R$ 70 milhões! Vice do Flamengo calcula quantia para gastar em 2017; entrevista completa

Compartilhe com os amigos

O Flamengo terminou 2015 com a maior receita do futebol brasileiro e com superávit invejável – R$ 130 milhões. As despesas – operacionais, do dia a dia, e financeiras, ligadas a juros e encargos – caíram. O endividamento líquido foi reduzido de R$ 751 milhões cinco anos atrás para R$ 481 milhões na temporada passada. Quer dizer que o clube, que já tinha apresentado números igualmente bons em 2014, finalmente vai ter um ano de bonança em 2016? Ainda não.

Os bons resultados no campo econômico – obtidos em temporadas de baixo desempenho esportivo, diga-se de passagem – foram consumidos pelo endividamento do passado. É como se você, torcedor, tivesse seguido a cartilha das finanças pessoais à risca em 2015: ganhou uma promoção, cortou gastos no supermercado, renegociou aquele imposto que estava atrasado. Terminaria o ano no azul se não tivesse tido que pagar dívidas dos tempos de farra. E ainda vai ter que penar mais um ano para tirar o pé da lama.

O Flamengo calcula que 2017, enfim, será o ano em que terá dinheiro em caixa para gastar. Por alguns motivos. Primeiro: o contrato de direitos de transmissão será renovado antecipadamente para o período entre 2019 e 2024 com a TV Globo. Isso renderá, além de valores anuais mais altos no futuro, bônus por assinatura ainda em 2016. Segundo: este bônus, as famosas luvas, vai evitar que empréstimos que já estavam previstos sejam tomados em 2016. Isso reduz os gastos financeiros do ano seguinte. Terceiro: as penhoras cíveis, que tomam parte das receitas para pagar antigos processos perdidos na Justiça por falta de pagamento, acabam em 2016.

“O Flamengo conseguiu gerar caixa, mas teve que pagar obrigações e conseguiu reduzir seu endividamento. Ano que vem terá um fluxo de caixa ainda maior, de R$ 70 milhões”, diz Cláudio Pracownik. O vice de finanças flamenguista, em 29 minutos de entrevista a ÉPOCA por telefone, detalhou os números do balanço financeiro de 2015, publicado na segunda-feira (27), e explicou por que o torcedor precisará de mais um ano de paciência até o dinheiro conquistado nos anos de austeridade da gestão do atual presidente, Eduardo Bandeira de Mello, jorrar na conta bancária do clube.

ÉPOCA – Como as receitas do Flamengo se comportaram em 2015?
Cláudio 
Pracownik – As receitas ficaram dentro do orçado. Se compararmos com 2014, tivemos menos receitas com transferências de jogadores e caímos em premiações, mas compensamos com a área social. Passamos a explorar a Gávea de maneira mais inteligente e conseguimos arrecadar mais em bilheterias graças às vendas de partidas para fora do Estado do Rio. Mantivemos as receitas no mesmo nível com esses prós e contras.

ÉPOCA – Será possível manter o crescimento em 2016? O Flamengo começou a temporada com as saídas de patrocinadores importantes, como Viton 44 e Jeep.
Pracownik – Temos esta perda de patrocínios no primeiro semestre. É reflexo do cenário econômico. O Flamengo é uma nação, como costumamos dizer, mas é uma nação dentro de outra nação. A crise econômica nos atinge de maneira menos complexa e dramática do que outros times, mas atinge. As empresas estão esperando por eventos de maior publicidade, maior grandeza, para investir seus recursos de marketing. Os orçamentos diminuíram, e as empresas ficaram mais seletivas. Neste primeiro semestre temos campeonatos com menor repercussão, os regionais e a Primeira Liga, que está no seu primeiro ano e ainda está se provando como ativo. Temos negociações em andamento com empresas para o nacional, mas é lógico que receitas do primeiro semestre não serão recuperadas.

ÉPOCA – A renovação antecipada do contrato de direitos de TV vai ajudar a compensar essas perdas de patrocinadores?
Pracownik – No dia 5 de abril vamos apresentar este contrato ao Conselho Deliberativo. Os valores são expressivos, mais do que suprem a não realização de receitas no primeiro semestre. É certamente a maior proposta ao Flamengo até agora divulgada. Mas prefiro não entrar em detalhes em respeito aos nossos conselheiros.

ÉPOCA – Os Jogos Olímpicos tendem a concentrar recursos de patrocinadores, e o Maracanã foi tomado pelo COI. São duas receitas que deixam de ir para o Flamengo. O Flamengo já mediu o valor desperdiçado por causa da Olimpíada?
Pracownik – Os esportes olímpicos fecharam acordos muito vantajosos com os comitês americano e britânico, acordos que preveem reformas da Gávea. Então primeiro para o clube está sendo um grande evento. Segundo para o esporte olímpico tem sido um excelente acontecimento. Para o futebol o prejuízo é com estádios, mas nós podemos encher estádios ao redor do país se apresentarmos boa performance esportiva. Estamos nos reforçando, investindo em tecnologias, para ter performance. Vai exigir um sacrifício maior porque o time tem que viajar, mas ele está sendo reforçado para ter rodízio entre os jogadores. Ainda não vejo prejuízo. Vejo preocupação.

ÉPOCA – O conflito com a CBF foi resolvido? Como o veto à migração do Flamengo para outro estado afeta as finanças?
Pracownik –
Pedimos para ter uma sede provisória fora do Rio. Isso nos levaria a economia de custos. Não pagaríamos taxas para duas federações, nem pagaríamos um valor ao clube convidado. O Flamengo é o maior pagador do futebol brasileiro. Se a sede fosse transferida excepcionalmente, custos seriam reduzidos. Até agora não fomos atendidos. Se a decisão da CBF não for revertida, vamos lidar com o fato. Como o Flamengo prevê uma receita de bilheteria de R$ 50 milhões, é natural que a gente perca no mínimo 10% disso.

ÉPOCA – O Flamengo reduziu as despesas operacionais de R$ 229 milhões em 2014 para R$ 212 milhões em 2015. Como?
Pracownik – Os gastos diminuíram porque reduzimos a folha e implementamos processos. Quando se trabalha com processos, percebe-se que existe repetição de funções, funções desnecessárias. Racionalizamos os custos em compras com licitações muito fortes. Fizemos licitações realmente duras para reduzir a maioria dos preços. O clube agora centraliza a autorização de despesas, principalmente viagens. Negociamos com fornecedores, trabalhamos como se trabalha em qualquer empresa para racionalizar custos.

ÉPOCA – E as despesas financeiras? Do que se tratam? Elas foram de R$ 40 milhões negativos para R$ 3 milhões positivos em 2015.
Pracownik – Tem a ver com o Profut [lei federal que possibilitou aos clubes parcelar dívidas fiscais em 20 anos]. A redução da taxa de juros proveniente do Profut fez isso. Boa parte do superávit operacional [R$ 130 milhões] que tivemos vem por aderir ao Profut e ter certidões negativas de débito (CNDs). Tivemos reduções de encargos legais, juros. O impacto do Profut foi de R$ 90 milhões.

ÉPOCA – O que significa ter um saldo positivo de R$ 130 milhões no exercício? Para onde foi todo esse dinheiro?
Pracownik – Este é um resultado contábil. Não é caixa. O Flamengo continua a ser um clube endividado. O Flamengo utilizou os recursos para manter a infraestrutura, investir no futebol e pagar dívidas. Ninguém pode não pagar suas dívidas. Nosso endividamento líquido passou de R$ 750 milhões para R$ 480 milhões, mas a dívida de curto prazo está em R$ 115 milhões. Não tem essa opção de não pagar dívidas para trazer o Messi. É uma opção que o cidadão não tem. Ele não pode deixar de pagar contas e comprar uma Ferrari. O Flamengo conseguiu gerar caixa, mas teve que pagar obrigações e conseguiu reduzir seu endividamento. Ano que vem terá um fluxo de caixa ainda maior, de R$ 70 milhões, porque as penhoras acabam em 2016.

ÉPOCA – O Flamengo vai ter R$ 70 milhões em caixa para gastar em 2017? Que penhoras chegam ao fim?
Pracownik – São penhoras diversas. Há uma dívida com o Maracanã, há dívidas antigas com jogadores como Romário, dívidas com ex-técnicos. As penhoras cíveis acabam em 2016. Como a dívida fiscal está escalonada, o Flamengo tende a ter um planejamento maior para o ano que vem. Fizemos acordos com o consórcio Plaza, com o Ronaldinho Gaúcho. Estamos resolvendo os passivos do Flamengo. Esta é a realidade. O fato de ter lucro contábil em 2015 não quer dizer que houve dividendos. Não sobrou dinheiro. O Flamengo pagou em 2015, em termos de impostos, empréstimos e penhoras, R$ 240 milhões. Por que não botou em jogador? Porque estou devendo e preciso pagar. O Flamengo caminha a passos largos para ter um nível de endividamento de um para um. Tende a ter uma dívida do tamanho da receita. Se pensarmos que em 2010 a dívida era de seis para um… Assumimos em 2012 com quase quatro vezes mais dívida do que receita. Estamos caminhando para o nível de equilíbrio.

ÉPOCA – O Flamengo previa investir R$ 20 milhões em 2016 no futebol. Esse dinheiro já foi consumido?
Pracownik – O Flamengo já investiu esse dinheiro. Está investindo uma fortuna no centro de treinamento, em equipamentos, em novos núcleos. Já atingimos a previsão, mas nada impede que efetivamente venha a investir mais, porque tem novas receitas entrando.

ÉPOCA – Pela renovação antecipada com a TV?
Pracownik – Sim. Não se pode também pensar em investir só em jogador. Estamos investindo em comissão técnica, infraestrutura, outros ativos. Só entre direitos de imagem e salários devemos gastar quase R$ 120 milhões neste ano. Mais R$ 20 milhões em contratações, entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões em CT. Tem muito investimento que é relacionado ao futebol, mas não é no jogador; é para o jogador. Bom gramado, nutricionista, fisiologista, equipamentos de recuperação e medição. Tem que pegar tudo.

ÉPOCA – Como o Flamengo vai gastar esta verba com TV?
Pracownik – O dinheiro que entrar ali no primeiro momento vai estar comprometido para pagar dívidas e empréstimos. Ele será importante porque vamos deixar de pegar dinheiro emprestado. Quanto menos empréstimos pudermos pegar com essa taxa de juros do Brasil, muito alta, melhor. Vamos pegar menos empréstimos que estavam previstos no orçamento, vamos cobrir o déficit do não patrocínio e imagino que deve ter uma sobra que por decisão do conselho fiscal pode ser utilizada para contratações.

ÉPOCA – Já dá para ter uma ideia de quanto será esta sobra?
Pracownik – Só depois que o conselho aprovar a proposta.

Fonte: Época

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Redução da divida de 750 milhoes para 480 milhoes em 5 anos!! Time com maior superavit do Brasil! Lucro maior que grandes clubes da Europa! Criação do programa sócio-torcedor! Estimativa de 70 milhoes de investimento apenas no futebol em 2017! Término das pesadas penhoras no ano que vem! Investimento e meta de conclusão do tão esperado CT! Construção da Arena McFla! Indendencia e autosuficiência dos esportes olímpicos! Redução de mais de 90% dos processos e ações contra o clube! Respestabelecimento da credibilidade do clube perante as grandes empresas e jogadores! Nesse periodo dois titulos e uma melhora da qualidade do elenco! E ainda tem gente que reclama! Todas as vezes que leio as entrevistas de Claudio Pracowinik e dos outros membros da diretoria, vejo o quão para melhor o Flamengo mudou! O quão profissional o clube está, a ponto de surpreender uma boa parcela da torcida que é imediatista e não consegue entender o processo de crescimento do clube! Mais uma vez parabens e continuem nessa luta árdua e sacrificante para poder recolocar o Mengão no lugar de onde nunca deveria ter saído!

    • Caramba, seu texto deveria ser, por padrão, o primeiro a cada tópico criado… ou os próprios colunistas já deveriam colocá-lo ao final de cada nova matéria, antes mesmos dos comentários… totalmente excelente!! SRN!!

      • Obrigado! São fatos e contra fatos não há argumentos!

  • Gente, de verdade, estou começando a me preocupar. Sei q poderíamos estar muito melhores dentro de campo, mas do jeito q as coisas estão caminhando é realmente de se preocupar. Ano q vem a dívida vai estar um por um. Vcs imaginem daqui a cinco anos… Do jeito q as coisas estão caminhando, e não vejo ninguém pra oder nos acompanhar. O Flamengo ficará anos luz a frente dos rivais, e sabe o q isso pode significar? Pode significar q aparecerão cada vez mais em quantidade absurda, vários Euricos, Rubinhos e CBFs da vida para jogar contra nós a todo custo. Tentarão mudar regulamentos, implementar limites de gastos ( pois ninguém conseguirá ter pelo menos 30% pra gastar do q nos teremos). Será uma guerra fria e declarada, pior do q já estamos vendo. Acho q estaremos em um patamar financeiro tão superior, que farão de tudo, mas de tudo mesmo para nós derrubar. Preparem-se pra guerra, pois serão todos contra nós

  • Eu havia ficado chateado quando o Tostes saiu, pois o cara era um bruxo das finanças. Aí assumiu outro monstro das finanças, o Pracownik. Tudo azul!

    Eu sempre preferi ficar como coadjuvante com time ganhando muita grana, que ganhar um brasileiro a cada eclipse solar (já estávamos há 17 anos sem levar o brasileiro em 2009). Pensar no futuro não é um padrão pra Rubro-Negro. Ele prefere as conquistas históricas pra contar pra netos hoje, do que a rotina de conquistas ano sim, ano também amanhã. Sim, por que pra um clube rico, títulos não é fato histórico, é simples rotina. Exemplo melhor pra ilustrar isso, é comparar o minúsculo FC Barcelona até 1990, contra o Lendário Real Madrid.

    Até 1990, O Gigantesco Real Madrid já tinha levantado 6 Ligas dos Campeões, enquanto o FC Barcelona não tinha vencido nenhuma. Já contando os últimos 10 anos, o FC Barcelona levantou 4 canecos e o Real Madri só 1, em 2013.

    Vejam como o dinheiro move as coisas. Em 2000, o Real montou um time tão caro, que entrou pra história como os galáticos. Já o Barça hoje possui um time tão, mas tão forte, que se não vencer a UCL, será até uma zebra.

    É por isso, que não tou nem um pouco preocupado com as 4 partidas sem vencer ou fazer gols. Acho que o único jogador ESSE ANO que foi mal contratado, foi o Chiquinho, pois o resto, ou é bom jogador, ou é de 2015 pra trás. Relaxa galera, contratos se iniciam, contratos se encerram. E esse ano eles tão acertando mais que errando. O Maraca fechado matou muita coisa boa pra esse ano. Mas vamos que vamos.

    SRN

    • É o que a nova diretoria idealizou na chapa azul original e muito, muito bem executado pelo EBM. Manter equipe apenas para não cair, pagar dívidas e mais dívidas e fazer com que as receitas aumentem ano a ano.

      A partir de 2017, inclusive, o dinheiro já começam a “sobrar” para investir forte no elenco, pois o planejamento do Flamengo (uma delas) é o que deixar de gastar em dívidas será aplicado no futebol. Cada ano que se passar o investimento será maior, assim, tornando-se um ciclo virtuoso.

    • Faço das suas palaveas as minhas! O dinheiro move o futebol e quem tem mais, logicamente, terá maiores chances de ter exito nas competições! O que a diretoria quer é encher os cofres do clube com dinheiro para poder ter uma melhor estrutura e melhor elenco para vencer! Mas isso na realidade historica de um clube fudido financeiramente como o Flamengo demanda tempo e sacrificios! Tem gente q nào entende isso! Mas eu confio e vejo um futuro maravilhoso pro clube!

      • Com certeza! Outro bom exemplo, só que agora oposto ao FC Barcelona, é o São Paulo FC. Quem foi o maior time do Brasil na década passada? Que tinham jogadores que aceitavam jogar lá até recebendo menos que no clube de origem só pra terem o prazer de jogar no clube do Morumbi? Pois bem: Carlos Miguel Aidar foi uma tragédia pros caras. O Time já estava passando por uma situação difícil em 2014 e ainda assim, Juvenal Juvêncio deixou R$ 20 milhões no caixa tricolor pro próximo presidente. A primeira atitude do Aidar foi pegar o dinheiro e comprar o Alan Kardec. Tanto que no ano seguinte, o SPFC enfrentou salários atrasados e até hoje, muitos como eu não entendem como eles ainda conseguiram se classificar pra Liberta, tamanha a dificuldade financeira deles. Sabem quando eles vão voltar a jogar o que jogaram entre 2001 e 2010? Seus filhos ou netos poderão responder…

  • Nem acabou 2016 e já estão falando de 2017 e essa coisa Patetíca que estão fazendo esse ano , ja estão tirando a responsabilidade dos resultados de 2016 ,

    Ou estou equivocado ..

  • Essa é para os modinhas imediatistas que vivem querendo endividar o clube com jogadores de nome, leiam na entrevista que ele fala que a relação divida x receita estava 6 x 1 e quando eles assumiram estava 4 x 1, ou seja, pra cada 1 real de receita tínhamos 4 reais de dívida, estamos caminhando pra o equilíbrio 1 x 1, só espero que esses resultados fora de campo passe a ser dentro do campo tbm, com 70 milhões dá pra montar um bom plantel, e aos que compartilham o discurso do Cacau Cotta dessa besteira de futebol é o produto afim e tem que investir no futebol, todos sabemos disso, quero ver falar quando a dívida estava em 750 milhões. Parabéns diretoria pelo trabalho!!!

  • O planejamento financeiro segue bem feito e o esforço de redução da dívida é elogiável. A tendência é de investimentos maiores no futebol de 2017 em diante, o que é ótimo.

    Contudo, os resultados no ano passado e em 2016 até o momento estão muito aquém do dinheiro já investido. Há jogadores no elenco que nada acrescentam: Wallace, Márcio Araújo etc que não têm vencimentos baixos e não têm valor de venda. MA é o grande exemplo. Jogador irrelevante por onde passou, com 30 anos e teve contrato renovado. Por quê? Desperdício técnico e financeiro. É o típico caso onde se deve lançar um jogador da base. Émerson é outro com relação custo benefício alta. É preciso se desfazer de algumas peças do elenco para abrir espaço para alguns da base e novos reforços (poucos, mas eficazes, como Cuéllar, Mancuello e Juan).

    E definir logo Volta Redonda como sede para a maioria dos jogos (se não puder utilizar outro estádio no Rio), mesmo que tenha alguma perda em relação a outras praças. Eventualmente, pode mandar um jogo em Brasília, desde que acertado com antecedência com a comissão técnica, numa semana com jogo só no final de semana.

    De 2017 em diante, será preciso um projeto para um estádio próprio, pois o Governo nunca deixará o Fla administrar o Maracanã. O Penãrol mostrou que pode-se construir um estádio funcional a um custo razoável. Enquanto isso, o Flamengo pode arrendar o estádio Ítalo del Cima, por exemplo, fazer uma rápida reforma e jogar lá por uns 2 / 3 anos jogos de menor apelo.

    SRN
    Gil

  • Esse cara é fera. O fato é que quanto maior o nosso orçamento pro Futebol, melhor o time será, pois mesmo que não seja uma ciência exata, as chances de as contratações darem certo são bem maiores se contratando um jogador renomado do que uma aposta.

  • A jovem deveria é cobrar do safado do Kléber Leite,dividas de Romario ate 2022dívida com Consórcio Plazza 60 mi,da Patty dívida R10 era 50mi,negociada foi a 25mi a Vista.por baixo a herança maldita desse 6 anos 100mi.Mas a jovem é aliada dos “bonzinhos”já q todo mundo sabe q os 2 davam ingressos grátis, pagavam os ônibus e davam dinheiro p as organizadas,até dinheiro p churrasco davam.De vez em quanto vem uns aí defender a Patty e o rico Kléber Leite.

  • Queria muito o Leonardo nessa gestão do futebol do Flamengo.

  • No dia que aparecer alguém nessa diretoria que saiba contratar e demitir, seremos imbatíveis. Falta-nos a TAÇA do futebol, pois a de economia já é nossa pelo terceiro ano seguido.

  • já estão pensando em 2017?? que isso..!!! será que não estão vendo a lambança que esses caras estão fazendo dentro de campo em 2016??? 3 meses de trabalho e a frustração que sinto é a mesma que em 2015. Aí vem a diretoria e a palestra do BOPE kkkk para que?? os jogadores precisam mudar o conceito, terem raça, darem sangue dentro de campo isso sim…e diretoria ter pulso firme para cobranças, porque salarios em dia poucos times tem!!!!

    • cara tem que ter organização! Reclamando de uma diretoria que esta dando passos largos rumo ao sucesso?

    • Cara o Pracownik é da área financeira, ele tem competência apenas pra falar de finanças, e não de futebol, se o orçamento de 2016 já está planejado, vc quer que ele fale do quê? isso é uma projeção dele, pode ser maior ou menor, vai depender do time, se o time for bem essas receitas podem aumentar, a diretoria contratou o técnico que queríamos, alguns dos jogadores que pedíamos, então vamos deixar eles trabalharem, não tem nada perdido, o ano está apenas começando para o futebol, vamos confiar. SRN

    • Vamos fazer assim então…..
      As outras administrações eram extremamente amadoras ou corruptas. Isso é fato.
      Aí vc, Grande analista do futebol, me recorde um período pós Zico com um time incontestável e multi campeão.
      Nunca estivemos em melhor momento depois dos anos 90, isso é fato.

      O time de 2009não era incontestável, apesar de ter algumas peças excepcionais. O time com o Ronaldinho de 2011, q pra mim era incrível, apesar de não ter um atacante de verdade, não ganhou nd. Aquele time sensacional com Romário e Sávio só ganhou carioquinha…. E nesses momentos reinava a bagunça, a improbidade administrativa, a corrupção e por ai vai….

      Vc não viveu dos anos 90 pra cá a excelência futebolística, tampouco a administrativa.
      Agora caminha a passos largos pra um período de avanço administrativo, q teoricamente nos levará a ter um time forte e estruturado.
      Não existe motivo algum pra esse imediatismo e revolta, amigo.

      No mais é apoio, paciência, cobrança tb (pq não?), e SÓCIO TORCEDOR.
      O que está pra acontecer nós nunca vivenciamos. Acho q Vale a pena esperar p ver…..

      • Concordo, e para nossa sorte o tempo para arrumar a casa está sendo bem mais rápido que o tempo que roubaram dinheiro do clube com investimentos irracionais.

    • Sério isso cara? .. falando isso dá a entender a tu n sabe o q é um planejamento…. faz isso n cara.

    • Palestra motivacional Leobrito. Isso, parece bobo, mas trás resultados. Trabalhamos melhor e produzimos mais à base de motivação. Eles já deveriam estar motivados pelo alto salário recebido, mas as vezes uma dose a mais ajuda.

  • O planejamento financeiro segue bem feito e o esforço de redução da dívida é elogiável. A tendência é de investimentos maiores no futebol de 2017 em diante, o que é ótimo.

    Contudo, os resultados no ano passado e em 2016 até o momento estão muito aquém do dinheiro já investido. Há jogadores no elenco que nada acrescentam: Wallace, Márcio Araújo etc que não têm vencimentos baixos e não têm valor de venda. MA é o grande exemplo. Jogador irrelevante por onde passou, com 30 anos e teve contrato renovado. Por quê? Desperdício técnico e financeiro. É o típico caso onde se deve lançar um jogador da base. Émerson é outro com relação custo benefício alta. É preciso se desfazer de algumas peças do elenco para abrir espaço para alguns da base e novos reforços (poucos, mas eficazes, como Cuéllar, Mancuello e Juan).

    E definir logo Volta Redonda como sede para a maioria dos jogos (se não puder utilizar outro estádio no Rio), mesmo que tenha alguma perda em relação a outras praças. Eventualmente, pode mandar um jogo em Brasília, desde que acertado com antecedência com a comissão técnica, numa semana com jogo só no final de semana.

    De 2017 em diante, será preciso um projeto para um estádio próprio, pois o Governo nunca deixará o Fla administrar o Maracanã. O Penãrol mostrou que pode-se construir um estádio funcional a um custo razoável. Enquanto isso, o Flamengo pode arrendar o estádio Ítalo del Cima, por exemplo, fazer uma rápida reforma e jogar lá por uns 2 / 3 anos jogos de menor apelo.

    SRN
    Gil

  • Venho dizendo faz tempo: Flamengo será soberano. Porém só lá para a temporada 2018/2019.

    • para comprar jogador top de fato é pouco, por isso a importância de formar jogador em casa, investindo 70 megamilhões em um puuuuta centro de treinamento e coisas do gênero (pedra fundamental de estádio)… o retorno demorá mais a chegar, mas será muito maior!

      • Exatamente. Super concordo com vc.

        Por mais que essa diretoria faça por mais 20 anos nunca teremos condições financeiras para comprar um Neymar, CR7, Ronney etc em alto nível. Inimaginável pagar 80, 100, 120 milhões de euros em apenas um jogador top mundial. Vai trazer um top mundial e ter outros 10 Wallaces?

        Esse é o caminho correto(investir fortemente em estrutura, estádio…) . Investiria forte num centro de treinamento como os tops europeus, como Real Madrid e Barcelona.
        Isso vai “facilitar” para que alguns jogadores de nível europeu aceitem uma proposta do flamengo mesmo que muito baixo comprando as propostas européias.

  • Eu acho que o que está acontecendo é tempestade em copa dágua. 4 jogos atrás tinha torcedor eufórico com o time, agora nada presta. Se ganhar do Vasco hoje é melhor que o Barcelona e se perder é pior que o Ibis. O elenco é bom e o técnico é bom sim.

    • Elenco e bom não, o time titular e bom tirando o walace!

    • Faço das suas minhas palavras.

  • Sou administrador e percebo com afinco o que eles estão dizendo e onde querem chegar. São gestores com muita rodagem em todas as áreas. Parabéns pela bela explanação administrativa dando uma aula de responsabilidades, e quero dizer por mim que confio piamente nesta tese e que logo logo seremos muito fortes crescendo a cada ano.

  • Tem que eternizar esse cara no flamengo e que sirva de exemplo para o DP de futebol encontrar alguém assim pra camdá-lo.

