Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Ídolos, caravanas e loucura: Fla-Flu em São Paulo

Redação
Redação
Publicação: 18/03/2016
Nenhum comentário
Atualização: 18/03/2016
Compartilhar

O clássico entre Flamengo e Fluminense, domingo (27), às 16h, no Pacaembu, será histórico para os torcedores radicados em São Paulo. Eles já se mobilizam durante o ano na missão de apoiar os clubes do coração longe dos seus redutos. E o trabalho vai além de torcer. Os fanáticos recebem ídolos, promovem caravanas e expõem a loucura pelos times.

A reportagem do UOL Esporte foi atrás de histórias da Fla-Sampa, embaixada rubro-negra na capital paulista, e da Sampa Flu, uma reunião de apaixonados pelo Tricolor das Laranjeiras. Ambas estarão em peso no Pacaembu para uma festa familiar. As torcidas possuem boa relação e se identificam no desafio de defender um clube carioca em São Paulo.

A Fla-Sampa foi fundada em 2004 e reúne cerca de 100 torcedores por jogo em um bar no bairro de Moema. Os clássicos atraem 300 rubro-negros e até 800 fanáticos em jogos decisivos. O presidente Rodrigo Fortuna mora em São Paulo há 25 anos. Entre as visitas de ídolos e atletas, além das caravanas para as partidas no Rio de Janeiro, ele não esconde a importância de ver o time do coração no quintal de casa.

“Temos cinco mil integrantes cadastrados e boa parte estará no Pacaembu. O clima é o melhor possível. Estamos maravilhados com a possibilidade de assistir ao Fla-Flu. O contexto ajuda muito. Ser Flamengo é muito fácil. Não é diferente em São Paulo”, afirmou.

O entusiasmo também está presente na Vila Olímpia, onde funciona o bar que recebe os tricolores. André Siqueira é proprietário do estabelecimento e um dos integrantes da Sampa Flu.

“Já reunimos até 400 pessoas em algumas ocasiões. O Fluminense é um clube carismático e que não desperta tanta rivalidade. Ficamos muito tempo longe da nossa paixão e não perdemos a oportunidade de ir aos estádios em São Paulo. É um amor de infância. Queremos ajudar”, disse.

Fla-Sampa e Sampa Flu planejam um protesto em conjunto contra a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para o Pacaembu. O clássico contará com alguns setores mistos e se espera um clima de paz. Até o fechamento da matéria 10 mil bilhetes haviam sido vendidos. Apesar da empolgação, defender as cores de um clube do Rio de Janeiro longe de casa exige cuidados que os cariocas conhecem bem.

“É difícil ter um episódio desagradável. O maior susto foi no ano passado, quando torcedores do Fluminense e do Palmeiras brigaram no Rio de Janeiro e na volta aqui em São Paulo rolou um boato de que o bar seria atacado. Nos protegemos, mas nada aconteceu. Procuramos ter uma boa relação com todos os torcedores”, comentou André.

“Lógico que temos algumas restrições para manter o controle e evitar episódios desnecessários com outras torcidas. Não levamos faixas aos estádios. É uma coisa para evitar ser confundido por outras organizadas. Usamos as nossas camisetas e evitamos gritos de guerra. Cantamos apenas o Flamengo. É preciso ser assim. Estamos na casa deles o tempo inteiro e pregamos o respeito. Nunca tivemos um grande problema por conta disso. Conhecemos o terreno e sabemos os limites”, completou Fortuna.

A dupla está empolgada, assim como os demais flamenguistas e tricolores residentes em São Paulo. A promessa é de festa no Pacaembu. Eles querem extravasar as paixões e guardar o dia especial na memória. A capital paulista é o território deles. E será mais do que nunca no domingo.

Fonte: UOL

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Gabigol 2 Libertadores, Fluminense 1: ex-Flamengo provoca rival em vitória do Santos no Maracanã

5

Jardim justifica sumiço de Valencia, admite dúvidas por 10 e exalta 2 jogadores do Flamengo

6
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Veja os gols do Flamengo em jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão

8
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo avança para renovar com Rossi após reunião com empresário do goleiro na Argentina

18 9

Flamengo é um dos 5 brasileiros entre os clubes mais valiosos do mundo; elenco de 211,2 milhões de euros

21 2
Brasileirão

Royal explica mudança de posição contra o Bahia e manda recado sobre jogo do Flamengo x Estudiantes

5

Rossi rebate notícia e revela se pretende seguir no Flamengo

4 6
Libertadores

Escalação do Estudiantes hoje: time reserva contra o San Lorenzo antes do Flamengo na Libertadores

1

Galvão Bueno avalia empate do Flamengo e aponta favorito para vaga na final da Libertadores

5 1
Comentários Recentes
  1. Antônio Alves de Sousa filho em Saiba horário e onde assistir à estreia do Flamengo no NBB hoje

    rsse arrogante bap tá acabando com o Flamengo até o basquete tá sucateado fora bap

  2. Domingos Eduardo Rios Sender em Renovação de Rossi trava no Flamengo; veja títulos e falhas do goleiro

    Rossi não foi destaque Os caras só deram peteleco

  3. KIRIE GOUDARD DUTRA em Flamengo avança para renovar com Rossi após reunião com empresário do goleiro na Argentina

    rossie o melhor não podemos perder ele para ninguém

  4. Leandro Martins em Joaquín Freitas celebra 1º jogo na Libertadores, mas admite frustração com resultado do Flamengo

    É proibido chutar no time do Leonardo Jardim? Porque não tentam chutar? Porque não chutam? Porque não chutam? Ainda mais…

  5. Eduardo em Opinião: Empate com o Estudiantes em La Plata vale mais do que parece, mas o Flamengo ainda deve futebol

    Não significa que o Estudiantes conseguirá novamente se classificar jogando fora de casa. O plantel rubro-negro é melhor qualificado que…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo