Não tenha medo, arrisque

Compartilhe com os amigos

Salve Nação Rubro-Negra. Melhor defesa dentre os clubes que disputam a série A. Quem diria? Depois de um ano turbulento e trágico como o de 2015, iniciamos 2016 com perguntas na cabeça e nenhuma delas com resposta, porém com uma certeza, a de que Wallace continuaria na zaga, já que a única contratação da temporada até o momento para a posição foi do Juan, que por sinal vem sendo uma grata surpresa.

O motivo de estar aqui, é para comentar sobre outra grata surpresa que consegui ver no último confronto contra o Bangu no sábado, a do jovem e promissor Léo Duarte. Jogador este que foi capitão da equipe na conquista da Copinha deste ano e que para quem observa seu jeito de jogar, consegue ver um potencial incrível.

César Martins que contra o Fluminense fez uma ótima partida, era o cotado pra posição de Wallace na minha opinião, mas depois dos diversos erros de sábado, um que acabou originando o gol do adversário, as perguntas que citei no início deste texto me voltam a cabeça e eu aqui, ainda sem a certeza de quem faria a honrosa dupla com o veterano Juan.

Mas aproveitando o monte de perguntas que vem a nossa mente, me sinto com liberdade de fazer uma. Porque não Léo Duarte? O momento é ótimo para testar o zagueiro. Classificação praticamente garantida na próxima fase da Primeira Liga, Carioca com jogos pequenos e clássicos, momento interessante para testar o jogador antes de fazer uma investida em zagueiros como Polenta ou Cléber que podem ser a solução, mas que podem ser mais problemas.

O nível da zaga melhorou com a chegada de Muricy, que está implantando e dando chances as jovens promessas para mostrar o futebol que tem em poucas oportunidades, que em minha opinião, essa deveria ser a hora certa. Muitas dúvidas e uma certeza, craque o Flamengo sempre fez em casa, basta saber a hora de usar.

Se está amadurecendo e avaliando o jogador, eu não sei. O que posso te dar certeza é que a muito tempo não se via uma geração tão promissora como esta. É hora de usar, antes que apareça alguém e leve embora.

Pra cima deles Flamengo!

Cleito Jr.
Twitter: @cjunior_fla

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Para melhorar e muito o nível da zaga é só mandar embora o Cesar Martins e o Wallace que o nível da zaga melhora e muito.
    Como diz o ditado: Se vc tem um cara muito ruim no elenco, manda embora, não deixa na reserva, pois um dia vc pode precisar dele e ai fudeu.

  • A defesa melhorou porque Muricy é competente, especialmente nesse quesito (e é claro que Juan também colaborou com isso) e é justamente porque Muricy é competente que eu apoio quando ele diz que precisa de outro zagueiro… Não que o Léo Duarte não possa vir a ser até o melhor zagueiro do elenco, quem sabe… mas principalmente porque precisamos de 3 zagueiros bons. Não adiante ter somente os dois titulares.. Campeonato brasileiro é difícil, tem lesões, zagueiros provavelmente irão receber muitos cartões e o Juan não sabemos se ele vai precisar ser poupado em muitos jogos, ou até mesmo cair de rendimento no final da temporada… Precisamos sim de outro zagueiro.

  • Pra mim eles devem ser tratados como os outros jogadores do elenco, se são/estão melhor que o titular da posição devem naturalmente ganhar a vaga.

    • E não são?

  • Muricy tem dando chances para os meninos, e nos momentos certos. Léo Duarte pode ajudar esse ano mesmo.

  • Tao jogando muito nas costas da molecada. Tudo bem testar mas parte da torcida já que os cara titular , não e bem assim , etem que incluir os pia aos poucos sem compremelos com resultados .

  • Juan pode ser grata surpresa por causa do seu condicionamento físico. Nem parece que tem 37 anos.
    Pela técnica que tem não é grata surpresa. Todos sabemos da sua capacidade e senso absurdo de posicionamento.
    Léo Duarte fez jogo sério e praticamente impecável contra o Bangu. Não lembro dele ter errado nada.
    Tem potencial e pode ser aproveitado ao longo do ano. Precisamos de paciência e cautela, chances vão surgir.
    Muricy está certo em lançar este jogadores de base gradativamente, só resta a nós apoiar e dar confiança a molecada.

  • ???
    Nao entendi “Juan uma grata surpresa”.
    Colocar esse meninos agora não.
    De vez em quando, em jogo com adversario bem leve, em casa, tudo bem.

    • Muitos desconfiavam do Juan e aí está, uma grata surpresa o que pra mim já era de se esperar.

