Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Classificações
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
  • Bate-papo
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Colunas
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Palpites
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Fla deve fechar acordo para pagar dívida de R$ 60 milhões ao Consórcio Plaza

Redação
Redação
Publicação: 14/04/2016
43 Comentários
Atualização: 14/04/2016
Compartilhar

Duas décadas depois, o Flamengo está próximo de um ponto final numa das mais polêmicas ações dos últimos tempos no clube. Na quinta-feira, o Conselho Deliberativo aprecia um acordo milionário: o Flamengo quer pagar R$ 60 milhões ao grupo Multiplan, do Consórcio Plaza, para encerrar o caso – R$ 10 milhões seriam quitados à vista, mais R$ 40 milhões, que hoje estão depositados em juízo, seriam liberados para o Plaza. O restante dividido em pagamento pelos próximos 12 meses. Com correções, multas e juros, os cálculos da diretoria do Fla é de que a dívida esteja em R$ 90 milhões.

Conselheiros de situação e de oposição questionam o cálculo da dívida. Em novembro do ano passado, um perito foi eleito para fazer análise do caso, mas ainda não está nos autos o parecer judicial – que poderia dar números atualizados da dívida. O assunto é controverso e remete aos tempos do ex-presidente Kleber Leite. A dívida original era de R$ 6 milhões, porém, em duas votações no próprio CoDe, que hoje analisa a proposta de acordo, não foi reconhecida na Gávea. O dinheiro à época serviu para o Flamengo contratar Edmundo, tirando o jogador do Palmeiras. O grupo Multiplan arrendaria a Gávea por 25 anos, explorando o shopping que seria erguido no local. Depois de aprovada na Câmara de Vereadores do Rio e assinada pelo ex-governador Garotinho, a construção do estabelecimento comercial foi vetada – revelação de suborno na Câmara fez o governo do Rio revogar a decisão.

Em 2002, o grupo Multiplan entrou com ação na Justiça – cobrando R$ 16 milhões do Flamengo. O caso se arrasta há anos no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com derrotas recentes para o clube da Gávea e esgotadas as possibilidades de recurso. Em novembro, um perito foi eleito para fazer análise do caso, mas ainda não está nos autos o parecer judicial – o que será contestado na reunião do CoDe. Há correntes que defendem a cobrança deste valor ao ex-presidente Kleber Leite, que se defende contestando a existência da dívida, já que o shopping nunca foi construído. Leite lembra que o contrato foi rompido pelo Consórcio Plaza, mesmo com o Flamengo cumprindo todos os itens do acordo firmado.

A diretoria do Flamengo trata com cautela do caso. Há defesa de que um acordo finalmente livraria o clube da penhora de 10% sobre diversas rendas. Caso aprovado no Conselho Deliberativo do clube, o Flamengo vai usar luvas de cotas de TV para o pagamento de R$ 10 milhões à vista.

Entenda o caso
A disputa judicial entre Flamengo e Consórcio Plaza se arrasta desde 2002 nos tribunais. O problema começou em 1996, quando Kleber Leite era o presidente do Flamengo. O montante se refere a uma dívida, que o clube não reconhecia, contraída com um empréstimo de R$ 6 milhões feito junto ao consórcio, que arrendaria a Gávea por 25 anos para a construção de um shopping. O empreendimento não saiu do papel, a verba foi aplicada na contratação de Edmundo, e o caso passou a ser contestado na Justiça. Com o passar dos anos, a dívida se multiplicou e hoje, de acordo com cálculos das partes, chega a R$ 90 milhões.

Fonte: GE

Assuntos:Consórcio PlazadívidaFlamengomilhões
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
43 Comentários
  • Arthur Macias disse:
    13/04/2016 às 08:07

    OBRIGADO KLEBER LEITE!!!! EMITE UMA NOTA SOBRE ISSO AGORA SEU FILHO DA PUTA!!!!

    Reply
  • Eduardo de Freitas disse:
    13/04/2016 às 08:08

    Gostaria de saber o que será feito com o associado Kleber Leite? Esse crápula deveria ser expulso do clube, impedido de entrar novamente na gávea e processado pelo Flamengo para reaver seu prejuízo.

