Resultado! Ideias táticas de Muricy estão surtindo efeito no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Muricy Ramalho chegou ao Flamengo falando em títulos e projeto. Comandar o clube de maior torcida no país com investimentos em tecnologia e estrutura seduziu o treinador, “reciclado” após o período de estágio no Barcelona.

Do estágio vem as comparações que nunca são saudáveis e também alguns dos novos conceitos que Muricy quer implantar: posse de bola para controlar o jogo e agredir o adversário, indo de Paulo Victor até Guerrero com passe e bola pelo chão, compactação defensiva para tirar espaços e movimentação para criar apoio e permitir as infiltrações de Arão, Cirino e Sheik, os “velocistas” que aceleram o jogo.

Jogando num imutável 4-3-3 em 9 jogos oficiais, a execução desse modelo definido vem melhorando, principalmente com a entrada de Cuéllar, Mancuello e Cirino na equipe, como nos 5×0 sobre o Resende. Descontada a fragilidade do adversário, atuação com controle de jogo e “posse de bola boa”, como Muricy quer.

Nem tudo é perfeito: falta intensidade. O físico em início de temporada ainda não permite, e os métodos de Muricy – coletivos que privilegiam o posicionamento – não engloba a velocidade do jogo. Mesmo assim, o Fla pode evoluir pois possui um modelo bem definido, como você vê abaixo:

Construção de jogadas: Cuéllar, Mancuelo e Arão dão qualidade e apoio ao meio-campo
O Flamengo trabalha as jogadas com movimentação para gerar linhas de passe e acionar os laterais e pontas no ataque. Cuéllar sempre inicia as jogadas entre os zagueiros e o restante do time se movimenta para dar opções para ele e quem receber. Isso se chama APOIO, e é a base do meio-campo do Fla: movimentação e troca de passes até chegar em Cirino ou Sheik.

Organização defensiva: linhas baixas e compactação

Sem a bola, o Flamengo retorna até o círculo central, formando um bloco. A orientação é para que Sheik, Cirino, Mancu e Arão fiquem alinhados, com Cuéllar mais atrás. Trabalhando com encaixes individuais, o camisa 23 e 5 sempre tentam pressionar os meias e volantes adversários (1º imagem), levando a bola para os lados (2º imagem). Mesmo não tão compacto, o Fla neutraliza o oponente pressionando bem a bola e evitando que os adversários cheguem na pequena área – foi apenas um gol levado de bola rolando.

Guerrero: movimentação inteligente que cria espaços na frente

Envergar a 9 do Flamengo não é fácil. Apesar da excessiva cobrança por gols, Paolo Guerrero colabora de uma forma mais tática, se movimentando muito e abusando das jogadas de pivô. Assim ele quebra a linha defensiva do adversário – 1 ou 2 vão com ele – e cria espaços no terço final, zona onde os gols saem. A imagem mostra exatamente isso: Guerrero desmancha a defesa e abre um buraco (em vermelho) para Cirino infiltrar em velocidade. Observe que Willian Arão acompanha e Sheik pode cortar para dentro. Tudo em um movimento que, se bem executado, pode render muito bem.

A análise mostra um pequeno recorte do ano rubro-negro – 15% da temporada. Mas, para que o Flamengo não dependa sempre de interinos, é preciso entender títulos como fruto de um trabalho e um processo. Algo que acabou de começar com Muricy Ramalho.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O time está melhorando! mas o que não está legal é aturar MA e Wallace comentando aqui PQP KKKKKKKKKKKK

  • Não esta perfeito, mas esta ótimo para apenas 15% da temporada, esse ano tem tudo para ser um ano muito diferente dos ultimos 5 anos, tem tecnico e jogadores para no minimo alcançar a libertadores 2017. Que seja apenas o começo de um grande ano! SRN

  • Ainda falta mais compactação e intensidade nos ataques, o entrosamento ainda não é o ideal, mas já se percebe que é um time mais organizado que a média. Com as entradas do Ederson e de um possível zagueiro no time, e se houver opções táticas preparadas, tem tudo para voltar à Libertadores esse ano.

  • Quantos ja passaram e eu continuo jogando?

    • Márcio Araújo falava a mesma coisa kkkk

    • E capitão a casa caiu pramim, mais vou voltar no lugar do mancu!

      • Grande jogador Marcio. Vamos descansar que logo tem o treino da tarde. Vou ler um livro.

      • Quem mandou VC ficar escondido pra não receber a bola.

        Vc podia ir pró Vasco e levar seu amigo de perebice Wallace com VC kkkkkkk

    • Kkkkkkk esse povo é criativo viu rs

Comentários não são permitidos.