Muricy admite usar “estilo Barcelona” no Flamengo

Compartilhe com os amigos

O bom momento do Flamengo neste início de ano tem inspiração no Barcelona. Em entrevista ao programa Esporte em Debate, da Rádio Bandeirantes, o técnico Muricy Ramalho admitiu que tenta escalar o Rubro-Negro da mesma maneira que Luis Enrique faz no poderoso clube catalão.

“A gente joga parecido, com um volante só (Cuellar) e praticamente dois meias (Willian Arão e Mancuello). A qualidade do Barcelona não dá para comparar, mas estou tentando convencer os atacantes a pressionar mais. Neste começo de ano temos a melhor defesa do Brasil em termos de gols sofridos, e jogando com 3 atacantes. O Arão marca bem e chega na frente”, disse o técnico, que destacou a importância de manter um padrão de jogo no futebol brasileiro.

“Se o time não tiver uma filosofia de jogo, não ganha. O que faz a diferença é a parte tática. O time tem que ser bem definido e bem treinado. Tem que saber o que vai fazer com e sem a bola. Não tem nenhum time acima da media em relação a nomes. Os jogadores estão parecidos. É preciso criar uma identidade. Se não tiver um time bem armado e bem posicionado, não tem chance nenhuma”, analisou.

Feliz com o início de trabalho no futebol carioca, Muricy disse que estudou as carências do Flamengo e se mostrou satisfeito com a evolução do trabalho.

“Estudei um pouco os números do time antes de chegar. O passe era muito ruim e o passe é que dá o controle do jogo. Mudamos muito isso. Estamos no caminho certo”, opinou.

Já classificado para a segunda fase do Campeonato Carioca, o Flamengo fecha sua participação na primeira fase neste sábado, contra o Bangu, em Volta Redonda.

Fonte: Band

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Isso aí….estamos só voltando as origens….e não a merda que ficou o futebol brasileiro depois de ganhar a copa de 94 com dois brucutus no meio….Andrade, Adílio e Zico já faziam isso….meio campo em que todos sabiam jogar…

  • Muricy forever!

  • O Flamengo em 2016 tem uma transformação absurda em termos táticos e técnicos. Isto é bem evidente, fato!
    Técnicos porque capacitou o elenco e comissão técnica com recursos humanos e tecnológicos. Hoje temos jogadores como Muralha, Rodinei, Juan, Arão, Cuellar e Mancuello que deram outro naipe ao elenco, são de bons a ótimos jogadores, fizeram o grupo ficar mais encorpado.
    Táticos porque mantém a posse de bola e prioriza a verticalização das jogadas. O time é bastante intenso e coeso em boa parte do tempo nos jogos. Mesmo num 4-3-3 com dois jogadores abertos pelos flancos, mantém a bola e troca passes, vira o jogo e busca a jogada aguda sem errar tanto.
    Ontem tivemos 60% da bola e trocamos mais de 400 passes, errando cerca de 30 e com o time reserva, que é tecnicamente inferior ao titular.
    Ou seja, isto é bem difícil se não houver um esquema definido e consciência do que fazer em campo. Para alcançar isto precisa de trabalho e dedicação seja da comissão como dos jogadores.
    Uns vão dizer que foi contra o Bangu, mas contra Fluminense e Galo fizemos primeiro e segundo tempo excelentes, respectivamente. Mesmo contra pequenos a postura e intensidade foram peça chave e marca da equipe.
    Falando de estilo, não me incomodo em seguir Barcelona, isto porque o Flamengo de Zico jogava assim na década de 80, intenso, técnico e avassalador. Logo, quem está copiando quem é meio que difícil afirmar.
    Portanto, hoje está equipe caminha a passos largos para jogar como o Flamengo jogava em tempos áureos, ofensivo, técnico e que não dá espaços.
    Se isto não for bom e superar problemas de identidade levantados por alguns, paciência.

  • O Tite até pode ser o melhor técnico, mas o nosso elenco é muito melhor que o deles; fora os equipamentos do CT também que muitos já consideram melhores que os deles. No dia que o Tite sair dos gambás, eles vão brigar no meio da tabela com aquele elenco. Ele é um verdadeiro gênio!

  • NÃO ESTAMOS COPIANDO NINGUÉM, ESTAMOS VOLTANDO AS ORIGENS… O BARCELONA APRENDEU O FUTEBOL QUE PRATICA HOJE COM O FLAMENGO DE 81, E HOJE O FLAMENGO QUER RETOMAR AQUILO QUE PAROU DE FAZER. SRN

  • Cara tem uns caras sem noção dizer que Tite não é um bom técnico e demais o cara é disparado melhor técnico brasileiro fez corinthians ganhar libertadores mundial brasileiro só na tática Pq i time era praticamente desconhecido depois que foram ate pra selecao o mais conhecido era apenas Emerson Sheik tinha Romarinho, leandro castan gil agora jadsob desacreditado até guerrero ninguém nem conhecia ele conseguiu um padrão de jogo e faz os caras jogarem ele é melhor esta em um momento melhor que o Muricy a diferença que o Muricy faz a mesma tática do Tite só que ele é ofensivo nessa tática e Tite fecha as linhas e é mais defensivo só isso mais Tite usando esse método de que usa no curica na seleção brasileira seríamos campeões mundiais não tenho dúvida se ele faz pereba jogar imagine uns de bom nível!

    • Concordo . Muricy tem mais títulos e história que o Tite . Porém atualmente o técnico dos gambas e o melhor disparado . Porém futebol e fase , pode ser que amanhã já não seja ele ou etc .

  • Mesmo contra times pequenos é nítido a evolução do time.

  • Interessante! Mas fico incomodado com essa moda de “estilo Barcelona”, acho que no Brasil e no Flamengo teria gente capacitada suficientemente pra pensar um estilo próprio do Flamengo, espero que isso ocorra. Equipes vencedoras são as que unem a eficiência e originalidade. O Brasil precisa se desvincular dessa onda e tentar retomar o que era feito no passado com as inovações necessárias. Espero também que se o Flamengo venha a por em prática um projeto de estádio que seja ESTÁDIO não uma arena, não tem a cara do Mengo.

    • Concordo! Acredito que o “estilo Barcelona” seja uma referência mais geral do que específica. A movimentação, posse de bola, ofensividade não é exclusividade do Barça, porém não existe exemplo melhor (hoje) desse estilo de jogo. Existe uma certa semelhança entre o futebol praticado pelo Barcelona e o futebol que a torcida do Flamengo consideraria ideal, mas a própria postura do time do Muricy mostra que ele não pretende imitar ninguém.

      O Muricy, no início do ano, falou em um estilo próprio do Flamengo que seria implantado desde as categorias de base. O time não toca tanto a bola (tenta definir com a velocidade dos ponteiros) e não abre mão de uma pegada mais forte na marcação (vide movimentação dos meias e atacantes), que são características prezadas pela torcida. Flamengo é Flamengo. E o Muricy parece saber disso. SRN

      • Perfeito comentário, Raphael.
        Lembro ainda que essa identidade no estilo de jogo do Flamengo vem da torcida e da tradição do clube. Essas foram as palavras do Muricy logo no começo do ano. O Mengo tem a tradição de ter um futebol técnico e ofensivo, tomando conta da partida. É isso que o nosso técnico quer implementar e por enquanto os resultados são ótimos.
        SRN

    • Todos se baseiam em algo. O Guardiola falava que se baseava no Flamengo de 81, então se Muricy escolheu se basear no melhor time do mundo atualmente, já bato palmas.

    • Josué essa filosofia e estilo de jogo é o que o Flamengo praticava nos seus melhores anos o que acabou nos rendendo o título mundial. Claro que o vigor físico, velocidade são maiores, mas a essência é a mesma. Então acho que podemos dizer que o que ocorre é que Muricy está apenas resgatando NOSSO verdadeiro estilo

    • O que gosto no Barca são os giros curtos no meio de campo com velocidade. Essas viradas forcadas entre as laterais poucos sabem fazer e normalmente erram. Que bom que Cuellar sabe! Mas passes curtos com bola no chão são mais eficientes.

    • Todos os estilos de jogo vencedores, são copiados dos grandes times que tem grandes técnicos. A seleção brasileira durante muito tempo foi referência em padrão tático, pois era o mais efetivo. Hj copiamos os europeus, ainda mais depois dos 7 gols em uma copa em casa. A referência hj é o Barcelona e tem que ser copiado mesmo e adaptado ao estilo dos jogadores de cada time é claro, pois nenhum time tem Messi, Neymar e cia… O trabalho do muricy até aqui está muito bom e se os jogadores cumprirem a risca sua função tática seremos imbatíveis, pois temos um elenco qualificado.. SRN

    • É uma ótima filosofia de jogo, mas tem que saber aplicar porque senão pode dá td errado!

    • Se funcionar qual o problema de copiar um estilo ? Se vai usar o “estilo Barcelona” ou “estilo Ibis”, tô pouco me lixando, eu quero é jogar bem e ganhar, de preferência títulos.

Comentários não são permitidos.