      • kkkk…Esse troço que vc anda usando deve de tá estragado, Cleito. O Juan semre foi um dos maiores zagueiros do mundo e vc vem falar em surpresa ? Tá de brincadeira !

        • Concordo!…

      • Não considero o Juan uma surpresa… O corneteiros malharam demais ele porque não acompanham futebol… Ele está jogando o futebol que sempre jogou…. Só não tem mais a mesma velocidade e físico, o que já era de se esperar…

  • Leo Duarte, Juan e Cesar Martins são zagueiros que jogam pelo mesmo lado. Complicado escalar o garoto no lado que não tá acostumado. O César Martins no gol do Bangu falhou justamente por não estar acostumado naquela posição, imagina se fosse o Leo Duarte.

  • Sinceramente… É muita frescura da nossa torcida… Porr…tudo bem que aqui não é santos ..onde não existe pressão alguma… E os garotos vingam….mais em que momento tem que colocar os moleques pra jogar?.…..o Jorge…entrou ano passado em um time todo quebrado e tai como titular absoluto…quem sabe sabe….esses moleques não vão ter uma oportunidade melhor q essa o time está arrumado em relação ao ano passado….Léo Duarte tem o Samir pra aprender….o Ronaldo…pode aprender muito com cuellar… E o vizeo..com guerreiro…o Jorge teve quem pra aprender?…. Então vamos parar com esse medo de queimar os moleques e deixar eles mostrar o futebol deles esse é o momento com que eles sempre sonharam…. Por.. Quando não da oportunidade vem um monte aqui enche o saco….e quando da …a os moleques não vão aguentar a pressão… Q torcida chata da porr…

    • Jorge aprendeu com o Pico kkkkkkkkk

    • Alguns vão entrar e dar conta do recado como o Jorge fez e como o Vizeu está fazendo nesse começo. Outros vão precisar de calma… Prá exemplificar o Zico subiu e teve que voltar para o time de baixo prá só depois voltar a subir… Podemos estar queimando um craque…

  • A verdade é que temos ainda algumas opções que não testamos, tipo Rafael Dumas, Antonio Carlos, Arthur Henrique. Temos que ter ideia para não erramos nas avaliações pro Brasileiro. Mas acredito que o Muricy deva testar ainda.

    • Carlos eu acho que deveriam testar todos eles, mas duvido que farão

  • O momento para testes é agora no primeiro semestre. O Léo Duarte é promissor, jovem e veloz. Mas sem tanta experiência como ele vai lidar com a pressão de toda a temporada?
    Eu acho que ele deveria ser testado nos 3 clássicos dessa próxima fase do carioca. São 8 times e 4 vão passar para as semifinais. Claro que o Fla vai avançar. Jogando ao lado do experiente Juan será muito importante para o desenvolvimento dele. Só jogos contra pequenos e no time reserva não é o ideal para avaliarmos o desempenho dele.

  • Vi um uns treinamentos do flamengo e achei esse Leo Duarte meio dengoso quando alguém dividia a bola com ele, ele sempre cai gritando aiaiai, eu sou cauteloso o problema desses meninos da base e o puchasaquismo dos torcedores do flamengo que o cara apenas da um drible ou faz um gol e pronto eles já botam apelido o cara de Crack que não sei oq aí duas semanas depois o cara tá com os braços tatuados com penteado todo cheio de não. Me toques o braço cheio de faixas no pulso e futebol que é bom nada, falo Pq já vi uns aí com essa boiolagem de que o Vizeu já é ViDeus igual Samir que era Samito Rafinha era melhor que Neymar superestima o cara que de perde nessa pagaçao de pau aff

    • André a torcida do Flamengo é desse jeito mesmo e não é só com o pessoal da base não… O cara dá um drible e levam ele ao céu.. O cara erra uma bola e já colocam ele no inferno… Não tem equilíbrio…

  • Ceito Jr., costumo concordar com você em grande parte da s suas opiniões parceiro conterraneo (também sou de Big Field), mas nesta terei que nadar contra a maré…

    Eu realmente acho que esta geração é boa e vai dar liga, mas nem todos tem maturidade de assumir titularidade como o Jorge fez (e este, este ano está oscilando e vocês próprios, na resenha, já estavam cobrando ele… E apenas digo… fez ótima temporada passada, mas ainda é um garoto e vai oscilar, não tem jeito.. Assim como o Vizeu e o Léo Duarte mas, pense comigo, esses podem ser ainda piores, pois se um ficar sem fazer gol e outro entregar gol, a Nação vai cair de cacete nele e não sei se vale a pena correr o risco de queimar uma geração tão promissora…

