Notícias

Kleber Leite: ‘Marqueteiro Miranda’

O que vou aqui colocar, com absoluta certeza, vai desagradar à maioria esmagadora de quem acompanha este blog, mas por uma questão de justiça e, até mesmo de homenagem à competência, não posso deixar de dizer o que penso.

Nos comentários do último post, os companheiros e amigos, Helder, Nino e Daniel Made, repetiram o que vem sendo uma tônica, não só neste blog, como na visão de quase todos os rubro-negros.

No nosso mundo vermelho e preto há uma conclusão lógica com relação ao ódio pelo Flamengo, nutrido pelo presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. Na verdade, e venho acompanhando isto não é de hoje, Eurico Miranda talvez tenha criado e desenvolvido a mais bem sucedida jogada de marketing na história do Clube da Colina.

Na época em que era vice-presidente de futebol, e nesta época era eu profissional de rádio, Eurico Miranda conseguiu começar a transformar o mapa da paixão envolvendo os clubes do Rio de Janeiro. Com sua postura agressiva de “ódio” pelo Flamengo, a torcida rubro-negra – que tinha diferenças divididas por Fluminense, Botafogo e Vasco – passou a canalizar todo o sentimento de rivalidade em cima do Vasco da Gama, quase que polarizando e, reduzindo a “guerra” para apenas dois clubes. Com isso, a importância do Vasco passou a ser infinitamente maior, crescimento este alimentado pela própria torcida do Flamengo.

Sempre é bom lembrar, e em várias palestras fiz esta colocação, que a força do Flamengo, a enorme popularidade do Flamengo, era construída por três clubes: Botafogo, Fluminense e Vasco, que tinham o Flamengo como o maior rival. Ao contrário, a torcida rubro-negra dividia a sua “bronca” entre três clubes. Isto, até o surgimento do fato novo, qual seja a ação do marqueteiro Miranda que, em última análise, fez com que o seu clube ocupasse o lugar anteriormente habitado por três.

Esta jogada de marketing, independentemente do que já foi aqui dito, fez com que o Vasco da Gama, desde o finado Clube dos Treze até os dias de hoje, tivesse comercialmente o mesmo, ou quase o mesmo, tratamento dado a Flamengo e Corinthians.

Enquanto dirigente fui, sabedor da estratégia marqueteira vascaína, sempre que me perguntavam qual era o grande rival do Flamengo, dizia que não havia um grande rival e que, o Flamengo sim, era o grande rival de todos.

Hoje, quando o torcedor do Flamengo deixa escapar sua ira contra o presidente do Vasco, até entendo. No fundo, não deixa de ser, de forma indireta, um reconhecimento a uma inteligente jogada de marketing. Só fico triste quando quem entra nessa é um dirigente do Flamengo, pois aí concluo que, por falta de sensibilidade e, de conhecimento de causa, este dirigente deveria estar era na arquibancada…

Resumo da ópera: que nenhum torcedor do Flamengo leve tão a sério o “ódio” do presidente do Vasco por tudo que seja vermelho e preto…

Fonte: Kleber Leite

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Ele tá certo.
    Já cansei de falar isso aqui e muitos concordam comigo, o Vasco tá usando o Flamengo pra fazer vitrine. O Vasco, agora na série B, vê no Flamengo um lampejo de visibilidade.

    Note que a era Dinamite, a rivalidade entre Fla x Vas não foi muito acirrada e apesar da conquista deles da Copa do Brasil e do vice campeonato de 2011, o Vasco declinou durante esse período.
    O Vasco vive um processo de apequenamento, até o torcedor perdeu o interesse. Eurico vê na rivalidade contra o Flamengo um gás pra tentar colocar o Vasco novamente entre os gigantes do país.

    O Flamengo hoje tem rivais interestaduais, como Corinthians e Atlético, clássicos de maior expressão. FlaxFlu também é um bom clássico.
    O Vasco quer sugar a moral do Flamengo pra tentar crescer.
    Acirrar a rivalidade com o Vasco é salvar eles do penhasco.

    Ah, só pra constar, não estou defendendo o KL, que até onde tudo indica tem uma boa relação com o Charuteiro.

  • Vou falar: incompetência e/ou má intenção a parte ao administrar o clube, esse cara é um puta jornalista, na hora de escrever. Que fique assim então, com a bundinha na cadeira escrevendo de casa, bem longe das decisões do mengão.

  • fuder o flamengo nos bastidores é só marketing. pegar a cota de tv do flamengo, ter mando de campo em todos os classicos e etc. isso tudo é só marketing

    • Querer impedir de jogar outra competição mais rentável também é só marketing. Não sei quando marketing virou sinônimo de canalhice. Pra completar ele sugere que os dirigentes que entram na onda (leia-se "defendem os interesses do Flamengo, que vem sendo sistematicamente prejudicado) deveriam estar na arquibancada.
      Ainda bem que essas pessoas saíram da arquibancada e assumiram o clube, quem nunca deveria ter saído de lá e este senhor, que também defende que o Flamengo seja subserviente a FERJ. O único que concordo e que não vale a pena tratar o Vasco como o grande rival, mas não vejo ninguém da diretoria alimentando isso.

      • Exato. O único ponto lúdico é que o Eurico realmente canaliza as atenções para o clube dele ao fazer um tipão poderoso chefão de suspensórios e charuto na boca que usa de suas bravatas para ferir o ego do torcedor Flamenguista e motivar os vascaínos.

        Esse "personagem" realmente marketeiro criado pelo Eurico alimenta uma rivalidade virtual que não existia quando Roberto era o Presidente. Naquela época havia até diálogo e respeito entre as diretorias e Dinamite também era contra a ferj.

        E de fato esse marketing colocou o vasco em foco em 2015 e agora no carioca, mas como os caras vivem à sombra do Flamengo, quando forem eliminados ca copa do Brasil 2016 o ano terá acabado pra eles pois não terão Flamengo pra lhes emprestar audiência.

        Mas de resto, KL está completamente enganado. Viajou.

      • Muito legal ver uma mulher comentando aqui, ainda com comentarios inteligente.

      • Faz sentido o que ele falou. A questão é que a coisa tomou uma proporção enorme, tanto que literalmente encolheu os outros times. Tanto que o tri sobre o Botafogo não teve tanta repercussão quanto o sobre o vasco (claro que o Gol do Pet ajudou). Essa rivalidade ficou tão incutida na mente dos torcedores que o fato de o Fla x Flu ser historicamente mais importante se perdeu. A evolução dessa ação é que tornou a coisa violenta. Duvido que Botafogo e Fluminense chegariam a esse nível de loucura. Essa ação virulenta é só o caminho inevitável que essa rivalidade tomou. Ele seria duramente criticado pela sua base de apoio e torcida se não tomasse esse caminho. Vejo vascaínos se regozijando com as ações do Siberiano. Ele não vai ser conhecido como presidente do Vasco e sim como rival do Flamengo.

        • Como trabalho com marketing e comunicação, me incomoda ver as ações do Eurico tratadas como "estratégias de marketing". Que ele faz questão de "bater no Flamengo", usando palavras dele, como forma de promoção não tenho dúvida, mas muito mais em benefício próprio, pra alimentar o ego e criar uma cortina de fumaça pra torcida diante de resultados ruins, do que em benefício do Vasco.

          Deixando o clubismo de lado, o Vasco é um dos grandes clubes do Brasil, tem uma história muito maior que os 3 rebaixamentos recentes e uma das maiores torcidas do país. A rivalidade com o Flamengo é centenária e viveu diferentes momentos, influenciada por muitas razões. Na época do tri, como você lembrou, eles tinham um ótimo time e ganhar um Carioca valia mais do que vale hoje. A maneira épica com que aconteceu também colaborou pra que fosse marcante. O tri contra o Bota, ao meu ver, não teve a mesma repercussão porque não tinham um time que oferecesse o mesmo desafio e o campeonato já tinha se transformado num torneio de pré-temporada. Ainda assim foi um período em que a rivalidade contra eles voltou a crescer. Depois foi a vez do Flu/Unimed, que montou uma equipe forte e voltou a ser o principal rival nos últimos anos, inclusive disputando jogadores com o Flamengo. Esse movimento de alternância deve continuar acontecendo com ou sem o Eurico.

          O que percebo é que hoje, não fosse pelo retrospecto dos últimos jogos, o confronto contra o Vasco não teria a mesma importância. Mesmo tendo perdido as últimas partidas, os comentários antes do último encontro eram em tom de chacota. As bravatas do Eurico ajudam a apimentar, atiçar, mas não com a mesma força. O que mais tem contribuído pra aumentar a aversão contra ele são as manobras escusas pra prejudicar o Flamengo. E aí o bizarro é que o Eurico tem se transformado no principal rival do Flamengo, não o Vasco. Até a FERJ hoje é vista mais como rival do que eles. Isso não é bom pro clube, que segue sendo administrado de maneira arcaica. Um bom planejamento de marketing pra recolocar o Vasco entre os principais times brasileiros e melhorar a imagem do clube não incluiria nenhuma das ações do Eurico.

          Quando o KL tenta minimizar o que vem acontecendo, quando prega uma reconciliação com a FERJ, eu fico com os dois pés atrás. Não sei até que ponto vai a relação com eles. Mas sei que isso só é conveniente pra federação e pro próprio Eurico, que continua sendo um senhor feudal do futebol a quem interessa manter o nível baixo pra mascarar a própria incompetência e falta de adequação a um novo momento na administração do esporte. Por isso vejo os ataques mais como desespero, ego e estratégia política, pra ganhar força para emendar um novo mandato, do que Marketing. SRN!

  • O Enrico sempre falou tudo isso. E falou também que iria fazer de tudo pra ferrar o Fla. Ele só tá unindo o útil ao agradável, que é tentar ferrar o Fla e ainda se aparecer.
    Mas eu fico tranquilo, pq sei que isso é só um lampejo de alguma coisa, pois estamos anos luz a frente, rumo a glória, e ele vive desses 5 min de fama e afundando ainda mais o vasquin..
    Vascú não é rival do Fla a uns 10 anos. Na verdade no Rio não temos mais rivais hoje, o que dirá em 2-3.. SRN

  • No fundo, tem alguma razão no que o Kleber Leite diz.

    O Eurico, em sua época de vice de futebol, sabendo que o Flamengo tinha maior popularidade e visibilidade, deve ter achado esse jeito genial de associar o Vasco ao Flamengo.

    Ou seja, mesmo sendo um clube que caiu três vezes para a terceira divisão, e estando em plena decadência administrativa e politica, o Vasco consegue ter um pouco de atenção através do jogo de cena de seu presidente.

    Não fosse a rivalidade diferenciada com o Flamengo, o Vasco seria mais um clube de média importância e sem ibope no cenário atual, exatamente como o Botafogo.

  • Por mais que o autor tenha arrebentado com Flamengo, tem razão no que escreve.
    Sempre achei o Flu o time dos advogados e esquisitos, o Bota um time triste porém honrado, e o Asco um time que parecia um rival à altura, mas o tempo se encarregou de mostrar a verdade. O Asco é um sangue suga, vive do nosso resto, e incrivelmente, dentro de nossos (Brasil) parâmetros éticos e morais, consegue ainda sobreviver. Uma lástima. Uma âncora. Um pacote de merda dentro do armário que ninguém tem coragem de carregar até o lixo porque fede e pode estourar no caminho.

Notícias recentes

Ex-jogador do Vasco ganha camisa do Flamengo de presente; veja foto

Ex-Vasco, Evander já esteve no radar do Flamengo nas últimas janelas de transferências Durante as…

26/11/2024

IA crava resultado de jogo entre Flamengo e Fortaleza, pelo Brasileirão

Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…

26/11/2024

Flamengo disputa contratação de artilheiro da Série B com Palmeiras e Corinthians, afirma portal

Erick Pulga terminou a Série B do Campeonato Brasileiro com 13 gols e levou o…

26/11/2024

Pai de Gabigol faz pedido a Santos em meio a negociação por atacante do Flamengo

Gabigol é jogador do Flamengo até 31 de dezembro de 2024 Gabigol não renovou contrato…

26/11/2024

FERJ mantém regulamento, e Flamengo é obrigado a escalar time titular após 4ª rodada do Carioca 2025

Flamengo estreia no Carioca contra o Boavista, no final de semana de 11 de janeiro…

26/11/2024

Fortaleza faz pedido inusitado aos torcedores antes de jogo contra o Flamengo

Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…

26/11/2024