Não se assuste com o título da coluna, é isso mesmo… Tudo depende do ponto de vista, Copa do Brasil e Sul-americana são torneios paralelos, e interligados de acordo com a CBF.
A sofrível partida de estreia da Copa do Brasil contra um time semi-anônimo pode servir como a pedra fundamental na construção de um título continental para o rubro-negro em 2016, resta saber se o Flamengo confirmará o resultado e se classificará para a próxima fase da Sul-americana.
O controverso esquema de classificação para a Copa Sul-americana beneficia o perdedor, pois os 8 melhores colocados no Brasileiro (com exceção dos classificados para a Libertadores) participam da Sul-americana, porém, apenas se forem eliminados até a terceira fase da Copa do Brasil, um absurdo!
Ou seja, se o Flamengo se classificar para as oitavas-de-final da Copa do Brasil estará automaticamente eliminado da Copa Sul-americana. Se uma equipe se planeja para buscar esse título internacional, tem como primeiro objetivo a obrigação de entregar na Copa do Brasil.
A questão é pesar o que vale mais a pena para o clube, Sul-americana ou Copa do Brasil?
Eu acredito que a Copa Sul-americana seja, no momento, o ideal para o Flamengo. Não é a primeira vez que toco no assunto, fazer um planejamento para disputar a Sul-americana, que não só também da uma vaga na Libertadores do ano seguinte, como traz mais benefícios por uma série de fatores.
O torneio continental dará esse ano um valor de premiação maior do que o arrastado torneio ‘mata-mata’ nacional. Com o dólar batendo nas alturas, o campeão será comtemplado com mais de 8 milhões de reais na cotação atual da moeda americana.
Quando o assunto é viagem, e degaste, as possíveis aventuras extremas nas elevadas altitudes pelo continente na sul-americana, acabam sendo mais tranquilos do que excursionar por todos os cantos do país, e fazer mais jogos até dezembro na Copa do Brasil.
A visibilidade que a sul-americana oferece é superior do que um torneio nacional para quem busca internacionalizar a marca. Campeão da Mercosul 99, o Flamengo ainda não levantou o caneco no novo formato do torneio continental.
No campo, é nítida a maior dificuldade que a Copa do Brasil tem. Os clubes brasileiros são, sem duvidas, os mais fortes, e mais bem estruturados do continente, a partir das oitavas-de-final, quando os participantes da Libertadores entram na competição, será só pedreira no caminho do Flamengo.
Na Sul-americana, recheada de times do segundo escalão da América do Sul, os adversários não assustam tanto. Ainda que nos últimos anos o Flamengo não tenha feito campanhas empolgantes na Libertadores, o maior rival do Flamengo acaba sendo o próprio Flamengo.
Esse Flamengo que acaba se inibindo na Libertadores, parece não estar acostumado a joga-la. É aí que entra a Copa Sul-americana, que pode servir como um vestibular para a Libertadores da América 2017, calejando a equipe, e preparando-a para a principal competição continental.
Enfim, são muitos os fatores favoráveis à disputa da Copa Sul-americana, resta saber se alta cúpula rubro-negra terá coragem de não se classificar propositalmente para a próxima fase da Copa do Brasil, a deixa tá aí, a derrota para o Confiança no Sergipe facilitou ainda mais as coisas.
Na segunda partida, a de volta, o Flamengo não precisa nem entregar, perdendo a partida. Assim como o empate, caso sofra um gol, e ganhe por um gol de diferença, o Flamengo estará eliminado da Copa do Brasil, e classificado para a Sul-americana.
Quanto mais cedo o Flamengo cair na Copa do Brasil, menos partidas fará, menos desgaste terá, ganhará algumas semanas cheias de treinamentos, e poderá se preparar com tranquilidade para a Copa Sul-americana que começará para o rubro-negro apenas no segundo semestre de 2016.
