O esquema tático é o principal reforço

Compartilhe com os amigos

 

Passamos, sem sombra de dúvida, por uma semana terrível. Fomos eliminados de um campeonato com nível muito abaixo das nossas capacidades e por um de nossos maiores rivais que, além de todo o histórico negativo, se encontra na segunda divisão do futebol nacional. Jogamos em um estádio a nosso favor e vínhamos de uma consistente atuação, contra o Confiança, que por sua vez sucedeu uma gorda vitória contra o Bangu. O momento, o adversário e o clima não deveriam representar outra coisa que não a vitória, mas não foi esse o fim.

Como bons flamenguistas, antes do apito final já começamos a caça às bruxas. Wallace, o capitão sem moral, César Martins, o zagueiro bailarino e até Guerrero, o goleador sem gols que ainda goza de certa moral, todos foram crucificados pela torcida, guardadas as devidas proporções para cada personagem. E a nação tem razão, de fato existem certos jogadores que simplesmente não tem condições de atuar pelo Flamengo.

Contudo, vocês realmente acreditam que a culpa é desses caras? Como diz o ditado, “quem não tem cão, caça com gato”. Vocês estão colocando a culpa de toda a situação na conta do pobre gato, que está ali naquela situação em função da ausência de alguém mais qualificado. Para alguns não se trata de má fase, se trata de serem ruins, mesmo. A culpa, meus amigos, é de quem bota esses caras pra jogar. A culpa é do Muricy.

Mas minha intenção aqui não é criticar as escolhas do treinador, pois quem conhece futebol sabe que qualidade técnica não significa vitórias. Todos sabem bem que Hernane, o Brocador, foi muito mais importante que Guerrero pro Flamengo, mesmo com 10% de sua capacidade. Todos sabem que um dos times mais elogiados do país, o Audax, conta com jogadores de nível baixíssimo, inclusive nosso cria Camacho. Hoje não mais temos jogadores que decidem os jogos sozinhos, como foi com Pelé, Maradona e Zico. A tática evoluiu com o tempo, e se tornou a principal arma deste esporte.

E qual a tática do Flamengo, hoje? Nenhuma. Aleatoriamente alternamos entre o 4-4-2 e o 4-3-3 (ou chame de 4-5-1, se preferir). Muitos elogiam esta postura, por confundir o adversário. Errado. Essa inconstância impede os jogadores de obter uma coisa fundamental no futebol, que é o padrão de jogo e o entrosamento. É tocar num espaço vazio sem olhar por saber que ali estará um companheiro, é saber que eu posso tabelar e correr pra um espaço X pois ali receberei outro passe. É algo que o Flamengo não tem.

Pessoalmente, defendo muito o 4-4-2, e claramente este esquema beneficiou o estilo de jogo do time. Saímos de uma estagnação criativa para bons momentos, mesmo com poucos treinamentos com o esquema. Vale lembrar que ele foi utilizado pela primeira vez contra o Botafogo, uma prova de fogo, e nos trouxe um empate, mesmo sem coletivo algum com a tática. Entretanto, o Muricy pode adotar o esquema que quiser, desde que funcione. É no mínimo lamentável levar 4 meses e não conseguir definir um esquema tático sólido, mesmo com todos os jogadores de qualidade que temos.

Por fim, acho que o futebol brasileiro é atrasado por demais, no sentido tático. Todos os times tem esquemas previsíveis, e no dia que um treinador de coragem e ousado chegar, ele ganhará tudo. O próprio Muricy, com o São Paulo, foi praticamente imbatível por anos, com um esquema horrível de jogo truncado e vitórias magras. Jair Picerni, com o São Caetano, chegou a patamares elevados com um esquema absurdamente ofensivo, sem medo de arriscar. E como eu gostaria de ver algum louco no Flamengo… e, por falar em louco, por onde anda El Loco Bielsa?

SRN!

