Ex-técnico de Fernandinho dá a dica: “Se botá-lo na esquerda, vai voar”

Compartilhe com os amigos

Apresentado na segunda-feira, Fernandinho chega ao Flamengo com a responsabilidade de corresponder às expectativas que colocaram sobre ele ainda em 2009, ano no qual foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro, pelo Barueri. Teve boas passagens por São Paulo e Atlético-MG, mas não vingou no Grêmio, seu último clube. Técnico do canhoto de 30 anos na temporada em que despontou nacionalmente, Estevam Soares tem uma receita para a volta ao auge: colocá-lo aberto pela ponta esquerda.

– Esse moleque fez um Brasileiro estupendo, principalmente no primeiro turno, quando eu estava lá. Depois que eu saí o Barueri caiu de rendimento. O clube teve problemas, e o prefeito se afastou. Criamos um lado esquerdo muito forte, com ele, Márcio Careca e Thiago Humberto. Era uma trinca de canhotos. O Fernandinho consagrou o Pedrão no primeiro turno, pois fazia uma jogada que o Brasil inteiro conhecia. Dava uma pedalada, um tapa para a esquerda e depois uma porrada naquela paralela. Quando o Pedrão saiu, consagrou o Val Baiano no segundo turno. Ele era imbatível por aquele lado. Se colocá-lo pelo lado esquerdo, ele vai voar – opinou Estevam, que dirigiu o Barueri na maior parte do Brasileirão 2009.

Estevam, que vê em Fernandinho um “moleque de caráter sensacional e muito disciplinado”, diz ter lançado mão de psicologia para fazê-lo começar a jogar bem com a camisa do Barueri. O treinador explica que foi preciso dar muito carinho ao atacante, contando com o auxílio de Turíbio Leite de Barros, à época fisiologista do São Paulo

.- Ele estava na reserva e não jogava, reclamando muito de cãibras. Conversamos, demos moral, trabalhamos a parte física e nada. Continuava a sentir cãibras e não aguentava. Então falei com o Turíbio, fisiologista do São Paulo, e ele me deu o telefone da mulher dele. A mulher do Turíbio tinha uns comprimidos. Claro que era algo da parte de fisiologia e suplementação, mas era mais uma coisa psicológica. Então ele perguntou: “professor, posso tomar mesmo?”. Eu falei: “toma, que você não vai ter mais cãibra”. As cãibras sumiram, e esse rapaz começou a render e a jogar muito bem. Você não tem noção da força que eu fiz para esse menino jogar, mas o Muricy sabe extrair o melhor de seus jogadores e também vai conseguir. Ele precisa de carinho.

Mais do que querer ver Fernandinho pela esquerda, Estevam não deseja encontrá-lo atuando pelo outro flanco. Para ele, só quem é expert nisso é o holandês Robben, do Bayern de Munique.

– Fez excelentes jogos pelo São Paulo, e acho que foi mal aproveitado lá. Surpreendentemente depois, e até é ruim falar isso porque é da parte tática, eu me deparei com ele no Grêmio jogando pelo lado direito. Quase peguei o telefone e falei: “Fernando, para com essa mania de canhoto querer jogar pelo lado direito. Isso é com aquele lá do Holanda, o Robben. É um ou outro que consegue isso. Seu forte é o lado esquerdo”. Ele não é um jogador de muita habilidade, é sim de muita força, explosão e muito chute. No lado esquerdo, ele reinava e dominava. Para minha felicidade acabou indo para o Flamengo, até porque é um menino de um caráter sensacional. Fiquei muito feliz, acho que o Muricy acertou na mosca. Esse cara no Rio de Janeiro vai se dar muito bem, porque é um jogador de força. Acho que, pela própria característica do futebol carioca, que é de mais toque de bola, um jogador de força pode fazer a diferença.

Val Baiano: “Eu seria artilheiro se ele não tivesse saído no fim”

O tal problema citado por Estevam Soares, entre a prefeitura de Barueri e o clube, acabou tirando Fernandinho da reta final do Brasileiro. Val Baiano, principal beneficiado da correria e dos bons passes do novo reforço rubro-negro, foi afetado por isso. O ex-flamenguista garante que, caso Fernandinho atuasse nas últimas rodadas do Brasileiro, seria artilheiro pelo Barueri.

– Moleque sangue bom, do bem. Foi importante não só para o Barueri, mas principalmente para quem jogava com ele no ataque. Se não tivesse acontecido o problema da diretoria com o prefeito de Barueri, com certeza eu seria artilheiro. Fiquei um gol atrás de Tardelli e Adriano mesmo sem jogar por 10 jogos com o Fernandinho do lado – avaliou Val, que terminou a competição com 18 gols, um a menos que Adriano e Diego Tardelli.

Val acredita que o 4-3-3 possa voltar à cena, apostando na velocidade de Fernandinho e Cirino para municiar Guerrero.

– Sem dúvida alguma é um grande jogador, que vai ajudar muito o Flamengo. Tem força e velocidade. Com certeza com ele e o Marcelo Cirino pelos lados, e o Guerrero chegando, vai ajudar muito o Flamengo. Excelente contratação, é um baita jogador que sem dúvida alguma vai ajudar muito a nação.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ta geral criticando o cara. Eu também achei uma péssima contratação, mas vai que dá certo no Brasileirão. Agora só nos resta acreditar. É o que tem né.

Comentários não são permitidos.