Sem esconder o alívio, Muricy Ramalho mostrou toda a sua satisfação com a atuação do Flamengo na vitória por 3 a 0 sobre o Boavista. Principalmente com o sucesso do esquema 4-4-2, do qual lançou mão pelo segundo jogo seguido e fez o time conquistar a primeira vitória após seis partidas de jejum na temporada.
Muricy também tratou de elogiar o trabalho de recuperação de jogadores feito por profissionais que atuam no Ninho do Urubu. Os exaltou pelo esforço feito diante de uma maratona que tratou como “não profissional”.
– Sei que não é suficiente, mas é preciso falar do que gente tem no Ninho. É um grande trabalho de todos, os profissionais de lá estão trabalhando muito forte. Esse negócio de viajar, ir para casa, botar roupa e já sair para jogar de novo não é futebol profissional. Na semana mais crítica que foi a dos dois clássicos, achávamos que teríamos jogadores machucados, mas o time se portou bem. Essa semana foi muito crítica, e eu estava torcendo para acabar isso logo para recuperar jogadores e treinar, porque não conseguíamos fazer isso. Agora temos mais uma semana, e isso é importante.
O comandante rubro-negro também endereçou elogios especiais a Marcelo Cirino, que marcou pela terceira partida consecutiva.
– Cirino é um jogador realmente raro, de velocidade, faz muitos gols. Deu trabalho o tempo todo, e nós estamos felizes com a vitória.
Confira abaixo a entrevista do treinador:
Passe e bola parada da dupla de armadores:
Patrick e Mancuello têm facilidade no passe e uma bola parada muito forte. Hoje temos bola parada, e isso é importante.
Encontrou o esquema certo para o Flamengo?
Precisamos de tempo pra saber se esquema tático e o ideal, mas a gente pode variar, temos Ederson e o Emerson para entrar.
Surpreendido por Mancuello aguentar 78 minutos?
Mancuello é um jogador leve, não tem muita carga pra carregar. Estava bem, se portou bem no jogo e vai nos ajudar bastante nessa temporada.
Avaliação de Alan Patrick e Mancuello juntos:
Acho que os dois realmente se completam, quando perdia a bola cada um ia marcar o lateral. Acho que temos dois volantes que saem bastante, e a organização quem tem que fazer são Mancuello e Patrick. Eles têm toda a liberdade para jogar atrás dos volantes adversários, são jogadores que pensam, e temos de respeitar as características deles. Funcionou algumas vezes, e mudamos um pouco a nossa maneira de jogar.
Cobrança para que Alan seja mais dinâmico
O Alan foi meu jogador no Santos, época boa do Santos,. É um jogador raro, de bom passe e muito bom no um contra um. É coisa rara. Só que ele precisa brigar um pouco mais no meio, que é um setor onde se briga bastante. Com certeza ele tem que acrescentar isso, um pouquinho mais de dinâmica, se mexer um pouco mais e entrar na área. Ele tem um pouco de dificuldade de entrar na área, mas deu um toque a mais no nosso meio, a bola ficou mais conosco. Foi bem naqueles clássicos. Contra o Vasco, desequilibrou, e contra o Botafogo fez o gol e jogou bem.
Mais elogios a Guerrero
Ele é goleador, artilheiro. Já joguei com vários goleadores e já dirigi vários. Eles não conseguem viver sem gol. Mesmo quando o time ganha, o cara sai chateado quando não faz gol. O cara fica doente mesmo. Ele estava procurando a oportunidade o tempo todo. Guerrero é a palavra mesmo. O que esse jogador fez essa semana mostra que é um cara realmente muito profissional. Todo dia está querendo melhor, e quando ele achar o caminho, os gols vão voltar a sair naturalmente.
Fonte: GE
Admita Muricy, 442 funciona bem melhor com os jogadores que temos no elenco do que o 433 da moda.
442 + um bom zagueiro e partiu hepta!
