Gastando cada vez menos no futebol, Flamengo lucra como nunca

Nesta segunda-feira, o Flamengo divulgou seu balanço da temporada 2015, quando teve o lucro mais espetacular do futebol brasileiro. Depois do pagamento de todas as despesas, sobraram R$ 130 milhões nos cofres do clube carioca, fortuna gasta para abater sua dívida, que não para de cair depois que Eduardo Bandeira de Mello assumiu o clube, em 2013.

Mas a responsabilidade fiscal do clube tem um preço esportivo, que pode ser atestado pelos resultados ruins da equipe nos últimos anos.

Clube mais rico do país hoje, o Flamengo gasta cada vez menos com seu futebol, o que na prática significa menos dinheiro para gastar com salários e consequentemente elencos cada vez menos estrelados.

Segundo balanço oficial da agremição, o Flamengo gastou R$ 77,758 milhões com salários no seu departamento de futebol em 2013, o primeiro ano da gestão Bandeira de Mello. Se apenas a variação do INPC, um dos índices oficiais de inflação do país fosse aplicado, esse valor teria que ser de R$ 92,577 milhões no ano passado.

Mas, no balanço de 2015, o gasto com futebol ficou em R$ 70,129 milhões, ou R$ 22 milhões a menos do que no primeiro ano da gestão do atual presidente (com a variação da inflação).

A comparação com o time de maior sucesso no futebol brasileiro, mas só dentro de campo, mostra o quanto o Flamengo é econômico com seu futebol.

Mesmo com seguidos prejuízos e com uma dívida que não para de crescer, o Corinthians tem gastos com seu futebol quase 60% maiores do que os registrados pelo Flamengo.

Segundo balancete com os números até agosto de 2015, o clube paulista gastou R$ 74,553 milhões com o pagamento de salários de seu futebol, ou o equivalente a R$ 9,319 milhões por mês, contra os R$ 5,844 milhões mensais investidos pelo Flamengo.

E a situação, de acordo com os orçamentos para 2016, deve continuar. Incluindo todos os setores do clube, o Flamengo prevê gastar R$ 98,9 milhões com salários neste ano, ou só R$ 2,3 mihões a mais do que no ano passado.

O Corinthians até prevê uma pequena queda na redução de sua massa salarial, mas ainda estima gastar R$ 192,6 mihões com o pagamento de salários em 2016.

Em 2016, os resultados flamenguistas são decepcionantes. O time foi eliminado pelo Atlético-PR nas semifinais da Primeira Liga. No Campeonato Carioca, faz campanha irregular. Hoje, ocupa o quinto lugar na Taça Guanabara, fora da zona de classificação.

Fonte: ESPN

Veja também

  • Ct saindo do papel, boas contratações, técnico de renome, estrutura de preparação física de primeiro mundo, dívidas diminuindo, salários em dia, negociação por estadio próprio, arrecadação maior a cada ano, porra! não deu certo ainda futebolisticamente, mas as coisas estão sendo feitas de forma correta. Já ganhamos muita coisa fazendo errado, mas onde isso nos levou? não fosse a atual gestão o Flamengo seria hoje um Botafogo da vida. A merda toda esse ano é a falta de estadio, simples assim, e o Muricy falou isso antes dos resultados ruins aparecerem. Lembrem-se, todos nós apoiamos a ideia de não disputar o carioca com time principal, então não cobremos resultados, por mim pode por sub15 nessa bosta de campeonato e poupar os jogadores para copa do Brasil e brasileiro.

  • Esse Ferreira Duarte é o tipo de torcedor que nao precisamos

  • esse ano vai ser difícil, sem patrocínio, e menos socio-torcedores, pelo menos salva as cotas…

  • Concordo que as dívidas têm que ser pagas, mas não adianta pagar dívidas e o time ser rebaixado, sempre ficar no meio da tabela (pra baixo) e só ganhar carioca.

  • O Flamengo está no caminho certo, mas é claro que o orçamento do futebol poderia ser melhor gasto. Até acho que esse ano as contratações melhoraram bastante em relação a 2014/2015, embora ainda há jogadores no elenco que não condizem com a grandeza do Flamengo (Nem preciso dizer quem, pois está na ponta da língua de cada torcedor…). Gostaria de ver o time com uns 4 craques e o resto complementado com a boa base que nós temos, mas o Muricy não tem histórico de usar a base. Ele é muito competente em alguns aspectos, mas não nesse. Enfim, talvez de longe não tenhamos com saber como é nos treinos ou bastidores, mas espero que o comando do futebol do Flamengo saiba o que está fazendo, porquê de fora não parece.