  • Realmente são super competentes no finamceiro do clube, só falta descobrir alguém pra levar isso pro departamento de futebol que até agora mostrou totalmente o inverso. Tem que gastar com u pra mostrar que o flamengo se reergueu e enterreu pra sempre a corrupção, o roubo e a anarquia.

    • Diretoria de futebol tem a competência inversamente proporcional à direção financeira do clube.

      • Pois é, é inadmissível pois isso pois está jogando fora o dinheiro conseguido com tanta competência e tanto planejamento.

  • Excelente notícia. Estamos no caminho certo. Apesar do elenco ainda ter jogadores muito questionáveis que são fruto desse período de transição, percebemos que a partir deste ano o nível das contratações já foram mais elevadas, e com as finanças equilibradas, a vinda de jogadores melhores tecnicamente, CT melhor, comissão técnica de boa qualidade, o FLA só tem a voltar a mostrar sua força. Eu ainda acho que iremos disputar os campeonatos em bom nível esse ano. E ano que vem, a medida que esses jogadores questionáveis forem dando lugar a outros melhores, ninguém irá segurar o MENGO.SRN

    • Concordo contigo xará,
      transição de uma situação horrorosa para uma situação não muito boa, mas já beeem melhor, tanto no aspecto de futebol, quanto em finanças…
      torcendo para que no brasileiro o Flamengo já esteja numa situação mediana;
      esperando que em 2017 estejamos definitivamente, para todos os anos seguintes, brigando no G4 do brasileiro e, especificamente em 2018, não ser campeão seja uma zebra…
      sei que a matemática não é essa, mas, de certa forma, sendo mais um entre os 20 times da série A, é natural que sejamos campeões a cada 20 anos; ficando sempre no G4 será natural ser campeão, no mínimo, a cada 4 anos.

  • Parabéns à diretoria!! É um alívio ler essa entrevista.
    No mais, falta apenas acertar no futebol, isto é, deixar de desperdiçar dinheiro com jogadores medianos e consolidar definitivamente aquela filosofia que sempre foi nossa, de investir na base e fazer a transição dos jovens para o time de cima, mesclando com boas contratações.
    E, por último, claro, esperamos uma definição sobre o problema da falta de uma casa: ou assumimos o maraca, se for vantajoso, ou construimos um estádio nosso o mais rápido possível.

    • Falou tudo cara.

    • Espero poder chamar o Cuellar de mediano em breve…
      Atualmente jogadores como Gabriel, Marcio Araujo, Wallace, Pará, Chiquinho entre outros… Eu confesso que não sei como eles foram contratados… acho o Pará e o Chiquinho pra qualidade do elenco… bons reservas… mas pensando na grandeza do Flamengo… espero poder falar em breve que nunca mais teremos jogadores de tão baixo nível no nosso elenco.

    • mas se você for ver bem, a folha do flamengo é de 4,3 milhões. Nela entram além do elenco atual, jogadores emprestados, ex-jogadores com acordos e tal. Até que não é tão grande. Achei seguramente que a folha fosse mais inchada. Mas uma limpeza com aqueles nomes de sempre seria uma muito boa!

    • ———————Muralha—————–
      — Rodinei—Juan—-Polenta—-Jorge–
      —————- Cuéllar ———————
      ———-Arão———-Mancuello———
      —-Fárfan—–Guerrero——Ederson–

      Nada mau. kkkkkkkkkkk
      Teóricamente baita time a nível de brasileiro.

      Banco: Alan Patrick, Sheik, Marcelo Cirino, Wallace, Vizeu, Everton, PV etc etc

  • E 2016?!? Vamos aguentar Wallace, Sheik, Cirino, Gabriel, Marcio Araujo, Cesar Martins, Canteros e Everton até o fim do ano?!?!? Vamos passar mais um ano brigando por nada?!?!

    • Sim.
      Primeiro diminuir as dividas e depois vamos brigar por titulos.
      O elenco é bom, o técnico é bom, a diretoria é boa então, deve ser macuamba vascaina.
      Temos que ter paciencia, Lucas.

      • Técnico não é bom não.
        Técnico já foi bom

      • Nada garante que iremos brigar por grandes titulos com mais dinheiro mas esse é um dos pontos que ajudarão nos levar até lá.

        Queria mesmo é alguma previsão de construção do estádio. Isso sim seria mais importante que qualquer taça.

        • De fato, Wagner, até porque no futebol não se tem garantia de nada mas, sendo um pouco otimista, com dinheiro o Flamengo poderá contratar mais jogadores técnicamente bons, com condições bem melhores para treinar e descansar, estipular uma premiação maior por metas atingidas e encher mais os estádios a cada partida e assim estimular o atleta a se dedicar pelo clube. Outro ponto que voce disse e eu concordo prontalmente é que se souberem gastar com os jogadores, pois no futebol paulista temos exemplo de clube com muito dinheiro, que fizeram mais 60 contratações e com resultados horriveis ( somente um titulo ano passado ) que hoje era para ser o Top no País.

        • fazendo umas contas bem básicas aqui levando em consideração a curva de pagamento da dívida, se a próxima diretoria mantiver o mesmo nível, em 2020 sai o estádio

      • O problema pra mim é que a diretoria de futebol é fraquíssima! Contrata muito mal e paga muito à jogadores que não produzem nada. Renovar o contrato do MA foi um tapa na cara da torcida que sempre pediu a saída dele e é bastante claro que ele não serve para o Flamengo.
        O rumo financeiro está ótimo, digno de aplausos mesmo, mas o esportivo não está nada bem. Não estamos com um elenco barato, a proposta não é manter um elenco de baixo custo para sobrar dinheiro e pagar as contas. Nosso elenco está entre os mais caros do país e não reflete esse valor dentro de campo.
        Volto à dizer, a diretoria de futebol gasta muito e gasta muito mal. Gasta errado, contrata mal.

        • “Não estamos com um elenco barato, a proposta não é manter um elenco de
          baixo custo para sobrar dinheiro e pagar as contas. Nosso elenco está
          entre os mais caros do país e não reflete esse valor dentro de campo.”

          Absolutamente perfeito seu comentário.

          As ações administrativas são obrigação, diretorias passadas não foram competentes com isso nem foram honestas, agora alguns torcedores acham fantástico fazer o que é obrigação mínima de qualquer dirigente: Ser honesto e responsável financeiramente. ponto.

          Enquanto Presidente e diretores não encontrarem os rumos do futebol não vão tirar nota 10 em Gestão porque o orçamento atual já é bem alto para o esporte e com essa grana toda eles não conseguem fazer a coisa fluir, assim fica acreditar que irão conseguir com o dobro do dinheiro.

        • Concordo 100% com voce, lucas. O elenco, hoje, do Flamengo não é barato. Mas eu prefiro pensar que é falta de sorte dos responsáveis estas contratações não terem dado certo.
          Este ano ja foram contratados jogadores em nivel mais elevado e até agora nada. Os piores tecnicamente falando estão quase todos no banco ( Marcio Araujo, Alan Patrick, Pára, Canteros ) mas falta ainda sair o Wallace e o Cirino. Contratando dois jogadores bons ( Não iguais ou + ou – ) para substituir de vez estes dois será mais um passo para um ano com um pouco mais de alegrias pra nós.

          • O principal erro desta diretoria que vejo nos comentários e pelo que entendo, foi a renovação de contrato do Márcio Araujo, concordo plenamente!!! Alguns dos questionáveis tem contrato longo, então vamos ter que aturar por mais um tempo.pois em termos de contratações pra este ano, acertamos em quase todas!!! O time melhorou muito, a meu ver, está faltando sorte também, ainda vamos engrenar e este time vai dar alegria a nossa torcida!!!

    • Vamos

    • vamos. talvez até mais um ou dois anos brigando ali no meio da tabela.. grana curta, amigo mas depois ninguém segura..

      • Certissimo, EuMe…
        Esta é a visão que tenho também

  • Esse Cláudio Pracownik mudou o rumo financeiro do Flamengo.

    • Monstro!

    • O Flamengo tá muito bem administrado cara.
      Só que no futebol tá um lixo.
      Muricy é podre como técnico.

      • Concordo que o futebol está muito abaixo mesmo. Quando estávamos no fundo do poço, o futebol era ruim do mesmo jeito. Só que na base da empolgação e raça, conseguimos alguma coisa. Acredito ainda que a partir desse ano, já haverá algo melhor para nós.

      • Ao menos agora temos um horizonte… E muito promissor!
        Só de lembrar daquele Flamengo das páginas policiais (que também não ganhava nada) tenho vontade de vomitar!

      • deixa ele trabalhar!!! a gente reclama demais, queremos ser um clube estilo europeu?Então só com muito tempo com uma mesma comissão técnica, pois ficar mudando mudando, não chega a lugar algum

    • O Tostes tbm!

      • O Tostes sem dúvidas foi um dos pilares dessa recuperação.

    • O que vejo hoje no flamengo, é algo diferente de tudo que já presenciei : A torcida pelos dois times: O time da Administração e o time de futebol.

Comentários não são permitidos.