O q melhorou foram os jogadores, n o esquema.. SRN
Mas são os mesmos não?
Só voltou o Mancuello, o resto são os que vinham jogando.
Cirino tambem subiu de produção.
Verdade!
Um único jogo no banco foi suficiente prá ele melhorar… Nunca vi um banco fazer tanto bem kkk
Pra vc ver a diferença q o rpz faz kkkk
Allan Patrick não estava jogando. São duas cabeças, muito inteligentes, pensantes. Jogadores habilidosos. Um time sem armadores provoca grande dificuldade para o ataque e domínio de bola.
Ainda quero ver o Ederson no lugar do Cirino, ganharíamos em técnica e não perderia muito em velocidade!!! SRN
Sou da mesma opinião!
Você tiraria o Cirino logo quando ele está marcando um gol por jogo? Difícil né?
É pq o Mancuello voltou no lugar do Sheik, aí parece que mudamos uns 5 jogadores. Kkkkkkkkk
kkkkkkkk..
Wagner, observei o seguinte já faz um tempo: Sheik estava jogando centralizado…Sempre caia pelo meio.. E foi nessa posição que Ederson entrou e agora o A. Patrick… O esquema é o mesmo… Só que funciona melhor porque A. Patrick arma o time e o Sheik é carregador de bola.
Acredito nisso tambem, juntou a lesão do Mancuello com a má fase do Sheik e Cirino, ai sobrou para a formação. Mas acredito que o 4-2-2 em losango pode dar certo tambem, pois no 4-3-3 de antes não tinha como jogar Mancuello e Alan Patrick juntos e os dois merecem ser titulares no momento.
O Cirino melhorou muito jogando como segundo atacante.
Mas concordo em partes.
Diria assim: Tirou o Sheik, melhorou o time.
Wagner o time está posicionado em campo da mesma maneira que antes.. Não mudou o esquema, mas sim a características dos jogadores.. Emerson Sheik já vinha atuando um tanto centralizado e em alguns jogos até caindo pela direita… Concordo com o Lucas, os jogadores é que melhoraram, por razões óbvias.. Mancuello e A. Patrick passam muito bem e o Flamengo jogando praticamente todo no campo de ataque não pode se dar ao luxo de errar passes.
Apenas fico triste que o Muricy não leve os garotos para o banco de reservas… Com o placar em 3X0 era hora dele colocar o Ronaldo no lugar do Cuellar e o Léo Duarte no do Wallace, e até mesmo o Paquetá no lugar do Alan Patrick para dar rodagem e experiência aos garotos. Fico pensando: Se o Muricy tem medo de colocar os meninos contra o Boa Vista, imagina no Brasileiro…
Perfeita sua colocação!
Concordo contigo.
Acho que o problema no Fla é a pressão gigante por resultados…
O Jorge só se firmou porque os 2 laterais na época estavam impossibilitados de jogar…
Aí, o moleque teve a chance e se firmou…
O
Viseu está tendo uma chance semelhante, já que o Guerrero vai ser muito
convocado e não há outro…
Vai acabar jogando o Viseu mesmo e ele terá
a sua oportunidade…
Fora isso, no caldeirão do Fla, raramente se dá chance para a base…
Por isso que muitas promessas como Marcelinho, Paulo Nunes, Djalminha e muitos outros só conseguiram explodir fora do Fla…
Mas,
se o time melhorar e passar a ter bons resultados, creio que os
moleques terão mais oportunidades sem tanta pressão como acontecia no
passado recente do clube…
Fico mais triste ainda quando a torcida vaia os garotos.
Amigo Bruno, ontem o time entrou em campo eliminado, então o Muricy foi muito correto em não levar nenhum garoto pro jogo.
Só dá prá colocar 7 no banco neste campeonato carioca… Antes do jogo o treinador não tem como saber se vai ficar 3×0 para dar oportunidades ou se vamos estar perdendo e precisaremos de jogadores mais experientes… No próprio carioca quando o time se classificou antecipadamente os garotos foram testados.
