Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Kleber Leite: ‘Marqueteiro Miranda’

Redação
Redação
Publicação: 02/03/2016
23 Comentários
Atualização: 02/03/2016
Compartilhar

O que vou aqui colocar, com absoluta certeza, vai desagradar à maioria esmagadora de quem acompanha este blog, mas por uma questão de justiça e, até mesmo de homenagem à competência, não posso deixar de dizer o que penso.

Nos comentários do último post, os companheiros e amigos, Helder, Nino e Daniel Made, repetiram o que vem sendo uma tônica, não só neste blog, como na visão de quase todos os rubro-negros.

No nosso mundo vermelho e preto há uma conclusão lógica com relação ao ódio pelo Flamengo, nutrido pelo presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. Na verdade, e venho acompanhando isto não é de hoje, Eurico Miranda talvez tenha criado e desenvolvido a mais bem sucedida jogada de marketing na história do Clube da Colina.

Na época em que era vice-presidente de futebol, e nesta época era eu profissional de rádio, Eurico Miranda conseguiu começar a transformar o mapa da paixão envolvendo os clubes do Rio de Janeiro. Com sua postura agressiva de “ódio” pelo Flamengo, a torcida rubro-negra – que tinha diferenças divididas por Fluminense, Botafogo e Vasco – passou a canalizar todo o sentimento de rivalidade em cima do Vasco da Gama, quase que polarizando e, reduzindo a “guerra” para apenas dois clubes. Com isso, a importância do Vasco passou a ser infinitamente maior, crescimento este alimentado pela própria torcida do Flamengo.

Sempre é bom lembrar, e em várias palestras fiz esta colocação, que a força do Flamengo, a enorme popularidade do Flamengo, era construída por três clubes: Botafogo, Fluminense e Vasco, que tinham o Flamengo como o maior rival. Ao contrário, a torcida rubro-negra dividia a sua “bronca” entre três clubes. Isto, até o surgimento do fato novo, qual seja a ação do marqueteiro Miranda que, em última análise, fez com que o seu clube ocupasse o lugar anteriormente habitado por três.

Esta jogada de marketing, independentemente do que já foi aqui dito, fez com que o Vasco da Gama, desde o finado Clube dos Treze até os dias de hoje, tivesse comercialmente o mesmo, ou quase o mesmo, tratamento dado a Flamengo e Corinthians.

Enquanto dirigente fui, sabedor da estratégia marqueteira vascaína, sempre que me perguntavam qual era o grande rival do Flamengo, dizia que não havia um grande rival e que, o Flamengo sim, era o grande rival de todos.

Hoje, quando o torcedor do Flamengo deixa escapar sua ira contra o presidente do Vasco, até entendo. No fundo, não deixa de ser, de forma indireta, um reconhecimento a uma inteligente jogada de marketing. Só fico triste quando quem entra nessa é um dirigente do Flamengo, pois aí concluo que, por falta de sensibilidade e, de conhecimento de causa, este dirigente deveria estar era na arquibancada…

Resumo da ópera: que nenhum torcedor do Flamengo leve tão a sério o “ódio” do presidente do Vasco por tudo que seja vermelho e preto…

Fonte: Kleber Leite

Assuntos:eurico mirandaFlamengoKleber Leite
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
23 Comentários
  • Raphael Machado disse:
    02/03/2016 às 21:18

    E pensar que este senhor ja foi presidente do Flamengo.

    Reply
  • Cosme Neves disse:
    02/03/2016 às 21:35

    No comments

    Reply
  • Milton Monteiro Filho disse:
    02/03/2016 às 21:57

    Esse é mais um idiota que ferrou o Fla.

    Reply
  • WAGNER.RJ disse:
    02/03/2016 às 22:25

    QUEM É MAIS LADRAO EURICO LADRÃO OU KLEBER LADRÃO ???????

    Reply
  • Bruno Fluzão disse:
    02/03/2016 às 22:46

    Ele tá certo.
    Já cansei de falar isso aqui e muitos concordam comigo, o Vasco tá usando o Flamengo pra fazer vitrine. O Vasco, agora na série B, vê no Flamengo um lampejo de visibilidade.

    Note que a era Dinamite, a rivalidade entre Fla x Vas não foi muito acirrada e apesar da conquista deles da Copa do Brasil e do vice campeonato de 2011, o Vasco declinou durante esse período.
    O Vasco vive um processo de apequenamento, até o torcedor perdeu o interesse. Eurico vê na rivalidade contra o Flamengo um gás pra tentar colocar o Vasco novamente entre os gigantes do país.

    O Flamengo hoje tem rivais interestaduais, como Corinthians e Atlético, clássicos de maior expressão. FlaxFlu também é um bom clássico.
    O Vasco quer sugar a moral do Flamengo pra tentar crescer.
    Acirrar a rivalidade com o Vasco é salvar eles do penhasco.

    Ah, só pra constar, não estou defendendo o KL, que até onde tudo indica tem uma boa relação com o Charuteiro.

    Reply
  • Thiago Diniz disse:
    02/03/2016 às 23:02

    Vou falar: incompetência e/ou má intenção a parte ao administrar o clube, esse cara é um puta jornalista, na hora de escrever. Que fique assim então, com a bundinha na cadeira escrevendo de casa, bem longe das decisões do mengão.

    Reply
  • Raphael Machado disse:
    02/03/2016 às 23:07

    fuder o flamengo nos bastidores é só marketing. pegar a cota de tv do flamengo, ter mando de campo em todos os classicos e etc. isso tudo é só marketing

    Reply
    • Camila Miranda disse:
      02/03/2016 às 23:42

      Querer impedir de jogar outra competição mais rentável também é só marketing. Não sei quando marketing virou sinônimo de canalhice. Pra completar ele sugere que os dirigentes que entram na onda (leia-se “defendem os interesses do Flamengo, que vem sendo sistematicamente prejudicado) deveriam estar na arquibancada.
      Ainda bem que essas pessoas saíram da arquibancada e assumiram o clube, quem nunca deveria ter saído de lá e este senhor, que também defende que o Flamengo seja subserviente a FERJ. O único que concordo e que não vale a pena tratar o Vasco como o grande rival, mas não vejo ninguém da diretoria alimentando isso.

      Reply
      • Ferreira Duarte disse:
        03/03/2016 às 01:22

        Exato. O único ponto lúdico é que o Eurico realmente canaliza as atenções para o clube dele ao fazer um tipão poderoso chefão de suspensórios e charuto na boca que usa de suas bravatas para ferir o ego do torcedor Flamenguista e motivar os vascaínos.

        Esse “personagem” realmente marketeiro criado pelo Eurico alimenta uma rivalidade virtual que não existia quando Roberto era o Presidente. Naquela época havia até diálogo e respeito entre as diretorias e Dinamite também era contra a ferj.

        E de fato esse marketing colocou o vasco em foco em 2015 e agora no carioca, mas como os caras vivem à sombra do Flamengo, quando forem eliminados ca copa do Brasil 2016 o ano terá acabado pra eles pois não terão Flamengo pra lhes emprestar audiência.

        Mas de resto, KL está completamente enganado. Viajou.

      • Elias disse:
        03/03/2016 às 07:59

        Parabéns Camila, ótimo comentário.

      • Victor Santos disse:
        03/03/2016 às 14:06

        Muito legal ver uma mulher comentando aqui, ainda com comentarios inteligente.

      • Dieki disse:
        03/03/2016 às 17:33

        Faz sentido o que ele falou. A questão é que a coisa tomou uma proporção enorme, tanto que literalmente encolheu os outros times. Tanto que o tri sobre o Botafogo não teve tanta repercussão quanto o sobre o vasco (claro que o Gol do Pet ajudou). Essa rivalidade ficou tão incutida na mente dos torcedores que o fato de o Fla x Flu ser historicamente mais importante se perdeu. A evolução dessa ação é que tornou a coisa violenta. Duvido que Botafogo e Fluminense chegariam a esse nível de loucura. Essa ação virulenta é só o caminho inevitável que essa rivalidade tomou. Ele seria duramente criticado pela sua base de apoio e torcida se não tomasse esse caminho. Vejo vascaínos se regozijando com as ações do Siberiano. Ele não vai ser conhecido como presidente do Vasco e sim como rival do Flamengo.

      • Camila Miranda disse:
        03/03/2016 às 18:46

        Como trabalho com marketing e comunicação, me incomoda ver as ações do Eurico tratadas como “estratégias de marketing”. Que ele faz questão de “bater no Flamengo”, usando palavras dele, como forma de promoção não tenho dúvida, mas muito mais em benefício próprio, pra alimentar o ego e criar uma cortina de fumaça pra torcida diante de resultados ruins, do que em benefício do Vasco.

