Governo Federal e Flamengo: juntos pela criação de Liga Nacional

Compartilhe com os amigos

Uma das lideranças da criação da Primeira Liga, o Flamengo conta com parceiro importante para fortalecer a associação de clubes independentes à administração de federações e da CBF. Após o empate que garantiu o primeiro lugar na classificação geral da primeira fase do torneio – 1 a 1 com o Figueirense -, o secretário de Futebol e Direito do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Hanan, tabelou com o presidente Eduardo Bandeira de Mello após a coletiva de imprensa do técnico Muricy Ramalho. Segundo o dirigente do Ministério do Esporte, os recursos podem ser melhor distribuídos nas mãos dos clubes, com fortalecimento dos pequenos. Haman ainda defendeu a “tradição” dos estaduas em meio ao “processo de reorganização” do futebol.

Com apoio forte político em Brasília e bom relacionamento com o governo federal e da capital do país, o Flamengo quer mandar jogos no estádio Mané Garrincha e conta com o aval do Ministério. O secretário falou em estudos que apontam maior rentabilidade dos clubes com negociação própria para receber patrocínios e outros recursos para os esportes. O desejo do ministro George Hilton, ressaltou o secretário, é que o torneio seja um embrião para a criação de uma entidade nacional – independente da administração da CBF.

– É uma visão institucional do Ministério, que passa pelo fortalecimento dos clubes. Uma organização independente pode buscar distribuição mais lucrativa dos recursos, distribuir de forma mais eficiente para fortalecer clubes grandes e pequenos. A preocupação do Ministério dos Esportes é de os clubes de pequeno porte não sejam esquecidos nesse processo de reorganização e também que a tradição dos estaduais seja preservada. A presença do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, justifica essa aproximação e o fomento do diálogo – disse o secretário do Ministério dos Esportes.

Após recuar no discurso sobre a Primeira Liga, quando chegou a falar em jogos amistosos, no auge da pressão da CBF e da Ferj contra o torneio, e depois com a reviravolta política fortalecer o torneio, Bandeira, embora menos enfático que o secretário do Ministério do Esporte, voltou a bater na tecla de que os clubes devem se livrar das garras das federações para administrar os campeonatos. Ele admitiu, porém, que ainda falta muito para a criação de uma liga nacional.

– O que os clubes estão pretendendo é um protagonismo maior para decidir seu destino. Dificilmente teremos uma liga nacional em curto prazo. Ainda podemos dialogar muito com a CBF. Mas no dia que chegarmos a liga nacional não vai excluir a CBF. Agora, é extremamente importante ter o apoio do Ministério do Esporte. A realização da Primeira Liga se deve ao apoio do ministro George Hilton e do Ministério. Eles entenderam que não queríamos prejudicar ninguém. Eles entenderam que queríamos apresentar alternativa com rentabilidade e atratividade do ponto de vista técnico também – afirmou o presidente do Flamengo.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Essa é a diferença entre um homem de respeito(EBM) e o bobo da côrte(eumico).

    Não precisamos de presidente falastrão, precisamos de um líder com sabedoria e isso o Eduardo tem de sobra.

  • ISSO É DIRETORA RAPHAA…
    CHORA EUNUCO…
    CHORA ROUBINHO…

  • O público de Brasília ontem foi baixo..Espero que nas proximas partidas não seja assim!

    • Na boa, fui no estádio ontem e tinha pouca gente diante a dimensão do estádio mas tinha mais de 7000. Me pareceu que os organizadores jogaram o público pra baixo para sonegar impostos uma vez que a cota do flamengo já estava pré-definida. Pra mim tinha ao menos mais de 10.000 pessoas. Além disso foi uma zona ontem, uma fila quilométrica para entrar no “Hospitality”, ingresso mais barato que foi vendido. Ai eles abriram as catracas eletrônicas e só pegavam os ingressos de quem estava entrando, que não devem ter sido contabilizados como público. E, para a minha felicidade, mesmo proibido, se vendeu cerveja Brahma durante o jogo. No fim do jogo já estavam vendendo cerveja no grito no meio das arquibancadas.

    • Vinícius,
      Realmente o público foi muito baixo mas tem explicação. Nos últimos dias choveu muito aqui, em Brasília, e a cidade tá ficando completamente parada com os engarrafamentos. Apesar do estádio estar muito bem localizado não tem metrô até lá, só ônibus e carro. Muitos amigos meus que iriam não foram porque só conseguiram chegar em casa às 20h. A própria SporTV falou que tinha gente entrando na metade do primeiro tempo. Eram justamente aqueles que foram direto do trabalho. Meu irmão não pode ir e dois primos também não. Tudo bem que o jogo era de baixa demanda mas, não fosse a chuva, daria mais de 15 mil sem dúvida. Só no meu trabalho falei com cinco que já não compraram antecipadamente por temer a chuva.
      É sério, tava foda ultimamente.
      Mas confiem na torcida de Brasília, vamos mostrar pros arco-íris que o Mengão domina no Brasil inteiro!
      SRN!

  • Eduardo Bandeira de Mito.

    • kkkk. Boa

    • tenho medo de curtir seu comentario so pq pareceu referencia ao bolsonaro. Mas o bandeira é o melhor presidente msm…

  • Parabéns bandeira

Comentários não são permitidos.