Com esse técnico, com esse elenco e as melhorias no CT, O Fla tem tudo pra deslanchar esse ano; entretanto eu temo pela falta de um lugar fixo pra jogar, espero que resolvam rapidamente essa questão.
Não fosse essa questão do lugar pra jogar, chegaríamos no topo.
Com relação a jogar no rio de janeiro, jogos de menor porte, falou-se, volta redonda, Edson passos, mas alguém me explica, a gávea tem alguma ação contra que não pode realizar jogos????
Campo excelente, vestiários e sala de imprensa reformados!!!
Não sei com relação a iluminação!!! Poderíamos colocar arquibancadas provisórias das que são usadas nos jogos de tênis e realizar os jogos lá!!!
Tem algum impedimento legal???
SRN
precisa de autorização da prefeitura.
Exatamente o último ponto levantado, amigo: impedimento legal.
Existe uma série de fatores urbanos, além da má vontade das autoridades públicas, em autorizar a reforma, seja ela provisória ou não, da Gávea para jogos de menor porte. Nossa sede se localiza no bairro mais fresco da cidade (e um dos mais elitizados, se não for o mais).
SRN
‘Esse é meu medo!!! “Temos Emerson e Ederson para entrar!!!!” .Muricy só utiliza sempre os mesmos jogadores, se esse é o time titular, somente Emerson, Ederson e Márcio Araújo entram no time! Se quer manter esse esquema de 442 terá que ter meias no banco, como Lucas Paquetá e Mattheus Sávio
E agora com a contratação do Fernandinho ele vai voltar a utilizar o 433.
O Muricy tem um grande defeito que é não admitir quando está errado.
Temos 3 meias de alto nível e ao invés de querer jogar com 2 dos 3 em cada jogo, prefere o 433 porque viu que no Barcelona funciona assim. Isso é teimosia, pra não dizer burriçe.
Temos outros também, como o Gabriel, por exemplo, que esta muuuito bem neste início de ano. Acho que o Muricy quis dizer que ainda “temos Ederson e Emerson” pq são sim jogadores considerados titulares.. Uma vez ele disse que gostaria de contar, teoricamente, com 14 ou 15 jogadores considerados titulares, para dosar a escalação de todos, de acordo com as condições. Hoje ainda falta o outro zagueiro, até por isso o Juan está jogando mais do que deveria. SRN
Na minha visão uma série de fatores foram determinantes para essa má fase do Fla: contusão do Mancuello, Guerrero sem marcar gol e as quedas bruscas de rendimento do Sheik e do Cirino. Ai se adotou a explicação de que o Esquema 4-3-3 não funciona. Eu até acho que o 4-2-2 é um bom esquema, principalmente por conta de termos bons jogadores de meio e a possibilidade de Alan Patrik e Mancuello juntos. Mas no meu ver as boas atuações voltaram desde o clássico com o Vasco e passou também pelo jogo contra o Botafogo. Nos dois fomos melhores e a vitória não veio por falhas da equipe (contra o Vasco Guerrero perdeu dois gols feitos), contra o botafogo demos os dois gols praticamente de graça. O Alan Patrik vem bem, o Cuéllar e o Juan vem mantendo a regularidade e hoje o Mancuello cumpriu sua função de meia. Nos últimos jogos o Ederson vinha fazendo essa função só que o Ederson rende melhor como atacante de ponta.
Agora é manter o nível e se classificar pras semi do carioca e principalmente ter uma apresentação muito boa contra o Confiança para acabar com a impressão ruim do jogo de ida.
SRN
JSG na minha opinião o esquema nem mudou… O que mudou foi a característica dos jogadores… Se observássemos bem dava prá notar que o Emerson Sheik desde o início da temporada já vinha jogando muito centralizado, na mesma posição que o Ederson ocupou depois, e depois disso o A. Patrick.