Lá na frente, no fim do ano, ninguém se lembrará de uma possível eliminação para o Confiança, caso o Flamengo seja o campeão de um torneio continental, pensem nisso…
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
Ver comentários
Ser eliminado pelo confiança é vergonhoso...
Olha Glaydson...
Se faturarmos um título internacional no fim do ano aposto que ninguém se lembrará disso.
Se colocar um time reserva no segundo jogo resolve esse problema? Ou se o Flamengo tivesse perdido pro Bangu com o time reserva no Carioca seria vergonhoso?
Enfim, aguardar...
Abraço! SRN!
Mas vc tem q ver q o fla ter q impor respeito, pense aí nas manchetes dos jornais... Flamengo cai na primeira fase da copa do Brasil... Pega mal, pega muito mal
Se ficar claro que tem um planejamento, não sei se seria pegaria tão mal.
Pegaria pior é ser eliminado para um rival novamente, como no ano passado.
Sem contar q quase ninguém se importa com a sul americana
Claro que importa, Sul Americana é o maior torneio da Conmenbol abaixo da Libertadores, e ainda disputa a Recopa no ano seguinte
Nos últimos anos ninguém colocava o time titular... Geralmente era reserva ou misto por isso q mudou os critérios de classificação,
Muito anos atrás.
Mas enfim, o importante é o Flamengo ter um bom planejamento esse ano.
Confio nos profissionais que lá estão.
Abraço! SRN!
ngm se importa virgula, a diferença é que ultimamente os grandes times do brasil sao praticamente impedidos de participar devido o regulamento esdruxulo.
e se agnt colocar so a garotada pra jogar o jogo de volta todo mundo vai aliviar e perceber que existe uma preferencia pelo torneio continental
TB prefiro a SulAmérica, mas tb n pode cair na primeira fase pro confiança ne... Mas a SulAmérica é melhor até o nível técnico e exp para a libertadores caso conseguirmos nos classificar...
Mas sendo eliminado da Copa do Brasil (se quiser) e ao final do ano sendo Campeão do segundo torneio mais importante da América do Sul não seria nada mal ainda conquistando uma vaga na Libertadores 2017
Perfeito João Victor!
Abraço! SRN!
Guardadas as dividas proporções, na Inglaterra time tradicionais são eliminados com frequências nas copas. Não é bonito o time ser eliminado na primeira fase para o Confiança, mais tbm não é uma mancha eterna na historia do clube.
Ainda mais se for coberta com o título da Copa Sul americana de 2016 e disputando a Recopa de 2017
Onde eu assino?
Perfeito!
O cara acha bom perder do Confiança para ir na bosta da Sulamerica. Esse Vini Dunga só pode aer vas3caino, fala sério...sempre com esses textos de merda...pqp...e eu perdi tempo der ler a 1 frase.
Cara, os dois torneios são bons, até financeiramente, e o Campeão ainda disputa a Recopa Sul Americana no ano seguinte com o campeão da libertadores
pois é, a questao de ''perder'' pro confiança é a unica forma de disputarmos a sul-americana que é hoje mais viavel, financeiramente e tecnicamente...
Tem que 'confiar' no taco pra jogar a sula-americana! hehehe
Vinny Dunga, tem muitos textos seus que eu não concordo, mais até que enfim alguem tocou nesse assunto e falou tudo o que eu penso. nessa situação concordo extremamente com vc, desde o inicio do ano eu lembro que seria muito mais interessante disputar a Sul-americana e talves ate mais facil ganha-la...
Parabens.
Valeu Anderson, obrigado pelo elogio!
Concordo com cada virgula que tu disse aí.
Abraço! SRN!