    Acho sim, que aos poucos e em jogos pontuais, sem pressão por resultado e/ou com o mesmo definido, eles devam entrar e/ou sair jogando para ganhar bagagem, mas pensar em titularidade na zagua e no ataque (caso o Guerrero vá embora no meio do ano) acho que é atropelar etapas e, com isso, correr muito risco de queimar grandes jóias que estão surgindo…

    Ah… E mais um detalhe… Colocar na conta do César Martins (que é um garoto, não esqueçam disso!) culpa por jogar pela esquerda sem ele saber é injusto… Cobrem ele e seu rendimento pela sua posição de origem e não por um jogo onde foi improvisado, pois não sabe jogar pelo lado esquerdo da zagua…

    SRN

    • Exatamente Glauco! Não podemos colocar o Leo Duarte agora, para o Vizeu ainda é mais tranquilo pois fica na frente,se não fizer gol,provavelmente vai participar,correr
      Se o Leo( grande zagueiro,mas garoto)entrega um jogo importante,pronto! Vão dizer que o moleque não joga PN,mascarado essas coisas que a gente está cansado de saber
      Tem que começar aos poucos
      O Flamengo tem que fazer diferente ,desde a geração de 90 não aproveitamos bem a base,sempre “queimando jogadores”
      Refrescando a memória;
      Djalminha(excelente) ,Marcelinho Carioca, Paulo Nunes não foram bem aproveitados no Mengão
      Por isso ,muita calma!
      SRN em qualquer situação!!!

      • Anderson, me anima ver que ainda há na torcida pessoas sensatas com você e outros… O pessoal precisa entender que a comissão técnica é competente e sabe o que faz… Vão fazer tudo no tempo correto e da maneira correta…

    • Muito obrigado meu conterrâneo, muito obrigado pela sua participação e comentário. Eu partilho em tese em algo parecido com você, mas nas minhas colunas tento ser torcedor como qualquer outro, mas parando pra pensar, minhas ideias são bem semelhantes as suas. Muito obrigado mesmo, abraços Glauco.

    • Glauco, comentei aqui essa questão do C. Martins ter jogado pela esquerda.. Se tiver que culpar alguém por este jogo em específico deveria ser o técnico. Mas uma coisa deu prá perceber, ele não tem equilíbrio emocional, pois o pênalti nada teve a ver com o lado em que ele estava jogando, mas creio que o fato de ter falhado pesou para ele.. Talvez seja como você disse, ele ainda é jovem.

      • Jogar no Maior do Mundo é difícil Mac Mac, tem que ter muita personalidae, depois do quanto a zagua foi cobrada ano passado ele já sabia que iam cair de porrada nele depois da falha… Quem é mais maduro e teve 23 anos sabe como isso bagunça o emocional e, pra jogador, emocional pesa demais…

        Eu ainda acredito no garoto, tem potencial de melhora e espero que aconteça, até porque precimos dele para compor o elenco desta temporada, não dá inda para fazer com Rafael Dumas e Léo Duarte o que já estão fazendo com o Vizeu…

        Até porque o VIzeu pode não fazer gol, mas se o Rafael Dumas ou Léo Duarte entregarem uma bola já vão cair matando em cima dos garotos, que são ainda mais garotos que o César Martins e ainda por cima são completamente inexperientes quanto ao futebol profissional…

        SRN!

  • Tem que usar o ferjão pra testar esses jogadores mesmo.

  • Porque o autor da coluna nunca fala do Antônio Carlos? Confesso que o jogo contra o Santa foi fraco, mas todo mundo foi mal naquele jogo. Antônio Carlos foi campeão da copa SP também (inclusive com 2 gols naquela final em 2012) como capitão, e foi dois anos titular do Avaí (jogando séries A e B). É alguém no mínimo com as mesmas credenciais do Duarte, só que mais experiente.

  • Irmãos rubro negros, qual seria a escalação com, Alan Patrick, Ederson, Mancuello, com nosso atual elenco, é possível montar um esquema parecido com o do Corinthians no ano passado? com um meio campo muito forte e apenas um finalizador la na frente???

  • kkkkk vendo a foto do Vizeu, achei que o post seria sobre ele, mas foi toda sobre o zagueiro kkk

    • Olhe bem,talvez VC mude de idéia.

    • A foto é do Leo Duarte, da onde tu tirou Vizeu kkk

    • Caralho, confundi a porra toda kkkkk Na minha cabeca o Leo Duarte era o Rafael Dumas kkkkk

    • Quem disse q é o Vizeu? Kkkkkkkkk é o Léo Duarte mesmo amigo KKKKKKKKK. SRN

    • Essa foto do Vizeu deve ser igual a fabula da roupa do rei, só os inteligentes conseguem ver!!!!

Comentários não são permitidos.