Grandes atletas: Genética ou treino?

Compartilhe com os amigos

Oi meu povo, outro tema interessante quero explanar aqui com vocês. O desenvolvimento de um atleta é fruto do seu treinamento ou a genética é parte fundamental na sua formação e capacidade de evolução profissional? Não tenho dúvida que é possível conseguir êxito no esporte com treinamento e disciplina, mas, existe uma variável independente muito importante a “genética”. É indiscutível que um atleta com potencial genético favorável pode apresentar voos mais altos.

No genoma humano já foi visto a presença de genes associados ao melhor desempenho cardíaco, respiratório dentre outros e é notório que muitos jogadores de futebol tem excelente condição física se sobressaindo do geral, outro fator compatível como meu discurso é a presença de inúmeros irmão que são atletas talentos, como: Frank e Ronaldo De Boer, Raí e Sócrates, Assis e Ronaldinho Gaúcho.

hueahuehau

Alguém acha uma mera coincidência Neymar quase nunca se machucar, ter uma arrancada invejável e no final do jogo na hora da entrevista com repórteres apresentar-se como se tivesse começado o jogo, tranquilo… Sim meus amigos, é um jogador privilegiado geneticamente, não quero desmerecer outros atletas que se esforçam bastante e apresentam bom rendimento, mas, destacar que alguns possuem este diferencial que ajuda bastante.

No mais querido do Brasil, temos o Marcelo Cirino, um jogador de muita velocidade, técnica, um atleta agudo que me parece privilegiado geneticamente no caráter físico, outro que merece destaque é o Emerson Sheik que mesmo após 35 anos parece ainda uma jovem. Acredito que ambos tem muito ainda a oferecer nesta temporada, vamos aguardar!

Obs.: Alguns devem estar se perguntando, “Qual o motivo de filhos de grandes atletas não renderem?” ou trazendo mais pra o nosso lado Rubro-Negro “Qual o motivo de Matheus não render como Bebeto?”. Talvez por não herdar os genes paternos de qualidade esportiva, ou pelas outras tantas variáveis que não mencionei neste post (dedicação, preparo físico e psicológico, dentre outros).

Quem sabe Matheus ainda apresente um bom futebol, talvez estejamos cobrando dele cedo demais, não deve ser fácil ter a sombra de Bebeto como referência. SRN!

Mauricio Dias
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Claro. Essa é a diferença entre o Romário e o CR7. O Romário era talento absoluto, o que é algo natural, genético, sequer treinava. O CR7 é um jogador mediano supertreinado. Nenhum dos nossos craques do passado tem o físico do CR7 (ou a persistência). Quando o Romário jogou num time de estrelas, vão dizer que com Stoichkov passando é mole. Mas com Isco, Bale e outros literalmente jogando para ele não é? Que jogo o CR7 arrebentou pela fraca seleção de Portugal?

  • Resistência física sim é algo genético, assim como talento, o que não quer dizer que só tenha espaço para esses prodígios.

    Há algum tempo li uma reportagem em que alguém ligado ao Barcelona disse, não me recordo exatamente a frase, mas é mais ou menos o seguinte… Xavi e Iniesta a gente cria na nossa base, Messi, Ronaldinho e Neymar a gente compra e adapta ao nosso estilo de jogo…

    Acho que é por aí… Nem concordo muito em relação ao Iniesta, acho ele muito craque, mas o Xavi sim, era um jogador extremamente dedicado e teve seu futebol “fabricado” pela base do Barcelona… Mas o craque já nasce craque, mas precisa de dedicação e empenho para atingir seu potencial…

    SRN

  • Quando você tem uma genética incrível, mas não se dedica aos treinamentos você passa a ser o que o Ronaldinho Gaúcho e Adriano são hoje.

    Se você treina muito, mas tem uma genética ruim você pode chegar nos níveis de um Renato Augusto, Ederson, Guilherme…

    Agora, você pode ter uma puta genética, nunca se machucar, treinar pra caramba e se não tiver talento vai ser um Márcio Araújo kkkkk

    O fator preponderante para o sucesso ainda é o Dom. Tem que ter aqueles 5% que fazem toda a diferença.

    Aí quando você junta genética, trabalho e Dom aí você tem um craque em potencial.

    Sim, em potencial porque além de tudo isso você também vai precisar de marketing, senão vai ser um Rivaldo cracaço ex melhor do mundo e pouca gente vai dar o devido valor pra você.

    • quando vc tem a genética absoluta, você pode ser um Garrincha, Romário ou até mesmo um George Best, que não sabiam o que era treino. Quantas vezes não nos pegamos pensando no que teria feito o Baixinho se ele tivesse treinado?

      • Verdade, mas me pergunto também como seria esses caras no futebol moderno, com o preparo físico e correria de hoje… Acho que o baixinho teria que fazer um treininho por semana pelo menos… Hahahahaha!

        • Ele até teria que treinar, mas uma coisa é certa: não teria metade das lesões que teve. No campo genética privilegiada, pode por o Renato Gaúcho tb…

          • Verdade… Este era outro que sempre me perguntei se não fosse tão fanfarrão onde mais teria ido…

  • Esqueceu de citar um fator importante… Inteligência!…. Tem que ter inteligência para estar no lugar certo, na hora certa, prá tomar a melhor decisão.. Saber quando driblar, quando passar, quando chutar a gol ou servir um companheiro, etc

  • Um exemplo é o Ganso, genética fraquíssima.

    • E por duas vezes quase que ele vinha para o Mais Querido… Fiquei tenso demais… Acho que é bom jogador, mas atleta que não suja o uniforme nem corre com sangue nos olhos não serve pro Flamengo…
      SRN

Comentários não são permitidos.