Gente, me desculpe,mas penso um pouco diferente… Tivemos várias boa gerações q foram “queimadas” pq foram lançadas fora de hora. Os moleques tem q entrar SOS poucos, atualmente só temos jogos decisivos. Imaginem ele entrando com um Ronaldo ou Paquetá e os garotos não estiverem em um “bom dia”… Imagina a carga em cima deles,????? Já queimamamos Adrian, Matheus, negueba, Rafinha, o próprio kayke, então tenhamos um pouquinho mais de paciência. O trabalho está sendo bem feito. O todo mundo estava pedindo o vizeu dizendo q ele era melhor q o Guerrero, ainda não é. Perdeu dois gols feitos, o q é absolutamente normal. Tenhamos um pouquinho mais de paciência. Os frutos virão. Não tenham dúvidas disso
Você está certo ao dizer que alguns foram lançados fora da hora…
Mas, jogos como o de hoje, com o time goleando e um adversário sem torcida e muito mais fraco são ideais para dar oportunidades aos moleques, para que eles entrem, sem tanta pressão e devagarzinho, estejam se ambientando ao time titular…
Assim, perdeu-se uma ótima oportunidade!
Até te entendo abutre, mas antes do jogo nenhum de nós pensava assim. Se nos wmpatassemos estaríamos praticamente fora. Imagina se entra com o Léo Duarte na vaga do Wallace lixo e o mlq escorregasse e o boa vista ganhasse de 1 x 0. Ia ser tenso. Eles serão lançados, mas em jogos sem portancua até eles serem portantes para o time
Também acredito que não é hora de entrarmos com eles como titulares, porém o Muricy deveria relacioná-los para o banco de reservas e colocá-los em jogos já resolvidos. Jogos como esse, depois dos 3X0 ou 2X0 com adversário entregue… O problema é que as substituições do Muricy são sempre as mesmas… Sheik, Gabriel, talvez o Ederson… Nós já sabemos o que esperar desses jogadores, não vão evoluir…. Agora, os garotos podem evoluir a partir dos treinamentos com os profissionais e dar um outro patamar à equipe. Outro ponto é que eles estão sem jogar desde a Copa São Paulo, foram tirados do sub 20 e só vêm treinando. Caso o Muricy precise deles no futuro, estarão fora de ritmo de jogo.
O triste é que o Ronaldo, que foi tão elogiado pelo Muricy e tem as características do Cuellar na saída de bola e passe de qualidade, não treina nem no time reserva( pois é terceiro reserva, atrás do Márcio Araújo ) e quando entra no treino joga fora de posição como segundo volante ou lateral direito.
Tudo bem que neste carioqueta não deu certo, mas o ideal, se a Liga vingar, será, no futuro, relacioná-los como time principal para o estadual e deixar o principal para a Liga.
O estadual será uma ótima oportunidade para a base.
Bruno, só dá para colocar 7 jogadores no banco de reservas… E de repente se o time não está bem no jogo e no banco só tiver cara inexperiente… Quem paga a conta? No próprio campeonato carioca quando o time já estava classificado os garotos foram testados (Léo Duarte, Ronalto, Vizeu e até o Paquetá jogou um pouco.. todos no mesmo jogo).
Sim, não era para eles entrarem como titulares, pois era decisão. Mas em situações como a de hoje por exemplo: ganhando de 3 a 0 e controlando o jogo, daria para usar alguém da base, inclusive quando o Juan foi substituído pelo César Martins, dava para colocar o Léo Duarte.