  • Tudo e com paciência, o chelsea e o psg demorou um pouco pra arrumar o time não foi de um ano para outro que montaram um timão e sairam ganhando tudo. Apoie e vamos começar a dominar o futebol. A fla devia demais e hoje não e pouca coisa. APOIE

  • Show, flamengo está show é isso aí queremos resultados agora no futebol, como um rubro negro disse ainda a pouco: o Liverpool passou por isso e agora consegue trazer contratar jogadores expressivos para seu elenco, vamos torcer pelo nosso mengão tambem!!

  • Engraçado vocês criticarem o Rodrigo Caetano, o Alexandre Mattos era chamado de mito no Cruzeiro, mas é bastante criticado no Palmeiras, inclusive o Caetano formou aquele time do Vasco campeão da CB 2011 e vice no Brasileirão, e também aquele time do Grêmio finalista da Libertadores em 2007.
    Então ele tem sim competência.

  • Não dá para aceitar uma matéria de uma
    emissora de jornalistas BAIRRISTAS que não usam a parcialidade para
    julgar, pois vejamos, o Palmeiras por eles tão dimencionado está em
    último lugar de seu grupo no campeonato Paulista e pode cair para
    segunda divisão de seu Estado, mas isso eles não comentam. Ah! vão se
    catar, sei que o Flamengo tem que melhorar, mas sei que está
    infinitamente melhor do que os anos anteriores mesmo não estando bem
    dentro do campo. Esses idiotas dimencionam uma derrota do Flamengo para
    que torcedores de pouca informação criem maneiras de ter uma crise no
    Clube. É, oposição de MERDA vão ter que nos engolir, pois estamos nos
    estruturando a todo vapor e vocês não esperavam por isso, achavam que
    para nos Torcedores Rubro Negros seria uma UTOPIA, agora chorem seus
    DESESPARADOS. FLAMENGO O MAIOR E MELHOR CLUBE DO BRASIL.

  • Não dá para aceitar uma matéria de uma
    emissora de jornalistas BAIRRISTAS que não usam a parcialidade para
    julgar, pois vejamos, o Palmeiras por eles tão dimensionado está em
    último lugar de seu grupo no campeonato Paulista e pode cair para
    segunda divisão de seu Estado, mas isso eles não comentam. Ah! vão se
    catar, sei que o Flamengo tem que melhorar, mas sei que está
    infinitamente melhor do que os anos anteriores mesmo não estando bem
    dentro de campo. Esses idiotas dimensionam uma derrota do Flamengo para
    que torcedores de pouca informação criem maneiras de ter uma crise no
    Clube. É oposição de MERDA vão ter que nos engolir, pois estamos nos
    estruturando a todo vapor e vocês não esperavam por isso, achavam que
    para nos Torcedores Rubro Negros seria uma UTOPIA, agora chorem seus
    DESESPERADOS. FLAMENGO O MAIOR E MELHOR CLUBE DO BRASIL.

  • A ESPN só fez uma comparação do tamanho do gasto do Flamengo no futebol com o dos Gambás que vão bem dentro de campo mas muito mal fora dele com suas finanças comprometidas e o Fla mesmo com todos os problemas extras campo ( Maracanã) vai crescendo a cada ano em sua estrutura. Vamos ter paciência que tudo dará certo. Tb fico puto quando perde mas feliz em estarmos crescendo e sendo considerado o mais rico da América. Nem sempre os grandes ganham e o importante é a estrutura e um futuro promissor. SRN.

  • O Flamegno chegou longe na 1° Liga,
    pelo seguinte fato : o Futebol do flamengo tá começando do ZERO.
    Tem times já montados e bem mais entrosados.
    Hoje todo o jogador quer vim jogar no flamengo, Não tem segredo DINHEIRO = TÍTULOS espere e verá a transformação do flamengo.

    O internacional e Gremio sempre são favoritos ( nunca ganham e verdade) mais dificilmente eles brigam para não ser rebaixados, tem uma estrutura forte e uma arrecadação boa, O flamengo tá chegando perto disso, pq tem que pagar a divida,
    Daqui a pouco o flamengo vai ter 2 a 3 opções para cada setor.
    O problema não é o esquema o Flamengo quer fazer uma coisa que o barcelona fez.
    Montar um esquema e a partir disso contratar os jogadores que se encaixem nesse perfil.
    Mas, primeiro o Barcelona apanhou muito, o Flamengo tá sofrendo também. e isso vai acontecer e uma transformação muito grande para vim só alegrias.

