A torcida ainda espera pelo zagueiro prometido, “prioridade” da diretoria. O mais novo reforço rubro-negro, que será provavelmente anunciado na semana que vem, é atacante. Fernandinho será o oitavo jogador de ataque do elenco – na 10ª contratação para o elenco nesta temporada. É o 51º reforço na soma das duas gestões do presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Não é nenhum garoto e nem menos desconhecido. Aos 30 anos, Fernandinho é um reconhecido atacante talentoso, mas torna-se aposta pelo desempenho irregular nos últimos anos de carreira. Ponta veloz e driblador, Luiz Fernando Pereira da Silva é natural da capital paulista e teve seu melhor momento na temporada de 2013 pelo Atlético-MG. O nome do jogador veio departamento de futebol e foi aprovado pelo técnico Muricy.
A ideia é que o Flamengo ainda contrate mais alguns jogadores para “robustecer” o elenco – expressão utilizada pelo vice-presidente de futebol Flavio Godinho que serve tanto para aumentar as opções de Muricy como para atletas que aguentem o tranco de uma temporada que será marcada por ônibus, estradas, aeroportos e aviões. As informações que o Flamengo têm dão conta que Fernandinho têm baixo número de lesões e se destaca também pelo vigor físico.
O Flamengo vai dividir os custos mensais do jogador com o Grêmio – arcando com mais de R$ 200 mil do salário do atleta, que vai disputar posição com Marcelo Cirino, Emerson Sheik, Marcelo Cirino e os garotos Nixon e Thiago Santos. Todos jogadores de lado de campo. O elenco rubro-negro ainda tem os centroavantes Guerrero e Felipe Vizeu.
Revelação do Paulistão 2009
No início da carreira, Fernandinho rodou times pequenos até chegar ao São Paulo cercado de expectativa. Aos 23 anos, havia sido eleito revelação do Paulistão 2009 pelo Grêmio Barueri. Foi no Tricolor Paulista a maior sequência da carreira de Fernandinho. Fez 104 jogos, foi titular em 59 partidas e marcou 17 gols. Na janela do meio da temporada de 2012, ele foi vendido por 4,5 milhões de euros para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes. No clube árabe, foram 40 jogos, 32 como titular e nove gols até voltar ao futebol brasileiro e viver sua melhor fase no país.
Após a saída de Bernard do Atlético-MG, que havia vencido a Libertadores no primeiro semestre, ele virou titular absoluto do time de Cuca. Em dois anos, fez 47 jogos, nove gols e foi titular em 45 partidas. Marcou seis gols no Brasileiro e disputou posto entre os melhores atacantes do Brasileiro de 2013. Os números da carreira de Fernandinho são do site Futdados.
Depois do Al-Jazira pagar 4,5 milhões de euros, a repatriação de Fernandinho custou uma grana. O Grêmio o contratou por 2 milhões de euros e alto salário, de cerca de R$ 350 mil. Fernandinho não conseguiu sequência de partidas no Tricolor de Porto Alegre. Ele foi titular 13 vezes em 44 jogos pelo Grêmio. O novo reforço do Flamengo marcou dois gols.
Seis meses na Itália
No meio da trajetória irregular no Grêmio, o clube gaúcho emprestou Fernandinho para o Hellas Verona da Itália. O contrato era de um ano e meio, mas seis meses depois o jogador estava de volta ao futebol brasileiro. Fez apenas seis jogos, foi titular em cinco deles e marcou um gol na passagem pelo futebol italiano. Eduardo Deconto, repórter do GloboEsporte.com, do Rio Grande do Sul, conta que o alto investimento no atacante trouxe… muita esperança dos torcedores.
– A forte expectativa por parte dos gremistas se transformou em frustração ao longo de quase dois anos como atleta do clube. Lançado por Enderson Moreira, não conseguiu engrenar e foi reserva de Felipão ao longo do Brasileirão daquele ano. Ao final da temporada, era tratado como moeda de troca pela diretoria, mas acabou emprestado ao Hellas Verona, da Itália. Após seis meses na Europa, Fernandinho foi reintegrado ao elenco, graças a forte pedido por parte de seus companheiros. O Tricolor via, novamente, o potencial para que o atacante solucionasse a falta de gols da equipe – o que não ocorreu. O jogador até foi titular com Roger Machado, mas nunca deslanchou. Deixa o Grêmio com 44 jogos e apenas dois gols marcados – um deles, no emblemático 5 a 0 aplicado no Gre-Nal – relata o repórter do GloboEsporte.com.
Confira os números, do site Futdados, do jogador Fernandinho desde 2010:
2010 a 2012 – São Paulo – 104 jogos, 59 como titular, 17 gols.
2012 a 2013 – Al-Jazira – 40 jogos, 32 como titular, 9 gols.
2013 a 2014 – Atlético-MG – 47 jogos, 45 como titular, 9 gols.
2014 a 2016 – Grêmio – 44 jogos, 13 como titular e 2 gols.
2015 – Verona – 6 jogos, 1 vez titular, sem gol marcado.
Fonte: GE