Liga Nacional em 2017: é a proposta da Primeira Liga à CBF

Compartilhe com os amigos

Em reunião no Rio, membros do grupo elaboram 10 itens que serão enviados à entidade máxima do futebol. Clubes pedem transparência e venda de avião da CBF

Em reunião na tarde desta terça-feira, os 15 clubes membros da Primeira Liga definiram 10 propostas que serão entregues à CBF. Dentre elas, estão a exigência de mais transparência, participação no sistema eleitoral, venda do avião da CBF e o reconhecimento de uma possível Liga nacional já para 2017.

– Já estávamos discutindo isso. Pauta de propostas. Como a CBF tem comissão para discutir a reforma, apresentamos isso. Será encaminhada ao Secretário-geral da CBF. Será entregue até antes – comentou Nilton Macedo, presidente do Avaí e vice presidente da Primeira Liga.

A intenção é que as propostas sejam encaminhadas ainda nesta semana.

Confira as propostas:

1. Sistema eleitoral. Candidatos à presidente necessitariam do apoio de 5 entidades, entre clubes e federações, para inscrição no processo eleitoral.

2. Transparência. Contratação imediata de uma empresa de auditoria (big four) para análise de todos os negócios e contratos da CBF a fim de apurar as suspeitas de corrupção.

3. Proibição de cumulação de cargos. Impossibilidade de detentores de mandato eletivo e ocupantes de cargos na administração pública, federações e clubes de participarem da Presidência e Diretoria da CBF.

20160301_165718[1]4. Apoio ao futebol. Venda imediata do avião da CBF e destinação dos recursos arrecadados a um fundo de desenvolvimento do futebol.

5. Política salarial. Proibição quanto a fixação do salário de presidente pelo próprio presidente, definição da remuneração por empresa independente e publicação de salário da presidência e diretoria.

6. Legalidade. Reconhecimento do direito dos clubes da série A e B de participarem da assembleia administrativa da CBF, segundo o disposto na Lei 13.155

7. Ética. Criação de um conselho de ética formando por pessoas independentes e reconhecidas nacionalmente por suas posturas profissionais, com ampla liberdade de investigação.

8. Liga. Reconhecimento do direito dos clubes criarem a liga nacional para a gestão das duas principais séries do futebol brasileiro a partir de 2017.

9. Gestão. Definição de critérios rigorosos de ética na análise da elegibilidade de concorrentes a cargos eletivos e da admissibilidade no provimento dos cargos executivos e técnicos.

10. Compras e patrocínios. Adoção de manual de procedimentos para a compra de produtos ou serviços, bem como para a negociação de patrocínios, que estimulem a competição e a transparência.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Está claro que a Liga prega transparência, lisura e combate à corrupção no futebol brasileiro. E ao divulgar isso para a opinião pública, a Liga pressiona a cbf. Ou seja, se ela não aceitar esse pleito será bombardeada.

    Na boa, lindo mesmo seria ver a Liga no poder do futebol brasileiro e roubinhos, del neros e euricos na cadeia.

  • Quem ainda não é sócio e se interessar em aderir ao sócio torcedor e ajudar o mengão.

    Só acessar o link http://www.flamengo.com.br/nacao e após assinatura, ambos ganharemos uma camisa oficial do Fla. Segue código de indicação: 56CE2FD7198D7

  • É isso ou é 7 x 1 pra sempre.

  • Não tem essa de aceitar. Ou aceita ou sai, chegou num ponto que mais da metade dos clubes grandes estão fartos disso tudo. E a Globo que ajudou a dar poder à CBF, e corrompeu, agora quer se livrar da imagem. Vai querer se posicionar do lado da “transparência” agora que a CBF está falindo e a FIFA está “mudando”.

  • Tem dedo do EBM nessas propostas aí.
    Está na hora de retomarmos o que perdemos, o futebol

  • Duvido que aconteça uma liga nacional antes de 2021 pois a Globo ao fechar os direitos de transmissão do paulista proibiu os times de SP de participarem de ligas. De qualquer forma esse tipo de “atrevimento” por parte dos clubes mostra o quanto eles estão percebendo que a CBF esta enfraquecida e estão vendo até onde ela irá ceder.

    • Não precisamos de paulistas, pois dos 12 grandes 8 não estão em sampa mas sobra apenas 6, pois, não podemos contar com bota e vasco, mas em compensação tem diversos clubes médios do nosso lado

      • Concordo que não precisamos dos paulistas para se criar uma liga e eu a prefiro que seja assim no começo, mas nunca poderemos chamar essa liga de nacional se não houver os times de São Paulo.

  • Eles jamais concordarão com sugestões ou imposições afim de moralizar o futebol. Quaisquer tentativas que desafiem esses bandidos, nunca serão aceitas. O Brasil é disparado o mais corrupto do universo.

  • Vejam esse comitê de reforma e digam as chances desses tópicos serem aceitos. Têm que haver uma pressão popular e da imprensa muito forte pra aceitarem pelo menos um desses itens.

  • Sensacional! É o início de uma nova era, se Deus quiser!
    Mais feliz ainda em saber que estamos na dianteira de tudo isso!

  • Aprovando isso daremos um passo pra frente depois de muitos para trás.
    Quem sabe já seria um 2×7

  • Esta previsto para ser votado em maio um projeto que não dará mais permissão das federações, de terem direito a voto na cbf, com isso elas perderão o poder político que tem; quem confirmou foi o apolinho na super rádio tupi.

  • Se essa idéia vai pra frente ou ñ eu ñ sei , mas so de saber que tem gente se movimentando e tentando melhorar o futebol brasileiro ja é muito bom , e de quebra podem acabar com esses ladrões safados que so atrasam os clubes

  • É isso que o futebol brasileiro precisa, podem recorrer a Fifa agora e quero ver se ela não dará o aval pois também está passando por uma grande extruturação e terá que provar e acatar muita coisa e não será esse Roubinho e CBF corrupta que dirão o que fazer no futebol brasileiro. Quanto mais eles ficam com esse coronelismo, mais sem moral vão ficando e parece que não acompanham o que está acontecendo na FIFA.

  • Só queria ver sair essa auditoria, nunca que eles vão permitir o flamengo na época da Paty nos enganava que a dívida era de 300 milhões e quando contrataram uma auditoria de fora constatou que era 750 milhões imagina na cbf o que não iriam descobrir, nunca que eles vão permitir mais e isso aí foi mexer co. Mengao agora segurem bandidos da cbf anéis serão quebrados kkk

  • Futebol não é uma questão de vida ou morte; é mais importante do que isso.
    (Bill Shankly ex-técnico inglês)

    #boicoteaocarioca
    #quempatrocinafazparte

  • A saída é essa. PRESSÃO.
    Com o fim das federações, e a criação da liga nacional, ai sim estaremos retomando a decência, a moral e a honestidade no nosso futebol. Chega de patifes, que só querem “mamar nas tetas” como sangue-sugas. TEMOS QUE REALMENTE PASSAR O FUTEBOL A LIMPO. Tem que ter pressão sempre, de todos os setores. A batalha é longa e dura, mas tenho fé que VAI DAR LIGA. SRN..

Comentários não são permitidos.