    O flamengo em 2016 ainda poderá buscar um titulo, se chegar a libertadores já será uma titulo para esta temporada.

  • Agradar a mídia esportiva e alguns torcedores é uma tarefa quase que impossível, para o mengão! Se o time tá ganhando campeonato, mas deve todo mundo, esses títulos não tem a menor relevância, pois seremos taxados como o “Clube Caloteiro”, não paga a ninguém. Se estamos botando ordem na casa e hj somos o clube mais RESPEITADO no cenário econômico, “a diretoria não entende nada de futebol e o time não vai ganhar nada esse ano”….Temos um elenco hj, que não deve nada a nenhum outro time do país, o que falta é vergonha na cara e raça pra alguns atletas e isso quem tem que identificar e mudar é o técnico. Tenho certeza que isso vai ocorrer, pois o Muricy é um excelente técnico! SRN!

  • #ForaWallace(3)

  • A matéria ignora algumas coisas: o gasto que o Flamengo tinha com salários atrasados em 2013, que entravam na folha, e com a rescisão de jogadores com contrato longo, como Ibson e Renato. Também não cita quanto o Flamengo economizou com empréstimos em 2015, lembro que era algo em torno de 8 milhões.

    Tenho a sensação de que fazendo esse balanço, o clube na verdade tem gastado mais com o time, principalmente do final do ano passado pra cá. A diferença significativa seria em comparação a outros clubes como o Corinthians, mas nessa diferença entra na conta a metade do salário do Pato (400 mil) pra reforçar um rival, mais 500 mil pra Christian e Edu Dracena ficarem no banco. Só aí era 1,4mi por mês praticamente sem retorno.

    Não basta só gastar mais, tem que investir bem. Pelo menos esse ano acho que os investimentos foram melhor calculados e começou a se avançar na estrutura também, que era fundamental.

    • Bem observado Camila, nas finanças o Flamengo acaba de ser bi campeão brasileiro, 2014, 2015, finanças é com eles, falta ainda esse resultado entrar em campo, porém se não ganhamos nada, pelo menos estamos abatendo, ano a ano a dívida. SRN

      • Essa é a idéia : Diminuir drásticamente essa maldita divida e quando ela estiver aí na casa dos 250 Mi aí o CRF DEVE entrar com tudo no futebol, colher os frutos que hoje estão sendo plantados.
        Ninguém fala a verdade de quanto está hoje a divida total do curintia. Eu imagino que já está bem mais de 300 Milhões, fora o estádio que ainda nem começaram a pagar. Entao o reporter tentar atiçar nossa ganancia por titulos usando as finanças como base ele não conseguirá, pois com certeza nossa diretoria, pagando as dividas, está no caminho certo.

    • Com certeza camila.. antes de clicar na matéria, sabia q era tendenciosa, pois essas ‘análises de especialistas’ nunca são abrangentes.

  • Para se alcançar um objetivo, você deve ir diretamente de encontro a ele.

    A finalidade (objetivo) do Flamengo é competir esportivamente, gestão é “apenas” um meio para que se alcance este fim.

    Se a finalidade (competir) for negligenciada em favorecimento de atividades meio (Gerir), os objetivos finais não serão alcançados.

    A palavra chave é: equilíbrio.

    • vc tem até razão, mais pra alcançar esse equilíbrio tem que primeiro sanar as dívidas, não se equilibra tendo uma dívida duas vezes maior que a receita, acho que esse equilíbrio citado por vc está chegando, já que estamos próximo de está 1×1 dívidas e receitas. SRN

      • eu até tenho razão (como você diz), mas você discorda provavelmente porque coloca o seu gostar do dirigente A ou B em detrimento do seu gostar do Flamengo. e o Clube está acima de qualquer dirigente, jogador ou torcedor.

        Não tem fundamento técnico e administrativo no seu argumento.

        Se o orçamento para salários é X, então esse X deve ser gerido também de maneira ótima e não apenas de maneira honesta.

        existe muita diferença entre administrar com honestidade e administrar com eficiência.

        • Muito bom excelente, tem muita gente que esqueceu que é flamenguista e virou bandeirista situação guardada devidas proporções se compara aos petistas, e seu endeusamento ao Lula esquecendo até mesmo que são brasileiros. SRN.

          • Fala Thiago!
            Excelente, somos Flamenguistas e não bandeiristas ou Klebistas ou o que for. Assumo que gosto da gestão do Bandeira, mas Acima de tudo sou rubro-negro.

          • Thiago, já ouviu a celebre frase que diz ; “Á Cesar o que é de César !”…Então, este é o caso do EBM, pois o cara, junto com sua equipe está fazendo um excelente trablaho no CRF, pois podemos notar que as coisas melhoram ano a ano no clube, Este ano já temos um time bem melhor, um técnico super campeão, um CT novinho, uma redução mega considerável das dividas e fora mais outras melhorias já relaizadas em todo o clube.
            E torno a dizer que esta diretoria esta no caminho certo : Primeiro diminuir drasticamente esta maldita divida, fazendo ela chegar aí na casa dos 250 Mi, depois sim entrarmos com tudo e mais um pouco no futebol, colhendo os frutos, os resultados de todo trabalho.

        • Acredito que o problema seja a pouca experiência dele no futebol. Vide as entrevistas, ele não sabe o que dizer. Aí ele me coloca o Rodrigo que é um baita de um incompetente. Ví times superiores ao Fla com menos investimentos…

          • Aí eu concordo 100%.

            Pagar a dívida, serem honestos e financeiramente responsáveis é uma coisa. (que deve ser regra aliás)

            Delegar o departamento de futebol a aventureiros é outra bem diferente. (que não deve ser feito nunca)

          • cara so esse ferreira nao entendeu a proposta que essa gestao trouxe para o flamengo? proposta essa que a maioria da torcida apoia,caralho tu é muito chato,o cara deve ta no 5 periodo de adm em alguma faculdadezinha por ai e vem falar merda pra caralho aqui se achando o gênio da gestão esportiva. sim eu falei que vc é um merda e nao pq eu nao tenha conhecimento tecnico pra discutir contigo,eu nao tenho é paciência pra imbecis igual voce.

          • e tua opinião me importa em que? inseto. Ache bom ou ruim eu sei exatamente o que estou falando. fodasse se você gosta ou não.

            Argumentar que é bom você não sabe, mais um chupa saco de dirigente.

        • Não estou aqui defendendo nenhum cartola, mais vc esquece que o futebol não é uma ciência exata assim como a matemática, não dá pra sair gastando como se isso fosse resolver o problema e trazer títulos, mais até os antis veem que o Flamengo hj em dia fora de campo está conseguindo coisas inimagináveis até 3 anos atrás, o Flamengo gastava muito antes, mais tinha um time inchado, e sem qualidade, hj em dia se gasta menos pq empresta jogadores que não são utilizados, e não paga mais salários atrasados, acho que vc prefere o time cheio de craques e devendo até a alma.

          • Pelo seu pensamento o rumo do futebol do Flamengo deve estar muito bom… 2014/15 eles contrataram diversos de jogadores de qualidade duvidosa por indicação de treinadores e meses depois demitiram o técnico. isso aconteceu mais de uma vez, este ciclo inchou o elenco de porcaria, não formou um time e gastou-se milhões em tentativas furadas.

            Este é o modelo campeão?

            faz um favor cara. pensa antes de falar qualquer abobrinha.

          • Vc deve tá com saudades de Elano, Renato Abreu, Vagner Love, Ronaldinho Gaúcho, deve sentir falta dessa época em que o Flamengo gastava mais do que devia, a cada ano o elenco vai melhorando, agora com torcedores imediatista como vc fica difícil, digo e repito, futebol não é uma ciência exata seu sabe tudo, e quem tá conversando abobrinha é vc que sente falta do flamengo endividado, e passando vergonha

          • Não sinto falta deles assim como não sinto falta do Carlos Eduardo, Anderson Pico, Thalisson, João Paulo, Airton, Marcelo Moreno, Val, Bruninho, Erazo, etc, etc, etc.

            Não sabem contratar e desperdiçam o pouco dinheiro que o Flamengo tem pagando essas merdas e jogando dinheiro fora.

            Imediatista não, já são 3 anos de espera e paciência. O que eu não sou é panaca igual você que aceita que eles façam qualquer coisa no seu clube de coração só porque são honestos e estão pagando dívidas.

          • Seu imediatista de bosta, vem com esse discurso do cacau corta,são pessoas como VC que apóiam a bagunça que era o flamengo, em nome de craques, tem que pagar primeiro o que deve seu idiota, tá com sdds da Patricia é, quer dá uma deentendido e só fala bosta, equilibrar gastos e receitas devendo 700 milhões, só um idiota msm

          • Se fuder pra lá rapah. Não vou descer no teu nível não.

            Tu não tem a menor condição de argumentar comigo, não tem educação, não sabe ler. ficou putinho porque percebe que não sabe de porra nenhuma. resumindo você é um merda. rala peito cuzao.

            xingar eu sei também, mas conversar você não sabe então evite de entrar em assuntos que você não tenha capacidade intelectual pra participar.

          • VC que é um merda metido a entendido, seu tempo já passou seu cuzão, o Flamengo busca saúde financeira, se acha o intelectual e só fala bosta, esse tempo de gente besta que quer endividat o clube acabou, falar agora é fácil, quero ver tirar o time do buraco devendo 700 milhões, e xinguei pq VC veio me chamar de babaca, um imbecil igual a VC que quer ser sábio e é um burro do caralho, um torcedor comi VC o Flamengo não precisa, vaza seu mané

    • Concordo… disse certo: ‘se’.

      • E neste caso a condicional se mostra afirmativa quando nos deparamos com o desvio de finalidade que tem acometido esta instituição.

        • Seria se a atividade meio fosse irrelevante para a atividade fim.

          • Não é irrelevante, mas também não é mais importante. cada coisa no seu lugar.

          • Tem a mesma importância, visto que se prevalecer o fim em detrimento do meio, o objetivo fim ficará cada vez mais distante.

          • Não meu jovem, nenhum deve prevalecer sobre o outro. isto é equilíbrio.

            E no caso do Flamengo os meios é que recebem destaque.

          • Isso jovem… mas quando se está em desequilíbrio, se faz o q?
            Sempre os meios recebem destaque primeiro para depois o fim ter um destaque maior ainda.

          • Wrong Way… Quando se está em déficit como Flamengo estava o caminho ótimo seria esquematizar um plano de pagamentos e um plano de investimentos no esporte que coexistissem. E podem coexistir.

            Não é necessário que uma empresa pare de produzir e vender para pagar suas dívidas e apenas depois disso voltar a ser produtiva.

            A empresa que faz isso perde market share. Algumas nunca conseguem recuperar.

          • Right way…. e foi feito isso.
            O flamengo n parou de produzir e vender senão n pagaria suas dívidas e ainda conquistou título.
            Aonde o flamengo perdeu em market share? Só faz é aumentar.

          • Se você não percebe o share que o Flamengo tem perdido está vivendo em outro mundo. já passou do limite da alienação.

            o plano de investimento foi o mínimo para se manterem as operações funcionando, não acompanhou o plano de pagamento.

            Além de ter muita “gordura” no futebol. Dinheiro investido em profissionais medíocres.

          • Futebol é um negócio que envolve investimentos de risco.

            Ninguém tem bola de cristal.

          • O risco se torna ainda maior quando se tem aventureiros no controle.

            Sim, aventureiros. Uma pessoa quando precisa fazer uma cirurgia ela procura um médico cirurgião, quando precisa defender uma causa judicial ela procura um Advogado.

            Flamengo precisa de especialistas em futebol para ajudar esta diretoria honesta a conseguir resultados esportivos.

          • Amigo que mané equilíbrio. O fla devia 8, OITO vezes mais do que ganhava, como você acha que o Fla iria se equilibrar se ao menos não pagar o que deve?

          • Está aí um desequilíbrio.

            O endividamento foi acumulado em mais de 20 anos, se propor a pagá-lo em 5 já deveria deixar claro que ia faltar orçamento para outra área.

            O Flamengo não pode parar.

            Tem que trocar a roda com o carro andando. Esse é o preço de ser o clube de maior exposição do país.

          • Mas nossa torcida é muito exigente. Não dá pra brincar, se fizessimos isso estaríamos parecidamente com o Atlético-MG, Um timaço e as contas estão relativamente na linha, mas a dívidas não diminuem! Aliás de 2012 pra cá (Sem contar 2013) só tiveram jogadores sem sangue no Fla!!! 2014 e 2015 foi o ápice! Mas é notável uma evolução da diretoria. Tão aprendendo a contratar jogadores pro Flamengo! Estão entendendo que é preciso um perfil pra agradar a torcida.

          • Mano o Atlético MG está aumentando seu endividamento. eles não tem cacife pra bancar o que estão fazendo e a conta vai chegar cedo ou tarde.

