Um ou dois meias? Ederson ou Alan Patrick? E Mancuello, entra na vaga de quem? Ou fica de fora? As dúvidas de Muricy em relação à escalação ideal do Flamengo prosseguem, porém, com novas opções. No clássico com o Botafogo, o treinador optou por jogar com dois meias de criação, ao invés dos três atacantes que vinha utilizando. E deu certo, apesar do empate.
Titular pela 3ª vez na temporada, Alan Patrick foi um dos destaques da equipe, tendo marcado um dos gols no 2 a 2. Contra o Vasco, no meio de semana, já havia dado também a assistência para Marcelo Cirino balançar as redes do rival.
Apesar de ter menos minutos que seus ‘concorrentes’ da posição, o camisa 19 rubro-negro é o segundo jogadores com mais assistências para finalização de seus companheiros no Campeonato Carioca, com 13, ficando atrás apenas de Willian Arão, titular desde o início do ano. Em média, o apoiador dá uma assistência a cada 18 minutos em campo. Disparado o líder do time.
Retornando de lesão, Mancuello aparece em seguida, com 12 passes para arremates em 366 minutos em que esteve em campo – média de um a cada meia hora. Titular nas últimas partidas, Ederson precisa de 67 minutos, em média, para servir seus companheiros. Porém, em contrapartida, é quem mais finaliza, com sete certas. Veja os números do trio:
ALAN PATRICK NO CARIOCA 2016
237 minutos em campo
1 gol
3 finalizações certas
1 assistências para gol
13 assistências para finalização
2 cruzamentos certos
6 desarmes
MANCUELLO NO CARIOCA 2016
366 minutos em campo
0 gols
4 finalizações certas
3 assistências para gol
12 assistências para finalização
7 cruzamentos certos
7 desarmes
EDERSON NO CARIOCA 2016
339 minutos em campo
0 gols
7 finalizações certas
0 assistências para gol
5 assistências para finalização
2 cruzamentos certos
4 desarmes
– Números Footstats
Fonte: Lance!
Tem espaço para os três. Ederson precisa ficar próximo do gol adversário, é no ataque que ele faz a diferença. Mancuello e Patrick são os mais criativos porque escolher um deles? Deixa os dois em campo e o adversário que se vire pra marcar todo mundo.
Se algumas intervenções pontuais acontecerem no departamento de futebol eu vejo futuro nesse time.
Pra confiar no futuro só se tivesse certeza que ninguém se machucaria ou seria suspenso ou convocado.
Ah eu confio mais por emoção que razão, confesso. Mesmo assim, se achar um time sólido, mandar alguns medíocres embora e trouxer peças de reposição eu acredito ainda mais que a coisa pode funcionar.
acho que o Ederson poderia fazer!!
Sim poderia. Nesse caso quem você colocaria pra fazer dupla com ele?
eu acho que o falso nove só se enquadra no sistema 4-3-3? sendo assim poderíamos, formar o ataque.Fernandinho,Ederson,Cirino;
Falso 9 também serve pro 442, a questão é organizar bem o que cada um vai fazer. E se o Guerrero continuar mal eu escolheria os atacantes de lado que estivessem em melhor fase e escalaria juntos.
ontem o Palmeiras jogou com o Alecssandro assim, movimentação para os lados e para o meio confundindo a marcação dos bons zagueiros do corinthias, gabriel jesus e o dudu arrebentaram, mas novamente vou deixar claro esquema pra mim não vale nada, o que vale hoje é disposição tatica, O barça tem uma filosofia o bayer tem, o arsenal, a juventus, o real, e tantos outros conseguiram implementar, só aqui que a gente fica reclamando de esquema, vai ser a vida toda, mudando, e as catergorias de base que arrebentou no 4-3-3 vai mudar? a sub 17 do fla mudar o 4-3-3? e ai a equipe principal vai jogar no 4-4-2? Como é que os moleques jogando em um esquema durante de 6 a 8 anos vai chegar na principal e vai mudar tudo? Cara eu ainda creio que o esquema é 4-3-3 so que é modificado com a entrada do Mancuello!!! E como falei no início hoje o que falta nos jogadores do flamengo é disposição tatica, repetições de jogadas com os zagueiros, laterais, meias, atacantes, o flamengo não esta treinado, não ha disposição mental, nem física nesses jogadores do flamengo, parecem um bando de louco correndo atrás da bola! Falta concentração na hora das partidas; hoje o bayer joga sem zagueiros!! e não sofre tanto! os laterais abrem na saida de bola, e os meias aproximam as liinhas com os atacantes quando o time esta posicionado no ataque, os laterais fecham no meio junto com o volante central o Xabi com os outros dois volantes (zagueiros); o Xabi alonso arma (prepara a saída de bola) as jogadas junto com os laterais!!! Isso o time esta quase todo no campo de ataque adversário!!! os meias proximos do Levan9 e os dois atacantes bem abertos!! ISSO ELE FAZEM COM MUITA NATURALIDADE – POIS ELES TREINAM, NESSE FINAL DE SEMANA QUANDO O LEVA9 SAIU O MULLER FOI REALIZAR ESSA FUNÇÃO, E ELE O PEP COLOCOU MAIS UM ATACANTE DE LADO ..ENTÃO VENDO O BAYER JOGANDO HOJE FICA DIFÍCIL FALAR EM 4-3-3 4-4-2 POIS NO TIME DE GUARDIOLA NÃO A POSIÇÃO “DEFINIDA” MAS FUNÇÕES DEFINIDAS OS JOGADORES SABEM O QUE FAZEM E O QUE DEVEM FAZER E COMO DEVEM FAZER EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Estou de acordo com seu pensamento. A categoria de base está evoluindo com um sistema de jogo muito bom de assistir e também muito competitivo.
