Pela primeira vez na temporada, treinador escala a equipe com dois meias, que cria boas oportunidades no primeiro tempo do clássico. Desenho tático deve ser mantido nos jogos
A mudança tática proposta por Muricy Ramalho fez o Flamengo melhorar o seu rendimento no decorrer do empate em 2 a 2 contra o Botafogo, na tarde deste sábado, em Juiz de Fora, em duelo válido pela quinta rodada da Taça Guanabara. Pela primeira vez no ano, o técnico mandou a campo um time com dois meias, abandonando o habitual 4-3-3 para apostar no 4-4-2.
As impressões foram positivas. No primeiro tempo, o Rubro-Negro criou mais chances no sistema ofensivo, mas esbarrou nas ótimas defesas de Jefferson. Não fosse a falha de Paulo Victor, que determinou no gol marcado por Carli, a equipe teria ido para o vestiário com a vitória parcial.
Muricy desenhou o meio do Flamengo com Cuéllar, Willian Arão, Ederson e Alan Patrick. O último, inclusive, foi um dos melhores em campo. Acertou um belo chute da entrada da área na etapa inicial e foi peça importante nas ações contra o adversário. Apesar de ainda carecer de ajustes, o novo modelo deixou o setor mais compacto e menos vulnerável.
– Foi bom ver a maneira de jogar diferente. Se não mudar, fica previsível. Semana que vem vamos ter mais opções, teremos a volta do Mancuello – explicou o técnico durante a coletiva de imprensa.
Na segunda etapa, por motivos físicos, Muricy teve que retornar ao padrão tático recorrente na temporada: 4-3-3. Ederson deu lugar a Emerson Sheik. Assim como no clássico contra o Vasco, a equipe teve queda de rendimento e sofreu mais com o arquirrival. Por fim, Cirino, que voltou a ser decisivo, selou a igualdade.
Há seis jogos sem vencer, o treinador terá uma semana para trabalhar com os jogadores esse novo esquema tático. Pode ser a solução para o Flamengo espantar o mau momento, recuperar a confiança e avançar às semifinais.
Fonte: Lance!
Sempre achei que até o Muricy ter todos os jogadores a disposição, ele iria povoar mais meio-campo com jogadores mais técnicos e que prendem mais a bola.
A intenção é ir para 4-1-4-1, mas com a volta gradual de Ederson e lesão do Mancuello, ele não pode colocar em pratica o esquema.
Para mim, com todos a disposição, Muricy irá colocar no meio, Cuellar, Arão, Mancuello, Alan Patrick e Ederson, com Guerrero na frente.
O time foi bem ontem no primeiro tempo e de maneira geral no jogo. Erros individuais culminaram nos gols do Botafogo, de PV e Wallace.
E mas com a possível lesão do Ederson e a volta do mancuello o cenário muda.
Pra mim esse é o melhor esquema tático…
Entraria com Muralha… Everton na vaga do cansado jorge e com 1 zagueiro no lugar do Wallace que não pode ser o César Martins…
Na boa : a volta do Ederson era tão esperada, mas , pelo menos pra mim, está sendo frustrante
Pra mim tbm.
amigo creio que ederson esta evoluindo bem visto que ainda esta voltando de uma recuperação e recuperando o ritmo de jogo
Verdade, está bem abaixo. No entanto Alan Patrick está mostrando que as ótimas partidas que fez ano passado não foram por sorte. Este, se estiver se dedicando 100% vai fazer a diferença. Anotem.
Alan patrick fez otimas partidas? Fez. Mas lembre-se que fez outras tantas nulas. Pq vc acha que ele ta no flamengo e nao na europa? Pq o alan patrick eh isso ai. Faz 5 partidas boas e 10 merdas.
Discordo, o problema dele é falta de concentração e não falta de técnica, durante a partida ele dispersa do jogo. Por isso eu disse SE ele se dedicar 100%. Nessa condição eu imagino ele participativo, e estando dentro das jogadas ele decide sim senhor. Queira você ou não.
Mas essa resposta só ele que pode dar, eu confio no potencial esportivo dele, meu direito. Você não acredita, seu direito.
Quem tem razão? Isso só o tempo vai dizer.
Onde eu escrevi que o problema dele eh falta de tecnica? O SE, nao joga. Infelizmente SE jogasse, o Adriano seria o melhor atacante do mundo com peh nas costas por anos. E SE o alan patrick não fica ou ficou até hj ” ligado” 100% do tempo eh pq ele não consegue. Eh uma limitação dele. Gostaria muito que acontecesse mas infeliezmente não vai. E eu nao estou me baseando em achismo. Estou me baseando no historico do cara que ja esta no 7 ano jogando entre os profisisonais, ja passou por 5 times e em todos eles e por todo esse tempo teve o mesmo desempenho.
Então faz o que com Alan Patrick, devolve pra Ucrânia?
Vou continuar discordando. Eu acredito nas pessoas e no desenvolvimento delas.
Se o problema dele não é técnico e sim comportamental existem diversos tipos de tratamentos e exercícios mentais que podem ajudar a torná-lo mais completo. O cérebro tem sido muito estudado e existem muitos estudos nessa área, você deve saber disso.
Mais fácil ensinar o AP a participar do jogo que o Gabriel a jogar.
Enfim, respeito sua opinião, mas não concordo que um jogador de 24 anos altamente técnico deva ser descartado, eu acredito que ele deve ser desenvolvido. Ponto, você fica com sua opinião e eu continuo com a minha e fica todo mundo feliz.
Ferreira, se me permite entrar na discussão, o Perdigão está apenas dzd que o Alan Patrick é jogador vagalume, um fato até o momento da carreira dele. Ele não disse para descartá-lo. Para solucionar um problema, vc precisa descobri-lo e trabalhar soluções.
Para mim, Alan Patrick em uma 4-3-3 vai render muito menos do que na 4-4-2. Ele não é jogador protagonista e sim que brilha em certos momentos, mas que sucumbe quando a responsabilidade cai sozinha em cima dele. Tem 24 anos completados recentemente, a experiência muda muita coisa.
Aí q dá certo 4-1-4-1 mesmo…mas o 4-4-2 tbm acho q funciona… n importa, qualquer coisa dando certo tá bom kkkkkkk
Também acho que será esse o meio-campo, porém, acredito que deveria ser em outro formato. No 4-1-4-1, ainda jogaríamos com jogadores pelas pontas, e esses jogadores citados não fazem bem esse papel, pois não recompõem bem. Pra mim, o desenho seria 4-1-2-1-2. Cuéllar de primeiro volante, Arão e Mancu mais avançados e Alan Patrick de camisa 10. Éderson de segundo atacante e Guerrero de referência. SRN
—————————————–Muralha —————————————-Rodinei———————Zagueiro———–Juan————————Jorge
————————————— Cuéllar————————————————————————— Arão ————— Mancuello ——————————————————————Alan Patrick———————————————————————Éderson————————————————————————————————- Guerrero —————————-
Sempre! Quando não é um é o outro.
Tem muitos jogadores no flamengo que deveriam ir, mas, quero chamar atenção para 2 em particular,
Sheik
Ganha 405 mil no flamengo, tá muito mal e sem “objetivo” jogador tem sua historia no clube mais vai ate ai só, seria de grande importância se ele fosse embora,
Clube gastar 400 mil em um jogador que certamente vai ser reserva,
com esse valor dava para trazer o henrique do cruzerio volante, o lucas silva ex-cruzeiro e real madri,
400 mil é a metade que o felipe melo jogador que tem a “cara” do flamengo poderia vim,
Guerreiro
OS torcedores tem que botar na cabeça que guerreiro nunca foi e nunca será artilheiro ( copa américa e 4 jogos e pronto), mesmo ele estando no corinthians ele nem do paulista ele era artilheiro.
pelo valor que recebe e pelo esquema do flamengo ele não se encaixa ele e aquele cetroavante que vai brigar o jogo inteiro bola na area o tempo todo,
Tem que se desfazer do Sheik o quanto antes.
Cara, eu concordo com você, mas que diabos de história o Sheik tem no clube??
Hauhauahauh. Pensei a mesma coisa. Historia do sheik foi um bom meio ano e se mandou atras da grana dos arabes. Hauahahahhahaha
Guerrero parece está jogando fora de posição, não é um centroavante nato, as chances de gols que ele está perdendo é digno de amador, o Vizeu perdeu uma única oportunidade igual aquela ontem do Guerrero e foi meio que queimado!!! As chances estão sendo criadas, o Homem gol é que não faz gols, tem que trazer o Brocador nem que seja pra ficar no banco de sombra!!! Brocador é gol…
Se ele quisesse voltar ao 433 que voltasse, mas precisava ser com o Sheik ?
Com as opções que ele tinha no banco ontem… precisava sim…
Na verdade precisava pq ele joga com 2 atacantes como alas… se fosse pra jogar unica e simplesmente com 3 atacantes… ai poderia ser o Vizeu
Goleiro é momento e esse não é do PV. Colocaria o Everton no lugar do Jorge pra ver se o menino acirda e volta a jogar.
Também pensei nisso. No meio vai ser difícil o Everton conseguir uma vaga. Lembrei de 2009.
Muricy está buscando a melhor formação para o flamengo. Tem que ter tempo.
Não vou comentar esquema, mais citar os onze que poderiam atuar, Muralha; Jorge;Juan;Cuellar;Arão;Mancuello;Allan;Ederson;gabriel;Cirino;Guerrero;
Até o Lance já tá sabendo que é melhor o Flamengo trocar de esquema tático.
Pode ter o esquema que for, mas o sistema defensivo tem que mudar 3 peças que não vem jogando bem, o arqueiro do clube me lembra muito o filho do pelé no gol do santos, faz defesas difíceis e bonitas, mas as bolas fáceis, defensáveis e decisivas não pega uma; o Wallace nem vou comentar, acho que todos pensam a mesma coisa, menos o Muricy e o rodrigo Caetano; e o último é o garoto Jorge, que ultimamente vê seu futebol cair muito, garoto novo, muito dinheiro, deve tá comendo todas as piranhas do Rio e deve tá se esquecendo de jogar, alguém tem que conversar com ele, não é o mesmo do ano passado nem de longe, sem falar que fica devendo na marcação!!!
E antes que nego pense que seria facil se desfazer do guerreiro a ganhar muito dinheiro. O guerreiro nao eh do flamengo. Guerreiro eh dele mesmo. Ele joga por luvas. O flamengo pagou luvas muito altas por ele. Que vao ser perdidas a nao ser que chegue alguem querendo pagar muita grana antes das reducao de clausulas de rompimento do contrato ao longo do tempo
Eu acho esse esquema mais sensato que o 4-3-3. Quando o Macuello voltar ele pode utilizar o meio com 4 jogadores: Cuéllar, Arão, Mancuello e Alan Patrik. Na frente poderia usar o Ederson mais pelo lado de campo (onde ele rende melhor) e o Guerrero mais centralizado (mas para isso ele tem que voltar a fazer e gol e ser decisivo).
Ainda falta um zagueiro de confiança. Wallace além da falha do gol (embora o PV tenha falhado primeiro) ainda cometeu o penalti que resultou no 2* gol. Se for possível deveria contratar dois bons zagueiros. Apesar de Juan está bem, com 37 anos nåo aguentará o rítmo de jogos ainda mais com tantas viagens.
Um atacante também será necessário.
O 433 tinha tudo para funcionar, pois temos Cirino super rápido e Sheik rápido, habilidoso e inteligente, por fim, Guerreiro matador pelo meio…
Em teoria é legal, mas a realidade mostrou-se indigestão. .. Cirino até corre, mas não sabe fazer nada, e Sheik desaprendeu total e parexe um asno, nem correr consegue, por fim o Guerreiro pode ser tudo, menos matador.
A solução é voltar ao 433 apenas com novas peças, laaaaaa no futuro, com substituição das peças. … Por hora investir no meio pois parece estar com melhores jogadores.
Eu tbm acho, mas pra time bom e bem organizado, o Flamengo ainda não é do tamanho do 4-3-3 .
433 com Sheik não dá, porque ele não volta. Com Guerrero plantado na frente também não dá.
#LEODUARTEJÁ
Uma coisa ficou provada: o Muricy não é cabeça dura e escuta o que a torcida pede.
Não é cabeça dura é burro mesmo, sem visão, sem criatividade.
KKKK
Espero que você tenha escrito isso brincando.
Ué…. O cara barrou o Sheik, colocou o Ederson e o Alan Patrick juntos no time e saiu do 433 pro 442.
Não era tudo isso que a gente estava pedindo?
Só falta o Wallace sair, mas isso só com nova contratação.
Não vi nada disso cara…
se contratsr outro zagueiro eh mais tacil botar o juan na reserva.