            O caso do Flamengo é diferente. Em 2013 foi iniciado um plano de pagamentos bem articulado, no entanto o plano futebolístico não ficou no mesmo nível e a culpa não é apenas do orçamento reduzido. Tem um tanto de falta de expertise na área do Futebol.

            realmente em 2014/2015 se contratou muito mal. Contrataram jogadores a pedido de treinadores e em seguida demitiram os treinadores.

            Isso acumulou muita tralha no dep de futebol. É um sinal claro de que eles estavam perdidos.

            2016 parece que contrataram um pouco melhor, mas ainda se nota um departamento de futebol pouco convicto no que está fazendo.

          • Perceber? Kde os números para vc poder afirmar isso? Era do achismo já acabou, profissionalismo agr.
            Foi o necessário no momento, pois se o plano de investimento fosse para conquistar títulos, ao invés de 5 seriam 20 anos para se recuperar.
            Gordura ?

          • Está vivendo em outro mundo mesmo camaradinha.

            A imprensa é por exemplo um stakeholder necessário para o negócio do futebol, e nesta mídia o Flamengo perdeu bastante espaço para outras agremiações. Desconsiderar este FATO é o maior amadorismo que você comentou.

          • Totalmente sem fundamento seu argumento.
            O stakeholder mais importante q é a torcida, a cada dia q passa, só aumenta (refletido no market share).

          • É aí que está o seu erro, só olha pro seu umbigo. Esse foi o mais claro sinal de alienação que você deu.

            Faz parecer que só interessa o número de torcedores, quando o negócio é INFINITAMENTE mais complexo do que isso.

          • E esse foi o seu mais claro sinal de analfabetismo funcional, pois eu disse q é o mais importante, n o único.

          • você leu “faz parecer”?

            deixa de ser burrinho cara.

          • Prefere rir pouco agora (com equilíbrio) ou rir ENLOUQUECIDAMENTE (sem equilíbrio) em um futuro BEM próximo???

            Não seja imediatista, todo esforço atual é NECESSÁRIO.

            SRN

          • Prefiro rir moderadamente agora e gradativamente rir um pouco mais a cada ano.

            Imediatista eu? kkkkkk

  • Parabéns para essa diretoria e questão de tempo para as coisas melhorar em campo tambem, ainda temos uma grande divida mais em breve com uma divida menor vai sobrar uma grana boa e vamos começa a colher o frutos para sempre. E esses anos de sofrimento vai fica no passado e vamos dominar as americas por isso não fico nesse negocio de modinha e imediatista.

  • 130 milhões de superávit e não tem 4 milhões pra contratar o Lolo sem “estourar o orçamento”. Pra quê isso então?

    • Os 130 milhoes pagaram todo em dívida, assim vi em uma reportagem q postaram aki

      • Não pode ser, já que esse é o lucro que sobra depois de descontadas já o pagamento das dívidas. A receita bruta gira em torno de 400 milhões.

        • Aí oq Caetano disse hj na entrevista

        • 130 milhoes foi o que sobrou dos 400 descontando as ‘despesas’, e esses 130 foram usados para o abatimento das dívidas….

    • almir, peço vênia para esclarecer sua pergunta retórica, chama-se planejamento… sob minha ótica, falta muito pouco para o “boom” necessário no futebol, e depois disso meu amigo, ngm vai segurar o mengão. A diferença no campo financeiro – sem resultados esportivos positivos – é monstruosa! Desse modo, só espero que a torcida, que tem sido muito paciente, continue sendo um pouquinho mais…
      Saudações rubro-negras

      • Sem falar que esse superávit tem muito a ver com a economia do PROFUT, é como se vc for parcelar uma dívida e o banco te der 50% de descontos nos juros, isso é contabilizado como lucro, ou seja, esses 130 milhões o Flamengo não tem em mãos, é o que ele conseguiu abater da monstruosa dívida. SRN

        • Sim, e o Superavit é em relação a 2015, não conta as dívidas acumuladas dos anos anteriores, muito disso abateu-se da dívida, nem chegou a entrar em caixa, como no caso do abatimento do PROFUT, é dinheiro a menos pra pagar, não dinheiro sobrando.

    • Para pagar dividas, amigo.
      O CRF deve, ainda, 400 Milhões de Reais.
      Eles tem todo um planejamento e não devem fugir do acertado por causa de um jogador. O futebol pode sim muito bem esperar.
      Nada de sangria desatada e cometer os mesmos erros que levaram o CRF para este buraco que agora está conseguindo, aos poucos, sair.

      • O superavit de 130 milhões é o que sobra já descontado o pagamento das dívidas, já que o bruto gira em torno dos 400 milhões.

Comentários não são permitidos.