A imprensa ”odeia” o Flamengo

Compartilhe com os amigos

É fato que parte da imprensa, não trata o Flamengo como deveria, e isso tem incomodado. Felizmente vimos semana passada, algum tipo de reação, no boicote que Juan e Alan Patrick fizeram ao repórter do jornal Extra.

O Flamengo é gigante, e por isso, muitos jornais, sites, blogs, aproveitam pra fazer sensacionalismo barato.

Vocês se lembram de alguma indignação da imprensa, quando outros clubes colocaram preços altos em seus ingressos ? Pois com o Flamengo, fizeram até plantão no PROCON.

A vinda de Guerrero, causou horror em muitos jornalistas que diziam que o Flamengo deixou de ser austero, e podia se endividar, enquanto em outros clubes, vemos jogadores sendo contratados por preços mais altos, e ás vezes são até elogiados por isso.

Esses são apenas alguns pequenos exemplos, de como a imprensa se comporta em relação ao Flamengo, temos inúmeros outros, podemos dizer que a cada dia temos um novo, como comparações estapafúrdicas entre Flamengo e Corinthians, total de minutos que o clube, ou algum jogador não faz gol, entrevistas com personagens que foram “injustiçados” pelo Flamengo, isso já tem virado rotina.

O problema é que isso, não pode virar rotina, de uma forma ou de outra, acaba prejudicando a imagem do clube, que tem feito todo tipo de investimento para se tornar cada vez mais um clube sério.

E também pode acabar prejudicando o marketing do clube em conseguir contratos com patrocinadores, além de desgastar a relação entre clube e torcedores que as vezes não tem o discernimento que muitas dessas matérias podem ser exageradas ou inverídicas.

Para nossa sorte, a torcida do Flamengo tem fiscalizado esse tipo de jornalista, conseguindo até mesmo o feito de fazer o globoesporte.com mudar título de matéria.

Não queremos que a imprensa sempre elogie o Flamengo, apenas que relate os fatos de forma respeitosa, fiel, digna e com foco no que é essencial.

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo
Comente e siga no Twitter: @wesleypbc

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Final da Copa do Brasil, Flamengo colocou ingresso caro pra ter lucro e a imprensa fez um estardalhaço com a desculpa de “Elitização do futebol”.

    Final da Libertadores, competição com visibilidade obviamente maior que a Copa do Brasil, Atlético-MG colocou ingresso caro pra ter lucro e ninguém deu um pio.

    Moral da História : O Flamengo não depende da mídia, como os invejosos falam, a mídia que depende do Flamengo.

  • Acho que todos os sites e blogs do Fla
    deveriam fazer uma espécie de qualificação de todas as mídias, algo
    semelhante a um ranking dos melhores e dos piores meios de
    comunicação…

    Se os flamenguistas começarem a
    boicotar as piores mídias, eles se verão obrigados a mudar de atitude,
    afinal, a mídia vive de audiência…

  • Concordo com você!
    Tem uma emissora chamada ESPN, que à maioria dos comentaristas só sabem falar mau do Flamengo. Reclama se contrata e reclama se não contrata. Pra eles o melhor time é cúrithians.

  • A imprensa esportiva paulista e a influência de Lula que é corintiano
    fez com que o Flamengo passasse a ser o time a ser batido. Até a Globo
    que é uma emissora carioca, passou a dar mais destaque ao Corinthians,
    no Site globo.com, o
    Corinthians virou Timão e o flamengo apenas Fla, nas regiões mais
    distantes, onde as antenas parabólicas são abundantes, o futebol carioca
    tem perdido muitos torcedores, devido a massificação de matérias de
    times paulistas, na Band, Record e RedeTV. É a desconstrução do futebol
    carioca, através de reportagens que diminuem o futebol do Rio e a
    elevação do futebol paulista e em especial o Corinthians, onde só
    destacam as coisas boas e escondem as coisas ruins. Moro no Nordeste e
    posso falar com propriedade, antes existiam poucos torcedores de times
    paulistas por aqui, agora tem camisa do Corinthians circulando pelas
    ruas a três por quatro, principalmente nas classes menos favorecidas,
    onde a influência da mídia, infelizmente, se torna mais evidente. A
    solução para o Flamengo brecar esse crescimento do Corinthians e dos
    times de SP passa pela recuperação da equipe de futebol (conquista de
    títulos) e a construção de um estádio próprio, já que no quesito
    finanças estamos bem encaminhados. SRN!!

