Patrocínio, seja bem-vindo!

Compartilhe com os amigos

Patrocínio, artigo de luxo no futebol atual e que sempre teve grande importância na montagem dos esquadrões, vide a era Parmalat no Palmeiras, MSI no Corinthians, e até Lubrax no Flamengo. Tivemos alguns patrocinadores ao longo da história, o mais duradouro foi com a Petrobras que estampou sua marca durante a era de ouro do Flamengo, depois vieram alguns como P&G, Batavo e a atual Caixa.

Hoje o grande foco dos times é depender cada vez menos desse tipo de patrocínio e mais de seus torcedores, através dos programas de Sócio Torcedores. Mas o patrocínio é ainda importantíssimo para a sobrevivência de muitos times, e para o saneamento de suas finanças, pensando assim resolvi buscar alguns motivos para que um patrocinador invista no Flamengo.

Vocês sabiam que um comercial de 30 segundo no horário nobre da rede globo não sai por menos de 550 mil reais. Imagine quanto sairiam 2 horas de exposição da sua marca em horário nobre? Ou que sua marca fosse anunciada diariamente em diversos meios de comunicação (jornais, programas de TV aberta e fechada) , produtos (roupas, souvenir e outros) e por redes sociais que hoje somam mais de 15 milhões de seguidores?

O Flamengo em 2015 foi o time que apresentou o maior ibope, a maior audiência, com share médio de 46% dos telespectadores durante seus jogos.

O Flamengo é a maior marca do futebol brasileiro, com a marca avaliada em R$ 1,243 bilhões, e é o time que apresenta o maior retorno aos seus patrocinadores segundo estudos da BDO Sports Management.

O Flamengo é o time que vende mais camisas no futebol brasileiro e detém o maior recorde de venda de camisas quando vendeu 1,1 milhão de camisas em 2009.

O Flamengo é o time que tem maior exposição na TV aberta nacional, e o que dá maior retorno à detentora dos direitos de transmissão.

O Flamengo é, segundo a FIFA, a maior torcida do mundo, com aproximadamente 40 Milhões de torcedores, distribuídos por todo o país, sendo o “produto” de futebol mais consumido do Brasil.

O Flamengo segundo estudo do Itau é o time com gestão mais confiável do futebol brasileiro.

Dito isto, pergunto a vocês investidores, o que vocês estão esperando para investir no Flamengo? E pergunto ao marketing do Flamengo, porquê tanta dificuldade de enchermos nossa camisa de patrocínios?

Nem a seleção brasileira apresenta os números que o Flamengo apresenta, pois a cada dia o apelo dos jogos diminui, joga poucas vezes no ano e principalmente os escândalos de corrupção afastam os investidores que não querem atrelar sua marca a seleção.

A realidade é que o Flamengo deveria ser disputado a tapas pelos patrocinadores, pois mesmo em tempos de crise, recentes estudos divulgaram que o marketing e publicidade renderam retorno médio de 16% as empresas.

E aí eu convoco a Torcida Rubro-Negra, está na hora de buscarmos os patrocinadores para o Flamengo. Como? Compartilhem esse texto e marquem nas redes sociais o nome do Patrocinador que você gostaria de ver estampando seu nome e a tag #VemPatrocinarOMengao,  ajudando o Mengão a se tornar o time mais poderoso da América. Não adianta ficar de braços cruzados, vamos trabalhar para ajudar a nossa maior paixão!

#VemPatrocinarOMengao

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Comente, critique, compartilhe e me siga no Twitter @jeronimosjunior!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Mac Donalds tem um projeto para construir uma arena na Gávea,seria interessante esta marca,mundialmente conhecida e nossa torcida consome bastante o produto!
    Somos 40 milhões e não estamos restritos ao Rio de Janeiro
    Na minha humilde opinião seria a “parceria ” do futebol brasileiro. SRN em qualquer situação!!!

  • Empresas de eletrônicos seria uma boa tb, Motorola, Samsung, Asus, são muito fortes aqui no brasil, também tem netshoes, o próprio mcdonalds !

  • Vamos postar a #VemPatrocinarOMengao
    Marcas
    Alimentícios: @sadia; @perdigaooficial; @nestle; @cocacola; @guarana; @mcdonalds_br; @burgerkingbr; @subwaybrasil; @pepsibr; @ambevbrasil
    Higiene e limpeza/supermercas: @unileverbrasil; @pg_brasil; @omobrasil; @colgate
    Combustível/Pneus: @ipiranga; @shell; @pirelli_br; @michelin; @goodyear; @contibr; @bridgestonebr
    Informática: @samsungbrasil; @dellnobrasil; @hpbrasil; @intelbrasil; @amd; @lenovobr; @twitterbrasil; @googlebrasil; @yahoobrasil
    Aviação: @emirates; @voegoloficial; @tamairlines
    Seguros: @allianz_brasil; @portoseguro; @hdisegurosbr; @sulamerica; @segurosunimed; @libertyseguros
    Automóveis: @volvocarbr; @vwbrasil; @ivecobrasil; @citroenbrasil; @renaultbrasil; @chevroletbrasil; @fiatbr; @ford; @mercedesbenz; @bmw; @audi
    Telefonia: @tim; @vivoemrede; @grupoalgar; @clarobrasil; @digaoi; @skybrasil; @netoficial

    • É isso aí Rafael, essa é a idéia! SRN!

  • Excelente texto! Fundamentado e propositivo.

    • Obrigado Elvis! SRN!

  • Eu não entendo muito de Marketing, mas o pouco que estudei, para atuar como Administrador, vejo que a maior preocupação da gestão de Marketing, é quanto a um Patrocínio que feche por mais de dois anos com reajuste ao final de cada ano, pois patrocínios a curto prazo não dá para fazer planejamento a longo prazo, visto que hoje, essa é uma das maiores preocupações dessa gestão do EBM, rentabilidade! Ainda mais com o Flamengo tendo esse ano apenas o Brasileirão para esbanjar o futuro patrocinador, creio eu que se a Adidas tivesse explorando a marca dela no flamengo, levando para europa, marcando amistosos com os times top five, certamente patrocinadores estariam disputando as tapas para esbanjarem suas marcas nomaior do mundo!!

  • NOSSO DEPTO DE MARKETING É MUITO FRACO NO QUESITO PATROCÍNIO, APESAR DO MERCADO…

    • Sempre foi….não só em patrocínio.

  • O único com grana para investir em propaganda é o PT

  • Empresas como a Sadia, Nestlé, TAM/Gol, alguma montadora de carros (Chevrolet, por exemplo), MasterCard, Visa ou Cielo, alguma produtora de bebidas (Coca-cola, Pepsi, Guaraná Antartica..), alguma empresa de tecnologia (Samsumg, Motorola..), alguma empresa de idiomas (Englishtown..), e até Michelin e UltraFarma (que ainda estão na CBF) seriam boas opções! A TAM, inclusive, poderia ter uma parceria com o Sócio Torcedor, já que o time vai viajar bastante esse ano!

    Seria bom colocar uma pressão nos patrocinadores que continuam na CBF, alegando que quem patrocina também tá envolvido (na corrupção) e depois convidar pra vir pro Mengão! ?

    • Vamos mostrar a elas que vale a pena investir no Flamengo Oryan! #VemPatrocinarOMengao!

  • Cadê a gigante Netflix ?

  • Excelente texto

    • Valeu Cosme! tmj! SRN!

  • Acho que poderíamos ver com empresas como a Xiaomi que estão entrando no mercado brasileiro no caso deles com Smartphone de custo/beneficio bom… e querem aparecer cada vez mais e com essa exposição acho que seria ótimo né ? enfim só um ideia… enfim buscar empresas de fora.
    SRN

    • Claro Leonardo, vamos internacionalizar nossa marca! SRN!

  • Eu gostaria de ver a Sadia, que saiu da CBF, ou a Itaipava que gasta muito com patrocínio na camisa do Mengão.

    A Itaipava ainda poderia fazer um desafio à Mega torcida do Flamengo : Para cada mês que a Itaipava fosse a cerveja mais vendida do Brasil, a cervejaria daria um bônus de um milhão ao Fla.

    Seria ótimo para ambos os lados.

    Se gostou da idéia escreva lá no SAC da Itaipava…
    Eu já fiz isso!

    • O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) não permite que bebidas alcoólicas ou cigarros sejam patrocinadores de camisas de clubes de futebol. Mais os clubes podem fazer outro tipo de parceria, como o Flamengo fez com a Brahma.

      • Obrigado. Não sabia disso.

      • Sim, poderia ser feito com a AMBEV por exemplo, um compromisso da torcida rubro-negra em comprar só os refrigerantes dela, como o Guaraná Antártica por exemplo.

    • Muitas empresas estão investindo em marketing para a Olímpiadas RIO 2016. Deve ser este o principal motivo além, claro, da crise.

  • O Bradesco seria um ótimo patrocinador para o Fla.

    O Itaú paga 245 milhões anuais a globo por aquelas vinhetinhas e se o Bradesco patrocinar se o Fla teria uma exposição muito maior e mais barata.

    • Boa Abutre! @Bradesco #VemPatrocinarOMengao! SRN!

      • Jerônimo, tua sugestão foi excelente.
        Mas, pode ser ainda melhor.
        Faça, por favor, uma nova matéria sugerindo umas 20 empresas e convide a galera a votar.
        Depois com o resultado da enquete em mãos podemos encaminhar para a empresa e convidá-la a patrocinar o Mengão.

        • acho que seria ótimo mesmo uma enquete !
          exemplo: 20 empresas e um outros com a pessoa escrevendo o nome da que ele gostaria. assim teriamos algo mais concreto pra se mandar pra empresa e eles veriam o quanto são desejados por nos torcedores/consumidores.

        • Obrigado pela sugestão! Vou tentar!

    • Bradesco patrocinaria com a Caixa estampada no peito?

  • Patrocinadores que ficariam bonitos na camisa do Fla:
    Sadia, Bradesco, Itaipava, Brahma, Coca Cola, Tam, Nissan, Fiat, McDonald’s, Pepsi, LG, Apple, Honda, Extra, Canon, Red Bull, Semp Toshiba, Burger King, Shell……

    Dê outras sugestões aí e envie no SAC da empresa de tua preferência a sugestão para que ela patrocine ao Fla…

    • Esqueceu uma: Petrobras. KKKK, Só uma resenha, SRN

    • Coloca a Harley Davidson, e uma puta de uma marca

  • Parabéns Jerônimo, é de matérias construtivas como a sua que precisamos na Coluna Fla.
    Abraço!

    • Obrigado Marcello! Vamos ajudar o Flamengo a voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído! o Topo do mundo!

  • “o que vocês estão esperando para investir no Flamengo?”
    A Dilma cair. Os patrocínios em times da série A caíram em 100 milhões esse ano que o PIB encolheu quase 4%.

    “E pergunto ao marketing do Flamengo, porquê tanta dificuldade de enchermos nossa camisa de patrocínios?”
    O Mkt que deveria te perguntar como consegue mesmo em crise manter um valor razoável de patrocínios e lançando campanhas. Somos o quê teve 10 vezes mais lucro que o segundo lugar num cenário de crise maior que Collor, afinal dois anos seguidos de recessão só no Crack da bolsa de Nova York de 1929. É fácil falar que o comercial no horário nobre é mais caro; difícil é as empresas não terem da onde tirar dinheiro nem para manter funcionários, imagina em patrocínio. Flamengo mostrar esses números é quase um milagre.

    Bom, de qualquer forma, se é tão fácil encher a camisa de patrocínios milionários, sugiro que envie seu argumento para os e-mails das maiores empresas do Brasil. Já fez isso? Porque se é tão fácil encher, qual empresa idiota não aceitaria seu argumento?

    • Meu amigo, os argumentos estão aí! Sei que não é fácil, por isso convoquei a torcida a falar sobre qual patrocinador gostaria de ver. Imagine você se de repente você vê o seu perfil no Twitter e tem mais de 1000 menções sobre a sua empresa com a TAG #VemPatrocinarOMengao? O Flamengo se vende por si próprio, mas se a torcida quiser aí fica mais fácil! A Crise está aí, mas o faturamento da TV Globo com publicidade cresceu. patrocínio é publicidade. Vale mais investir no flamengo, que em comerciais de TV. Pense nisso! SRN!

    • Esperando a lava jato ter um impacto definitivo , quando tiraram o Cunha o dólar foi pra 3.65

  • a friboi deu milhões, pra roberto carlos que já declarou q não come carne vermelha em hipótese alguma, só pra dizer que come carne friboi! ironia quem come carne vermelha e compramos no mercado, na feira até na mercearia da esquina, imagine se a friboi estampasse sua marca no uniforme do mengão, o quanto não ia vender? fk a dica.

    • Isso aí Cidevaldo! Marca no twitter ou Facebook a empresa e coloque a Tag #VemPatrocinarO Mengao! Assim nós fazemos um movimento!

  • Acho que o Fla podia investir em patrocínios na área de alimentos e bebida. Falta dinheiro mas nao falta fome e sede.

    • Pedro, Marca no twitter ou Facebook a empresa e coloque a Tag #VemPatrocinarO Mengao! Assim conseguimos alcançar as empresas! Obrigado por participar!

      • Boa ideia Jerônimo. Vou fazer isso. SRN

  • Não investem porque o futebol deixou de ser bom negócio, mesmo para aqueles que antes estavam dispostos a investir.

    Com a crise econômica que nós vivemos, nenhuma empresa vai colocar grandes quantias em um mercado em crise, sem credibilidade e que hoje apresenta um produto fraco.

    Infelizmente isso não depende do Flamengo. Vamos sofrer menos, mas estamos no mesmo barco que todos.

    • Edson, não deixou de ser um bom negócio. Mesmo em tempo de crises as empresas ainda lucram com o futebol. Tem que saber em quem investir! E o Flamengo é um ótimo produto para se investir! Abraços! SRN!

    • Amigo a pesquisa já diz por si só , 46% de audiência, cerca de 95 milhões de pessoas assistindo, Já Imaginou se pelo menos 1/10 dessas pessoas comprassem só porque tá estampado na blusa do Flamengo ?
      Suponha que seja uma marca de carro … é muita grana de retorno.

      • Gabriel, eu entendo perfeitamente o que você quis dizer, assim como o que o Jerônimo disse abaixo.

        Mas se as coisas funcionassem desse jeito, vocês não acham que já teria uma fila de empresas brigando na porta da Gávea para patrocinar o Flamengo?

        Infelizmente não é simples assim. A Jeep deixo de patrocinar o Flamengo, mesmo tendo obtido bons números nas vendas e na popularização da marca.

        Você acha que eles desconhecem esses números aí?

        A realidade não é como a torcida acha, nem como a Diretoria vendeu na campanha. O Flamengo não atrai patrocinador simplesmente por ser Flamengo, esse tempo já foi.

        • É verdade, o que podemos fazer é passar a mensagem aos patrocinadores: se está no Flamengo, consumimos; se não está, boicotamos. 🙂

        • alguns fatores mais fortes do que o futebol não ser mais uma “Vitrine” como , Lava jato , Cunha fora da presidência da Câmara e fase final da lava jato são muito mais empecilhos …
          Quando o Eduardo Cunha foi afastado o dólar foi para 3,90 , Lula chamado pra depor e o Dólar cai pra 3,65…. Empresas querem esperar mas um pouco pra ver o dólar cair mais um pouco

    • De onde você tirou isso? Que desinformação. Leia mais amigo, saia da caixa. Se atualize. Leia a exame, carta capital. Pare de ler somente blog. Futebol é altamente rentável para as empresas. Exposição gigante.

      • Posso ter me expressado mal, mas estou falando do futebol brasileiro. O futebol como um todo realmente continua muito rentável, mas aqui no Brasil as coisas estão mais complicadas.

        Desde sempre existem empresas que nunca se interessaram pelo futebol aqui no Brasil, por uma questão de credibilidade. Nem preciso explicar o porquê, eu imagino.

        Em um momento de crise como o atual, no entanto, mesmo as empresas que se dispõe a investir no futebol estão recuando.

        Não é possível que ninguém aqui enxerga isso, visto que o Flamengo perdeu dois grandes patrocinadores esse ano.

        Mesmo com todo o bom trabalho desenvolvido na administração do clube, no que tange a transparência, profissionalismo e credibilidade, as empresas resolveram não renovar.

        Minha interpretação disso, em termos simples, é a seguinte:

        Em um cenário economico e politicamente caótico, que requer corte de custos, investimento em clubes do futebol brasileiro não é uma prioridade para as empresas.

        Se você ou alguém ai tem uma leitura diferente, e mais coesa, será um prazer ouvir(ler).

    • Edson Leal e Amigos Rubronegros, o FLAMENGO não atraí mais patrocinadores fortes porque o time é fraco e composto na sua grande maioria por jogadores: velhos, bichados, desinteressados, irresponsáveis, medíocres ex-gambás e medianos. Por isso tantos resultados inexpressivos nas partidas disputadas nos últimos anos(perder durante anos a fio pro medíocre time do vasco e esse último jogo em que empatou com o Figueira – penúltimo colocado no catarinense – em Brasilia, foi outro resultado inaceitável).
      Isso tudo AFASTA os patrocinadores que querem sempre estar com a sua marca ligada a VENCEDORES e CAMPEÕES, coisa que o FLAMENGO deixou de ser nesses últimos anos!!!!!!!

  • Num ano sabiamente difícil, fizeram previsões,”eleitoeiras “,esse ano se mantivesse pelos mesmos valores, estava bom demais.A realidade é outra,e ano q vem pode ser pior,já q a retração econômica é negativa(-4% PIB).Melhor fatiar como 2013 ,do q nada.(infelizmente por menos)A Guaraviton deu 20mi,esse ano se conseguir 10mi tá bom.Dá quase p pagar um Mancuello (12mi)

    • Se eles não fazem lá, faremos nós aqui! Vamos divulgar para os patrocinadores que o Flamengo é um ótimo produto para se investir! Ajuda a compartilhar esse texto e usa a TAG #VemPatrocinarOMengao!

  • Rapaz a SADIA poderia entrar nesta parada, ia vender muito mais.

    • Sadia ficaria sinistro, empresa brasileiro e de sucesso.

      • Mario e Douglas, então copiem a URL desse texto no Facebook ou Twitter e Marquem a Sadia (@sadia) com a tag #VemPatrocinarOMengao! Vamos fazer valer a nossa voz!

  • Só no brasileiro que vamos ter bons patrocínios pois ao meu ver quem investe não ver retorno com o time jogando carioca.

  • Com o time que tem, a estrutura que vai ter… Outra questão do patrocínio é o Maracanã! O Flamengo passando a geri-lo poderá colocar diversos patrocinadores associados ao estádio e a si. Cadeira da Audi, Amstel, coca cola…

    Com o time que temos, treinador, CT em evidência e só crescendo, Maracanã (que eu acredito que agora não tem para onde correr, se não vier a licitação para o jeito que o Flamengo quer o Maracanã vai mofar!) o Flamengo tem possibilidade enormes de atingir um nível de patrocínios sem precedentes!

    Outra coisa do maraca é que ele é ponto turístico, o Flamengo gerindo ele tem exposição mundial! É uma alavancagem natural por ser a nossa casa, por sustentarmos o estádio desde sua fundação e é a junção de duas marcas muito fortes e que no setor de marketing ganha de todos os estádios do País!

    As pessoas não vão a São Paulo visitar o morumbi, as pessoas não vão a BH visitar o mineirão, as pessoas não vão a Porto Alegre visitar o beira rio, mas muita gente que vem ao rio vai visitar o Maracanã!

    SRN

    • já fiz esse passeio um monte de vezes. Legal, embora o museu do maracanã seja pequeno. A idéia é boa. Mas sendo ele público com concessão, sempre teremos que cedê-lo ao estado quando for requisitado. Coisa que não acontece com uma arena própria.

      • Concordo que o fato de ser público dificulta mas o Flamengo tem a faca e o queijo na mão, SEM O FLAMENGO NÃO EXISTE A MENOR POSSIBILIDADE DO MARACANÃ DAR LUCRO!

        É só o Flamengo esperar, o governo vai pressionar através da FERJ dificultando jogos em Brasília, outro vão tentar mas quando apertar e nego tiver com um rombo enorme o Flamengo entra e pega essa varanda baratinho! É só esperar pq vai desvalorizar sozinho e rapidamente!

      • Com os caras na degola o Flamengo pode impor o que quiser, como fez i consórcio recente! Patrocínio, exploração de museu, ações de marketing!

        NENHUM ESTÁDIO CONTRUIDO VAI TER 1/4 DA MAGIA QUE O MARACA TEM!

      • Isso ai Dieki o povo gosta de se misturar com o estadio do Governo, não é nem nunca será nosso toda vez que tiver um interesse financeiro do governo o flamengo vai jogar em cariacica e na casa do krlho de novo temos que fazer é o nosso.

    • Isso aí Arthur! Mas vamos começar esse movimento! Essa torcida tem voz! Essa torcida tem peso! Marca no twitter ou Facebook a empresa que você gostaria de ver patrocinando o mengão e coloque a Tag #VemPatrocinarO Mengao! SRN!

  • Poderíamos tentar uma Empresa Asiática que tivesse interesse em se estabelecer no Brasil.

    • HYUNDAI

  • Jerônimo Simeão Júnior para Vice presidente de Marketing

    • Hahaha, Que isso Alessandro, sou só um torcedor como você que sonha em ver o Mengão dominando o Mundo novamente! Grande abraço!

  • Bom pra mim…. General Motors

    • Montadora nao compensa, são muito instáveis, exemplo recente a Jeep, Fiat no cruzeiro e palmeiras e GM no inter. Tem q buacar empresas mais estáveis que sofrem menos com as crises.

      • É relativo, a Jeep patrocina a juve a anos, assim como varias montadoras patrocinam grandes times, só que na Europa. Onde o mercado do futebol é mais estável, é claro. Mais acho bom negocio.

        • A Fiat que é dona da Jeep também é dona da Juve.

    • A GM é sem dúvida uma grande marca.
      Mas é uma empresa que está a trocentos anos em SP e não vai patrocinar time do RJ.
      A Nissan está com uma fábrica nova no RJ e tem investido pesado em publicidade.

  • Excelente coluna, acho que a diretoria poderia ter colocado durante esse carioquinha algum patrocínio pontual, com duração somente até o fim do campeonato.

    Mas creio que vem algo muito bom, os caras já mostraram que não tem pressa em fazer as coisas, com tanto que façam certo.

    • Obrigado Wagner! Precisamos encher os cofres e pagar logo essa dívida para que tenhamos o esquadrão que a história do Flamengo merece!

    • Difícil é quem queira patrocinar só no estadual, esse campeonato com tanta “credibilidade”, e de enorme “sucesso”. Creio que é esperar pro brasileiro msm. Sem falar na 1° liga, que vai buscar parceiros comerciais pro campeonato, crescendo assim os lucros de todos.

  • Eles sabem disso, mas querem barganhar pra baixo.

    O Flamengo faz bem em não aceitar diminuir os valores da camisa.

Comentários não são permitidos.