Os profissionais estão “viciados” com sistemas diferentes de jogo, poucos atletas que estão no Flamengo são capazes de assimilar algo novo e cumprir funções diferentes, isso é um problema que só será resolvido quando o Flamengo encontrar seu sistema “padrão” de jogo. assim quando for no mercado procurar peças deverá procurar jogadores que se encaixem nesse sistema.
Ferreira, é isso mesmo, acho que falta jogadores para entenderem a nova filosofia de jogo, você assiti a liga inglesa?o espanhol?o alemão? Não sei você, mas sempre percebo que os times grandes dessas competições, quando vão contratar eles se preoculpam em contratar jogadores que conseguem fazer a leitura de jogo ou poderam realizar essa leitura o Arsenal que é o time que mais gosto de assitir, e por ter a mesma filosofia de jogo a 15 anos!! lembra desse time jogando?https://www.ofutebologo.com.br/2013/08/times-que-gostamos-arsenal-2003-2004.html
Se você assitir hoje o Arsenal jogando, lembra um pouco daquele de 2003/2004, só que o que muda é a qualidade individual que não é a mesma, mas a filosofia sim!! No flamengo estamos apenas 4 meses, Muricy querendo deixar uma filosofia! O problema é que somos acostumados com o que acontece agora, e não no que fazemos agora que pode mudar no amanhã! Hoje Muricy esta buscando uma equilíbrio para nosso time, um padrão! e o pior de tudo, é a falta jogadores para ele deixar o time como ele quer! E acho que vc tem visto isso tambem!
Sim Daniel, na Europa e em alguns times sulamericanos você consegue ver o desenho tático sem precisar congelar a imagem do jogo, os atletas se movem em bloco.
Aqui no Brasil é difícil ver isso, poucos jogadores conseguem assimilar esse tipo de movimentação.
No mais, contrataram o muricy pensando em longo prazo certo? Então que arquem com a escolha e deixem o velho trabalhar. Demitir treinador é fácil quero ver terem convicção no que estão fazendo.
to contigo
Exato!
Colocaria mancu,alam e ederson,sendo que ederson jogaria como um segundo atacante,mas sem impedir uma movimentacao entre os três,já que o mancu não para quieto em campo,e aí com treinos cada um saberia bem exatamente o que fazer.
Sem contar com a chegada do arão.
Enfim,indo para o 442 o leque de movimentação é maior com esses jogadores, do que com o sheik e Cirino,que se limitam em correr,quem nem isso estão fazendo na verdade.
Todos sabemos que o Alan Patrick numca foi um jogador regular, mas enquanto estiver jogando como está tem que ser titular, e Ederson é isso que voce falou mesmo, ficar mais proximo do Guerrero e não marcar muito os laterais porque a questão fisicas dele ainda não é o ideal. Guerrero ja percebi que nao é centroavante que faz gol feito, parece que é daqueles que faz o mais dificil e perde o mais facil, mas pelo que ele passou de jogar 3 jogos em 5 dias, eu particularmente vou prefirir pensar que ele perdeu esses gols feitos por faltar perna já que jogou muito em pouco tempo de descanço. Voltando no assunto do esquema do time acredito que um 4-4-2 com meio campo em losango é o mais ideal, pois o meio campo estava bem postado no antigo 4-3-3 quando era Arão, Cuellar e Mancuello, os pontas que não estavam ajudando, e tambem com um losango seria melhor para o proprio Ederson que não precisaria seguir lateral adversario pois em um lado tem a cobertura do Arão e do outro o Mancuello, enfim seria mais ou menos isso:
————Muralha————-
Rodinei-Wallace-Juan-Jorge
————-Cuellar————–
—–Arão————Mancu—-
————-Alan.P————–
—Ederson——-Guerrero—
Losango também é minha preferência e essa também é minha escalação favorita. algumas peças não tem reposição isso ainda acho um problema maior que a regulariadede uma ou outra peça porque no dia quem um estiver apagado, outros podem decidir. Problema maior eu vejo na reposição.