Acho que os moleques poderiam ter entrado depois dos 3×0…
Abutre, Muricy fala muito em repetibilidade… Repetir o que se faz à exaustão para, assim, os jogadores fazerem tudo automaticamente.. E ele está certo nesse ponto… Enquanto o time não estiver na ponta dos cascos ele não vai fazer nada de diferente… Vão entrar sempre os mesmos jogadores… E nem adianta a torcida ou imprensa chiar porque ele é de opinião (ou teimoso)… Outra coisa.. Alguém aqui comentou e eu concordo: Nossa torcida é bipolar… Vizeu entrou, fez 3 gols e já queriam ele no lugar do Guerrero… Depois fez dois jogos ruins e já queriam que Muricy tirasse ele do jogo (o que ele não fez para não abalar o psicológico do garoto, segundo ele mesmo disse)… Outro caso é o Jorge… Ele não está tão abaixo assim do que jogou ano passado… O pessoal se empolga demais e depois desanima muito rápido… Não tem equilíbrio
Concordo.
No lance do gol do Cirino, estavam Cirino, Guerrero e Mancu na área…
Isso dificulta a marcação…
Nos outros jogos o Guerrero ficava isolado e facilmente era marcado…
O time mais encorpado no meio arma melhor, e os jogadores chegam em bloco para atacar…
Gostei de ver…
Quero ver nos clássicos…
De pensar que no São Paulo o Muricy dizia que Ganso e Jadson nao podiam jogar juntos, hj ele escala Mancu e Alan, é inegável q o pensamento dele sobre futebol teve alterações. Creio q esse 442 é o ideal pra temporada, mas um 433 mais bem treinado, e com Ederson no lugar de sheik, é uma excelente válvula de escape. SRN!
Mas hoje o Sheik é banco, amigo. Também gosto do Ederson, mas tá difícil tirar o Cirino do time. O bom disso é que dá pra segurar algumas peças vez ou outra. Todos no mesmo nível. Até o menino Gabriel tem me surpreendido neste início de ano. SRN
Hugo você tem razão… tá difícil arrumar um lugar para o Ederson… O bom é que quando esse tipo de “problema” acontece significa que o elenco está se qualificando.
É isso aí, irmão. Guerrero ontem jogou com um sorrisão na cara, não pq recebeu muitas bolas, mas sim pq teve ajuda no combate aos zagueiros. E sobre os clássicos, já gosto de lembrar que os dois últimos, apesar de terminarem empatados, o time já se comportou bem melhor. SRN
Sim Hugo, o time vem em evolução… O que me chamou muito a atenção é que, mesmo quando estávamos jogando mal, quase sempre tivemos mais chances claras de gols do que os adversários, ou seja, jogando bem podemos fazer muito mais…
Ainda acho que melhoraria muito a entrada do Ederson no lugar do Cirino.
Ederson é mais participativo e mais agressivo, combinaria bem com Mancuello e Alan Patrick…
DIO eu também acho que deveria haver um lugar para Ederson, mas do jeito que está (Cirino fazendo um gol por jogo e A. Patrick jogando bem) não dá prá tirar nenhum deles do time… Ederson vai acabar entrando no futuro, talvez quando um deles estiver em má fase… Essa é a vantagem de se ter jogador qualificado no banco…
Agora, vitória contra Boa Vista, não é muito parâmetro, nem será contra Bangú. Vamos ver nos clássicos. Gostei sim do esquema, e da vontade do time, isso sim que tem que contar. Perdemos pontos em jogos que poderia vencer fácil, contra:botinha,vice e Flu..nem vou falar de Confiança (CDB) e VR. Agora é manter o 4-4-2, e o time.
*Só de ter posto o Scheik no banco, já melhorou e muito o time. Não dá mais, a idade chegou mesmo. Cirino vem muito bem, gosto dele com velocidade e pelas pontas. Mancuello, realmente é peça chave nessa equipe. Que diferença com ele, e sem ele. SRN.
Ia comentar isso aqui agora. Apesar de não ter visto o jogo vejo a turma muito empolgada com o time que fez mais do que a obrigação que é jogar bem e ganhar do “BOA VISTA”. Estou torcendo para o time engrenar, mas é colocar um pé atras, vamos com calma
Falou tudo Sandro… Antes não estávamos no inferno como diziam e hoje não estamos no céu como o pessoal pensa… Tenho confiança de que faremos um bom brasileiro mas o time ainda carece de observação.