Mas a bilheteria Vinnny? A diretoria pensa apenas em dinheiro!!!
de fato a bilheteria seria um pouco menor, mais equilibraria o fato de a premiação ser bem maior esse ano na sul-americana.
se for pensar so em dinheiro a sul-americana analisando friamente também é a saída mais viavel que a copa do Brasil.
pois a premiação é maior, e a chance de avançar também é maior, e avançando agnt vai ganhando mais em bilheteria e premiação. na copa do brasil o apelo é maior pq sao classicos, jogos parelhos o que torna mais dificil.
a chance de não avançar e ficar sem tanta bilheteria assim , é maior da copa do BR
Não vejo assim, até porquê nas ultimas participações do flamengo em sulamericanas o público não foi muito lá empolgante, sem contar os times medianos são bem melhores que o nosso vede a nossa unica participação com um time até bem melhor que esse https://globoesporte.globo.com/jogo/copa-sul-americana-2011/19-10-2011/flamengo-universidad-do-chile.html
Daniel, nesse ano estávamos com foco total no Campeonato Brasileiro, nas primeiras posições.
Assim como em 2009.
Esse ano seria diferente, acredite!
Isso mesmo Vinny, a atenção será para o Brasileirão visto que nossa tabela nas primeiras rodadas será bem interessante (https://www.cbf.com.br/competicoes/brasileiro-serie-a#.VuwEytIrK1s) em termos de pontuação, e creio que a Sul-americana não seria a melhor opção, visto que o Brasileirão é mais atraente, como também os clubes que estão jogando a Libertadores, colocaram seus reservas pra jogar o Brasileiro, então seria muito bom para o Flamengo arrancar no Brasileirão e almejar a vaga da Libertadores que a Sul-americana também dá! E bilheteria o Brasileirão é muito mais atraente para o torcedor e para a diretoria arrecadar! E o flamengo não tem elenco para jogar as duas competições, visto os reservas que temos, sem contar a ausência Guerrero e Cuella em jogos das suas seleções. Você acha que nossos reservas dariam conta ou na Sul-americana ou Brasileirão?!
Boa Daniel!
Vamos ver o planejamento do Flamengo para esse ano.
Aguardemos...
Abraço! SRN!
e faz uma matéria sobre isso, vai já iniciar o Brasileiro né...Abraço
Verdade Daniel, teremos um valor menor de bilheteria.
Ainda que a premiação da Sul-americana 'pague' essa diferença.
Amigo, financeiramente as competições se equiparam.
Mas acho que no campo, em todos os sentidos, a Sul-americana seria a melhor opção.
Abraço! SRN!
em campo sim, mas essa competição não tem muito brio ainda!!
Vinny, não se pode perder de propósito na Copa do Brasil para disputar a Sul-Americana, não é ético do ponto de vista esportivo. Ademais, a Copa do Brasil tem uma receita de bilheteria ótima nas fases finais. Lembra como o sócio-torcedor cresceu em 2013?
SRN
Gil
Fala Gil!
Mas que está abrindo precedentes pra essa falta de ética é a CBF, e o problema é dela.
Acredito que se chegarmos longe na Sul-americana podemos aumentar bastante o ST também.
Espero apenas que tenha tido um bom planejamento para a temporada, independente de Copa do Brasil ou Sul-americana.
Abraço! SRN!
Dunga dessa vez não irei lhe criticar, pois sua colocação foi até legal. Mas concordo com o nosso amigo Gil, não seria etico no ponto de vista esportivo, o Flamengo sair de proposito da Copa do Brasil. O Flamengo é uns dos principais times da competição, aquele que movimenta a maior midia, e torcida.
A Sul-Americana deveria ser disputada junto com a Libertadores, assim como Champions League e Europe League. Os brasileiros classificados entrariam na Copa do Brasil numa fase mais avançada para não ter conflito de datas. Mas, nesse ano, não será possível, então gostaria de vencer a Copa do Brasil. Não me agrada a ideia de ser eliminado precocemente para disputar a Sul-Americana.
Abs! SRN
O inter fez isso em 2014
Blz.Então não precisa nem jogar,w.o.Aí seria uma vergonha maior ainda.Até p dar a volta por cima, tem q atropelar o confiança.
Sei não mtakh...
Precisamos pensar nas possibilidades.
Abraço! SRN!
Esse é um ponto de vista um tanto quanto polêmico em. Sinceramente digo que não estou preparado pra ver o Flamengo ser eliminado em uma primeira fase de copa do Brasil para um time como o confiança, porém não deixo de concordar em parte com seu texto. Mas acho que ao invés de tudo isso devíamos entrar nessa briga junto com os clubes para que a CBF tome vergonha na cara e mude esse calendário horroroso e modifique também essas regras um tanto quanto sem sentido.
O de antigamente era melhor, mas os times brasileiros n davam importância e ia com time reserva ou misto... Por isso a CBF mudou o regulamento
Bem lembrado amigo!
imagine ai, mesmo com times alternativos os brasileiros conseguem chegar...
o são paulo com um time mais ou menos ganhou,
e o goias, ponte preta e chapecoense com times sofriveis foram muito bem, chegando em finais e fases agudas...
imagina agnt planejando jogar a vera....
Verdade Fabiano!
Esse sim seria o melhor dos mundos, mudar esse regulamento que privilegia o perdedor, dando margem para clubes perderem propositalmente.
Abraço! SRN!
por isso que eu acharia interessante jogar com o time sub-20 no proximo jogo contra o confiança.
não iria queima-los pq passaria a mensagem que de fato queremos a sul-americana, e nao seria tao vexatorio.
pq se jogar com o time principal e nao classificar, de qualquer forma a impressa vai descer a ripa.
Exatamente Anderson!
Se ficar claro que estamos optando por jogar a sul-americana não terá essa bobeira.
E a CBF nem pode reclamar, pois ela mesmo abre precedente pra isso.
Eu não acho que o Fla tá com cara de titulo este ano, mas eu também concordo que a Copa Sul-Americana deve ser o ideal para o Fla.
É uma competição de nível técnico mais baixo que a CB. Além disso, o Muricy tem uma grande experiência nela com o SP!
Perfeito Xará!
Abraço! SRN!
Nunca tinha pensado nisso. Os argumentos são muito bons. Só não sei se a torcida vai abraçar a sulamericana
Temos que ter planejamento Léo.
Temos que abrir a cabeça!
Abraço! SRN!
Vocês estão loucos? Se o Flamengo está totalmente desgastado, viajando hrs e hrs todos os dias só jogando aqui no Brasil, imagine jogando no exterior. Nego dá idéia como se o futebol real fosse igual ao modo carreira do FIFA! SRN
Deivid, Na Copa do Brasil acaba fazendo mais jogos se for até o final.
Sem falar que o Brasil, com uma extensão continental, tem viagens até mais longas do que pra outro país.
Exemplo a próxima fase da Copa do Brasil, que pode ser contra o Fortaleza. Na Sul-americana, enfrentar times do Paraguai, Uruguai, e Argentina, é menos desgastante do que ir ao Ceará.
Abraço! SRN!
ah sim, e se perder na Sul Americana na primeira fase também...
daí é tsunami... troca de técnico, esvaziamento do ST etc etc...
Então combina com o time o seguinte:
1. atropela o Confiança em casa;
2. na próxima fase entra com os reservas, inclusive o Wallace;
3. passe a jogar bem.
A ideia é interessante LeandroMgaPb.
Mas não entendo esse problema com o Confiança, parece até que um rival histórico.
Abraço! SRN!
Parabéns pelo texto Vinny, o problema vai ser a imprensa sabendo dessa possibilidade, vai fazer pressão em cima da diretoria sobre o "plano" de disputar a Sul-americana, que já deveria ter sido feito no ano passado.
Obrigado pelo elogio Alessandro!
Bem lembrado, já era pra ter sido feito ano passado.
Quero ver é a mesma imprensa no final do ano veiculando a foto do título da sul-americana.
Abraço! SRN!
É verdade, mas prerefiros eliminar o Náutico em Recife...