Rodrigo Coli

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bielsa esta no Olympique de Marseille, e parece que na proxima temporada ira dirigi o Everton da Inglaterra

  • Só um exemplo pra ilustrar melhor o que vou escrever em seguida. Numa turma de 40 alunos, o professor passa a matéria, explica e aica provas, os 40 alunos tiram notas baixas, a culpa é dos alunos? No flamengo é assim, o coletivo não tá funcionando, nenhum jogador jogando bem e mantendo regularidade. O treinador passa os esquema é 4 4 2, é 4 3 3 é os cambau é as coisas continua na mesma, onque falta? Falta o resto que o burro velho não sabe transmitir, variações, movimentação, marcação todo o campo, marcação alta, intensidade velocidade. O flamengo é um time lento porque as ljnhas são longe uma da.outra, time engessado, ninguém muda de posicão, ninguém se movimenta, troca seis por meia dúzia não tem variações, zaga, meio e ataque espassados por onde os times que enfrentados se criam blá, blá blá. No último jogo alguém viu Mancuello? Não, porque não tem tática, só tem nomenclatura de esquema, não adianta contratar jogadores se não contratarmos um treinador que saiba criar uma estratégia de jogo pra eles correrem certo. Com o Muricy não vai ser porque ele pertence ao grupo dos treinadores do Alemanha 7×1, Muricy, Dunga, LUXA, felipão, Osvaldo, Cristóvão e outros. O Muricy enganou a toda direção do futebol com o seu passado vitorioso de 20 anos atrás, contudo se passado fosse garantia de bom futebol era só chamarmos Zico e tava resolvido. Futebol mudou, esses treinadores citados acima teimam em achar que não ou realmente não tem competência pra acompanhar a evolução do futebol, por isso fora Muricy, pois se ele não sair a segunda divisão nos espera.

  • Excelente coluna. Disparadamente a melhor do site. SRN

    • Obrigado, Mathew!

  • É incrível como conseguem sempre retornar ao ponto de “Fora técnico!”. O time não treina, fica pra lá e pra cá de uma ponta a outra do Brasil, vive mais em avião do que no CT e tem uma defesa tão lasarenta que só o Juan salva. Até o Jorge caiu pra crl de produção.

    Por mais que eu odeie esse 4-3-3 e a posse de bola burra desse esquema, do meio pra frente o Flamengo tem elenco. É ridículo jogadores como Guerrero e Sheik mal darem um chute a gol e quando dão isolam. E é ridícula a falta de culhões que esses caras tem. Ninguém tenta um maldito drible, e quando tenta é só na beira do corner pra fazer graça. Na primeira dificuldade já começa o maldito chuveirinho. Fala sério gente, o time é sem sangue desde que o Jayme saiu dessa porra. Alias, já tava sem sangue depois da eliminação na Libertadores.

    Demitir o Muricy não vai adiantar porra nenhuma. Vai tirar ele e trazer quem? Não vem com isso de Tite que o cara nunca vai deixar a cadeira dele no Corinthians. Se for sair de lá, ou vai pra Europa ou pra Seleção, que alias, é onde devia estar. Tirando o Tite, vai vir quem? Luxemburgo outra vez? Joel Santana? Doriva? Falcão? Vai meter outra aposta desastrosa igual foi o Cristovão? Vai trazer o Oswaldo outra vez? E não tem essa de técnico estrangeiro, além da dificuldade da lingua, o Brasileirão já tá ai, não é hora de fazer uma aposta alta dessas.

    O único problema é que o Muricy perdeu culhão também, quando ele arma o time na posição certa, o Flamengo tem volume, tem agressividade e fica resguardado. Mas não tem posse. Não tem a maldita posse de bola burra. Todo técnico que faz estágio no Barcelona tá com essa mania, escala o time no 4-3-3 pra ter posse de bola e acha que Guerrero vai virar Suárez. O cara não desaprendeu o ofício, só tá mais cabeça dura do que antes.

  • Se o jumento do Muricy insistir nesse esquema cheio de jogadores acéfalos será mais um ano jogado fora no Flamengo!
    Chega de jogadores burros que abaixam a cabeça e só sabem correr.
    Faltam jogadores criativos que tenham visão de jogo e o mais importante… que não sejam pipoqueiros! Todo clássico e jogo decisivo não tem um que assume a responsabilidade e joga bem.
    O que jogadores como Obina, Petkovic, Adriano, Elias e Hernane têm em comum? Todos quando chegavam em partidas importantes assumiam a responsabilidade e faziam grandes atuações, levando o Flamengo às vitórias!
    Sinto falta de jogadores assim vestindo a camisa do Flamengo.