    SRN #KL171

    Reply
    • Eduardo de Freitas disse:
      13/04/2016 às 08:10

      Para maiores informações segue o link para verificação:

      https://kleberleite.com/2014/07/shopping-center-consorcio-plaza-2/

      Reply
      • Vinicius Fla disse:
        13/04/2016 às 08:38

        Cara vi a matéria do seu link. Da até nojo dos comentarios que estavam lá, acho que o flamengo deveria responsabilizar o Kleber Leite por essa divida astonomica que ele nos envolveu

    • Abutre disse:
      13/04/2016 às 12:11

      A torcida deve pressionar o clube para expulsar todos os que roubaram ou geriram mal o clube…

      Reply
  • Rafael Oliveira disse:
    13/04/2016 às 08:11

    Mais um herança das más administrações passadas. Essa diretoria está resolvendo problemas de décadas, em breve não teremos mais penhoras e seremos disparadamente o clube mais rico do país.
    Se a nossa economia se recuperasse e o Euro estivesse na faixa de 2 reais, já estaríamos arrecadando igual ao Milan, tendo condições de montar times com padrão dos grandes europeus. Em breve seremos uma potência na América do Sul e mais pra frente no mundo.

    Reply
    • Adriano Furlaneto disse:
      13/04/2016 às 12:19

      Rafael Oliveira, Deus te ouça… Espero por esse momento… SRN

      Reply
  • tiago disse:
    13/04/2016 às 08:12

    Kleber Leite… sem dúvida o maior filho da puta que ja pisou na Gaver… tentou muito, mas muito acabar com o Flamengo…

    Reply
    • Lucas Callado França disse:
      13/04/2016 às 10:47

      Quem é pior, ele ou o Edmundo Santos Silva que sumiu com o dinheiro da ISL? Perto desses dois a Patrícia é até normal.
      Difícil dizer…..

      Reply
  • Marcello disse:
    13/04/2016 às 08:21

    Olha a situação: Temos que dar 10% de todas as receitas desde 2002 e a conta que era de 6 milhões passou para 90 milhões. Ah, e não cabe mais recursos. O pior de tudo é que esse FDP ainda quer ficar dando pitacos no trabalho da diretoria atual. Kléber Leite, VTNOC!!!

    Reply
  • Lucas Moreira disse:
    13/04/2016 às 08:22

    Não para de surgir dívida de administração antiga. Pqp hein.

    Reply
  • carlos mengao disse:
    13/04/2016 às 09:01

    A diretoria tinha que achar uma maneira de espulsar este verme do flamengo esse ladrão do kl e persona no grata no flamengo esse lixo humano .

    Reply
  • carlos mengao disse:
    13/04/2016 às 09:09

    Kl lixo .

    Reply
  • Círio Santos disse:
    13/04/2016 às 09:27

    Bom; o Kléber leite diz que ta tudo certo e que o Flamengo não deve nada, que como não houve construção não há dívida, partindo dessa premissa ou todo o judiciário não entende nada de justiça pois o Flamengo já perdeu em todas as instâncias, ou o Kléber leite está mentindo com a cara mais deslavada do mundo, tipo a Dilma e o Lula, sinceramente eu fico com a segunda opção.

    Reply
    • Tucano disse:
      13/04/2016 às 09:49

      Por esse link só vrmos a defesa do Kleber, queria ver o outro lado, o porquê os outros presidentes não recorreram, se recorreram o porquê das derrotas em todas as instâncias. Uma coisa é certa, com o Bandeira, se tivesse alguma possibilidade de reverter esse quadro ele estaria fazendo, porque foi o que ele fez até hoje foi moralizar, varrer a podridão que estava nas pocilgas deixadas por administrações passadas, engrandecer o flamengo, portanto acredito que o Kléber foi o primeiro causador disso tudo, daí em diante a incompetência é o desleixo de outras administrações deixaram chegar a esse ponto.

      Reply
      • André Ferreira disse:
        13/04/2016 às 14:10

        Sem mais!!! SRN

    • MENGAOBSB disse:
      13/04/2016 às 09:51

      CONCORDO!!!

      Reply
  • Flavio DF disse:
    13/04/2016 às 09:41

    Depois perguntam porque o Flamengo não consegue construir um estádio e fazer um time dos sonhos. Com tralha herdada de KL, Paty e Edmundo Santos Silva é um ato de heroísmo o que os blues fizeram no Flamengo nestes últimos 3 anos.
    Acredito que está é a última grande dívida e no final do ano o Flamengo deve fechar sua divida abaixo ou pouco acima de 300 milhões.

    SRN

    Reply
    • Gil disse:
      13/04/2016 às 11:07

      Ainda tem o Luiz Augusto Veloso nessa lista.

      Reply
    • River disse:
      13/04/2016 às 16:08

      Romario tbm

      Reply
  • Leandro disse:
    13/04/2016 às 09:57

    O negócio é muito simples. Se o CoDe não aprovar o pagamento é BURRICE e vamos continuar ferrados e teremos que pagar uma dívida maior ainda. SIMPLESMENTE NÃO CABE MAIS RECURSO, ou seja, não há mais nada a ser feito diferente de pagar essa dívida. Não adianta esse discurso de “não reconhecer” a dívida e bla bla bla… Lugar de chorar é na cama.
    O mínimo que o FLA tinha que fazer seria processar o KL cobrando a dívida e expulsar ele do Clube.
    Já que ele fala tanto que essa dívida não existe, tem que dar a oportunidade dele se explicar para a justiça.
    SRN

    Reply
    • Abutre disse:
      13/04/2016 às 12:10

      Tem de processar mesmo o Kléber Leite…

      Aliás, o único vacilo feio da gestão EBM foi não ter exposto quem geriu mal e quem roubou o clube…
      Após a auditoria séria feita no início da gestão do EBM que demonstrou o real valor da dívida do clube, é óbvio que teria como mostrar quem geriu mal e quem roubou…

      Então, por que o EBM não foi à mídia e fez isso?
      A torcida deveria pressionar para que isso fosse feito…

      Mesmo que o clube não processe e mesmo que os que roubaram não sejam presos, afinal, o máximo que acontece com rico no Brasil é prisão domiciliar, mas deveriam ser expostos, para ao menos serem humilhados publicamente…

      Reply
      • João Vitor disse:
        13/04/2016 às 12:33

        O problema mesmo que eles quisessem fazer isso, tinha muitos deles com poder dentro do flamengo poderia atrapalhar, hoje a gestão de EBM ja tirou muitos dos seus “privilégios” mas, concordo contigo que realmente depois deveria ser exposto isso.

      • André Ferreira disse:
        13/04/2016 às 14:09

        Falou e disse caro RN. Se confrontasse os vermes em inicio de mandato eles votariam tudo contra e ia minar a administração blues….. Eles passaram mel na velharia e deram o necessário tombo ao abrir para novos sócios que viraram maioria e possibilitou as reformas necessárias pra q a roubalheira nunca mais volte…… Agora concordo que passado essa fase o CODE poderia voltar a discutir punições na esfera cível e administrativa (expulsão) desses larápios… hora melhor não tem… SRN

      • River disse:
        13/04/2016 às 16:06

        Porque nós mesmos não o humilhamos? Vamos no blog dele xingar zoar etc se puder derruba o site em ataques ppop.

      • Abutre disse:
        14/04/2016 às 13:35

        Tua ideia é boa, mas se for exposto exatamente o que cada um errou ou roubou a linchamento moral terá muito mais força…

    • Luciano Pereira disse:
      13/04/2016 às 15:52

      Não dá mais pra processá-lo e explico porquê: Todas as contas anteriores foram “aprovadas” pelo conselho. Para eles, o famigerado Kléber Leite não usurpou o Flamengo. Sendo assim, aquele bandido jamais responderá por crime de responsabilidade.

