“Parem com as bravatas: Flamengo não joga como o Barcelona”, afirma jornalista

Compartilhe com os amigos

“Este conceito além de completamente errado, acaba sabotando o próprio futuro do time, criando falsas expectativas na torcida”.

Uma das maiores falácias que a imprensa vem repetindo desde que Muricy Ramalho assumiu o Flamengo é que a equipe joga como o Barcelona. Este conceito além de completamente errado, acaba sabotando o próprio futuro do time, criando falsas expectativas na torcida. Os dois clubes jogam de forma muito diferentes.

Essa frase de que “o Flamengo joga como Barcelona” surgiu por causa da viagem do Muricy ao Centro de Treinamento do time catalão e suas observações. As ideias e conceitos do brasileiro foram modificados após o período, mas em nenhum momento ele falou que iria praticar o futebol da equipe do Luis Enrique ou os conceitos modernizados por Pep Guardiola. Messi e sua turma aplicam táticas tão avançadas e conceituais que levarão anos até que equipes brasileiros consigam absorver. Isso se um dia o Brasil aceitar que está atrasado…

O que o Barça faz começou há mais de 20 anos e se desenvolveu nos últimos oito. Os jogadores tocam a bola em passes curtos, tentando sempre o agrupamento, forçando assim a unidade e os ataques em blocos. Bem diferente do Flamengo, que além de mais espaçado, sempre usa jogadas de profundidade, geralmente criada pelos meias que tentam a velocidade dos pontas ou laterais.

Outra ideia que não é praticada no Rubro-Negro é a sempre superioridade numérica em qualquer parte do campo. O conceito é de que o adversário sempre esteja desprotegido, seja com a bola (para roubá-la) ou sem ela (sair para o ataque e pegar a defesa em inferioridade ou desajustada). Com Muricy, o Flamengo aplica marcações fortes, mas sem tanta pressão e esperando mais o rival. Com a posse, nem sempre está em quantidade maior.

Mas a principal diferença que sepulta totalmente qualquer tipo de comparação entre os dois estilos de jogo está na versatilidade dos atletas. No ataque, Messi, Neymar e Suárez trocam o tempo todo de posição, sempre tentando confundir a defesa e abrir corredores para os companheiros, geralmente na diagonal. Todos em blocos e bem aproximados, por vezes colocam os zagueiros ou volantes “na roda” com os toques rápidos. Já Sheik, Guerrero e Cirino são mais presos às posições bem definidas, não criam esse “diálogo” tático.

Para o bem da equipe e principalmente da torcida do Flamengo, não repitam mais que o time joga como Barcelona. Até porque, repetir tal falsa afirmativa, só mostra que o Brasil ainda não entendeu nada da revolução que aconteceu no futebol nestes últimos anos.

Fonte: Bruno Guedes | Goal

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • E quem é o iludido que pensa que o Flamengo joga igual ao Barcelona? Quem faz essa diferença do estilo de jogo são os jogadores. Não adianta aplicar essa metodologia deles aqui no Brasil que não vai dar certo; tem que ser readaptada. Neymar, Messi, Suárez possuem caracteristicas especiais..

  • Realmente é a primeira vez que estou lendo que o Flamengo joga igual o Barcelona !!!

  • Não vejo ninguem dizendo que o Flamengo joga igual ao Barcelona! O que se fala é te tar ai longo dos anos aplicar, como o Barcelona aplicou, um padrão de jogo e de formação, para todas as caregorias de base! Coisa q acho q vai demorar anos, assim como demorou no Barcelona e agora vem dando certo!! Vamos parar de exagero… Flamengo tem um time mediano para bom! Dá pra disputar os campeonatos desse ano, entretanto, Precisa encaixar e crescer muito ainda!

  • Jogadores sul americanos, são temperamentais e habilidosos.Os brasileiros tbm são caracterizados por serem fracos mentalmente, mimados, por desistirem facilmente, de time/ país/língua, ou qualquer dificuldade, do “feijão”, até família. Se vc ver a quantidade de jogadores brasileiros q desistem,contra a de argentinos e outros, fica escancarado,a preferência pelos esforçados Hermanos,uruguaios etc…Temos técnicos argentinos,chilenos,na Europa, em grandes times,inclusive falando inglês, pq se esforçaram p aprender.Técnicos brasileiros,tbm não esforçam p aprender outra língua,ou ter diploma da UEFA. Por essas e por outras não existe esforços nos jogadores, em aplicação tática, q tirem da zona de conforto

  • O único lugar que eu vi falarem que o Flamengo joga como o Barcelona foi na coluna acima, onde o autor repetiu isso umas 5 vezes…
    O ser humano e sua necessidade inventar inimigos imaginários e de bravejar contra eles… Acho até saudável essa mania. Bom pra treinar a oratória, mas deveria se limitar a quando estamos no banheiro, dando uma cagada.

