Sou médico e, em face disto, naturalmente não gosto de matemática, porém vou falar sobre a equação. Vi que a definição de equação é: redução de uma questão, um problema intrincado, a fatores simples e claros, para facilitar a obtenção de um resultado.
Onde está o erro na equação Flamengo hoje?
Teoricamente teríamos uma equação se não perfeita, pelo menos próximo disto, este ano, visto que os fatores estavam quase totalmente ajustados e deveriam encontrar o resultado de excelência embora a vida, e principalmente o futebol não sejam matemática.
Os fatores estão aí.
O time é de bom pra excelente, obviamente não é uma seleção, mas quando digo ” pra excelente “, falo em comparação à concorrência. Digam-me, que time, no país, hoje, tem elenco em muito superior ao nosso?
Salários? Em dia.
Estrutura? Melhor que a do ano passado. E muito melhor que a que já se sonhou para nossos escretes vencedores.
Técnico cascudo e vencedor? Ok
Pré temporada? Feita.
Então por que o produto gerado não é o que esperamos? Ou seja, vitórias em sequência e bom futebol?
Arrisco, por que faltam duas máximas sem as quais o Flamengo não se eternizaria.
Falta o dono do time e falta o Maracanã.
Acreditei inicialmente que o pragmatismo do novo futebol, onde o grupo é menos importante que o técnico, poderia estabelecer-se no Flamengo, e o dono do time poderia estar à margem do campo. Este nome que sacudiria o grupo seria Muricy Ramalho.
Lamento. Não é.
Não confundam as coisas e vamos adiante. Defendo Muricy arduamente, acredito que sua presença no Flamengo é benéfica no curto e no longo prazo, pois não vejo nenhum nome, exceção feita à Tite, superior no mercado ao nosso comandante. Mas Muricy não é a figura pelo qual os jogadores darão o sangue. Ele não mudou, ou não conseguiu mudar, o perfil deste grupo.
O grupo não tem comando em campo, por que não vê a figura pela qual lutar, a qual seguir. Tem se comportado somente como trabalhadores burocráticos e não como soldados flamengos. O comandante que avança às tropas inimigas aos gritos de ” Fiquem Comigo” não existe. Esta figura sempre foi decisiva na vida do Flamengo. Vivendo em Moderato, em Dida, em Zico, em Pet e Adriano, e mesmo nos momentos mais baixos em caras como Elias e Fábio Luciano.
Guerrero infelizmente, não é este nome. Guerrero é excelente jogador, é brigador e tem técnica refinada, mas hoje não vale o que pesa neste sentido, em face que não desperta no outro a fome, a vontade do grupo de vencer, não carrega nos outros a disposição de morrer em campo pela vitória. Ou por ele.
Guerrero merece a titularidade e deve permanecer. Mas precisamos de mais. De algo que temo, não consiga sair dele.
Vejo fenômeno perigoso hoje. Outro dia Márcio Araújo disse em coletiva que ser eliminado da Primeira Liga era bom por que geraria tempo para descanso. Anteontem A. Patrick disse aos microfones que ser eliminado pelo Confiança não era vexame.
Repito, estão sendo pragmáticos em excesso, matando a cultura flamenga, de se entregar ao esgotamento, à morte pelo título e de não aceitar sem amargor o fracasso. Neste grupo perder ou ganhar me parece resultado igualmente aceitável. E nós, isso não podemos aceitar.
Só a figura do dono do time, do exemplo, me parece capaz de mudar isso. E ainda não o encontramos Infelizmente
O outro fator, o Maracanã, ainda pode ressurgir e isto me alenta e anima. O Flamengo ao contrário dos demais clubes é o único onde a torcida é maior que o time, e isto se faz terreno no Maracanã. Faço fé de que após as belíssimas atuações contra Flu e Atlético MG no começo do ano, se estivéssemos com nossa casa aberta, seriam o estopim de uma onda de vitórias e boas atuações, por que que encheriam os pulmões do maior do mundo que soprariam o time adiante como fizeram dezenas, centenas de vezes. Sendo time mambembe, temos torcida em qualquer lugar, fato, mas não a nossa torcida, aquela que entra em campo e faz gol e anula adversário. A única que além de modificar resultado adverso faz com que medianos se transformem em monstros e grandes se transformem em heróis.
