Rodrigo Caetano vê base e CT como segredos para o sucesso do Fla em 2016

Compartilhe com os amigos

Muricy Ramalho assumiu o Flamengo após um longo período fora dos gramados. Neste intervalo o treinador visitou o Barcelona e por lá aprendeu um dos grandes trunfos do clube catalão: as categorias de base. Depois de alguns meses à frente do Rubro-Negro, o seu novo clube já parece estar absorvendo algumas ideias do Barça e deverá apostar nas jovens promessas campeãs da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016 para reforçar o elenco profissional nesta temporada.

O diretor executivo de futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, explicou sobre os planos do clube para 2016 e não descartou a chegada de mais reforços, assumindo que Muricy Ramalho ainda carece de duas peças. No entanto, com a renovação de contrato da maioria dos jogadores recém promovidos da base, o time da Gávea deverá ter a solução dos problemas em sua própria casa.

“Nós ultimamente renovamos o contrato de quase a totalidade dos atletas que foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Todos terão esse processo de aproveitamento com muita cautela para que não aconteça o que aconteceu com as gerações anteriores em que acabaram não se afirmando e acho que muito mais por uma deficiência do próprio Flamengo do que dos atletas. Eles foram vítimas da falta de investimento, estrutura física e de tecnologia que hoje o clube já possui, assim como a integração das categorias de base”, afirmou.

Além do projeto nas categorias inferiores, o Flamengo já visa uma melhora de rendimento para esta temporada com a recém reforma do Ninho do Urubu. Segundo Rodrigo Caetano, é impossível ter sucesso em um campeonato de pontos corridos se o clube não possuir uma estrutura que proporcione ao atleta tudo o que precisa para desenvolver seu futebol em alto nível. Para o dirigente isso explica também as ruins campanhas que os clubes cariocas vêm protagonizando nos últimos anos no cenário nacional, já que a maioria não possui centro de treinamento.

“Não tenho dúvidas de que a parte estrutural é a grande responsável pela falta de sucesso dos clubes do Rio. O Flamengo teve três ou quatro rodadas no G-4 e não teve a performance desejada para se manter até o final. Não dá para em um campeonato de 38 rodadas você sobreviver sob picos, é preciso ter regularidade e para que se tenha regularidade você precisa ter estrutura física, de tecnologia e de pessoas. Eu acho que o Flamengo diminuiu bastante a distância para outros clubes do futebol brasileiro e por isso que estamos esperançosos em fazer uma campanha no mínimo boa neste Campeonato Brasileiro”, comentou.

Por fim, Rodrigo Caetano declarou que as duas sedes do Flamengo para o Campeonato Brasileiro deverão ser mesmo Brasília e Volta Redonda. O clube não atuará no Rio de Janeiro pela falta de estádios disponíveis, já que estarão à disposição das Olimpíadas e Paralimpíadas. No próximo domingo a equipe fará o clássico contra o Fluminense, válido pelo Campeonato Carioca, no estádio do Pacaembu, algo um tanto quanto incomum.

“O nosso grande objetivo é definir as duas sedes. Muito provavelmente não conseguiremos definir uma única sede para o Flamengo para o Campeonato Brasileiro, para que os nossos adversários possam também se programar. No último conselho técnico da Série A nosso presidente já manifestou o desejo para que os jogos sejam realizados em Brasília e Volta Redonda. A solicitação do nosso presidente junto aos outros presidentes dos clubes da Série A foi que eles apoiassem o Flamengo neste ano totalmente atípico, uma exceção não só para o Flamengo, mas também para os outros clubes cariocas, para que aceitem outra sede, não somente o Rio de Janeiro”, finalizou.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Perfeito, Brasília com renda e apoio, e volta redonda com renda apoio e proximidade. Para esse ano, nada mau.

  • Não há sucesso notável em 2016. O time vem oscilando entre boas e más atuações, perdemos novsmente pro Vasco, empatamos com o figueirense e estamos normal no Carioca, que é muito mais fácil que o brasileiro.
    Acredito que vá melhorar sim, mas o sucesso ainda não chegou. Além de encaixar o time, precisamos de pelo menos mais um zagueiro, além de arrumar um reserva pro meio de campo. Se toda vez que alguém estiver suspenso, machucado ou convocado entrar o Caramujo, ele será tão titular quantono ano passado!
    De qualquer forma esse título provavelmente não corresponde à matéria, conforme foi veiculada pela espn. O site tem que parar com essa mania de “rebatizar” as reportagens. Causa confusão, além de a pessoa que escolhe os títulos ter um gosto questionável.

    • Líder de gols, semi líder em sequência, menos gols sofridos entre times da série A (todos jogando estaduais, alguns liga, pré-temporada etc).

      Não é um sucesso, mas não acho que esteja oscilando tanto. Pelo contrário, é o time mais estável de todo o Brasil no momento.

  • Só estou vendo muitas pessoas dizendo que o Murici fez estágio no Barcelona e que agora ele viria para o Flamengo tentar implantar uma metodologia semelhante ao do Barcelona.
    mais ai eu pergunto como, como implantar algo semelhante ou parecido ao do Barcelona se aqui na gávea quem manda ainda são os empresários, vide o empresário dono dos passes de Wallace, Marcio Caramujo e Gabriel que é o mesmo, o mesmo que também ajudou a trazer Cirino e Guerrero e ai eu pergunto, como o Murici vai poder tirar do time um jogador que parte do passe pertence a esse senhor empresário que é um CANCER que está na gávea já a alguns anos.
    Por isso e só isso justifica que Wallace, Cirino, Guerrero, (titulares) Gabriel e Marcio Caramujo, não saem do Mengão.
    O que me surpreendeu foi o Murici aceitar isso, eu achei que ele não ia aceitar mais estou vendo que o poder de convencimento foi mais forte, só acho que manter isso ai no carioca, é fácil vide o ano passado com Vanderlei Luxa, já deu no que deu, quero ver é no Brasileirão, vamos aguardar os acontecimentos.

    • Da pra ver que você não conhece a jeito Muricy.

      Nós sabemos que há um projeto e um gestão profissional, e só o fato do Muricy estar no meio disso tudo, já da pra ter certeza que o trabalho está sendo levado a sério, pois Muricy é um cara vencedor e íntegro que poderia ter escolhido outros clubes, mas aceitou o desafio.
      Implantar a metodologia do Barcelona seria um projeto a longo prazo, isso não dará frutos agora. É preciso ter paciência.

      • Para complementar: Pro Flamengo foi importante ter essa relação com os empresários, visto que, o clube não possuía recursos para trazer jogadores e essa relação ajudou o clube a conter esses gastos e poder equilibrar as finanças. Com o tempo, as coisas vão mudar.

      • Esquece isso de implantar a metodologia do Barcelona. Ainda que o Muricy fosse um gênio, ele é apenas um técnico e passou uma ou duas semanas lá. Ele viu o funcionamento geral do clube, não virou um expert em todas as diversas áreas que funcionam em sincronia pra fazer do Barcelona o que ele é hoje.

        • Implantar a metodologia do Barcelona não significa que ele vai transformar o Flamengo no clube catalão. Significa que vai ser feito um trabalho baseado na fórmula do sucesso dos espanhóis. Na parte administrativa, EBM conseguiu implantar a filosofia que Soriano e CIA impuseram no clube catalão, em 2003 (Leia “A Bola Não Entra Por Acaso”).

          Se vai dar certo ou não, ninguém pode afirmar. O que importa é que o clube está pensando grande.

    • NOSSA CARA AGORA FAZ SENTIDO!

      Para não perder Guerrero, eles deixam o Wallace jogar e Caramujo jogar de vez em quando. Pelo lado bom, se esse empresário vender para a China no meio do ano vai tomar porrada. Deve ser acordo. Deus ajude que algum time faça uma proposta meia boca aí e aceitem.

      Mas sobre seu argumento, concordo a maior parte, só gostaria de livrar o Muricy UM POUCO. Afinal, ele não está no Barcelona, está onde os empresários mandam. Ele disse que queria casa fixa e conseguiu. Pediu a cabeça de mais de 20 e foi aceito em todos, e também em salvar Alan e Cirino. Mas além da questão do empresário, Wallace é líder, o Caramujo ele já até tirou. Deve ter rolado conversa que o caso do caramujo já virou caso de polícia, e procon. O empresário ficou com medo de receber notificação do procon e voltaram atrás. Mas o ruimwallace amante dos livros best sellers como “1000 maneiras de como não comemorar gols” só vai sair se zumbis ressusistarem o albert einsten e ele criar uma máquina para revujenescer o Rondinelli.

  • Flamengo enfim sendo gerido de forma profissional! Achei que nunca veria isso!
    Ainda há muito trabalho pela frente, mas parabéns a todos no clube!

Comentários não são permitidos.