lado, todos sabem a razão da mudança no regulamento da CB em 2013. Guerra entre FOX e RGT pela audiência das quartas feiras. Foi a razão da RGT pressionar a CBF pra impor que os clubes da Liberta jogarem a competição, inchando-a de propósito pra ter ainda mais audiência no segundo semestre. Tudo isso por causa do sucesso de audiência da Fox no título do São Paulo de 2012.

    Que a RGT tem a CBF nas mãos, isso não é novidade pra ninguém. O problema agora, é a renovação com a parceira de tantos anos pelos direitos televisivos de 2019 a 2021.

    Alguém aqui acha, que o Fla saindo da CB de propósito não teria uma enorme retaliação pela emissora no que diz respeito à renovação? Tipo: Se hoje ela só fala dos gambás pros quatro cantos nos colocando em segundo plano, imagina após essa atitude. Pois hoje, podemos barganhar os direitos televisivos da TV fechada pra quem pagar mais. Mas como fica na TV aberta? Vão passar a nos transmitir a mesma quantidade de jogos que o Botafogo ou o Criciúma?

    Ou seja: No carioqueta desse ano, a RGT já impôs que nós jogássemos com o time titular, imagina só se priorizarmos uma competição que ela não poderá transmitir? Vai ser a 3ª Guerra Mundial. Se jogar de má vontade na partida de volta, vai dar zebra!

    Se for pra fazer besteira, que seja bem feito, pq se der mole, vão ter a mesma antipatia que o wasco ganhou da emissora desde 2001, com aquela guerra entre SBT e RGT. SRN!

    Reply
  • João Queiroz disse:
    18/03/2016 às 19:12

    Beleza, mas ser eliminado pro Confiança? Só eu to enxergando esse absurdo que esse “colunista” acabou de falar? Existe uma coisa chamada história e outra chamada tradição. O Flamengo nunca foi eliminado antes das oitavas-de-final da Copa Br. Ser eliminado na 1a fase pra um time de série C é um ABSURDO! Entregando então é mais RIDÍCULO ainda. Se vc não tem valores, Vinny Dunga, o problema é seu. Não fique inventando texto polêmico pra dar ibope não. E sem saudações rubro-negras pra vc. Passe bem

    Reply
  • Vinicios Mendes disse:
    19/03/2016 às 02:20

    Sul-americana e um torneio totalmente desvalorizado ninguém liga pra ele, e como se fosse a série C da liberta.não acredita? veja os times que chegam pelo menos até as quartas, e time desconhecido se duvidar até do seu país.seria mais fácil chegar na libertadores sim mais tem que pensar nas viagens que fazeriamos teríamos que se duvidar abrir mão até do Brasileiro.não seria jogos que valeriam a pena nem ver pelo nivel do adversario.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Léo Pereira no Besiktas? Veja o que o Coluna do Fla sabe sobre o futuro do zagueiro do Flamengo

3 3

Flamengo entra em conflito com a FIFA por Copa do Mundo e Maracanã

6 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

34 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo vai tentar contratar Rodrigo Muniz, do Fulham? Checamos!

11 14

Veja como está a trajetória de Thiago Almada pela Argentina na Copa do Mundo; jogador tem acerto com o Flamengo

26 2
Brasileirão

Brasileirão: Chapecoense anuncia ingressos esgotados para jogo contra o Flamengo

8 2

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

11 2
Libertadores

Flamengo reencontra Pablo Sanchez, técnico freguês, em jogo contra Olimpia

3 2

Ídolo do Flamengo, Raul Plassmann detona Cruzeiro antes da Libertadores: “Não vou torcer para clube que tem dono”

14 3
Comentários Recentes
  1. Vitor em Veja como está a trajetória de Thiago Almada pela Argentina na Copa do Mundo; jogador tem acerto com o Flamengo

    Na boa. Eu contrataria o Caio Jorge. Meio campo temos vários.

  2. Eduardo em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Atualmente, o Neymar já não desenvolve um bom futebol há tempos. Nesse ano, vem tendo bons e maus momentos no…

  3. Eduardo em Filipe Luís liga para Jorginho e tenta levar volante ao Monaco; Carrascal também foi consultado

    Para que o Flamengo pudesse ceder os jogadores, o mesmo já deveria estar com substitutos para as posições.

  4. Eduardo em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    É uma atitude preconceituosa contra o Flamengo. Digo que é um discurso de ódio. Algo que não combina com o…

  5. Fernando Borges Carlos em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Graças a Deus. Nunca jogou nada. Agora quer fazer graça. Nem no bostafago é lembrado.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo