Hora de mudar

Compartilhe com os amigos

Olá torcedor Rubro-Negro! De longe o atual retrospecto do Flamengo vem deixando marcas negativas, afinal, esse ano além de boas contratações, a chegada de Muricy Ramalho causou enorme comoção por parte da torcida e criou expectativas que ainda não foram correspondidas, pelo menos não para mim.

Ficou óbvio e claro que Muricy está tentando implantar um sistema semelhante ao dos clubes Europeus, mas alguém esqueceu de avisar ao exímio treinador que para implantar tal formação, seria necessário trazer jogadores com maior qualidade de passe, pois um meio com Márcio Araújo fica realmente complicado de tentar algo.

Se voltarmos no tempo e formos analisar o passado de Muricy, podemos ver que o treinador se reciclou para atender a modernidade do futebol, porém deixou seus principais traços guardados em um baú trancado, vamos dizer assim. Nos títulos do Brasileiros conquistados pelo treinador nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2010, o treinador soube das limitações de seu elenco, apesar de possuir um elenco considerado aceitável para a época e montou um esquema baseado na defesa, usando o 3-5-2. Com este esquema, conseguimos ver o trio André Luis, Gum e Leandro Euzébio campeões do Brasileirão, agora vem a pergunta: Isso tem cabimento?

Se formos comparar os elencos, da para se basear de forma bem parecida. Hoje, possuímos um ataque poderoso, com velocidade e de renome. Porém olhando para a parte de trás, vemos nomes “horrorosos” assim como no título de 2010 de Muricy. Não seria interessante ao invés de reciclar suas idéias, manter um ideal vencedor com uma formação que é de acordo com a sua personalidade?

Em outros momentos, o treinador também utilizou a formação 4-4-2, um verdadeiro feijão com arroz para os Brasileiros, afinal, a maioria dos clubes adotavam esta formação que é a cara do Brasil. A modernidade chegou e tudo foi por água abaixo.

Na minha opinião, o 4-4-2 resolveria o maior problema do Flamengo no ano, a compactação do meio e chegada com força ao ataque. Com isso, veríamos uma defesa mais sólida e também um ataque mais encorpado e com maior qualidade. Mas isso é assunto para Muricy, quem sou eu para dizer algo?! Espero que o treinador se toque que o futebol brasileiro precisa de sua essência e identidade, pois a partir do momento em que passamos a copiar a Europa, começamos a cair vide o 7 a 1 para a Alemanha, onde tudo explodiu.

E você Rubro-Negro, que formação acha a ideal para o Flamengo? Mantém a ideia do 4-3-3 com variações para o 4-2-3-1 ou muda a tática?

A hora de mudar é agora, pois não podemos errar no Brasileiro.

SRN
Cleito Junior
@cjunior_fla

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • o meu palpite é, que até o més de outubro Muricy possa dizer a me e a vc e tantos outros milhões de RUBROS-NEGROS espalhados pelo mundo que questionamos, o seu modo de trabalho, que o seu sucesso como técnico do MENGÃO, deve-se as criticas que recebeu depois de tentar fazer o time evoluir. parabéns pela coluna!

  • Todo rubro-negro tem que participar do Censo Rubro-Negro! É fácil, é de graça e ainda dá vantagens. http://www.censorubronegro.com.br

  • O número realmente não importa, o que importa é quem entra em campo. Por isso eu acho que o 44 2 seria melhor, com Cuéllar de voltante, Arão de segundo volante, Alan Patrick como terceiro homem e o Mancuello de quarto homem pela esquerda. No ataque Guerrero centralizado e Ederson flutuando pelos lados.

    Não existe melhor formação do que essa do meio pra frente, na minha modesta opinião.

    • Isso msm, esse é o time. Todos aqui no trabalho pensam da msm forma. Vamos ver qnd o mancu voltar se o murici coloca esse time

  • Cleiton Jr.. você disse uma frase que eu digo há tempos… O futebol brasileiro caiu porque tentamos copiar o estilo de jogo europeu, e nós simplesmente não sabemos jogar como eles.

  • Perfeito… Sou do mesmo pensamento…com esses jogadores que temos o 442 cairia como uma luva…CUELLAR, ARÃO, MANCU E ALAN PATRICK, EDERSOM E GUERRERO… esse seria ideal na minha opinião!

    • 4-4-2 funcionaria a curto prazo para conseguirmos resultados de imediato, mas o Muricy quer implementar o mesmo esquema desde o sub-8 até os profissionais, pois na minha visão a longo prazo é perfeito! Pois assim os jogadores da base ficarão acostumados a jogar nesse esquema quando subirem pro profissional. Portanto, se botarmos um 4-4-2 irá cagar todo o trabalho de 3 meses que envolve treinamentos táticos, entrosamento e planejamento do Muricy para o Flamengo.

      Vale ressaltar que se esse trabalho do Muricy seguir, nós veremos o 4-3-3 no Flamengo por várias décadas. Não estou dizendo que o Muricy fique esse tempo todo, mas essa será a filosofia constitucional do Flamengo: jogar no 4-3-3, posse de bola, marcação pressão e compactação.

  • Esse esquema funcionava perfeitamente com Mancuello no meio de campo. Seria interessante testar AP no meio e Ederson aberto na Esquerda, acho que se fizermos isso poderíamos encorpar mais o meio, pois Éderson tem como característica se aproximar mais do ataque do que AP e Mancuello, por isso o meio fica com um buraco. A culpa não é dele, é a sua características fazer oque?

    • Tem torcedor que não enxerga isso…assim como o murici!

      • Realmente, o Muricy ta errando ao colocar o Ederson no lugar do Mancuello. Na minha visão ele funcionaria melhor aberto na esquerda, para cortar pro meio para que possa armar ou finalizar com sua perna direita, ou, jogar de meia-atacante num 4-4-2 losango atrás dos atacantes.

        • Perfeito.. É isso!.

        • Eu entendo que 2 pontas rápidos são importantes para o esquema tático. Se fosse colocar 4-4-2 losango, seria bom ter o Ederson como meia, Mancu e Arão como 2º volantes e Cuellar como cabeça de área. Porém o time ia ficar fraco pelas pontas, sendo necessário que os 2 laterais apoiem fortemente, praticamente como pontas e os 2 2º volantes segurem o avanço dos laterais adversários, com o Éderson compondo a marcação pelo meio. Outro déficit seria no contra ataque, já que tendo 2 pontas mais avançados fica mt mais fácil infiltrar pelo meio ou pelas pontas, só que n temos pontas de qualidade na prática. Cirino tem mt limitação para finalizar e Everton que era o nosso melhor jogador nos últimos anos apagou.

  • Para o time titular é o 4-1-4-1 que estava dando certo, quando se começou a perder as peças(Mancuello e logo mais Guerrero e Cuellar) o time caiu muito de rendimento. Se for pensar a longo prazo deveria ser mantido.

  • Estou com medo do Muricy ter caducado gente.
    Eu fico mt nervoso vendo futebol, tava vendo o expediente futebol hoje na fox e todo mundo já falou que o Vasco vai ganhar.
    Vi a entrevista dos corinthians e senti inveja deles

    • Cara não caducou não ficou no passado. Ele era bom quando o time não se movimentava, ficava guardando as posições e bolas aéreas na área para sair o gol, só que esse tipo já passou e ele perdeu a leitura da evolução tática.

  • O esquema 4-4-2 seria o mais adequado ao elenco que temos!
    4-3-3 com Sheik e Cirino nas pontas não tem cabimento.
    Com essa formação o Guerrero pede pra sair no meio do ano.
    Joguemos o feijão com arroz e quem sabe na proxima temporada implementa-se o 4-3-3 com novas peças!
    Muralha, Rodinei, Juan(C), Léo Duarte e Jorge, Mancu, Arão, Cuéllar e Ederson, Guerrero e Baggio (retorna do empréstimo). Essa seria, ao meu ver, uma escalação que contemplaria o que temos de melhor no elenco atualmente.
    Mas enfim, Muricy ENTENDE MUITO MAIS que eu…

    SRN ST

  • ————— PV(Muralha) —————-
    Rodinei — L.Duarte — Juan —- Jorge
    ————Arão————Cuellar————
    — Ederson — A. Patrick — Mancuello —
    —————— Guerrero ——————–

    ou

    ————— PV(Muralha) —————-
    Rodinei — L.Duarte — Juan —- Jorge
    ————Arão————Cuellar————
    — A. Patrick — Mancuello — Ederson —
    —————— Guerrero ——————–

    eu só sei de uma coisa, cirino, sheik e wallace não dá mais, rs

    • xD seria uma boa, mas tem que contratar outro para ficar no lugar do A. Patrick.. Ele é muito instável.

  • É o que falo há tempos: Com o 4-3-3 o meio campo perde força, deixando a zaga exposta e sem poder de apoio ao ataque.
    Precisamos mudar o esquema para o 4-4-2., pois equilibraria todo o time.
    Cirino não tem qualidade nenhuma, só sabe correr, e o Sheick está em declínio físico e técnico, ambos não produzem gols ou assistências.
    Minha escalação:

    PV (muralha)
    Rodinei Juan zaguerio(?) Jorge
    Arão Cuellar
    Alan Patrick Mancuello
    Ederson Guerrero

    • Perdeu força desde que o Mancuello se machucou, pois estava funcionando. Vale lembrar que o Ederson ainda está em fase de recuperação (do futebol), e que deveria jogar na posição do Sheik. M Araujo NÃO DÁ, e precisamos de alguém que cubra um eventual ausência de Cuellar ou Mancu, poderiam preparar o garoto Ronaldo e o Paquetá. Na zaga muito se fala do Leo Duarte, mas deveriam colocar em jogos agora do Carioqueta, pois já aturamos tanto Wallace e Cesar Martins, porque não o garoto?!

      433
      PV ( Muralha )
      Rodinei – Juan – Leo Duarte – Jorge
      Cuellar – Arão – Mancuello
      Cirino – Ederson – Guerrero

      SRN

      • Sim, tanto que a defesa com o Mancu só tomou 3 gols, desses 3 gols, 2 foram por falhas individuais do Wallace rss.

        • Pessoal, precisamos relativizar as coisas: Mancuello é muito bom jogador, titular absoluto da equipe, e com ele o Flamengo ganha em qualidade. Porém, o período que ele estava jogando, td o time estava bem e foram jogos mais fáceis e sem essa maratona.
          O que quero dizer, é que o esquema não favorece o meio campo, e acredito que o Mancuello não vai resolver tds os jogos. Não podemos por todas as esperanças em um só jogador, pois ficará sobrecarregado, cai o desempenho e depois tá geral queimando o cara, dizendo que não joga nada.
          Mancuello precisa de companhia no meio campo, fazer uma parceria como Jadson e Renato Augusto fizeram nos gambás. Quando um não resolver o outro resolve…

      • Até concordo que estava dando certo …mais minha decepção foi ver como o murici se perdeu com a saída do Mancu…. O problema é que o murici quer q o edersom faça o mesmo papel do Mancu… Isso ele não sabe fazer é o murici insiste..se ele quer continuar com esse esquema porque não colocar o Alan Patrick no meio( por mais que não tenha a mesma movimentação do Mancu mais sabe armar)..já o edersom trem que entrar lo lugar do sheik… Isso está claro….aí fico me perguntando o murici não percebe isso porque é tapado…ou é um banana por não ter coragem de barrar o sheik.

    • Perfeito!

  • Eu defendi a contratação do Muricy pelas redes sociais desde o primeiro momento e como poucos porque sempre achei ele um baita de um treinador, embora eu esperasse que ele viesse com este esquema perdedor que já foi usado por vários de seus antecessores no Mais Querido e com o qual ele naufragou no São Paulo ainda me restava a esperança que ele ao ver que ele não dava certo com a inteligência que tem voltasse a ser o velho Muricy de antes que sabia montar times competitivos. E o problema não é o esquema em si que faz o time jogar com um a menos no meio de campo e ser engolido pelos rivais, mas também a falta de disposição e combatividade do homens de frente que não tem força para recompor e marcar, ainda mais com Gabriel, Marcelo Cirino e Sheik pera ai né, ai não da e o problema sem querer fazer campanha nenhuma para derrubá-lo é que ele está custado muito a se tocar. Mas tomara que os jogadores se superem e consigamos ter resultados melhores porque o time vinha jogando bem perdeu foi força na marcação e na compactação nos últimos jogos.

Comentários não são permitidos.