      Reply
  • Manhaes01 disse:
    13/04/2016 às 10:13

    Eu acho que internamente o clube deve resposabilizar o Kleber Leite, mas externamente deveria aceitar o acordo e quitar essa pendenga logo. Quanto mais tempo isso dormer na justice pior sera para o clube, como a grande parte do dinheiro está em juizo, teriams um impacto menor e ficariamos livres de mais essa herança maldita. Estou tranquilo no sentido que essas coisas não mais se repetirão na Gavea, pois com o novo estatuto, mandatário sera reponsabilizado com seu patrimônio pessoal. Parabens a diretoria atual…e Kleber Leite vá pra…..

    Reply
  • Lucas Callado França disse:
    13/04/2016 às 10:46

    Edmundo será o jogador mais caro da história do Flamengo!
    Por favor, expulsem esse senhor Kleber Leite do nosso Flamengo. Abram processo administrativo contra esse indivíduo e não o deixem mais pisar na Gávea tal como foi feito com outro câncer que andava por lá o maldito Cap. Léo.

    Reply
  • Alberto Siqueira disse:
    13/04/2016 às 11:00

    Que a culpa é do Kléber Leite todos nós sabemos, mas a dívida foi de 6 milhões, depois dele passaram vários presidentes, e sabiam dessa dívida que na época era bem menor, 80% de culpa do KL e 20% dos outros presidentes que deixaram a dívida chegar a esse patamar.

    Reply
  • Gil disse:
    13/04/2016 às 11:10

    Acho que o Flamengo deveria tomar uma medida judicial contra o Kleber Leite e outros dirigentes da época. Não sou do ramo, não sei se há jurisprudência para tal, mas seria justo que ele pagasse a dívida com alienação de seus bens. Além de uma punição de expulsão do Conselho Deliberativo.

    Reply
  • Gil disse:
    13/04/2016 às 11:15

    Se as condições de pagamento são estas explicitadas no texto, é válido o sacrifício de usar parte das luvas para pagar o Consórcio Plaza e encerrar o processo judicial, pois a maior parte não sairá do caixa (R$ 40 MM já depositados em juízo). Isso permitirá ao Flamengo a redução de penhoras, logo terá uma receita líquida maior a partir de agora.

    Reply
  • Abutre disse:
    13/04/2016 às 12:04

    Se já tem 40 milhões do Fla penhorados, menos mal…
    A diretoria tem de tentar reduzir ao máximo o restante e se livrar logo dessa bola de neve…
    E depois acionar na justiça o Kléber Leite por gestão temerária ou danos morais ao clube e cobrar dele, ao menos parte desse valor…

    Reply
  • Leandro disse:
    13/04/2016 às 12:33

    O único alento que temos, é que coisas como essa nunca mais irão acontecer. Pq se um KL da vida faz isso agora, depois que o Fla aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal, ele seria responsabilizado civil e criminalmente, tendo que pagar as dívidas. SRN

    Reply
  • João Vitor disse:
    13/04/2016 às 12:36

    A coluna do Flamengo deveria parar de postar o blog de KL aqui o pior nem é isso e ainda é as reclamações dele de querer cobrar algo dentro do flamengo, e principalmente dessa diretoria, pq agora mesmo poderia pegar esses 50 milhões ( 10 milhões da assinatura e 40 do que já foi retido) poderia montar um elenco mais forte ou comprar um terreno para seu futuro estadio. ou dar inicio as obras na gavea. ( e edson passos para reforma).
    Teremos que gastar a verba por culpa de um presidente ladrão e safado que ainda se acha no direto de falar algo.

    Reply
  • Edson Leal disse:
    13/04/2016 às 13:32

    Tem que pagar logo, ficar fingindo que não existe e prorrogando o assunto só vai piorar a situação.
    Enfrenta o problema e resolve. 10% de toda a renda que o clube obtém é muita coisa. Não tem que ficar discutindo, paga e ponto final.