        Deixando o clubismo de lado, o Vasco é um dos grandes clubes do Brasil, tem uma história muito maior que os 3 rebaixamentos recentes e uma das maiores torcidas do país. A rivalidade com o Flamengo é centenária e viveu diferentes momentos, influenciada por muitas razões. Na época do tri, como você lembrou, eles tinham um ótimo time e ganhar um Carioca valia mais do que vale hoje. A maneira épica com que aconteceu também colaborou pra que fosse marcante. O tri contra o Bota, ao meu ver, não teve a mesma repercussão porque não tinham um time que oferecesse o mesmo desafio e o campeonato já tinha se transformado num torneio de pré-temporada. Ainda assim foi um período em que a rivalidade contra eles voltou a crescer. Depois foi a vez do Flu/Unimed, que montou uma equipe forte e voltou a ser o principal rival nos últimos anos, inclusive disputando jogadores com o Flamengo. Esse movimento de alternância deve continuar acontecendo com ou sem o Eurico.

        O que percebo é que hoje, não fosse pelo retrospecto dos últimos jogos, o confronto contra o Vasco não teria a mesma importância. Mesmo tendo perdido as últimas partidas, os comentários antes do último encontro eram em tom de chacota. As bravatas do Eurico ajudam a apimentar, atiçar, mas não com a mesma força. O que mais tem contribuído pra aumentar a aversão contra ele são as manobras escusas pra prejudicar o Flamengo. E aí o bizarro é que o Eurico tem se transformado no principal rival do Flamengo, não o Vasco. Até a FERJ hoje é vista mais como rival do que eles. Isso não é bom pro clube, que segue sendo administrado de maneira arcaica. Um bom planejamento de marketing pra recolocar o Vasco entre os principais times brasileiros e melhorar a imagem do clube não incluiria nenhuma das ações do Eurico.

        Quando o KL tenta minimizar o que vem acontecendo, quando prega uma reconciliação com a FERJ, eu fico com os dois pés atrás. Não sei até que ponto vai a relação com eles. Mas sei que isso só é conveniente pra federação e pro próprio Eurico, que continua sendo um senhor feudal do futebol a quem interessa manter o nível baixo pra mascarar a própria incompetência e falta de adequação a um novo momento na administração do esporte. Por isso vejo os ataques mais como desespero, ego e estratégia política, pra ganhar força para emendar um novo mandato, do que Marketing. SRN!

      • Dieki disse:
        03/03/2016 às 19:51

        É patologico, virou uma especie de obcessão.

  • Leandro disse:
    03/03/2016 às 00:40

    O Enrico sempre falou tudo isso. E falou também que iria fazer de tudo pra ferrar o Fla. Ele só tá unindo o útil ao agradável, que é tentar ferrar o Fla e ainda se aparecer.
    Mas eu fico tranquilo, pq sei que isso é só um lampejo de alguma coisa, pois estamos anos luz a frente, rumo a glória, e ele vive desses 5 min de fama e afundando ainda mais o vasquin..
    Vascú não é rival do Fla a uns 10 anos. Na verdade no Rio não temos mais rivais hoje, o que dirá em 2-3.. SRN

    Reply
  • Edson Leal disse:
    03/03/2016 às 01:15

    No fundo, tem alguma razão no que o Kleber Leite diz.

    O Eurico, em sua época de vice de futebol, sabendo que o Flamengo tinha maior popularidade e visibilidade, deve ter achado esse jeito genial de associar o Vasco ao Flamengo.

    Ou seja, mesmo sendo um clube que caiu três vezes para a terceira divisão, e estando em plena decadência administrativa e politica, o Vasco consegue ter um pouco de atenção através do jogo de cena de seu presidente.

    Não fosse a rivalidade diferenciada com o Flamengo, o Vasco seria mais um clube de média importância e sem ibope no cenário atual, exatamente como o Botafogo.

    Reply
  • Marcel disse:
    03/03/2016 às 01:46

    Por mais que o autor tenha arrebentado com Flamengo, tem razão no que escreve.
    Sempre achei o Flu o time dos advogados e esquisitos, o Bota um time triste porém honrado, e o Asco um time que parecia um rival à altura, mas o tempo se encarregou de mostrar a verdade. O Asco é um sangue suga, vive do nosso resto, e incrivelmente, dentro de nossos (Brasil) parâmetros éticos e morais, consegue ainda sobreviver. Uma lástima. Uma âncora. Um pacote de merda dentro do armário que ninguém tem coragem de carregar até o lixo porque fede e pode estourar no caminho.

    Reply
  • xD disse:
    03/03/2016 às 05:26

    O Eurico se aproveita muito do Flamengo para manter o Vasco vivo e não cair no esquecimento, hoje o Vasco vive na sombra do Flamengo. Porém, não concordo que a rivalidade tenha crescido e se distanciado de flu e bota só por causa das provocações e polêmicas dele.

    O que fez isso acontecer foram as constantes decisões entre flamengo e vasco desde os anos 90 para cá:
    2 semifinais de brasileirão, 1 oitavas e 1 final de copa do brasil, 1 ‘decisão’ de brasileirão e 10 finais de carioca.
    E isso fez naturalmente a rivalidade crescer, é algo semelhante ao que acontece entre São Paulo e Corinthians atualmente.

    Flamengo x Botafogo também houveram muitas decisões, mas como o foguinho quase não tem torcida ai fica difícil criar alguma rivalidade ne, rs

    Já o Fla x Flu, é o que menos teve decisões e jogos importantes. Talvez por isso não já não haja mais uma rivalidade tão grande, mas mesmo assim atualmente é o melhor clássico do Rio em termos de espetáculo.

    Reply
  • titan rubro negro disse:
    03/03/2016 às 06:34

    Em poucos anos o vasCÚ se tornará um clube inexpressivo…a próxima vez que o pegarmos o deixaremos em seu devido lugar,,esse timeco não merece toda essa atenção…meu MENGÃO é infinitamente melhor…esse velho ratão ta tentando desacelerar o crescimento do mais querido,mas não se pode tapar o sol cm a peneira…SRN

    Reply
  • Weber RC disse:
    03/03/2016 às 08:06

    Kleber Leite vai ser mulher do Eurico na cadeia.É o lugar onde vcs mereciam estar.

    Reply
  • Arthur Macias disse:
    03/03/2016 às 08:33

    NÃO EXISTE FUTEBOL SEM UM OUTRO TIME PRA JOGAR!!! O bem mais precioso que temos no futebol do estado do Rio de Janeiro são os clássicos. Eles deveriam ser um MEGA evento e movimentar a cidade inteira, afinal vem gente de TODO O PAÍS para ve-los. Mas nos ultimos 20 anos eles vem empobrecendo e dando espaço para outras forças, isso demonstra a falta de noção que os clubes do Rio tem e o desserviço da FERJ ao não nutrir um bom ambiente e que instigue o crescimento e aprimoramento do futebol.

    Quem é Fluminense sem o Flamengo? Quem é Botafogo sem o Flamengo? Quem é o Vasco sem o Flamengo? Eu sempre ouvi do meu avô que um time carioca ir pra segunda divisão é uma perda de mando de campo das 22 que o Flamengo tem, são 19 mandos de campo no maraca mais 3 dos clássicos.

    Rivalidade não é ódio, quem foi no maraca na decada de 80 sabe bem disso, torcidas desciam juntas a rampa do bellini, um sacaneando o outro mas na paz!

    Precisamos resgatar o futebol carioca e o Flamengo tem que colocar essa banca para que todos saibam que ele conduz um processo necessário!

    SRN

    Reply
  • Wagner Alves disse:
    03/03/2016 às 12:55

    Falou muito e falou bosta…

    O lixão da colina pra mim tá morto faz anos com ou sem eumico lá. Flamengo a muito tempo ultrapassou a barreira da rivalidade local, que agora só serve mesmo pra entreter torcedores adversários.

    Quanto a nós, pensamos em liga de clubes forte, participação em torneios continentais e se tornar referência mundial de clubes.

    Aos porcos sobram as migalhas…

    Reply
  • Eduardo de Freitas disse:
    03/03/2016 às 13:01

    Marqueteiro é o cacete, ele quer é acabar com o Flamengo, só sendo otário para acreditar nisso que o KL diz , o cara quer acabar com todas as fontes de renda do Flamengo, ele estimula a briga da federação com o Fla, e o KL vem me dizer que é tudo marketing para alavancar o vasco, tá bom me engana que eu gosto, o EBM que não abra o olho não só para ver, uma coisa é provocar com palavras e estimular a rivalidade a outra é foder o clube nos bastidores de todas as maneiras.

    SRN #zico63

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Ex-Flamengo não segura as lágrimas com vitória do Paraguai sobre a Alemanha na Copa do Mundo

1

Bruno Henrique celebra reencontro com River Plate pelo Flamengo: “Lembrança boa”

5
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

16 18

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

12 62
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

23 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

31 5
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  2. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  3. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  4. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  5. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo