Fla quer vender prédio no Morro da Viúva para construir estádio na Gávea para 40 mil

Compartilhe com os amigos

Toque rápido

O Flamengo sonha em vender o prédio no Morro da Viúva, no Rio, por uns R$ 160 milhões. O desejo do clube é usar o dinheiro para construir um novo estádio, na Gávea, para 40 mil pessoas.

Fonte: Ancelmo Gois | O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • pra quê esse elefante branco? vende logo isso, se aplicar pra pagar as dívidas ou terminar o CT ou até na construção de um estádio, será bem aplicado em qualquer das 3 situações.

  • Pela torcida que temos merecemos no mínimo um estádio com capacidade para 75 mil!!

  • irmaos, nao vamos brigar aqui todos somos flamengo.eu sou da classe c,preto e sou assalariado cara e se eu quero ver jogo do flamengo pago ate mil trabalho e me organizo pra isso, o jogo pode ser na gavea ou na china pra ver o flamengo pago mil sorrindo na vitoria ou na derrota

  • Seria bom um estádio estilo labomboneira, estádio feito para pressionar. Mais oq eu quero mesmo e que o flamengo tenha um estádio para chamar de seu. Só assim lucraremos e vamos alavanca nosso sócio torcedor. E nós tornámos ainda mais potência.

  • Presidente pega logo esses 120 milhoes da globo e encaminha o estadio

  • Não dá pra fazer um estádio na Gávea para mais que 25 mil…
    Sem contar que levaria uns 5 anos no mínimo pra conseguir as autorizações de todos os trocentos órgãos que terão de liberar e depois para construir…
    E se queremos o Fla Gigante, temos de alugar ou ganhar a concessão do Maraca, que já está pronto e não dá lucro sem o Fla, e no futuro fazer um estádio para uma capacidade entre 90 e 120 mil pessoas…
    Se na década de 80 lotamos o Maraca e colocamos mais de 100 mil várias vezes no estádio, que pensamento pequeno é este do Fla fazer estádio para 20, 30, 40 mil ?
    O Fla Gigante vai precisar de um estádio Gigante também…

    • vim do futuro e lhe digo que o Governo irá entregar a concessão à Lagardere.

  • Bom, pelo “belos” comentários aqui, chegamos a brilhante conclusão que o Flamengo não deve ter estádio. A cada dia fico mais convicto de que tem gente que veio ao mundo só para ser contra tudo. Pessoal, qual tem sido nossa maior reivindicação nos últimos tempos? Estadio, não é? Pois bem, quando aparece uma noticia dessa, que eu,infelizmente, acho muito difícil obtermos a liberação, começa a discussão sobre elitização da torcida, se deve ser aqui ou ali, se tem que cobrar x ou y. Porra, vão dormir cambada, chega de pessimismo, negatividade, se anunciar a compra do messi, na mesma hora vão aparecer para ser contra. Será que não entenderam ainda que a diminuição dos estádio ocasionou um aumento dos valores para compensar a menor venda de ingressos? Se eu não posso ir outro poderá, vejam o exemplo do Corinthians, o ingresso lá é caríssimo, mas tem sempre pelo menos 30 mil que pode ir e eles cantam e incentivam como qualquer torcedor.

  • matéria pra boi dormir, pra sair um ginásio tá difícil que dirá um Estádio.

  • Só acho que um estádio de tamanho médio (40.000 pessoas) encareceria o preço do ingresso, igual acontece com nos estádios de Corinthians e Palmeiras, mas claro se houver vantagens como bons descontos para sócios seria algo interessante.

  • Um time com mais de 40 milhões de torcedores não pode sé preocupar onde será o seu estádio. Tem que construir e ponto.

  • Estádio padrão pra 40 mil com 160 milhões acho muito difícil,talvez 25 ou até 30 mil.

  • O difícil é o trâmite burocrático.

  • Quem dera…

  • Vi outro dia uma matéria de um clube sul-americano q cm 14% do dinheiro da arena CÚrincha tinha construído um belo estadio para 40mil lugares!!!!na mesma hora lembrei do meu mengão…sei q 40mil é pouco p nação,mas a curto prazo seria um bom inicio..depois amplia pow,afinal o estadio que coubesse nossa torcida teria q ser do tamanho do Brasil…rsrs. SRN

    • Deve ser o Penharol

  • NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO FAÇA ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, ESPERA PELO MENOS ATÉ O ANO QUE VEM AÍ PODE VENDER, NO COMEÇO DE 2017 O FLAMENGO JA VAI TER MAIS DE 160 MILHÕES E PODE CONSTRUIR UM ESTÁDIO MUITO MAIOR E MELHOR… MAIOR TORCIDA DO MUNDO COM UM ESTÁDIO DE 40 MIL ? TA DE SACANAGEM NÉ ? VAMOS PENSAR GRANDE CARALHO!

    • Bom galera pesquisei uns estádios aqui de pouca capacidade e acho que se o Flamengo fizer um de 50 mil pessoas taria ótimo, é pouca gente mas da pra fazer um estádio bonito mesmo assim. Olhem a Arena da Baixada, que estádio lindo mano… e só cabe 42 mil pessoas dentro, se o Flamengo for fazer um estádio de 40 mil tem que pensar muuuuuuuuito no design pra parecer um estádio maior e superar esse da Arena da Baixada, aí sim eu apoio um estádio agora.

    • É po, o flamengo tem que fazer um estádio pra 40 milhões, né Luan ?

  • Duvido, vão usar o dinheiro pra pagar dividas

    na ultima entrevista o Godinho já falou que se for pra ter um estádio será alternativo, pra 20 mil pessoas

  • Não sei os valores, mas não dá pra trocar o prédio pelo terreno do terra encantada na Barra?
    Quem é o dono daquele terreno?
    Tem a região portuária também…

  • Sem querer ser chato, eu duvido!
    Não acho q nosso problema seja verba, pra realizar a construção de um estádio. Senão já teríamos resolvido. Acredito numa mobilização absurda por parte da torcida com esse fim.
    Nosso problema parte para o trâmite burocrático, político, judicial e afins. Não liberaram até agora, não acho q saia fácil assim n. Sem falar q o Maracanã vai ficar às moscas, e vai dar um prejuízo monstro…..
    Tomara q eu esteja equivocado e isso seja sério……

  • Não entendi, se está sendo uma tarefa herculinea, fazer uma arena de Basquete, p 3.600,até vetaram, q fosse 5000.Sei q por zoneamento, e força da associação da Gávea (moradores),Somado a antipatia do poder público (Maracanã,vira elefante branco), e parece na concessão do terreno,proíbe, uso comercial, q no caso seriam,lojas shopping. Na verdade, dados anos 90,(q eu lembro), a associação dos moradores sempre foi contra,e o governo ia na onda,sem ficar mal com eles,e fazia o Maracanã não perder sua função. Duvido q o governo/prefeitura deixem,vão se esconder atrás da associação/CET Rio.

    • A maioria aqui não deve andar muito pela Gávea. O trânsito lá é horrível! Estádio para uns 20 mil eu já acharia difícil liberarem, mas há esperança. Pra 40 mil? Impossível!

  • Tem nem sentido isso…. se pro ginásio é quase um parto, imagina pra uma estádio.. e mesmo q fosse… 40 mil é suficente pro flamengo? E depois pra expandir como faz ? …. enfim… além do que conseguir 160 mi no morro nessa draga q nós estamos é ruim hein?

  • Esqueçam estádio na Gávea, não vão permitir ! Trânsito é um caos lá…

  • Sempre surgem noticias como essa quando o futebol não anda… eu agora só acredito quando assinarem alguma coisa, à muitos anos que ouço esse papo

  • É fácil o Flamengo conseguir a autorização para o estádio. Basta dizer que se não liberarem, não joga no maracana. Quero ver quem vai assumir o maracana sem o Flamengo jogar lá.

  • Ancelmo Goes costuma acertar as notícias de bastidores do clube, então pode ser que estejam mesmo mesmo colocando esse projeto em andamento.

    Estádio na Gávea não é nenhum bicho de sete cabeças, essa história da associação de moradores não querer é passado, o comercio local está quase morto. Se o Flamengo apresentar um projeto decente de revitalização nem mesmo o prefeito vascaido e o governador chorafoguençe irão embaçar.

  • Pontos de vista sobre a matéria!!!

    Segundo matérias anteriores a definição sobre o maracanã sairá no mês de abril, duas situações!!!

    Se não tiver sido definido, seria uma pressão pra cima do governo que se não for do agrado do Flamengo , temos condições de fazer o nosso próprio!!

    Se eles já tiverem uma definição, isso serve pra fazer pressão pra cima dos governantes pra conseguirmos as autorizações!!! Pois na matéria do Godinho na semana passada, ele mesmo falou que apostaria que o EBM não sairía deste mandato sem um estádio!!! Sem falar que o Godinho na entrevista ele afirma que já havia conversas adiantadas !!!

    Espero que seja a segunda opção, pois nos livrariamos dos safados que administram o maracanã!!! SRN

  • Bem, eu não conheço bem o Rio, mas será que o lugar tem estrutura para esse tipo de empreendimento (metrô, busão, avenida..)? Pq oq adianta ter um estádio pra 40-50 mil se nos dias de jogos levar 3 horas pra ir e 3 pra voltar.. Nem vou entrar no mérito da burocracia da liberação das licenças. SRN

  • Tem a mansão de São Conrado que vale 25 milhoes, pode vender antecipadamente 100 camarotes por 160 mil/ano cada ja injeta mais 16 milhoes. Pode fazer lojas e vender antecipadamente ja injeta mais um montante

  • Vende e da tudo pro Muricy…
    Técnico bom,moderno..

    • Na moral cara: por que vc não vai pra página do teu time? Qual é a graça de criar uma conta só pra vir aqui em um site de outro clube?

      • Sou Flamengo cara.
        Qual a graça de apoiar um técnico que prejudica o próprio clube?

      • Vinicius já reparou a torcida do flamengo? Negro, branco, mulato, rico, pobre, gay, homem, mulher, criança todo tipo de ser humano, isso noanfe a maior do mundo, por isso cara precisamos ter a lucidez de conviver com opiniões divergentes. Porque VC gosta do Muricy isso não lhe dá o direito de mandar outro rubro-negro procurar outro espaço por que ele não gosta. Eu tb acho que o Muricy vai ser um dos maiores prejuízos pro flamengo esse ano, é ultrapassado e teimoso, vai sair é questão de tempo e vai ficar 2 anos recebendo 500,000,00. E ainda pior, a base do flamengo vai ser obseleta pois é tradição dele de não revelar ninguém nos clubes por onde passou. Respeito sua opinião é é salutar respeitar a dos outros, sem nenhuma ofensa dá pra conviver com todos pois todos somos flamengo.

        • Ele não é flamenguista, ele é vascaíno. Olhe o histórico no perfil dele com diversos xingamentos ao Clube como “Flamerda” e elogiando o vasco. Vc ainda não se deu conta? kkkkkk

  • Na moral nem me empolgo com esse tipo de notícias. Flamengo pela sua grandeza ser humilhar de mais. Já tinha que te mandado esse Maracanã e seus administrador pra puta que pariu faz tempo. E bate de frente com quem for preciso pra fazer seu estádio. Mais como essa conversa de estádio na gávea é só pra encher linguiça não me empolga em nada.

  • O sócio Torcedor ia para cabeças, o mesmo ia da um lucro fdp, agora temos que ver qual e o ponto de verdade nesse assunto o mesmo pode ser só mais uma cavada, alem disso o Flamengo poderia ir atras de uma empresa Alema, arabe, suiça, russa, corre atrás de quem tem dinheiro para investir e depois faria uma parceria nos direitos da arena. Uma arena estilo ao estadio do Boca ia ser massa.

  • Sempre quando a fase está ruim aparece essa noticia de estádio na Gavea. Já é mais que comprovado que a construção nunca vai acontecer,por diversos motivos e o principal é o bairro e seus moradores. Quem conhece sabe que aquilo é um ovo e qualquer coosa q aconteça é motivo p um trânsito infernal .Diretoria tem que parar c essa palhaçada p enganar trouxa. Pega esse dinheiro e compra um terreno em outro lugar. Que seja na barra,onde era o terra encantada,que seja no gasometro,que seja em Duque de Caxias com a ajuda da prefeitura de lá,com o objetivo de desenvover o entorno. Com transportes,comércios e etc.
    O que n pode é cismar c essa ideia de estadio na sede social pois é mais do que sabido que isso nunca ocorrerá. Só o exemplo da arena já demonstra isso,e olha q são só 3 mil lugares.
    Aproveite e vende logo esse prédio p viabilizar o terreno,pois parceiros p construçao c certeza vai ter.
    O estádio tem que ser de 60 mil p cima,temos que abandonar de vez o Maraca. Já deu! Chega de ficarmos reféns de estádio.

  • Vamos analisar. Se para fazer um pequeno ginásio o Flamengo está sofrendo um verdadeiro calvário por falta de vontade política. Imagina para fazer um estádio na Gávea para 40 mil pessoas. O governo estadual e municipal detém todo o poder para liberar a construção na Gávea, todavia não vão fazer isso por causa do Maracanã. Quem paga a conta daquela budega lá é o Flamengo e eles sabem que sem o Flamengo o Maraca se torna inviável. Caso não haja uma mudança muito radical no cenário político do Rio não haverá estádio na Gávea. Ademais, a única coisa que vejo como poder de barganha no Flamengo é exigir protagonismo na nova concessão do Maraca e se não acontecer partir para construir um estádio fora do município do Rio.

    • Um comentário lúcido! Não tem outro jeito mesmo!

    • Infelizmente você tem toda razão.

    • Finalmente alguem sensato…. e mesmo q fosse… 40 mil é suficente pro flamengo? E depois pra expandir como faz ? …. enfim, tem nem sentido isso… além do que conseguir 160 mi no morro nessa draga q nós estamos é ruim hein?

    • É o q venho falando a meses.A maioria das pessoas, vai na onda,sem ponderar fatos. Concordo com tudo q falou.Construir,em SP,é muito mais fácil, q no Rio,claro, q tem aquela burocracia enorme.Posso falar com experiência, q no Rio,existem,leis obsoletas(de construção), muito poder da associação de moradores, e uma confusão/lerdeza absurda da prefeitura. Aqui em SP,é mais rápido (uma porcaria),mas comparada ao caos do Rio…Quanto ao estádio o primordial é proximidade,C trem ao menos.

      • A burocracia é por conta dos políticos , governador , prefeito, família Cabral e muitos anti-flamenguista infiltrados na plítica carioca e na ferj, pode observar que pro flamengo é quase tudo impossível.

  • Acho que falta mobilização por parte dos Irmãos Cariocas para conseguirmos NOSSO ESTÁDIO…
    Protestos civilizados e organizados direcionados ao Prefeito e Governador, safados, do RJ.
    Talvez até mesmo algum apoio/incentivo por parte do Flamengo aos protestos.
    Uma campanha de Marketing do clube acredito que já surtiria grande impacto na mobilização dos rubro negros cariocas. Afinal, metade do eleitorado do RJ é Rubro Negro.
    Está na hora de mostrarmos a nossa força, nação!!
    Governo fragilizado, o momento é agora!!

    ACORDA NAÇÃO!!

    SRN ST

    • Concordo !

  • e o maraca vai ficar jogado la? nem prefeitura, estado, governo, nao vai autorizar, pq o maraca vai ficar parado

    • Cara a questao e nao autorizar o Flamengo tendo o terreno e so levantar o estadio a prefeitura de Caxias nao havia dado um terreno para o Fla e ai corre atras se o Cabral nao quer tem quem queira

  • Não queria que vendessem o prédio, mas será uma boa ajuda pra a construção de um estádio de 40 – 50 mil lugares, simples, bonito, com cobertura e confortável. O Peñarol construiu um por US$ 40 milhões (cerca de 160 milhões); como aqui é Brasil, acho que não ficaria apenas nesse valor, mas com pelo menos uns 250 milhões daria sim!

    • Respeito sua opinião, mas o Flamengo bem , como super potência, teremos media de público igual ao Bayer, Barcelona……. se fizermos estádio igual ao Penarol , ficaremos do tamanho deste !somos muito mais !

      • Concordo, somos flamengo o maior, essa direção apesar de ótimos na recuperação financeira do clube tem o pensamento muito pequeno, contrata jogadores encostados , idosos e jogadores na reserva de times pequenos da Europa, vive tomando passa fora do euviros e da ferj, não responde as chacotas da mídia, todo mundo zoa o flamengo é ninguém retruca nada, o flamengo tá precisando de alguém que faça o flamengo ser respeitado de novo, alguém que bata na mesa, que saia na porrada por causa do mengão, chega de pensar pequeno.

    • 250?? baseado em q esse valor?? qual estudo??…. é muito achismo cara, vamos ser sensatos.

  • Na verdadr é sim perfeitamente possível em virtude das novas estações do metrô, que ficarão próximas.. Cabe a nós a pressão para aprovação.. O problema maior é o medo do Maraca virar Um elefante branco, por parte do estado…

  • Conversa fiada. Mas se for vender que façam em outro lugar, na Gávea não vão permitir!

  • Duvido que seja na gávea mas colocar o morro como adiantamento é perfeito

  • Estádio na gávea acho que não vai ter mas a ideia é ótima… Poderia até passar o prédio como um pagamento pelo estádio por exemplo: 160M adiantados e o resto sendo pago nos anos seguintes. venda de restaurantes, naming right etc o que ao meu ver sairia “de graça” o estadio.

  • A mídia é formadora de opinião e um tanto quanto irresponsavel ventilar uma noticia dessas…estadio na gávea é IMPOSSIVEL, diversos alvarás, municipais, estaduais, ambientais etc…. muita burocracia, até para fazer a arena Mcdonalds está difícil. Já houve há alguns anos uma matéria que destrinchava esse assunto à fundo, falar em estádio na gávea é ilusão, estou cansado de promessas eleitoreiras quero algo concreto!

  • É fazer pressão. A torcida tem que ir para as Ruas e exigir o nosso direito de ter um estádio, ou não assina com o Maracanã, por exemplo, nesse caso usa Brasília e Volta Redonda (minha preferencia). Quero ver se não vão ceder. Somos 40 milhões.
    *Tudo é possível, quando o povo se mobiliza. TUDO. Vemos as manifestações pelo Brasil…tem que ir para as Ruas, rede social…SRN.

    • Imagine 5000 pessoas na porta do Palácio da Guanabara com cartazes do tipo:
      “O FLAMENGO TEM O DIREITO DE TER UM ESTÁDIO NO RIO”!
      “GOVERNADOR, LIBERE A CONSTRUÇÃO DO NOSSO ESTÁDIO “!
      Isso teria repercussão nacional e farta cobertura da mídia!

  • Na minha opinião, no instante em que o Flamengo construir um estádio, seja de 30, 40 ou 50 mil lugares, deveria abandonar de vez o Maracanã e mandar a totalidade de suas partidas na nova casa.

  • Negócio é o governo aprovar a construção

  • Seria o ideal, ter uma coisa só do fla , tivemos ótimos momentos no maracanã mas se ficarmos com ele, o governo vai querer usar sempre que nem faz com engenhão, então é melhor fazer na gávea mesmo se tiver essa capacidade toda seria o ideal!

  • É a capacidade ideal para jogos de médio e pequeno porte. Esse prédio abandonado é um elefante branco para o Flamengo, mas para quem é do ramo se torna uma mina de ouro. Precisamos do nosso estádio, custe o que custar.

    • Verdade, o prédio está muito bem localizado, mas o potencial só será explorado totalmente por uma empresa especializada nesse ramo. O Negócio do Flamengo é (ou deveria ser) Futebol.

      Vejo com bons olhos uma permuta desse tipo. É uma forma de se captar uma grana alta sem se endividar se desapegando de um bem que está sendo subutilizado, além disso esse capital se for bem utilizado vai alavancar ainda mais o clube que poderá conseguir receitas novas com naming rigth, receitas diversas da exploração do estádio, publicidade, bilheteria, bares, lanchonetes, lojas, etc.

  • Um estádio pra 40 mil é muito bom, dá pra jogar uns 70 por cento de todos os jogos do ano.

    As decisões e jogos importantes vão ter que ser no Maracanã.

    • E na Gávea/Leblon, local mais nobre do Rio, o clube ganharia rios de dinheiro com naming rights, shows e outros eventos!

      • Só lamento que vai haver uma mudança drástica no perfil histórico da torcida do Flamengo, aquele que fez ser quem somos. Vamos passar a ser uma torcida branca de classe média e coxinha, pior que a do Fluminense no Maracanã.

        • Almir sério?? Você acha que a localização do estadio vai mudar a torcida e ainda vem com esse papo de coxinha??!!! Fala ai, você é PTista e acredita nessa conversa do governo??? Nada a ver. A torcida não vai mudar em função do local do estadio, e eu sou contra tentar estadio na Gavea porque os governos estadual, municipal e federal vão tentar barrar. Se não pegarmos o Maracanā, o ideal é um estadio pra 60 mil em Caxias, proximo a Linha Vermelha e Brasil ou no local onde era o Gasometro, na Leopoldina!!!

          • Não tente enfiar política aonde não existe meu filho. Estou falando algo bastante claro que se refere a perfil social. Torcedores do Leblon não são os mesmos da Baixada e das periferias da cidade. Ponto.

            Não me venha com esse papo babaca e antipetista que os lobotomizados andam tentando enfiar em qualquer assunto.

            • Almir, acho que não muda o perfil da torcida de estádio … o “povo” flamenguista segue o Flamengo onde o Flamengo estiver. (talvez que não gostar da idéia sejam os moradores do bairro rsrsr, mas iriam se acostumar)

              • E cada o povo da geral ? Já se foi …. se vc for a um jogo importante, vai reparar nos sotaques do Brasil inteiro, mas o povão, Que empurra o time não tem dinheiro para pagar 50 reais, quanto mais 120 , 350. Isso é para Maracanã, 70 mil pessoas , imagina com 40 .

                • o povo da geral nunca empurrou o time … eles só se empurravam para aparacer nas câmeras…. o povo da geral só era bacana pq da gozação deles próprios, fantasias e tudo mais

                  • André, vou tentar explicar melhor meu pensamento. Fui ao jogo no Pacaembu e escutei , nas pouquíssimas vezes que nossa torcida cantou, foi ” isso aqui não é vasco , isso aqui é Flamengo……. e na parte do comprometimento, saiu nitidamente comprometimêêêênto , chegou a ser engraçado. Em 2013, na final que fui tb, te falo que 80 % era off rio e em ambos nao fomos o 12 jogador, ingreços caros , a noça torcida , a 12 , que puxa e incendeia o estádio não estavam la, não tem grana para ir. Por isso sou a favou de um estádio para 100 mil , daria para todos irem e voltariamos a ser a melhor torcida! Pode reparar , que isso já está acontecendo com o Corintiana e até com o Palmeiras.
                    Um abraço.

                    • Se isso acontece no Maraca,com 70 mil imagina , com 40 ! Não somos vasco, inter , atlético mg……não podemos nos rebaixar.

                    • mas não tanto a questão do local, mas sim do preço

                    • Concordo!

                  • Engano seu, Andre, já cansei de ver jogadores como Zico, Adílio, Junior e tantos outros citando a vibração não só da arquibancada, mas também da geral.

              • Pois é, estou aqui de Campina Grande, na Paraíba, acompanhando o Flamengo; dizer que não pode ir da Tijuca, ou onde é o Maraca, para ir até a Gávea, onde é a sede do Flamengo? Só não vai quem não quer, e se não quer, então que não vá, melhor mudar o perfil mesmo então.
                Construir estádio na favela tb não é solução, perceba que se são 40 milhões de flamenguistas então sequer haverá um perfil, pois dentre 40 milhões haverá ao menos 100 mil ricos, 100 mil médios e 100 mil pobres.
                Ademais, o que impediria o time de fazer mega promoções a torcedores fiéis ou em jogos de meio de campeonato ou lugares menos nobres? A vantagem em ter um estádio seu tb é esta flexibilidade.
                Sei lá, se pensar bem a graaande maioria da torcida do Flamengo sequer está no estado do Rio de Janeiro, mas se construiria estádio onde, senão no Rio!?

            • Na boa Almir, quanta bobagem!! Discurso político numa pagina para se discutir futebol. Outra coisa o que impede de uma pessoa que mora na baixada ir até o Leblon assistir um jogo do Flamengo?

            • mas quem disse que porque o estádio é no Leblon, a maioria no estádio será do Leblon. Se fosse assim a maioria no Maracanã seria da Tijuca e não é o que acontece. Ninguém anti-PTista, eu sou antiladrão….mas tem gente que gosta de ladrão…e não me venha com papo de outros partidos, são todos sujos…em tempo em nenhum momento usei termos como “babaca”, isso veio de você…abraços…

              • Desculpe, caríssimo, mas li e reli o post do Almir e não vi nenhuma conotação política partidária, ao contrário do seu post.

                Uma coisa há de ser considerada aqui, se for um estádio de 40 mil, devido à concorrência, o preço desse ingresso será mais alto, e a elevação dos preços dos ingressos é um fator que afasta o torcedor mais humilde.

                Além disso, uma coisa é sair de trem da baixada e saltar no maracanã, outra é pegar no mínimo quatro conduções (ida e volta) para desembarcar na Gávea. Ou seja, é uma despesa considerável para o torcedor mais humilde que vem em grande parte da baixada (temos muita torcida lá), mas de outros lugares também, claro. Ressalto que este torcedor sempre foi o verdadeiro apaixonado pelo futebol, diga-se, antes deste esporte se tornar um espetáculo de show business – e quem frequenta o maracanã desde os anos 80, sabe muito bem disso.

                Quero frisar que, muito embora as classes sociais se diluíssem na antiga e homogênea arquibancada do antigo maracanã de preços populares, o PREDOMÍNIO era de ‘gente humilde’ (parafraseando Chico Buarque, sem patrulhamentos, por favor! kkk)

                Como disse mais abaixo, desde a reforma do novo maracanã em arena, com a eliminação da geral e elevação do preço, esse torcedor mais popular tem sido alijado do maracanã, transformando o perfil de nossa torcida, de modo que os ‘contempladores passivos de espetáculo’ foram substituindo o verdadeiro torcedor, ou seja, aquele que participa ativamente do jogo, empurrando o time, e acossando o adversário.

                Uma pena.

            • Falou besteira, amigo.

            • Cara na boa, você deveria ser banido da coluna do Flamengo, torcedor doente! Diferenciar rico de pobre, preto do branco, etc.. Flamengo é um só seu babaca! Moro em Minas Gerais, paguei 500,00 reais só do ingresso da final da Copa do Brasil pra ir ai ver o Flamengo, e nem por isso deixei de cantar e apoiar o time até o final seu filho da puta! Volta pro buraco de onde você saiu seu merda!

              • Fala com a minha mão.

                • kkkk Pois é, não entendo isso… o cara não percebe que ele pode discordar e até mesmo ser irônico, mas não precisa ser sem educação. É muita intolerância e ignorância junto.

                  E o pior, Almir, não vi você fazendo nenhum comentário de conotação política, mas tem gente que enxerga chifre em cabeça de porco.

                  • Tá difícil assim meu caro Elvis. O pessoal anda com sangue nos olhos querendo ver merda em todos os lugares pra bostejar raiva.

                    Não quero que ninguém concorde comigo, mas que seja capacitado para levantar argumentos contrários que possam até me convencer de que eu estou errado.

                    Mas aqui não, é um bando de cães de guarda pronto pra serem soltos e morderem tudo que aparecer pela frente.

            • Parceiro, vc conhece a cruzada? Fica a menos de 100 metros da Gávea e inclusive já deu grandes jogadores ao clube. Complexo de prédios populares onde a grande maioria é rubro-negra!

              Você conhece o vidigal? Fica a
              Menos de 2 Km da Gávea, dá pra ir caminhando e lá tem uma central da torcida jovem.

              E a rocinha? Já ouviu falar? Maior favela do Brasil, ela tem ligação com a estrada da Gávea e ônibus e vans que levam até a Gávea toda hora.

              Vc sabia que está programado pro ano que vem a estação do metrô na Gávea?

              Fala merda não filho! Preconceito não é só de rico pra pobre, de pobre pra rico tbm existe e é tão feio quanto!

              SRN

              • Essa “igualdade” de ricos e pobres, pretos e brancos é muito linda no papel, até a hora que alguém tem que pagar 120 Reais num ingresso na Gávea.

                • 120 se paga no Maracanã também, a questão q vc colocou sobre o estádio ser no Leblon e por isso elitizar a torcida não procede. A elitizacao da torcida é claramente inerente a localização do estádio, tem a ver com normas que as autoridades competentes determinaram para os requisitos mínimos dentro das novas arenas!

                  Preconceito, como o q vc destilou, demonstra o quanto a falta de informação somada a uma carga de intolerância e uma pitada de preconceito podem gerar certas posições totalmente sem fundamento e que acabam virando noticia por causa de pessoas como vc.

                  • Que preconceito cara, você tá maluco??

                    Agora inventou “preconceito reverso”. Só faltava essa…

                    Você precisa ser honesto com você mesmo e perceber que essa elitização não faz bem pro futebol, muito menos para o Flamengo, e não fui eu que inventei isso.

                    E se por isso eu tenho “preconceito contra rico” (coisa mais ridícula que eu já vi) então fodam-se os ricos, viva a torcida do Flamengo, pobre, preta e favelada!!

                    • Se alguém se refere a uma torcida como “branca” essa pessoa é extremamente preconceituosa! Preconceito não é só do branco para o negro, ou do rico para o pobre, contra ou a favor de coxinha… A ausência de preconceito requer como prerequisito a tolerância de todos que mesmo em situações opostas e de passados distintos são iguais. ESSA É A CARACTERÍSTICA DA TORCIDA DO FLAMENGO, não essa coisa preconceituosa de pobre preto e favelado. Na torcida do flamengo tem pobre, classe média e rico, tem preto, branco, mulato, índio e pardo, tem gay, travesti, lésbica…
                      Somos uma nação por isso!
                      Para se combater a elitizacao no futebol deve-se ter noção das causas dessa elitizacao. Vc quer combater essa elitizacao usando termos pejorativos como “branca” e coxinha, ao invés de abordar o assunto onde ele realmente tem que ser abordado. Não foi o torcedor coxinha e branco que colocou os padrões que aí estão, foi o governo e a fifa. A culpa não é de quem usufrui e sim de quem tomou a decisão de colocar mármore e ar condicionado e capuccino no estádio.
                      Mostra que vc é bem intencionado mas mal informado e cai numa pilha errada, não critica quem é responsável critica a vítima. Quer a demissão de técnico mas não quer a cabeça do cartola que não da estrutura necessária para o técnico trabalhar.
                      Considero esse pessoal torcedor modinha!
                      Na minha humilde visão, preconceito, de qualquer origem( classe social, cor, opção sexual, partido político…) é coisa de gente ignorante e que coloca conceitos e ideias antes do ser humano. O ser humano, rico, pobre, preto, branco, coxinha, gay… merece respeito por ser um ser humano e esta a cima de qualquer preconceito. Essa é a sociedade igualitária que é buscada por pessoas de bem!
                      Preconceito contra rico existe sim é claro, o maior exemplo dele é o funk ostentação! A visão que alguém que é pobre e vira rico tem da riqueza é que ela gira em torno de ostentar suas posses. Mas existem muitos ricos que não são assim, muitos são humildes, simples e discretos. Nem todos são metidos e coxinhas, assim como nem todo favelado é preto e ignorante.
                      Preconceito é uma via de mão dupla, e sempre só causa mais preconceito!

                    • Com todo respeito, MAcias, é um belo discurso mas que não corresponde aos fatos.
                      Vou ao maracanã desde moleque no início da década de 80 até hoje. E digo a você que quando olho para a torcida do Flamengo pós reforma do maracanã, ou seja, desde que foi transformado em arena, houve sim um ‘embranquecimento’ da torcida, e leia isso como um fato literal e sem preconceito, apenas como fato.

                      Na minha modesta opinião, e com todo respeito à sua, há uma relação muito exígua entre a população afro descendente e sua guetificação, e o seu desnível social e econômico.

                      E se você acha que estou sendo preconceituoso, não estou, estou falando de fatos, uma vez que a democracia racial no Brasil é um mito, como dizem Roberto Da Matta e Sergio Buarque de Hollanda entre outros pesquisadores.

                      Infelizmente.

                    • Se voce quer entrar em discussões sociológicas sobre as raizes do Brasil ou sobre carnavais malandros e herois eu terei que responder que você esqueceu o mais importante deles, ” O negro no mundo dos Brancos”; Florestan Fernandes. Ou até a teoria das três raças muito explorada por Darcy Ribeiro.

                      Minha militância nesse sentido não está em um forum sobre futebol, evidementemente.

                      Se você vai ao maracana desde a década de 80, como eu, sabe que ele passou por diversar reformas e que melhorias eram sim necessárias. Não sei se vc ja foi a um jogo no maracana em que não conseguia ver o jogo, eu ja fui a diversos assim. Sou membro da Raça-Rubro Negra desde 1983, frequento a Urubuzada e quando era muleque gostava muito da jovem. Torcida pra min é isso, festa! Mas sem ver o jogo é dificil as vezes…

                      Eu chorei muito quando entrei no maracana apos sua ultima reforma, não pelas pessoas que estavam lá, brancas ou negras, o que doeu mais foi ver um patrimônio publico frequentado por 4 gerações da minha familia ser destruido. É como se destruíssem a pracinha que eu joguei bola no andarai pra construir um shopping. Essa é a perda real pra min, essa coisa de “embranquecimento” esta no mesmo nivel das selfies! O torcedor que ia no maracana queria sangue e dava o seu sangue, gritava a todos pulmões, fumava, bebia, chingava, gritava… Hoje em dia pedem pra sentar e calar a boca, não pode fumar, não pode beber e quem pede raça, logo depois senta a bunda na cadeira e fica tirando selfie com a namorada! Não exist

                    • De acordo com as suas palavras, vejo que concordamos muito mais do que discordamos. O que defendi, ao citar o efeito’embranquecimento do maraca’, vc mesmo acaba de atestar ao dizer que ‘os negros compõem a maioria dos pobres’, e em nenhum momento exclui o viés político dessa questão:

                      “O planejamento de gastos do governo do estado do rio de janeiro com o maracana e copa excluiu os pobres e não só os negros! Os negros compõe a maioria dos pobres mas não se pode tratar do assunto pela cor, deve se trata-lo pelo seu viés verdadeiro: politico!”

                      Considero, inclusive, que a discussão sobre o futebol será sempre uma abordagem sobre o homem, a cultura e a sociedade. Seu depoimento foi muito coerente e seu último parágrafo uma síntese perfeita do problema.

                      Forte abraço e sigamos juntos!

                    • Doente, procura um mani conio seu bosta!

            • Assino embaixo, parabéns pela sobriedade dos dois comentários.

              • Com certeza.

          • Continue pregando que o governo não libera e continue fazendo o jogo deles…
            Se pressionarmos eles liberam!

            • Ricardo nem pressionando vão liberar, existem muitos interesses nessa historia. Basta dizer que fizeram um shopping a 500 metros do local onde queriamos fazer um e não aconteceu. A solução é sair do municipio do RJ, e se organizar com uma cidade da baixada, e nesse quesito Caxias é que tem melhor localização geográfica a oferecer…

              • Basta dizer que todos são anti- flamengo a começar pela família Cabral, governador, prefeito, todos gostam do mafioso e do Rubinho, e no Brasil a.lei só favorece aos interessados que mandam.

          • Cara, já mudou ha muito tempo ! Estádio de futebol não é para os pobres. Não subestime a torcida do Flamengo. Em 2009, tivemos 70 mil todo jogo, naquela arrancada. Imagino o Fla jogando os bambas estão ? Se tivermos um estádio Grande, daria para setorizar, como havia no maraca.ex geral, cadeira, arquibancada.

            • Alex, estádio pra 100 mil hj é uma coisa quase impensada, existe uma coisa hj que não existia antes, é o alto custo de manutenção do estádio, todos tem que ter cadeira, tem que ser padrão fifa e essas outras babozeiras toda, operar um estádio desse seria um desafio quase impossível, esse estádio pra 40 mil seria pra jogos que tenha essa demanda, jogos maiores colocaria no maracanã, seria lindo ver 100 mil Flamenguistas num estádio, mais nos dias de hj fica muito difícil.

              • Alberto, temos que pensar Grande e outra, pq tem que ser padrão Fifa ? Na arena do Grêmio, retiraram se as cadeiras de trás do gol. Cara , povao nao quer luxo, quer ficar em pe, pular , cantar, xingar ……eu sou um, tenho saudade do Matava das antigas,onde saía rico, ficava sem voz uns 2 dias. Hoje, pow, tirando as organizdas , fica aquela putaria de levanta e senta….rs. 100 mil da para setorizar, volta com a geral, bora atras do gol sem cadeiras e o resto no padrão Fifa. Todo mundo vai ! Te falo, se o Flamengo comecar a ganhar e brigar por títulos, vai encher e vamos ficar marcados pela referência da torcida, como o boca, borussia Dortmund e o Mengão poder a fazer marketing com isso ! Cara até hoje , o gringo quando vem ao RJ ,quer conhecer o Maraca e o Fla.srn

                • Respeito sua opinião parceiro, mais acho que um estádio para 100 mil pessoas, nos dias de hj é inviável, pelo menos é o que eu penso, mais é bom ver que o Flamengo está aos poucos (bem lentamente, rsrsrsrs) falando na construção do seu estádio, só acho que falta o pontapé inicial, se o Flamengo fizer um projeto e tiver um lugar pra construir, com todas as licenças, a torcida vai apoiar do início ao fim p essa construção. SRN

        • Putz, que bobagem

        • Almir. Falou tudo.
          SRN

        • Almir,nao havera nenhuma.mudança drastica de perfil. Até pq o RJ é uma mistura de classes sociais,onde pobres e ricos frequentam o mesmo ambiente. Se o estadio for na Gavea,ele sera frequentado por moradores da baixada ,zona oeste e norte. Assim como esses moradores mais distantes frequentam o shopping Leblon,Lagoon e outros lugares. Se tratando de flamengo não tem essa. Principalmente após a contruçao do metrô. Mas sou totalmente contra a construçao do estadio na Gavea,por mim seria em outro lugar,maior com possibilidade de estacionamentos,ruas espaçosas,etc….
          A Gavea n é um lugar apropriado p isso.

          • Estádio pequeno para nossa torcida, imagina o preço do tiket. …..nosa torcida é povão! A que faz a diferença é !

        • Não acredito. O transporte até a gávea é bem tranquilo e a zona sul não exclusiva da rapaziada com mais grana.

        • Isso já é um fato, desde a reforma do maraca pra copa que a torcida mudou o perfil. Isso é um fato. e Lamentável, porque fere nossa identidade.

          • Concordo

          • Justamente. Mas pelo menos o Maracanã ainda tem uma localização favorável, no meio do caminho entre a baixada e a zona sul.

            Agora imagina um estádio lá dentro da zona sul….

        • Almir, concordo com o seu comentário. Não entendi a indignação do pessoal nos comentários, é lógico que isso vai acontecer. Aqui não se discute quem é o verdadeiro torcedor do flamengo, sabemos da popularidade do clube que é do rico e também do pobre, mas em si a identidade do flamengo é da gente humilde e é ela que carrega o clube… não é a toa que nos chamam de “urubu” e “mulambo”. Veja bem não é questão de excluir torcedor a ou b, é questão de identidade. Acho que o fator mais determinante pra essa perda cultural nem é tanto pela localização do estádio, mas sim pelos ingressos… voto por um estádio que concilie todos os públicos, mas privilegiando aqueles que sempre abraçaram o clube e o fizeram o que é hj.

          • Perfeito Josué, essa é a questão.

          • O preço dos ingressos não tem NADA a ver com o clube, com o time, com a torcida, com a localização nem com nada. Tem a ver com as autoridades q determinaram essas mudanças nos estádios para adequação para a copa. O comentário nada fala sobre isso, fala que por ser no Leblon o público vai ser diferente, o que é um enorme preconceito alemã e uma falta de informação enorme!

        • Realmente uma arena ‘boutique’ na Gávea traria um perfil de torcedor totalmente diferente daquele que é característico da nossa torcida. As reformas “Padrão FIFA” estão aí para não nos deixar mentir.

          Mas a zona Sul da cidade, em termos geográficos e de transporte público é bem acessível às classes menos favorecidas da cidade.

          • Não sei não hein amigo… Imagine você, trabalhador, morando na zona oeste ou baixada, tendo que acordar cedo pra trabalhar, e ir ver um jogo na Gávea em dia de semana que começa 22 hs…

            • Isso sempre vai ter né Almir, não tem jeito. Seja lá onde for o estádio, sempre vai ficar longe para alguém.

              Um estádio na Baixada ficaria longe para muita gente das classes sociais mais baixas também. A cidade do Rio tem essa característica, até pela geografia e ocupação dos morros.

              Eu já morei em todas as regiões da cidade, menos a zona sul. Sei bem como é difícil para quem mora na zona oeste. Já senti na pele várias vezes.

        • Pô, Almir … ultimamente vc só tem escrito besteitas por aqui…
          Esse negócio de pobre x rico, branco x negros, defender o pt x nao defender o pt, etc, é outo assunto e tem que ser discutido cada causa em seu devido contexto.
          Repense seus conceitos, Almir, nós iremos lhe agradecer muito.

          • Ana, saudações rubro-negras.

            Eu não estou aqui para agradar ninguém. Pouco me importa o que acham do que eu digo. Não vou repensar nenhum conceito, até o dia que achar que devo.
            Estou aqui dando opinião sobre assuntos que me interessam, como qualquer um. E só.

            Grande abraço.

        • Estou tentando entender o motivo da indignação do pessoal aqui… kkkkk
          Ou não leram ou não entenderam…
          O próprio Maracanã hoje já tem um perfil diferente de torcedor. Imagine na Gávea….

          • Pois é…. Vamos ser honestos e aceitar o óbvio, coisa que as pessoas não andam fazendo.

        • Quanta besteira, a localização do estádio não faz a torcida.

          • Então por que reclamaram do perfil do torcedor da Baixada quando sugeriram um estádio naquele local?

            Vamos ser honestos.

        • ACHO QUE NÃO! quem irá ao estádio será o ST, e esse nem sempre são classe média e branca, a idéia é construir um estádio e privilegiar ST, eu mesmo já morei em SG e ia pro Engenhão.

          • Não sei não… Sempre acho mais interessante privilegiar áreas de massa onde a torcida do Flamengo é esmagadoramente maior, e carente de eventos.

            O maior exemplo: Itaquera, local do Impressorão corinthiano. Local considerado afastado e pobre, mas que dá as maiores médias de público e uma das maiores de renda do Brasil.

            • blz, eu só quero um estádio totalmente rubro negro, aonde vai ser não importa, eu estarei lá rs SRN

    • Nada de estádio agora.
      Primeiro pagar dividas ou, no minimo, diminuir. Chegando a divida na casa dos 250 milhoes, aí sim dá pra pensar em estádio. Antes disso é arrumar mais dividas, mais problemas.

  • Acho que o Flamengo e sua torcida (metade do eleitorado do RJ) deveriam SIM brigar para construir esse estádio na Gávea!

    Enquanto ficarmos repetindo esse papo de que não conseguiremos liberação dos órgãos municipais e estaduais, estaremos fazendo o jogo dos políticos safados e dos torcedores rivais.

    Com a pressão dos milhões de rubro negros conseguiremos qualquer coisa!

    Basta lembrar que o Sérgio “Odebrecht” Cabral desistiu de autorizar a demolição do Museu do índio no Maracanã por causa de protestos de meia dúzia de estudantes… Imaginem se fossem milhões de rubro negros!

    • kkkkkk É verdade, muito bem lembrado.

Comentários não são permitidos.