  • Só assisto o canal SPORTV se estiver passando algum esporte, pq em termos de programas esportivos eles chegam a ser ridículos, os programas ao vivo parecem feitos por estagiários, erram sempre ficam voltando matéria pq erraram o conteúdo, eu ainda assisto o Bate bola na ESPN e o mesa redonda às segundas, acho a ESPN a menos tendenciosa, eles sempre cobrem o Flamengo, sem falar que dão a maior moral p o Eduardo Bandeira, e transmitiram ao vivo o debate à presidência do Flamengo, e tem uma repórter, a Gabriela Moreira que volta e meia tá fuçando nas badernas da FERJ e dessa corja de ladrões que fazem mal ao futebol carioca em geral. SRN

  • Parabéns texto simples e bem escrito.

  • Amigos, essa matéria é muito relevante além de ter sido muito bem escrita. A muito tempo que isso me incomoda e finalmente, graças a internet, tenho visto muitos rubro negros com a mesma indignação. A coisa de uns 15 anos atrás eu assisti uma dessas resenhas esportivas em TV aberta com um diretor do São Paulo quando ele disse que o São Paulo tinha um projeto de 10 anos para transformar o clube no mais popular do país. Pelo visto não deu muito certo né (hehe), mas de lá pra cá comecei a observar uma enorme diminuição no tempo de exposição dos clubes do Rio na TV e quando falam é para denegrir, principalmente o Flamengo. De uns tempos para cá também tenho observado um aumento assustador no tempo de exposição dos paulistas e principalmente os gambás. Lembro-me que no passado as torcidas do Flamengo e do “curintia” eram irmãs e depois disso ficaram inimigas. Isso não é por acaso, não é apenas porquê as emissoras ficam em São Paulo, não é só isso. Isso tudo faz parte de um projeto. O Estado de São Paulo não pode ficar abaixo do Rio, principalmente num quesito tão importante que é o de ostentar o título de ter o clube mais popular do país. Seria uma boa alternativa se a diretoria criasse na FlaTV uma resenha só de rubro negros. Seria bom considerar também que estamos assinando um importante contrato com a principal emissora do país, então que tal colocar o tempo de exposição como ítem contratual nas resenhas e que tal força-los a falar só de notícias oficiais. O mesmo mecanismo que os paulistas usam para aumentar a exposição deles na mídia o Flamengo também pode fazer. A manipulação de informação é tão nojenta que chegam até a dizer que um lance que aconteceu e todo mundo viu na TV não aconteceu. Qualquer jogada que beneficia o Flamengo fica passando repetidamente e quando prejudica as vezes nem passa. Já passou da hora de nossa competente diretoria criar uma estratégia contra isso, talvez a própria torcida devesse se manifestar repudiando comentários maldosos no Youtube e nas redes sociais; levando faixas nos estádios contra determinados programas ou boicotando publicamente programas ou até promotores do programa. Nós temos a força e podemos mudar isso.
    Agora pensem: se eles fazem isso no futebol, imagina na política.

    • Perfeito sempre analisei da mesma forma, já que você levantou a bola vou falar do lance da bola do mancuello contra o fluminense o narrador Luiz Carlos Junior insistiu acho que a bola saiu mostrou 500x o lance pra provar por A mais B que tinha saído a bola em cima da linha a olho nú impossível ver falaram que saiu 3 cm.

  • Excelente texto, deveria ser replicado em todos sites paulista e blogs.
    Tem jornalista que ñ esconde o seu mau humor quando fala do Fla, fica tentando criar crise onde não existe.

  • Weslei valeu pelo texto!! Matéria que poderia ser direcionada para diretoria e o clube procurar seus direitos quanto ao uso da sua imagem!!

  • O problema e que sempre tentam fazer os paulistas os maiores do Brasil,qual o único time maior em história que eles no Brasil?o Flamengo,um que eu respeitava muito era o PVC fazia em tempos de ESPN comentários inteligentes, agr o cara compara até público de jogo do fla e do Corinthians.

  • A imprensa esportiva paulista e a influência de Lula que é corintiano fez com que o Flamengo passasse a ser o time a ser batido. Até a Globo que é uma emissora carioca, passou a dar mais destaque ao Corinthians, no Site globo.com, o Corinthians virou Timão e o flamengo apenas Fla, nas regiões mais distantes, onde as antenas parabólicas são abundantes, o futebol carioca tem perdido muitos torcedores, devido a massificação de matérias de times paulistas, na Band, Record e RedeTV. É a desconstrução do futebol carioca, através de reportagens que diminuem o futebol do Rio e a elevação do futebol paulista e em especial o Corinthians, onde só destacam as coisas boas e escondem as coisas ruins. Moro no Nordeste e posso falar com propriedade, antes existiam poucos torcedores de times paulistas por aqui, agora tem camisa do Corinthians circulando pelas ruas a três por quatro, principalmente nas classes menos favorecidas, onde a influência da mídia, infelizmente, se torna mais evidente. A solução para o Flamengo brecar esse crescimento do Corinthians e dos times de SP passa pela recuperação da equipe de futebol (conquista de títulos) e a construção de um estádio próprio, já que no quesito finanças estamos bem encaminhados. SRN!!

  • Globo a mídia a serviço essencialmente dela mea.

    • Mesma.

  • A pior imprensa do Brasil para qualquer tipo de situação é a globo pois só é possível se fazer algo se ela estiver de acordo, está querendo a qualquer custo colocar um político do PSDB no poder, se o povo se unir só ele pode decidir isso. Assim é no futebol, sabemos a quantidade de troféus que os gambás ganharam com o apoio do plin plin. O flamengo tem sofrido com essa emissora, chacotas, humilhações e calúnias e ainda a arbitragem, basta lembrar ano passado foi o time que mais sofreu com os árbitros no brasileiro. Ela detém quase todos os jornais, revistas, editoras, rádios e canais de TV do Brasil, então seus pequenos jornais plant a notícia é ela se livra dos processos e os pseudo jornalistas que plantaram a notícia somem como apareceram. Quem lembra dos casos de Adriano e Vagner Love? Pois é pura perseguição. O cidadão Kane comando também o futebol brasileiro e aí 7 x 1 pra Alemanha.

  • Flamengo é muito maior que qualquer jornaleco, a imensa maioria hoje em dia é só bosta.

    Tem que continuar o boicote mesmo, mas pra ser efetivo tem que haver resposta dentro do campo também.

  • Discordo. A realidade é que qualquer baboseira que ae fale sobre o fuderosão dá ibope. Daí alguns jornalistas passam o dia criando factóides.

  • a ESPN tbm, esse ano divulgou uma matéria, nao assinada por ninguém, em que logo dps de pressão, retirou. Sem falar que a mesma nao publicou que o Flamengo tinha o maior superávit do país e foi considerado o clube mais rico. A ESPN depois que Palomino assumiu como executivo de jornalismo, ficou muito bairrista, pra ser mais específico, muito corintiana

  • A Band e o UOL são os piores que tem. Ambos além de serem bairristas, adoram matérias tendeciosas para atacar o Clube. Aqueles programas esportivo da Band são as escórias da TV mundial.

  • Há alguns dias tentei levantar uma discussão sobre a necessidade das postagens dessas mesmas matérias que deveríamos boicotar, aqui na Coluna.

    E preciso o uso de algum moderador, algum filtro com bom senso. Os que criticam são os mesmos que o fazem.

  • Eles se sentem incomodados com o crescimento do Flamengo. Como o próprio Alexandre Kalil disse: ” O dia em que o Flamengo se organizar, acabou o futebol..”. Ex-presidente do Atlético-mg.

    Gosto dos comentários da ESPN, acho os mais imparcias das emissoras!!! Além de darem bastante espaço pro Flamengo e nosso presidente!!!

    Eles apenas estão assustados com a dimensão que o Flamengo vai ser em pouco tempo
    SRN

  • Estão todos apavorados com o crescimento avassalador do fla…aí tentam denegrir com medo da espanhonalizacao.

  • Eles que explodão!!!não quero nem um milagre,so o q eu quero é que tudo continue do jeito que está!!!não vejo a imprensa dizendo que estamos pagando dividas e arrumando a casa….so o que vejo é eles cobrarem resultados ou dizendo que o time esta a trezentos minutos sem marcar um gol,estupidez…em pouco tempo eles vão ter que engulir a seco o Mengão….o pode ser a imprensa paulista,carioca,sabe-se lá de onde ,vão ter q pagar pau pro FLAMENGO…SRN

  • Eu percebo isso também. Assistir jogo do Flamengo na Globo está cada vez mais difícil. Colocam Juninho Pernambucano que menos de um ano antes de se aposentar mostrou o dedo médio pra nossa torcida. O Erik Faria é um playboyzinho que adora dar pitacos inconvenientes. Outro dia, ao acabar o primeiro tempo, algum jogador não quis dar entrevista e ele ficou putinho, dizendo que os jogadores do Flamengo só dão entrevista quando estão ganhando. Sério, o time inteiro poderia boicotar esse vascaínozinho de merda. Isso sem falar em Roger, Edinho, Carlos Alberto, PC Vasconcelos e aquele babaca do Rizek. Tá difícil.

    • Boa Marcelo! Não aguento assistir o Redação Sportv com o semblante irônico do Rizek ao comentar sobre o Flamengo.

    • Achei que seria impossível, mais o juninho pernambucano está quase chegando ao nível de babaquice do neto, ele é ridículo, não tem noção de jogo para comentar, naquele Flamengo x Vasco ele ficou puto pq o jorginho tirou o Thalles e colocou o Reascos,aí o miserável fez o gol e ele ficou tão sem assunto que falou: “é por isso que eu sou comentarista e o Jorginho é que é o treinador”, ridículo ele, apesar de tudo, gosto do Junior, do Casagrande e do Caio Ribeiro.

      • kkkkkkkk.. vie esse dia tbm!!! O cara é muito sem noçao, não sei se vcs ja perceberam mais ele fla o tempo tdo, a cada lateral ele quer explicar pq e como a bola saiu para lateral!!.. Ele tem muito q aprender c/ o craque Junior, q espera o momento certo ou até mesmos ser chamando pelo narrador para poder dar sua opinião, e mesmo sendo Flamenguista a sua opinião é imparcial!!!

        • De fato. O juninho nao pode comentar o jogo do flamengo. A diferenca de imparcialidade dele para o junior capacete eh abissal

    • Na sua lista ainda faltou o bosta Neto!

  • A imprensa é muito tendenciosa. Isso se da principalmente em SP. Os jornalistas são assumidamente torcedores. Isso não é o mais errado. O mais errado é que eles fazem análises pautadas em sua visão como torcedor e não com a imparcialidade que o jornalismo requer. A Band, por exemplo, só fala e da atenção ao Corinthians. Assisti um jogo ano passado: SP x Flamengo e o “jornalista” Neto falou que a vitoria do Fla por 2 a 1 foi muito em função dos erros e da incompetência do SP, sem ao menos citar os méritos do Fla. A Fox Sports se limita a divulgar pequenas notas sobre o Fla e uma vez estavam exibindo uma reportagem do Fla e derrepente pararam no meio porque o TITE (nas vesperas de um jogo contra o São Bento) estava dando entrevista coletiva. A ESPN adorar criticar e criticar o Flamengo. E como eu moro no Ceará a midia esportiva daqui é muito voltada para os times de Ceará e Fortaleza e o pior é que quando temos a série A eles sempre mostram os jogos que são transmitidos pela Globo SP. Ainda bem que tenho TV a cabo, mas muitas pessoas aqui não tem e quando não passam jogos do Fla via parabólica ficam sem acompanhar o time.
    O pior é que muitos torcedores caem no sensacionalismo midiático. Por exemplo, estava assistindo com um grupo de torcedores do Fla um programa esportivo no Esporte Interativo e dois comentaristas diziam que a batata do Muricy já estava assando e que dessa forma ele ia cair cedo. Poh. A imprensa vive criticando que no Brasil o técnico não tem tempo para trabalhar e ainda no começo da temporada ficam fazendo especulações.
    Acho que muitas vezes o time tem que ser criticado sim, mas tem que ser com o respeito que um clube do tamanho do Flamengo merece.
    Chega até ser contraditório: o Flamengo é quem mais da audiência e repercussão a nível nacional e muitas vezes é “destratado” pela imprensa.

    • Parabéns JSG, vc flw tdo!! Olha das piores a Band, é a mais ridícula de tdas, tds são são assumidos torcedores de times paulista, e quando vão flr de times cariocas em especial do Flamengo é só para criticar!!.. Nunca vie um comentarias de lá elogiar o elenco ou trabalho do Muricy, akele Neto por exemplo.. aff! Não assisto nenhum jogo q ele comenta!!!

  • Sabe porque que a imprensa faz isso? Simples, porque notícia boa sobre o Flamengo só vende para os Flamenguistas, já as notícias ruins vendem para todos, eu disse TODOS os demais consumidores de mídia esportiva. Simples assim.

  • Alguem me explica oque aconteceu entre o jornal extra e o flamengo????

    • Se eu não me engano, ela e o jornalista Diogo Dantas debocharam do desempenho físico do Juan… falando que ele só ficava para atrás nos treinamento físicos e era motivo de chacota… esse foi um dos motivos!!!

      • A sim. O flamengo ate soltou uma nota de repudio dps. Juan sempre foi um atleta dedicado e ta mostrando isso nos jogos.

  • Isso não é odiar. O nome mais apropriado é INVEJA.

  • Alguém sabe me dizer que tipo de boicote foi esse que Juan e Alan Patrick fizeram ao repórter do jornal Extra? E por qual motivo?
    Valeu

  • Excelente matéria. Poderia até ter explorado mais o histórico de factóides criados pela imprensa marrom contra o Flamengo.

    Não vejo a imprensa investigando a relação criminosa entre odebrecht e corintians, entre odebrecht e sergio cabral na licitação do maracanã, entre cbf e os repasses às federações, sobre o histórico de falcatruas do eurico, ou sobre o nepotismo na ferj.

    Agora, se o Flamengo atrasa um dia de salário ou pega um empréstimo, vira um debate de uma semana na imprensa.

    Tinha que haver um observatório da imprensa esportiva no Brasil.

  • Eles ficaram loucos quando o Flamengo colocou 30mil pessoas no Pacaembu

    • E o PC Vasconcelos foi logo falando merda, comparando o publico do Fla com os que o Corinthians tava botando no estádio deles. Foi MUITO SEM NOÇÃO essa comparação sem parâmetros compatíveis. Agora ele não voltou pra dizer do menor público dos times paulistas no Pacaembú. Safado, corrupto.

    • Com valores que o paulista não paga nos ingressos.

  • É verdade

  • Normal, paulistas se metendo onde n devem e jornalistas do rio clubistas.

    Ex: O portal lancenet e autamente tendencioso ao fla, porém, o jornal LANCE não é assim, vide que o portal e paulista e o jornal estadual-rj.

  • Falou tudo cara , assino em baixo.

    • Eu to falando sobre isso a tempos..até programas esportivos fala do flamengo por falar e bem rapidinho .não sei o motivo.e só fala mal do fla ..nunca vejo falando bem..nein assisto mais programas por isso

Comentários não são permitidos.