Verdade Ferreira Duarte, reposição é o que falta até porque campeonato longo como brasileiro, elenco grande e bom é um fator preponderante para fazer um bom campeonato, na parte defensiva mesmo os substitutos são muito abaixo dos que titulares estão, e alem de que pode acontecer de estar apagado como voce falou, tem convocações, suspensões e lesões que mais ruim que seja sempre ocorre com alguns jogadores durante o ano.
Sim verdade. O futebol precisa ser jogado também fora das quatro linhas. Algumas coisas precisam ser mexidas. Não falo nem de gastar somas financeiras altas,digo no sentido de ter critividade e mais ousadia na busca de peças qualificadas para o elenco.
Com o atual elenco eu trocaria o Jorge pelo Everton.
Eu tbm!!
Ferreira Duarte, muito boa a sua análise. Enquanto Alan Patrik estiver jogando bem dever ser mantido no time titular. Deixa o meio com Alan Patrik e Mancuello. Os dois tem tudo para formar uma boa dupla de armação das jogadas. O caso do Ederson é exatamente como você colocou. Ele tem que atuar o mais avançado possível, como um atacante de ponta. Foi atuando assim que ele teve o melhor momento da sua carreira.
Estando todos em condições de jogo testaria o Fla assim:
PV
Juan, Jorge, Rodnei, Léo Duarte (chega de Wallace. Se o Léo não jogar nunca vai adquirir experiencia. Se o Garoto falhar, paciência. Ele é jovem e tende a evoluir. Potencial tem. Diferente do Wallace que falha constantemente e eu e toda a torcida já perdemos a paciência)
Cuéllar, Arão, Mancuello, A. Patrik
Ederson, Guerrero (que precisa voltar a fazer gol)
Mas enfim já que falam tanto em reforço eu entendo que as prioridades do elenco são : 1* Um zagueiro que chegue para ser titular e coloque o Wallace no banco.. Poderia ser pensado um 2* zagueiro para revesar com o Juan (ou então dar mais chances ao jovem Léo Duarte)
2*: um atacante, para fazer “sombra” ao Guerreiro e até assumir a titularidade caso o peruano seja vendido.
3*: um bom lateral esquerdo. O Jorge tem muito futuro e é promissor, mas vem oscilando muito nesse início de temporada.
Concordo com você, os três têm que jogar juntos com o Ederson mais adiantado pelo lado esquerdo e Manciello e A. Patrick na armação e com os avanços do Arão teríamos até um 4-1-4-1 em certos momentos dos jogos. Seria sem dúvidas a melhor formação do time com as peças que temos. Só falta o Muricy acreditar nisso também. SRN
Eu não começaria com os três de titular. Jogaria num 4222, com o ataque formado por Guerrero e Arao. Ederson, AP e Mancuello podem revezar nas duas vagas de armador. Ate porque eles não são um primor na parte física, então raramente contaríamos com os três.
Sobre o Guerrero eu acho que ele vem fazendo boas partidas, mas o gol ta faltando, ele não é aquele matador que pensavamos. Continuaria come ele e com o Cirino, que esta jogando bem e pode continuar sendo titular, será útil se ganhar confiança. Mas uma boa opção seria testar o Vizeu de centroavante com o Guerrero de segundo atacante, saindo mais da área, como ele gosta de fazer. Acho só difícil o Muricy topar.
Já vimos que o problema do ataque era o Sheik.
Falta arrumar o problema na defesa (Walace).
No gol ja defendi demais o PV e ele não está merecendo. Acho que agora é hora do Muralha ser titular, será interessante ver o Muricy estimulando a briga pela titularidade.
Já que e uma uninimidade o fim do 4-3-3 na Gávea agora eh voltarmos ao bom e velho 4-4-2 ! Sinceramente eh o nosso esquema até pelo hoje raro excesso de bons jogadores na meiuca sendo eles Arao, Mancuello, Patrick, Ederson , Everton , enquanto no ataque apenas Cirino , Sheik e Gabriel , todos questionáveis . Um tradicional armação no meio campo, com Cuellar, Arao fazendo a cabeça , Mancuello e Patrick armando mais avançado.node se mudar o esquema na meiuca com o famoso docin de leite. Um losango com Cuellar na frente da zaga , Arao e Mancu fazendo as arestas e Ederson bem próximo aos atacantes. Cirino e Guerrero na frente !
Acredito que o losango no meio campo é o mais apropriado, pois não ia mexer nas posições em campo no Arão, Cuellar e Mancuello, só postando o Alan Patrick centralizado a frente deles, e com Ederson encostando no Gurerrero sem muita obrigação de marcar(muito pela questão fisica)
Ederson é meia?
De fato, os melhores jogadores do Flamengo estão no meio, então o 433 é um desperdício atualmente; é o futuro, então no carioca do ano que vem a gente testa novamente.
Cuellar – Mancuello-Allan- Ederson-Cirino-Guerrero, uma mistura interessante de posse de bola com velocidade, o Corinthias jogava assim: um volante fixo que saia pouco, Ralf ou Bruno Henrique; Mancuello (Elias, só que canhoto e cobrindo mais nosso lado esquerdo, que também Allan faz bem, não optaria pelo Arão por não ser tão vertical quanto o MAncu, sem contar que o Mancu chuta melho, bate falta e escanteio, e já é acostumado a jogar assim) Allan (como Renato Augusto), com Mancu ao seu lado certamente fará algumas investidas ao ataque, talvez chegue mais dentro, como no ano passado, fez diversos gol de dentro da área) Ederson (Jadson), está ganhando confiança, até pedalada já arriscou, parece que o DM conseguiu reergue-lo fisicamente, falta aparecer a técnica, é um parceiro ideal para o Guerrero, além de segurar bem a bola lá na frente, Cirino (Malcon), nosso velocista, se conseguir apurar a técnica, será muito importante, ele não cansa rsrs, sem contar que se posiciona muito bem no cabeceio, falta ajudar um pouquinho mais o Rodinnei, Guerrero é o Guerrero, falta, tá faltando pontaria, ajuda muito na frente, dividindo com os zagueiros, dificultando a saída dos zagueiros e do goleiro…bem parecido o desenho do 4-1-4-1 do corintia ano passado!! e que se treinar esse time aí seria um baita meio! Agora o problema não teríamos peça de recomposição de imediato, reserva seriam, Araujo (Ronaldo), Arão(canteros) ainda poderiam substituir Cuellar e Mancuello, mas que seriam os substitutos do Allan e Ederson) do Cirino teríamos o gabriel ou fernandinho? Muricy ver o Sheik como substituto) e ai Nação
o muricy que se vire, so não pode escalar o sheik e o cirino não aguentamos mais ver essa dupla em campo, o sheik nem se fala.
Ficaria no 4-5-1:
………………..muralha……………..
……..leo Duarte………juan……….
Rodinei………………………….jorge
………………….cuellar………………
………..mancuello…….Arão………
Ederson………………….a. Patrick
…………………guerrero…………….
O problema desse esquema é a falta de velocidade pelos lados. O único jeito de se resolver isso, seria dando maior liberdade para os laterais chegarem literalmente como pontas. Rodinei vem jogando mt bem e o Everton precisa ser escalado na esquerda. Eu escalaria assim.
Muralha
Rodinei / Leo Duarte – Juan / Everton
Cuellar – Arão
Alan Patrick – Mancuello – Ederson
Guerrero
No segundo tempo entrando Cirino no lugar do armador que estiver pior ou sentindo mais.
OBS: Ederson jogando quase como 2º atacante, mais avançado que Alan Patric. Everton e Rodinei atacando pelas pontas com auxilio de Ederson e Alan Patrick (cada um em seu lado do campo) e Mancuello encostando para dar opção. Guerrero fazendo pivô estilo Adriano, segurando marcação para que o Macuello e Arão chegem, além de ter Ederson encostando quando a jogada for pela direita.
Eu nem acho que o Flamengo está jogando tão mal assim. O problema maior é os erros individuais : Pv, Wallace, Jorge , Marcio Araujo e Sheik. O time precisa ter defesa mais sólida para pode dar ao ataque mais liberdade. Muralha tem q ser titular para mostrar ao que veio, Wallace não pode continuar titular se continua errando, erro por erro é melhor dar bagagem para um jogador mais novo com mais potencial. Jorge não tem substituto e está acomodado com exibições fracas, Everton já. Marcio Araújo não pode ser nem reserva, coloca os muleques que subiram, e Sheik já pode ser negociado para liberar a folha, pq ele não acrescenta em mais nada. Todo time ele joga bem apenas no começo, depois tende a se acomodar. E por favor, Muricy precisa conversar com o Guerrero para ele parar de birra e reclamação. Está ficando igual ao Neymar aqui, qualquer encostada se joga e reclama. Ele precisa de mais garra e sede de gol, além de treinar mais finalização.