  • Está faltando um técnico?
    Vamos observar os técnicos dentro da gestão do Bandeira.

    1º – Dorival Junior – (03/12/2015 – 13/03/2013)
    se manteve depois de livrar o mengão da degola; depois saiu – o
    treinador durou apenas “DEZ” (10 jogos) partidas, e caiu ainda durante o

    “CARIOCA”, para a entrada de Jorginho (HOJE FAZ UM EXCELENTE TRABALHO NO
    VASCO). A partir de então, começou a
    ciranda de treinadores, sempre na mesma toada. PROBLEMAS COM SALÁRIOS

    2º – Jorginho – (23/03/2013 – 05/06/2013) – saiu em junho, após a “QUARTA” rodada do Brasileiro Números: 14 jogos; quem veio em seu lugar?

    3º – Mano Menezes – (29/06/2013 – 19/09/2013) – Mano ficou 17 partidas, até entregar o cargo; PEIU DEMISSÃO (22 jogos)

    4 º Jayme de Almeida – (22/09/2013 – 11/05/2014) – Jayme caiu na quarta rodada do Brasileiro; 50 jogos FOI DEMITIDO

    5º – Ney Franco – (18/05/2014 – 20/07/2014) durou sete jogos, sem uma vitória sequer; Foi a contratação mais catastrófica da gestão; 7 jogos FOI DEMITIDO

    6º – Luxemburgo – (27/07/2014 – 24/05/2015 – Luxa é o treinador mais longevo no cargo na gestão Bandeira de Mello.
    Foi demitido após um início cambaleante no Brasileirão seguinte. 59 jogos

    7º – Cristóvão Borges – (31/05/2015 – 19/08/2015) – Cristóvão ficou apenas 18 jogos – pouco mais de dois meses – no comando do time até a demissão. FOI DEMITIDO

    8º – Oswaldo de Oliveira – (23/08/2015 – 22/11/2015) – Alçou o time ao G-4. Porém, o que veio em seguida foi uma queda
    vertiginosa: apenas uma vitória em oito jogos e uma melancólica posição
    de coadjuvante no torneio. Com os rumores de que Muricy já estava
    apalavrado, “PEDIU DEMISSÃO “faltando duas rodadas para o fim do
    Brasileirão.
    Números: 18 jogos

    9 º Muricy Ramalho – ( 13/12/2015 – ? )
    Precisamos
    de técnico ou os técnios precisam de tempo? Torcida imediatistas com
    esses colunistas corneteros que não contribuem em nada. O que vocês
    querem é o que toda imprensa está esperando. e Já posso imaginar a
    notícia – mais um técnico não resisti na gestão de Bandeira e cai em
    pouco menos de 4 meses no clube ai a chacota começa…

    fontes: http://oglobo.globo.com/esportes/padrao-bandeira-flamengo-teve-pelo-menos-tres-tecnicos-por-ano-na-atual-gestao-17249100
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/12/desafio-muricy-tecnicos-na-gestao-bandeira-duram-em-media-4-meses.html

    • Sim. Oswaldo precisaria de tempo.
      Muricy precisa de psiquiatra. Ele não tá legal da cabeça.

      • Kkkkkkkk

  • O que me aborrece é um técnico que ignora solenemente a voz da torcida.

    Gostaríamos de alguns esclarecimentos, Muricy:

    O walace continuará de titular?

    A molecada seguirá sem oportunidades, fugindo à nossa cultura?

    E retornaremos ao 4-3-3?

    Se assim for, pega o boné, Muricy, e leva também o tal do Tata, que ninguém sabe o que faz.

    • A partir do momento que o capitão não tem o apoio da torcida, sua liderança já deve ser questionada, por mais que ele exerça boa influência entre os jogadores.

  • Boa tarde galera! Nós ficamos debatendo de esquema de jogo, padrão tático, disposição mental etc. Hoje no “maior do mundo” não existe jogadores do nível do esquema que muricy quer implantar, Analisemos a escalação 1 – 4-3-3 variando para o 4-2-3-1 (pois o Arão ajuda a saída com o Cuellar) Muralha;Rodinei;Wallace;Juan;Jorge;Cuellar;Arão;Mancuello;Fernandinho;Cirino;Guerrero;
    reservas imediatos para manter o mesmo padrão: PV-Pará,Leo;Martins;Chiquinho;Araujo;Canteros;Allan;Ederson;Gabriel;Vizeu; Vocês acham que algum desses reservas manteriam a mesma volupia de jogo que os titulares;
    PV (não passa segurança) Pará ( não defende bem, nem ataca por dentro nem vai muito ao fundo) Leo (tem uma boa saída de bola, mais é lento como o Wallace, e falta a experiência) Martins (vai embora) Chiquinho (joga mais como ala) Araujo (so sabe joga a bola para lado) Canteros (pode ser o único que possa substituir a altura o Arão) Allan (é o único armador do elenco, mas não infiltra muito, prefere infiadas de bola e lançamentos) Ederson (pode ser o titular, cai muito para o meio no ataque,defeito não acompanha o lateral, pois recompõe bem pelo meio – deve ser por isso que o Muricy ver ele como um homem de meio e não de lado); Gabriel (conhece bem aquele lado direito, mas não acho a altura do cirino) Vizeu (pode ser bom no futuro, não marca muito a saída de bola); por isso e muito mais detalhes que não vejo que o nosso elenco consiga ter consistência, equilíbrio, padrão, e objetivo, pois não possuímos reservas de imediatos que corrrespondam;

    Se fizermos o mesmo com o esquema-4-4-2, a situação será pior ainda, é so observar os jogadores que possuímos no elenco,
    Creio que para o nosso elenco ficar robusto e ter sempre peças de reposição a altura do titulares, precisamos ainda de mais 5 jogadores; dois zagueiros (um pode ser o da base) um lateral direito; um meia; e um Atacante. Eu tenho certeza que o Muricy está fazendo o possível para fazer com que o time engrene. O que falta é essa diretoria reformular esse elenco! e contratar jogadores!

    • Daniel onde eu assino?

      • cara é isso mesmo mano o nosso time tem jogadores: péssimos – ruins- regulares-bons-ótimos não temos nenhum excelente rsrs resumindo 70% do nosso grupo é formado de jogadores bom para baixo…

    • Cara, qual o time no Brasil que só tem craques?
      Acha que contratar jogadores é assim? Sair contratando quem for com a cara igual no videogame ?
      Contratar custa tempo, grana, influencia e vários outros tramites. O Flamengo ainda tem 200 milhões em dívidas deixadas por administrações anteriores.

      O Muricy quer um time igual o do Manchester City? Beleza, que ele vá treinar o Manchester City. Veremos se alguém quer ele lá.
      O Flamengo foi um dos times que mais contratou nessa temporada, fora os CAMPEÕES que subiram da base.

      Eliminar a culpa do Muricy é um absurdo. Olha como o time se posiciona em campo.

      • não estou falando de craques citei algum? seu botafoguense..sai fora daqui já

        • Vc tá empenhado em defender o Muricy mesmo hein ??!
          Pena que argumentos vc não tem

          • estou defendendo o trabalho dos técnicos; citei 9, sabe lê?

  • Muralha, rodinei, juan, zag ?, Jorge, cuelar, arão, mancuelo, Alan Patrick, Cirino, Guerrero. 4.4.2 !
    Esse e o melhor time com as peças que temos!

    • e quem seriam os reservas de imediatos para dá continuidade?

      • Paulo Vitor, Wallace, Antonio Carlos, Chiquinho, Ronaldo, Vizeu, Paquetá etc

        • kkkkkkkkkkkkkkk

      • PV, Tiago Enes, leo Duarte, juninho(coxa), chiquinho, Thiago Mendes, Ronaldo, datolo, Paquetá, vitinho(inter), Viseu (por enquanto não acertavam a dívida do Brocador). Depois que acerta-se trazia o Brocador.

      • Ainda digo mais o zagueiro titular que traria era o Cleber (Hamburgo).

      • PV, Thiago enes, leo Duarte, Juninho(Zg coxa), chiquinho, Thiago Mendes, Ronaldo,Datolo,Mateus Sávio, Vizeu.

        • vc já colocou 3 contrataçõe, e é justamente isso que penso

          • Fora o outro zagueiro que traria que seria o Cleber, e tbm traria o Brocador logo após receber o que devem por ele.

  • PV – Rodinei – Juan – Léo Duarte- Jorge – Cuéllar -Ronaldo- Arão –
    Mancuello – Ederson – Cirino ou ( Guerrero ) o time é esse 4-5-1 com
    Edersom ,mancuelo e Arão se movimentando livre para subir ao ataque e Ronaldo e cuellar protegendo a zaga e cobrindo as subidas dos laterais!

    • Era uma também!… O que é triste é saber que poderíamos variar bastante o time mais nosso técnico não tem visão!….essa sua escalação com CUELLAR e RONALDO atrás dando liberdade pra mancuelo e companhia é uma boa ideia….sinceramente se juntasse uns 10 torcedores aqui da coluna e colocasse pra treinar esse elenco e mandar embora alguns do grupo tenho certeza que íamos brigar pelo brasileiro… O elenco do flamengo não é ruim comparado com os outros clubes… Campeão da cozinha ( Leo,Ronaldo, Vizeu,Tiago).. Pv,muralha,Juan,rodinei, Jorge, cuellar,Mancu, Edersom, arão, canteros,Alan, Cirino,sheik,Éverton,Nixon,Guerrero… Se isso não for um bom elenco eu realmente não entendo nada de futebol !…. Ta faltando é técnico pró flamengo isso sim!

      • tá faltando um técnico? dentro da gestão do Bandeira
        1º – Dorival Junior – (03/12/2015 – 13/03/2013) se manteve depois de livrar o mengão da degola; depois saiu – o treinador durou apenas “DEZ” (10 jogos) partidas, e caiu ainda durante o
        “CARIOCA”, para a entrada de Jorginho (HOJE FAZ UM EXCELENTE TRABALHO NO VASCO). A partir de então, começou a
        ciranda de treinadores, sempre na mesma toada. PROBLEMAS COM SALÁRIOS
        2º – Jorginho – (23/03/2013 – 05/06/2013) – saiu em junho, após a “QUARTA” rodada do Brasileiro Números: 14 jogos; quem veio em seu lugar?
        3º – Mano Menezes – (29/06/2013 – 19/09/2013) – Mano ficou 17 partidas, até entregar o cargo; PEIU DEMISSÃO (22 jogos)

        4 º Jayme de Almeida – (22/09/2013 – 11/05/2014) – Jayme caiu na quarta rodada do Brasileiro; 50 jogos FOI DEMITIDO
        5º – Ney Franco – (18/05/2014 – 20/07/2014) durou sete jogos, sem uma vitória sequer; Foi a contratação mais catastrófica da gestão; 7 jogos FOI DEMITIDO
        6º – Luxemburgo – (27/07/2014 – 24/05/2015 – Luxa é o treinador mais longevo no cargo na gestão Bandeira de Mello.
        Foi demitido após um início cambaleante no Brasileirão seguinte. 59 jogos
        7º – Cristóvão Borges – (31/05/2015 – 19/08/2015) – Cristóvão ficou apenas 18 jogos – pouco mais de dois meses – no comando do time até a demissão. FOI DEMITIDO
        8º – Oswaldo de Oliveira – (23/08/2015 – 22/11/2015) – Alçou o time ao G-4. Porém, o que veio em seguida foi uma queda
        vertiginosa: apenas uma vitória em oito jogos e uma melancólica posição
        de coadjuvante no torneio. Com os rumores de que Muricy já estava
        apalavrado, “PEDIU DEMISSÃO “faltando duas rodadas para o fim do
        Brasileirão.
        Números: 18 jogos
        9 º Muricy Ramalho – ( 13/12/2015 – ? )
        Precisamos de técnico ou os técnios precisam de tempo? Torcida imediatistas com esses colunistas corneteros que não contribuem em nada. O que vocês querem é o que toda imprensa está esperando. e Já posso imaginar a notícia – mais um técnico não resisti na gestão de Bandeira e cai em pouco menos de 4 meses no clube ai a chacota começa…

      • Concordo.

  • Antes a desculpa era o cansaço… agora vi elogios a um jogador que ñ esta jogando nada…. infelizmente existe muitos convardes hj no flamengo… pessoas que infelizmente ñ entendem qual a dimensão da palavra flamengo… atualmente… somos reconhecidos pela transparência financeira… por ser um clube organizado que paga em dia… mas no futebol ñ somos nada… atualmente ñ somos nada…..

    Ñ estou criticando a bela imagem financeira do flamengo isso me orgulha muito por sinal… o que eu estou criticando é ñ ter o mesmo empenho no futebol…. esse ano por sinal temos um elemenco muito interesante que n sai do papel… ja esta na hora de mudar… e ser grande em tudo ate pq o flamengo sempre foi sinonimo de grandeza

  • Cara… Que saudades daquele são caetano. Eles tinham um lateral esquerdo (César) que era um Sorín brasileiro. Sabia tudo de bola. Depois de 2001, desmontaram todo o time. Mas que saudades de um time que engolia o adversário dentro e fora de casa. Na semi-final, fizeram 3×1 no grêmio no olímpico com um placar pra lá de mentiroso. Era pra ter sido goleada. Adãozinho jogando pra C@$#%&!!!
    Enfim: Quando temos alguém que enxerga o futebol como pelada, aquele jogo gostoso que preza pela técnica ao invés desse nosso futebol robotizado de hoje em dia, acaba assombrando o Mundo.

    Um exemplo recente foi o jogo Bayern 4×2 Juventus, pela UCL: Bayern robotizado, jogando no 4-5-1 no primeiro tempo, levou 2×0 pra Juve, fora o baile.
    O cara simplesmente tirou os zagueiros do time. Na zaga ele colocou um volante e um lateral. O esquema virou 2-4-4 extremamente ofensivo que fez o time italiano nem passar do meio campo. Conclusão: 4 gols em 55 minutos.
    Num País como o nosso, que técnicos se gabam por conquistar empate fora de casa, a coragem é chamada de loucura. E por quê, não é mesmo? O objetivo do futebol não é justamente fazer mais gols que o adversário? Pois bem: Então o que vivemos no Brasil não é futebol… SRN!

    • isso e mole ate eu sou tecnico no bayer,iss foi no desespero,so deu certo pq tiraram o khedira cedo dms,guardiola nao e essas coisas,bota volante que nao tem perfil de zagueiro

      • Não tou dizendo que não foi no desespero. Tou comparando ele com o Muricy. Nosso técnico tem jogo que sequer usa as 3 substituições. Ser “cabeça-dura” é algo muito ruim pra ele. As melhores partidas da equipe foram justamente com 2 meias. Mas a justificativa da entrada do Gabriel era pq (segundo ele), Mancuello e AP estavam jogando na mesma posição. Bastou o Jorginho botar o Diguinho colado no argentino que o vice deu um banho no nosso meio-campo no último jogo. Ele não fez tática em função das peças que têm. Quer implantar algo num time com zaga lenta. Aí os laterais são obrigados a ficarem presos e os pontas ficam isolados com o Peruano preso entre os zagueiros.
        Ter a mente aberta pra ousar é algo que falta no Flamengo. Infelizmente o Muricy do SPFC não tá no CRF…

    • Deu certo porque o treinador entende de tática. 2-4-4 fazer 4 gols em um tempo e se chamar de sorte? Que desmerecimento ao trabalho do treinador.

      Paulo Vinicius, você conhece o trabalho do Marcelo Bielsa? Há algum tempo escrevi uma coluna sobre ele. Usar a formação 3-3-3-1 parece coisa de louco, não é? Para mim, é coisa de gênio. Veja:

      http://colunadoflamengo.com/2015/11/um-sonho-chamado-bielsa/

  • ANDRADE teve sucesso e mandam-o embora, depois JAYME DE ALMEIDA era muito vitorioso demitiram-o, por que será? – simplesmente pq querem nome, e não coragem, garra e ousadia. Não questionando a competência de muricy, mas, dizendo, que, quando o flamengo conseguir um técnico vencedor, não o mande embora! mas dê mais chances, pois acreditando que murica será vencedor no mengão, peço, aos empresários de jogadores, imprensa e diretoria, que deixem o técnico escalar o time, pq é isso q acredito não está acontecendo, pois não existe técnico burro a ponto de escalar wallace que foi sido campeão pelo curintia, só que no banco, e outro jogadores que murica insiste. se isso deixar de acontecer, com certeza seremos capeões BRASILEIRO.

    • Andrade? Meo deos…

      • Ninguém merecekkkk

  • Fora muricy

  • Esse time mal treina… intercala jogos, viagens e treinos regenerativos… não acho que mudar do 4-5-1 para o 4-3-3 dentro do jogo seja um problema nem pro Flamengo, nem pros adversários… isso é comum e conhecido por todos… recompõe o sistema defensivo e ataca com mais gente.

    Quanto as peças que o técnico escolheu… eu com certeza não deixaria a braçadeira de capitão com o Wallace… e certamente daria algumas chances para os 2 zagueiros da base e para o que veio do Avaí… o carioca e os amistosos são pra isso.

    Daria chance pro Paquetá e pro Ronaldo… mas entrando com 20 a 30 minutos em jogos contra os pequenos…

    Não dá pra botar a responsabilidade na conta dos mlks da base…
    Se o Léo Duarte fosse titular ao lado do Juan e tivesse errado no jogo contra o Vasco a torcida ia pegar no pé do mlk…

    Enfim… acho que deveria ter testado mais… e ja deveria ter NO MÍNIMO tirado a braçadeira de capitão do Wallace.

    • De acordo, Wallace capitão não dá mais.

      Mas veja, mesmo com maçãs podres no time, deveríamos render mais. Somos muito melhores que 95% dos adversários que enfrentamos!

      • Verdade… mesmo com o nosso descontentamento com o PV ele nao é um goleiro merda…
        O Marcio Caramujo já não joga mais…
        Foda é aguentar o Wallace… acho que se ele não fosse o capitão seria menos pior…
        Dava pra entender q era por ser o mais experiente… pra não queimar os mlks da base… mas sendo capitão é foda

        • Pode não ser um goleiro merda mas é meia-boca e pelo nível de goleiros que o Fla já teve esse cara já devia ter saído ou ficado na reserva p sempre a muito tempo.

          • Concordo… hj temos o 4 melhor goleiro do RJ… isso não é bom…

      • Caro Rodrigo, uma coisa é certa, com um treinador com os conceitos do futebol atual teríamos ganho o carioca e a primeira liga, mesmo com as maçãs podres que vc falou, nos dois campeonatos que disputamos nosso time só não é melhor que o atlético mineiro,as com.Muricy estamos como quando ele começou. Só pra ilustrar, o camacho no flamengo não jogava nada, assim como o Bruno paulo que tb saiu da gávea, rodaram, rodaram e quando parexia que iam ficar nisso, encontraram o Fernando diniz, um treinador com conceitos novos onde o coletivo suplanta o individual, e hoje nos jornais as notícias confirmam os dois no corintians. O diniz usa como zagueiros volantes pra.aproveitar as saidas rápidas da defesa ao ataque, zagueiro zagueiro não tem no seu time, temos que evoluir, e pra isso acontecer temos que estar de olho no que estão fazendo e acompanhar essa corrente

      • Rodrigo Coli Wallace e PV são uma maçãs tão podres que não adianta render mais. Eles depois conseguem estragar tudo lá atrás em menos de 1 minuto. Não resolve só tirar a braçadeira do Wallace e ele continuar jogando. Vai continuar fazendo merda e vai continuar dando esporro nos companheiros para tentar enganar a torcida em mais um momento de erro seu.

  • sabemos que nosso time tem jogadores sem vontade, sem raça, mas hoje Muricy treinou o mesmo esquema tatico 4-3-3, com fernandinho, é muita teimosia e orgulho em mudar para o certo…Muricy está piorando ainda mais a situaçao…vamos ver ate onde vai isso!!!

  • Sou contra a saída do Muricy pq estadual não é parâmetro pra merda nenhuma e eu ainda tenho fé. Mas seria show o técnico do Audax … que cara inteligente.

    • Rapaz…. Se a torcida do Flamengo tá botando essa pressão incrível num técnico consagrado, imagina se um novato iria segurar essa onda…

      O Flamengo não é pra iniciantes.

      • Sim temos exemplo o Ney Franco e olha que ele foi campeão mineiro pelo Ipatinga-MG em 2005 e veio p o Flamengo onde foi campeão da Copa do Brasil 2006 e Carioca 2007.

        • Apenas uma ressalva, lembrando que na copa do Brasil de 2006 o nei fraco chegou somente nas finais, se não me engano, com o time montado e encaixado, porque o Waldemar havia se desentendido com a diretoria.

          • Exato, por coincidente o Ipatinga-MG de Ney foi eliminado nas semi-finais da Copa do Brasil de 2006 pelo próprio Flamengo de Waldemar Lemos. Na época o vice de futebol Kleber Leite o demitiu por desentendimento e contratou o Ney. Ney ganhou as finais contra o nosso eterno vice Vasco.

      • Deixa eu te fazer uma pergunta Almir….futebol não é pra iniciante?…. Oque dizer dos torcedores aqui na coluna que tem mais visão de futebol do que o murici?…o murici técnico consagrado ,campeão que eu aprovei sua vinda…..precisou vir pro meu flamengo pra eu ver que é um técnico sem visão ..ultrapassado!…quer dizer que não podemos dar oportunidade pra um técnico com visão só porque é novo?

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk uma coisa é tá fora outra é estar inserido no meio de uma pressão de 40 milhoes de torcedores, fala agua não amigo

          • É por ter dirigentes na CBF que pensam como você que o futebol brasileiro está nessa draga…por apostar nesses técnicos ultrapassados… Sem visão!,…mente fechada !

            • Na verdade, o Flamengo foi enganado meu caro.

              O Flamengo não contratou o velho Muricy do muricybol, o Flamengo contratou o Muricy renovado, reciclado com novas ideias, um técnico “moderno” que fez estágio no Barça, e que ainda tinha a bagagem da experiência.

              Só que agora a gente tá vendo que o Muricy não aprendeu nada de mais nesse “estágio”.

    • Seria show o Fernando Diniz aqui?, mais fique sabendo que desde 2013 ele está la no Audax, aqui Ele não duraria um classico que já pediriam a cabeça dele, o problema é que a maioria dos nossos torcedores, e coluneiros corneteros são imediatistas; Muricy chegou agora e ja tem gente que quer que ele saia, pode ser o Guardiola que pediríamos a cabeça dele! Aqui no Brasil a média de técnico num clube é três meses, na europa é de 1,7 anos, vé a discrepância? quase 6 vezes mais tempo de trabalho…

  • Fora Muricy!
    Deivid > Muricy

    • Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahajahaja

  • El Loco Bielsa está por aí, pedindo algo em torno de R$ 1,2 milhão pra assinar…

    • E que pena. Mas acredito que um bom projeto pode mudar essa realidade.

  • Como sempre o Rodrigo se mostra o melhor colunista do site. Parabéns, ótima análise.

    • Que honra, Rclima! Continue nos acompanhando! Abraços

  • Que decepção com o professor Muricy! Está completamente cego ou fazendo o jogo de empresários e diretoria, fim de carreira. ALGUÉM QUE POSSA FAÇA ALGUMA COISA PELO MEU MENGÃO! Zico, Junior, Andrade, Sócios, BANDEIRA! Fazer um contrato de dois anos com uma expectativa é uma coisa, porém se não está dando certo rasguem o contrato, todo respeito ao profissional de quem quer que seja, mas não podemos continuar assim. 🙁

  • Os jogadores precisam jogar mais próximos uns dos outros, mais sintonizados.

    4-4-2 ou 4-3-3, o problema não é o desenho da equipe, o que está pegando é o comportamento dos jogadores. Acho o time muito solto, sem objetivo, sem padrão.

    Quem estiver interessado em uma análise mais lúcida e sair um pouco do senso comum, deem uma olhada na análise do Mauro Cezar Pereira, no DataEspn.

    http://espn.uol.com.br/video/594346_desorganizacao-e-falta-de-aproximacao-dos-jogadores-dataespn-analisa-o-flamengo

    • Mas isso tbm é culpa do tecnico filho.
      Tecnico tem que treinar triangulaçao.
      Muricy ultrapassado nem sabe o que é triangulação

      • Sim, com certeza é. Não falei que não era rs. E é preocupante, já começo a questionar a “reciclagem” que ele fez no Barcelona.

        • falta tempo amigo Edson..

      • falta tempo…

  • Muito bom artigo!! Concordo plenamente!!

Comentários não são permitidos.