Ainda acredito que o ano pode ser produtivo. Sou Flamengo. E o Flamengo é força da natureza, então tudo é possível
Mas torço para encontrarmos a saída para achar estes dois fatores que ajeitem a equação.
Fora isso me manterei firme na convicção de que futebol não é ciência exata e nisto que se pese ainda posso, mesmo na equação torta, esperar surpresas. Então vamos em frente.
Saudações rubro-negras,
Rafael Padilha é rubro negro até a última gota de sangue, e sabe que se chegarmos à final do Carioca o time será outro porque jogaremos com doze.
Mancuelo e cuellar foram excelentes contratações. Jogadores de raça com a cara do Flamengo. Talvez um desses possa se tornar esta referencia. Quanto ao maraca essa situação talvez nos force a uma solução de nosso estádio. O grande alento e tranquilidade vem do fato de hoje o clube estar sendo administrado por pessoas sérias. Então mesmo com tropecos e pedras no caminho estamos na direção certa.
Com esse técnico eu acho que não cara …
Mas a diretoria tá dando um show,
Eu curto o Muricy é torço para que faça um grande trabalho esse ano.
Pois é, mas veja que o problema é quase que no Brasil todo, qual clube tem o tal líder? a seleção brasileira tem o tal líder? Neymar, craque como é, é o tal líder? carência de líderes no futebol do Flamengo, no futebol nacional, na política, onde for!! talvez até no mundo de uma forma geral; crise de liderança, talvez seja uma das facetas desta geração, não dizer a que veio, se é que veio, onde todos, absolutamente todos, se acham brilhantes e geniais.
Bem, mas talvez tenha razão quanto aos argentinos, claramente são muito, mas muito mais raçudos que os brasileiros, que parecem dispersos e preguiçosos; A liderança, com o tempo, talvez recaia neles.
Falta ao flamengo um mítico “NEGÃO”. Leônidas, Fio, Silva, Obina, Ademar, independente da habilidade, aquele que quando Salta, “arma os cotovelos” e, pimba !!! Lá se vai uma sobrancelha, um perfil aquilino ou, sorriso, de “bela dentadura”. Tipo Chulapa. Tamanho de Adriano, mais, NEGÃO, e, quanto mais NEGRO, melhor. Nosso time, exceto o Cirino, tem um ataque, muito branquelo.
A equação é essa:
2 + 2 = 4
4 + 2 = 6
6 x 2 = 12
12 x 12 = 144
Isso significa que o resultado é:
Fora Muricy!!
Fala ai 3 técnicos que vc acha que seria melhor?
Acho que ele quer o Jorginho do vasco.
Sendo assim, sugere pra gente 2 técnicos que poderia assumir o time e ter sucesso GARANTIDO ..fala aí
Fala sério por isso os times não evoluem
Esse cara não é flamengo, tenho certeza!!!!
Excelente texto.
Achei inconcebível o Alan Patrick dizer que não era vexame uma eliminação pro Confiança. Vai exatamente na direção do que tenho falado: o problema deste time é não saber o que é vestir o Manto Sagrado. Realmente, tlz com alguém que saiba o que é isso, puxe o ritmo dos outros.
Independente da qualidade do futebol, Alan Patrick, Marcelo Cirino, Márcio Araújo, Paolo Guerrero, entre alguns outros, parecem que aceitam bem a derrota e não se doam verdadeiramente. Guerrero é um caso diferente, pois é brigador, mas parece genérico. Falta ele saber o que é Flamengo para ser realmente um ídolo por aqui.
Raça, no Flamengo, é tão fundamental quanto técnica.
Pois é, também acho um absurdo; para mim, um jogador que dissesse uma coisa dessa já pegava gancho automático para aprender a dar valor.
Vamos ver contra o vasco domingo, um time que não consegue ganhar dovasco sequer um jogo, tem algo errado no time. Me espanta ter Wallace com braçadeira de capitão, esse é o nível de liderança que temos dentro de campo.
O time está cada vez melhor, não ganhamos do Vasco graças ao goleiro deles não tem porque reclamar do time
eu disse que o time é ruim? meu amigo, time bom é aquele que ganha do vasco, do corinthians, do atlético, do grêmio, do santos…isso que eu espero no futuro. E sobre o Wallace, já vi que vc está satisfeito ou não leu todo comentário.
Excelente texto. Eu não tinha pensado nisso, na figura do dono do time. É um bom ponto.
Agora, Alan Patrick e Márcio Araújo, com esse pensamento, o Flamengo não precisa de vocês!
O importante é que passamos de fase,cada um pensa o que quer!!!falar não quer dizer nada, oque adiantaria ele falar que vai fazer é acontecer e o time perdece !!!
Parabéns pelo belo texto. Só esqueceu de citar o Júnior, que foi dentre todos o verdadeiro comandante de um time do Flamengo, levando uma garotada recém-promovida dos juniores ao título brasileiro em 92.
Fora isso, irrita a falta de rubronegrismo de alguns jogadores desse time. Não porra, perder não é normal, sair de campo com o uniforme limpo não é normal, precisam entender isso pra jogar no Flamengo.
Rafael Padilha, muito bom o seu texto em quase a sua totalidade.
Os senões que existe estão em:
Afirmar que o TITE é melhor que o MURICI, não é.
TITE é apenas um retranqueiro que posiciona o time pra tentar ganhar o jogo numa bola parada, por isso, a maioria das suas vitórias são por 1×0 e quase sempre por penaltys e, ou “faltas inventadas” a favor dos gambás pela arbitragens tendenciosas, além de gols anulados dos adversários, marcação de “perigos de gol”, impedimentos inventados etc. etc. etc.
Dizer que o time do FLAMENGO está em um nível de bom pra excelente, não está.
Ainda falta jogadores para compor um time bom e equilibrado, pois, não temos um zagueiro que jogue pela direita que seja confiável e, no dia que não contarmos com o CUELLAR e, ou o ARÂO a nossa defesa fica muito vulnerável, já pensou os nossos laterais sem a cobertura deles.
Rodinei é mediano e, não tem muita condição de ser titular, Ele é daqueles jogadores que eu não gosto da atitude em campo, principalmente no posicionamento e recomposição do time.
Se posiciona a frente como um ponteiro direito mesmo que a jogada não esteja do seu lado, sobrecarregando o Arão que tem que correr e recompor o lado direito, volta devagar, sem pressa, quando deveria nessa oportunidade, voltar rápido e se colocar no lugar do Arão pelo meio(trocando de posição).
Não sei se me fiz entender, vi essa situação umas 3 a 4 vezes no jogo contra o Bangu, Confiança e em várias partidas anteriores.
E nos jogos que o Mancuello não puder jogar, quem irá bater as faltas e escanteios, dar bons passes e se apresentar na área pra finalizar?
Por falar nisso o Arão e o Cuellar terminam os jogos esgotados de tanto correr pra cobrir os espaços deixados pelo Jorge e o Rodinei.
Eu poderia citar outras deficiências que o time ainda tem, mas vou parar por aqui.
Aquele abraço
O maior problema do Wallace é nas bolas altas em que ele não consegue o “tempo da bola” e nas bolas rasteiras só chega com um “delay” na maioria delas o que o faz perder o lance ou fazer faltas.
O Arturo MINA(Independiente Del Valle) tem um tempo de bola perfeito pelo alto, ganha todas os lances de cabeça e é uma diferença de técnica e de posicionamento dele pro Wallace que é bem nítido isso se você assistir um jogo do MINA e um do Wallace.
Eu gostaria de ver o zagueiro equatoriano jogando no FLAMENGO. Porque ninguem vê esse jogador? Pra que serve esse pessoal do setor técnico de excelência que não observa isso?
O cara é, na minha opinião, o melhor “zagueiro-zagueiro”, “xerifão” de verdade, tipo “limpador de área” da America do Sul e ninguem do FLAMENGO enxerga isso!!!!!!!
acho que o Juan deveria assumir esse posto. cria do Flamengo, conhece a torcida e o clube de trás pra frente, tem a simpatia da torcida.. só falta mais pulso.. ele é o nosso capitão, não o Wallace..