Caímos na semifinal da Copa da Primeira Liga. Perder numa semifinal não é um vexame histórico, podemos assim dizer. Mas as coisas que acontecem no Flamengo nos dias de hoje nos fazem crer que estamos vivendo uma era totalmente desprovida de coerência e nexo.
O fato de não termos estádio para jogar em 2016 não pode ser considerado como uma notícia de última hora. Obviamente, nosso técnico Muricy Ramalho, ao fechar com o Flamengo ainda no ano passado, sabia desse fato. Essa é a primeira grande incoerência do treinador: Se esse fato era conhecido até pelos rubro-negros menos informados, para que cobrar publicamente da diretoria sobre o assunto?
O cansaço, principal fator alegado para os resultados adversos, é outro ponto de polêmica no discurso de Muricy. Como que o time está cansado, se em quase todos os jogos, o treinador termina a partida com substituições a fazer? O time está ou não cansado? A tecnologia de ponta em preparação física não consegue indicar quais jogadores devem atuar por menos de 90 minutos?
Outro fator polêmico, ainda ligado à desculpa do cansaço, é a insistência em manter o Emerson Sheik os 90 minutos em campo, durante todos os jogos. Se o cara tem 37, 38 anos, não pode disputar 100% das partidas, quanto mais não ser substituído nunca. Juan, mas novo que ele, apresenta-se em melhores condições e já foi poupado em algumas partidas.
A solução seria poupar o time titular em alguns jogos. Mas até aí nosso treinador parece querer criar polêmica com a torcida. Poupar jogadores em uma semifinal? Porque não poupar contra os pequenos no carioca (sendo justo, na última rodada da fase que nada valia do Carioca, o time foi quase todo reserva), porque não poupar contra o Madureira, contra o Confiança? Não, Muricy decidiu poupar na semifinal da Liga que tanto o Flamengo lutou pra disputar.
Por fim, em um misto de incoerência e teimosia, Muricy percebe que seu esquema tático não funciona, mesmo assim não abre mão do mesmo. Morrerá abraçado ao 4-3-3? Quanto tempo mais sofreremos sem criatividade no meio e com pontas que não conseguem desequilibrar os jogos? Não temos Suarez, Messi e Neymar, Muricy!
Mas nosso incoerente treinador parece ser bom de convencer os jogadores… Tinha jogador comemorando o fato de ser eliminado ontem, no final do jogo. Pobre torcida rubro-negra, que não se cansa de percorrer estádios em todo o Brasil para acompanhar sua paixão, tão maltratada nas mãos dos que não tem a mínima ideia do que é ser Flamengo.
Felipe Foureaux
Fonte: Falando de Flamengo
Quase briguei hoje fazendo um lanche porque um cara falou que o Muricy não era culpado.
Tá na cara que ele é culpado. Ele desmontou tudo no segundo tempo. Tá perdidinho.
Muricy já era … Deixa o Jaime lá …
Como o muricy não tem culpa? Ele pediu renovações de jogadores medíocres como Caramujo, Sheik velhote, pará, Cirino etc.
Ele escala o time, 50℅ da culpa e dele.
Está claro que o Muricy copiou o esquema vitorioso que o Tite implantou no Corinthians em 2015.
Se formos analisar, temos os jogadores que executam as mesmas funções como por exemplo o Cuellar = Ralf, Willian Arão = Elias, Mancuello = Renato Augusto e o Malcom responsável por dar velocidade em que podemos utilizar qualquer um desses quatro: Éverton , Cirino, Sheik e Gabriel.
Pra mim o diferencial do Tite no ano passado foi a utilização de um meia criativo aberto pela direita que em vários momentos flutuava pelo meio buscando tabelas e passes em profuncidade, e esse jogador foi o Jádson.
Já o Muricy insiste em utilizar mais um ponta aberto, fazendo com que o Flamengo jogue “espaçado”, sem criatividade, sem posse de bola e apostando apenas em velocidade o que seria perfeito se buscássemos o contra-ataque.
Jogando com pontas, o nosso meia central fica sobrecarregado na armação o que explica as poucas jogadas de gols que o Flamengo tem criado.
Hoje em dia é mais importante ter um meio de campo que cria do que um bando de jogadores rápidos pelos lados e que não conseguem receber uma bola de qualidade.
Boa analise, ai estar a diferença do esquema do Titi, e o esquema que o Muricego ta tentando copiar.
Boa cara a melhor explicação.
Perfeito.
Não aguento mais ver o Flamengo desse jeito , meu Deus , viramos chacota
Vocês são foda.. Falam o tempo inteiro que precisamos ter paciência, que resultado não vem com imediatismo e etc, pra dar 3 meses de trabalho e já colocar o Muricy na berlinda.. Essa que é a verdadeira incoerência. Sosseguem um pouco. O que resta é apoiar e pagar pra ver, não ficar pressionando uma coisa que acabou de começar. “Eu juro que no pior momento, vou te apoiar até o final”.
SRN
BOA MARCOS PAULO…
Os mesmos que hj metem o pau no Muriçoca… estavam falando que seriamos campeões de tudo… que agora a gente tinha um técnico de ponta… que agora n ia ter chinelinho…
O Murici é o mesmo retranqueiro de sempre… convicto de suas ideias… n mudou em 7 dias que ficou no Barcelona…
Com ele a gente pode até não ser campeão… mas tb não vamos cair…
O estilo dele é esse… primeiro não tomar gol… depois pensar em fazer 1.
Se ele sair quem vai entrar e fazer milagre?
Wallace ainda vai continuar no time… Sheik e Cirino tb…
Não existe milagre…
Vida longa ao Murici que não me agrada… mas o elenco tb n é fantástico.
Fala aí camarada,
Então, eu acredito que houve mudança no Muricy depois da volta dele ao futebol. Em relação aos jogadores, não gosto e nem costumo ficar cornetando os que vivem numa má fase, porém um que vive nessa na fase do Pelé é o Wallace, que pra mim já era banco ou já tinha que ser negociado. O Sheik não vem jogando nada, quer ficar enfeitando o jogo, pra mim tomaria um chazinho de banco tb. Já o Cirino, eu prefiro ter mais paciência com o grande personagem de carrossel. Quanto ao Muriçoca, me agrada Mt ter um treinador multi campeão e que exige o máximo dos seus subordinados.
Abraço,
SRN.
Tirar um “titular” absoluto vai acabar sendo tirar um cara pra chamar já já e esperar q ele vire o herói…
Se tirar o Sheik agora do time… e colocar o Everton, vão ver que o time não muda… e já já vão estar pedindo o Sheik pra ser o salvador da pátria…
Tudo isso tem q ser levado em conta.
Faço das suas as minhas palavras. Ninguem consegue trabalhar com tanta chente chata metendo o pau. Ja basta a mídia. O problema principal do time não é a fadiga dos jogos. Pra mim é o fato de não haver TREINOS, porque não da tempo. E esse sim vai ser o problema durante todo o ano. Todo dia eu entro no site oficial pra ver a programação. O que está acontecendo é que o flamengo quando joga domingo, viajando é claro, só chega na segunda. Daí o treino so começa as 16h. É obvio que é um treino regenerativo. Terça feira ele tem treino em 1 período, que deve ser semi-regenerativo o outro periodo é a viagem pra o jogo da quarta. Ai quarta é o jogo não tem treino. Só vão treinar as 16H da sexta porque pela manha foi a viagem de volta. Ai novamente é um treino regenerativo, e assim vai. Ou seja não tem como treinar jogadas, variações de jogo nem posicionamento dessa maneira. Isso é a falta de uma casa onde o time reside e não o cansaço. Isso, eu creio, que é o que o Murici reclama. Ele teve só aquele tempo de pré-temporada pra dar um mínimo de padrão de jogo e mais nada. Tando deu certo o 4-3-3 que no inicio dos campeonatos tava todo mundo jogando bem, salvo MA e Wallace, e todos (torcida e midia) só elogiando. Então, acho que as coisas vão melhorando com a maior frequencia dos treinos.SRN
Excelente observação.. Os que criticam intenso inteiro não tem a mesma atitude que vc teve, que foi procurar saber o que estava acontecendo. Aos corneteiros de plantão.. Vida longa a Muricy.
SRN
Meu amigo deu certo no começo,agora os outros times aprenderam a marcar o flamengo,um abraço e CONFIANÇA no trabalho dele.
O Oswaldo de Oliveira já falava sobre isso…
Concordo com você. Mas o Muricy parece querer se afogar cm o Sheik.
Tá certo que estão pegando no pé do Muricy , mas quem imaginária que ele mudaria da água para o vinho… tempos atrás se um jogador perdesse uma bola ou errasse um passe ele quase devorava o jogador , mas hoje ele vê o jogador errar 300 vezes e não cobra. Resumindo , ninguém imaginou esse novo Muricy e sim o velho.
Verdade cara esse Muricy tá muito passivo.
Torço pro Murici rabugento voltar logo….
Se fosse o Murici de tempos atrás duvido que sheik, Wallace, pv, e ma ainda seriam as primeiras opções…..
Só acho que o Muricy está sendo coerente demais … não está funcionando o Fla jogar no 4-3-3 e qdo ele pode tentar algo diferente, mantem o mesmo sistema … qto ao “descanso” aos cansados, acho a diretoria e comissão técnica não estão falando a mesma lingua qdo a questão é a “importância” de campeonato carioca e a importância (ao menos para diretoria) da Primeira Liga
O Melhor que o Flamengo pode fazer o não contratar mais tecnicos brasileiros , só tem lixo por isso que o Dunga e tecnico da seleção , Tite e o unico que presta
#FORAMURICY
Perfeito o texto, falou tudo que penso!
Muricy nunca foi a favor da primeira liga e sim do carioca ,quando o flamengo falou que iria jogar o carioca com os reservas,Muricy falou que teria que jogar com o time titular para pegar ritmo de jogo e agora vem falar em cansaço,coloca o time titular em um jogo não tão importante no carioca e o time reserva no a primeira liga.pior é aguentar o Márcio Araújo, Alan Patrick,Pará,Wallace, “Sheik”,de titulares e a garotada da base na reserva desses caras sem vontade ,só para lembra esses caras aí ano passado quase levaram o time para a segundona.
Não sei se coerência, burrice ou teimosia … mas não dá para o Fla jogar com apenas três no meio … ontem o Arão estava perdido em campo (e não era culpa dele, mas da tática), o Arão só pode jogar daquela forma qdo tem outro na contenção revesando (como acontece qdo o Mancuello está em campo) … não dá para deixar o M.Araújo, ou mesmo o Cuellar, sozinho tendo q suprir a zaga … e mesmo qdo jogam o Mancu e Arão, aí é nítida a falta de alguém para fazer a bola chegar ao ataque, falta criatividade … por isso, acho q melhor seria o Fla jogando com quatro no meio; por ex:
———— Cuellar———–
–Arão —————Mancu–
———A. Patrick————-
e depois o Ederson e Guerrero (ou o Ederson na posição do A.Patrick e outros dois atacantes) … enfim, independente dos nomes, o que não dá é para continuar insistindo no 4-3-3, ainda mais qdo os atacantes (no caso o Sheik e Guerrero, e até mesmo o Cirino) não puderem ou não conseguirem recompor a marcação no meio de campo.
O Flamengo é grande, é imenso, mas hoje (aliás, há algum tempo) não temos jogadores que estejam à altura do manto sagrado que possam suprimir as falhas técnicas e táticas qdo ocorrerem (quem sabe, assim espero, num futuro próximo teremos) … sinceramente, acho está na hora de a “baixar” a bola e perceberem que o time (o grupo) do Flamengo está bem longe de ser um Barcelona
O texto resume bem algumas opções que se mostraram erradas e que cabe ao próprio Muricy perceber e corrigir. Entrar com o time titular em partidas de menor importância e acabar obrigado a escalar uma equipe mista num jogo decisivo; reclamar de cansaço, mas pouco mexer no time; não aproveitar os jogos de menor relevância pra dar ritmo aos jogadores da base (isso praticamente só foi feito em um jogo, com exceção do Vizeu, que é o único que vem tendo sequência), atitude oposta ao discurso de aproveitar os garotos e não fazer tantas contratações pra não tirar o espaço deles; esvaziar o meio-campo após a saída do Mancuello, colocando um ponta no seu lugar, o que claramente fez o time perder equilíbrio, jogar mais espaçado e criar menos. Isso foi ainda mais flagrante no segundo tempo contra o Confiança, quando o Flamengo não conseguia criar e ele tira o Cuéllar, que era o único que protegia a zaga e fazia a bola chegar na frente, pra colocar mais um atacante. Não à toa o gol sai pouco após a substituição e o lance de maior perigo que o Flamengo conseguiu criar depois foi no chuveirinho.
O planejamento do tão alardeado rodízio (que até agora pouco se viu) precisar ser melhor pensado, o time precisa ter variação tática, inclusive pra não perder marcação e ofensividade quando não contar com o Mancuello (se não puder ou quiser simplesmente escalar um jogador com características mais próximas às dele, como seria o Alan Patrick ou Paquetá, pode alternar pra um 4-4-2 ou até colocar o Cuéllar na função do argentino, com o Ronaldo entrando no lugar do colombiano. O ‘fosforito’ já jogou assim no Junior Barranquilla) e espero que o Muricy veja que o Sheik não tem mais físico nem disciplina pra jogar num 4-3-3, a não ser que entre no segundo tempo ou na posição do Guerrero, pois ele não recompõe e nesse esquema é fundamental a participação dos pontas na marcação. Pior é a tendência de partir pro meio e deixar o Jorge sozinho na esquerda. O desequilíbrio entre o lado esquerdo e direito hoje (onde Arão, Rodinei e Cirino, apesar de alguns erros, se buscam e voltam pra defender) é gritante.
Apesar desses pontos que, na minha opinião, precisam ser melhorados, entendo que 3 meses (contando pré-temporada) é pouco pra imprimir um padrão de jogo, que começava a ser esboçado quando o time atuou completo. A saída e circulação de bola vinham melhorando e até quando os reservas entravam dava pra perceber uma ideia de jogo. Com a continuidade do trabalho acredito que o time possa evoluir, mas se o Muricy continuar insistindo em apostas que não deram certo, vai ser difícil isso acontecer.
Análise irretocável, como de costume, Camila. Gostei da idéia de colocar o Ronaldo e adiantar o Cuellar na ausência do Mancuello, já que este esquema 4 3 3 não tem dado certo, e estamos perdendo o meio campo.
Apenas endosso o questionamento sobre esse rodízio, já que são sempre os mesmos manjados e inúteis reservas que entram, enquanto a molecada da base fica a ver navios.
E quanto a escalar titulares contra madureira e confiança para entrar com time misto na semifinal da liga, chega a ser um descaso com todo aquele discurso inicial de reformulação no futebol brasileiro.
Fala, Elvis! Realmente tem sido complicado entender algumas escolhas, dá a impressão de que diretoria e comissão técnica não falam o mesmo idioma e, mais ainda, que o Muricy ainda não conhece os jogadores que tem. Se essas derrotas servirem pra refletir sobre o que não tem funcionado, ou o que poderia ter sido feito e não foi, talvez a gente veja mudanças positivas daqui pra frente. Torço por isso. SRN!
O Muricy não gosta de trabalhar com a base. Pode checar o histórico dele.
Ele gosta de jogador bode velho.
Tipo Sheik. Que na ontem na hora que entrou piorou o time muito.
Fico pensando o que levou ele a tirar o AP, única alma pensante do time de ontem.
O ederson não é meio de campo. Ele joga pela ponta esquerda e direita. E joga bem.
Mas parece que o Muricy tem algo contra o AP e contra meio de campo.
Nunca que o Canteros e o Ronaldo são reservas pro MA.
Pra mim o mais grave de tudo você comentou aí: O Muricy tem o Alan Patrick, mas insiste com Ederson numa função que não é a dele. E insiste no Sheik numa função que é do Ederson!!
Tanto estudo no Barcelona para não enxergar o óbvio…
O Negócio é que estão sempre criando uma desculpa no Flamengo… Eram os salários atrasados… estão em dia… Era a falta de equipamento… já tem equipamento de ponta… era falta de CT… já tem CT… agora é o estádio…. AHHH Vão pra &#^$$&#&$ Honrem a camisa que vestem bando de come e dorme!
Beleza, muricy cometeu erros, mas ele usa os jogadores que tem à disposição.
Tem que perguntar pro Bandeira cadê a limpa no elenco que foi prometida.
O elenco mudou uns 30% do ano passado para esse. Nem o confiança tem jogadores de nível tão baixo quanto Márcio Araújo, Pará, Wallace, Gabriel……
Bota esses 4 no lugar do busquets, daniel Alves, piquet e iniesta (só pra não tirar neymar e messi) vocês vão ver a merda que o Barcelona vai virar com esses trapalhões.
Põe o guerrero no lugar do suarez, ele vai jogar bem menos, mas vai fazer muitos gols. Muito mais que no flamengo.
Acho que vou ter que voltar a ver jogos da seleção, pois o muricy tá conseguindo ser mais teimoso que o dunga, que diabos é que esse cara tanto masca, deve ser noia vencida….