    • Perfeito seu comentario!

    • Muito boa.

  • Realmente, o time apenas melhorou porque tem mais qualidade, porém, taticamente até agora não vi nada de anormal….se encontrarmos um time que marque o Arão e as jogadas nas laterais, acabou para o nosso time.
    Mesmo faltando técnica, vi o time do Botafogo muito bem taticamente……não sei se no brasileiro conseguiremos chegar entre os 4….SRN

    • Difícil será encontrar quem consiga marcar assim

    • Torce p o botinha então….

  • O Muricy importou sim alguns aspectos que são praticados pelo Barcelona.

    Os três atacantes e três meias; a manutenção da posse de bola contínua, até que o time consiga abrir um espaço que crie uma situação de perigo para o gol adversário.

    O Flamengo não joga como o Barcelona, mas acredito que o objetivo do Muricy à longo prazo seja esse.

    O Barcelona não é mais o time do Tiki Taka, na verdade esse conceito é próprio do Pep Guardiola. A posse de bola e a versatilidade dos jogadores, no entanto, é sim a filosofia do clube.

    Vai levar tempo, ele nunca disse que iria colocar o Flamengo para jogar como o Barcelona imediatamente, a intenção é que o clube aceite esse estilo como próprio, e mantenha como característica.

    É algo que está muto mais para as próximas gerações, como esses garotos que estão subindo hoje.

    • Falta a pressão no homem com a bola, nesse quesito, que na minha opinião é o fundamental, o Flamengo ainda não se aplica como deveria.

      Perdeu a bola, não recua, pressiona mais ainda. Se não conseguir recuperar rápido aí cabe ao time e sua engrenagem apertarem o time adversário para levar a bola aonde é mais favorável!

      O Flamengo controla o jogo mas não dessa format, falta muito ainda!

      SRN

    • Verdade Edson Leal. O Flamengo de 81 pra jogar daquela forma foi se formando no inicio da decada de 70 e o Barça de hj tem conceitos iniciados a pelo menos 15 anos atras. Por causa da mentalidade dos seus dirigentes o mengo fugiu de um conceito, onde tambem ja se utilizava o três meias com Andrade, Adilio, Zico( com outros como Carpegiani e Geraldo) e os tres atacantes Tita, Lico e o Nunes e outros. A diferença do Barça hj ao Fla atual é a manutenção de um conceito de jogo. Até msm o Curintia(infelizmente citando) ta conseguindo fz isso, trocou pouco de tecnico e esses tecnicos conseguiram implatar no time um padrão defensivo muito solido.

      O Fla precisa encontrar sua forma, seu conceito, seu padrão de jogo e se o Muricy quer implatar um parecido com o do Barça ficarei muito feliz, porem pra qualquer conceito vai demandar tempo.

  • Emerson e Cirino trocam sim, trocaram mais no começo, e Guerrero sai. Os meias também avançam e trocam, até os laterais trocaram algumas vezes mais no começo do ano. Vamo ver com o tempo.

  • Outra falam de 8 anos pra cá lembram da surra que o bayern deu no Barcelona nas semifinais da eufa,acho que foi em 2014 ,apanhou feio em casa e fora dela.

  • A questão do Barcelona é seu trio de ataque todas as vezes que um deles falta o time não joga da mesma forma,para quem dúvida só olhar os resultados dos jogos quando o trio não está em campo.

    • Esse final de semana foi 6×0 Barça, sem Soares.

    • vc nãp assitiu o jogo de ontem, fora o penalty perdido 6 a 0

  • Não vi ninguém dizendo que o Flamengo joga como o Barcelona. Pelo contrário, percebo todos os jornalistas ainda muito reticentes com o Flamengo 2016. O que vejo é o Muricy falando que quer implantar uma filosofia da base ao profissional e a do Barcelona é a que ele entende como modelo. Qual é o problema? Não pode se espelhar no que dá certo? Reportagem arrogante e ignorante.

    • Só o autor do texto que disse essa merda…kkkk

    • Flamengo está adotando um conceito agora que levará anos para os jogadores assimilarem. O que deve acontecer somente com os atuais sub-15. Futuras contratações serão pontuais diferentes desse momento que precisam contratar em todas as posições. Este é um dos conceitos do Barcelona.

    • Exatamente…. O cara inventou um factoide pra ele mesmo criticar.

      Esses jornalistas esportivos se superam a cada dia.

  • O Brasil sempre esteve muito atrás dos europeus na parte tática. O que acontecia há tempos atrás é que o brasileiro não tentava jogar como europeu e assim, a técnica brasileira superava a organização européia. Então éramos os melhores… Depois que começamos a abrir mão do nosso modo de jogar nosso futebol acabou

Comentários não são permitidos.