    Reply
  • Junior Alemão disse:
    13/04/2016 às 15:52

    Sem querer defender o KL, mas repito o que eu escrevi anteriormente. Na época, todo mundo comemorou a contratação do Edmundo, do ataque dos sonhos, etc… Que, infelizmente não deu certo e o que ficou foi a dívida. Porém, tanto naquela época, como agora, pra pegar esta grana, o presidente (KL) tinha que pedir aprovação do CoDe e isso tudo foi aprovado, portanto o KL não tem culpa no cartório sozinho… Muita gente aprovou, deu aval e vibrou com o negócio. E, como mencionado por alguns amigos abaixo, quantos presidentes vieram depois, desde 1996 e ninguém fez nada, não pagou nem um clips de dívida… O fato é que o Fla tem que continuar limpando a casa, tirando a sujeira debaixo do tapete, tirando os esqueletos do armário. Se for, de fato, como diz a reportagem ,de que o Fla já tem R$40 mi em juízo e somente R$10 mi dos R$70, serão usados agora pra pagar a dívida, está de muito bom tamanho. Só fiquei em dúvida sobre ter toda esta grana em juízo, pois se não me engano, as dívidas do R10, Renato Canelada e Felipe Mão de Alface também saíram de lá… Será que tinha tanta grana penhorada assim????? Tomara! SRN…

    Reply
  • rubro negro disse:
    13/04/2016 às 16:01

    Não estou aqui para defender KL, mas na época todo mundo ficou feliz com a contratação, mas tudo isso soa muito estranho, o consórcio iria utilizar o shopping na Gávea, que estava tudo aprovado e derrepente foi vetado, não por culpa do Flamengo, mas pela câmara de vereadores, pelo texto ouve possível suborno, ninguém investigou isso? ah, esqueci estamos no Brasil, alguém vai lavar esse dinheiro.

    Mas já que é pra pagar, paga logo isso, vende o casarão da viúva etc

    Reply
    • Luciano Pereira disse:
      13/04/2016 às 16:08

      Eu te respondo quem: – O Sr. Kléber Leite. Está na cara que isso foi feito de caso pensado para lesar o clube. Tenho plena convicção que a parte dele está reservada.

      Reply
      • rubro negro disse:
        13/04/2016 às 16:13

        pode ser, não absorvo ninguém, mas como usufruir do shopping se não aprovaram a construção, agora poderia ter pago os 6 milhoes há muito tempo.

  • River disse:
    13/04/2016 às 16:01

    Vamos geral da blog do lixo leite xingar esse verme, fazendo fake quem puder também faz um ataque PPop na página dele faz também para derrubar, camufla o IP e vamos infernizar esse merda.

    Reply
  • mtakh disse:
    13/04/2016 às 16:37

    Pra queles q falam mal do Bandeira, exigem jogadores de nível. Tá aí o resultado de um cara q trazia craques,Edmundo, Romário, e CIA.Kleber Leite,perdeu o documento, de garantia (passe de jogador).IAcontece q nenhum juiz(nem ninguém) acredita nessa mentira.Só sei q o homem saiu de repórter desempregado,p rico empresário. Façam suas conclusões.
    SRN

    Reply
  • Ibsen Perdigao disse:
    14/04/2016 às 02:05

    Uma divida de 6 milhoes estar 90 eh sacanagem

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Mãe de Jorginho surpreende em show de comédia, e jogador do Flamengo é xingado

Mundial de Clubes da FIFA deve ter 48 times em 2029; Flamengo está classificado

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

5 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8

Atlético-MG anuncia contratação de campeão da Libertadores pelo Flamengo

13 15
Brasileirão

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4

Ex-zagueiro do Flamengo viraliza na ‘web’ após marcar golaço em jogo da Série B do Brasileirão; veja vídeo

4 3
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 32

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  2. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  3. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

  4. Eduardo em SAIU! Com 2 jogadores do Flamengo, Brasil divulga escalação para jogo contra a Escócia, pela Copa do Mundo

    Por mais que alguns acham clubismo, Léo Pereira está pedindo passagem na defesa brasileira. Toda jogada aérea é um sufoco…

  5. Eduardo em Como Emerson Royal enxerga uma possível saída do Flamengo para o Aston Villa? Checamos!

    Por mais que alguns influenciadores do Flamengo defendam a sua permanência, na maioria de suas atuações, Royal não jogou o…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo