Notícias

O Flamengo e o seu estádio próprio

Compartilhe

“O Flamengo chega a 2016 sem quase nenhuma perspectiva de ter um estádio próprio. Sequer um projeto há para isso”

Na última semana o clube uruguaio Peñarol inaugurou sua nova arena, chamado de “Campeón del Siglo” (Campeão do Século). Assim, aposentou de vez o Estádio Centenário, dividido com diversos outras equipes, como o rival Nacional, e o obsoleto Las Acacias. No Brasil, o Flamengo, agora sem estádio para jogar, segue seu calvário em busca de um local.

Inaugurado há 98 anos e com capacidade para 12 mil pessoas, o Estádio de Las Acacias, primeiro do Peñarol, há anos passou a ser usado apenas pelos reservas. Desde então começou a dividir o Centenário com diversos clubes. Semelhante ao que ocorre com o Flamengo nos Estádios da Gávea e Maracanã, por diversas vezes era cobrado por não ter um local exclusivamente seu quando os espaços estavam indisponíveis. Mas as semelhanças param por aí.

Em dezembro de 2013 o Peñarol conseguiu então lançar a pedra fundamental do seu novo estádio, que tem capacidade para 40 mil pessoas e custou aproximadamente US$ 40 milhões (R$ 146 milhões). O Uruguai tem, segundo números de 2013, cerca de 3,4 milhões de habitantes. Isso corresponde a exatamente a metade da população da cidade do Rio de Janeiro. Estima-se que a torcida “Carbonera” atualmente tem 1,5 milhões de pessoas. São dados tão inferiores se comparados ao Brasil, que fica ainda mais assustador quando lembramos da desvalorizada moeda uruguaia em relação ao Real.

Por aqui, o Flamengo chega a 2016 sem quase nenhuma perspectiva de ter um estádio próprio. Sequer um projeto há para isso. Fala-se em arenas, revitalizações para a Gávea e até assumir o Maracanã. Nenhuma ideia concreta. E agora, sem nem mesmo poder jogar em sua própria cidade, a questão volta: Quando a torcida poderá entrar em seu estádio? A diretoria atual é formada por executivos de sucesso em diversas áreas e conseguiu não só estabilizar o lado financeiro, como reverter aos poucos os déficits de anos com administrações anteriores irresponsáveis. Mas mesmo assim, ainda não conseguiu um plano para tirar do papel o sonho.

A Arena das Dunas, estádio com menor valor entre os absurdos gastos da Copa de 2014 e com capacidade para 45 mil pessoas, custou R$ 400 milhões, quase um terço do “Campeón del Siglo”. Será que com tantos nomes empresariais de peso à frente do clube e com os números muito superiores aos uruguaios, não se consegue em seis anos a viabilização sequer de um projeto? Desde 2009 já se sabia que o Flamengo não teria local para jogar este ano, mas pouco se fez. A torcida e o clube vão ficar quantos anos mais vivendo à ilusão da espera de um estádio?

Fonte: Bruno Guedes / Goal

Ver comentários

  • Aqui meu velho o Fla enfrenta uma dura oposição política, coisa que o Peñarol não tem. Grana e parceria, creio que o Fla resolva, mas a questão é nitidamente política.
    *Estadio próprio é questão de tempo. Não dá mais para ficar sem. Tem que ir atrás de um terreno e tocar o projeto. Peita esse Cabral e CIA. Faz pressão. Nós nas ruas, redes sociais, vamos fazer uma grande mobilização. Duvido que não cedam.

    • Acho que se algo sair durante a gestão do Bandeira... vai ser algo dentro da realidade financeira do Flamengo...

      Acho que o Flamengo demorou muito pra pensar em uma solução... e como solução não quero dizer estádio próprio...

      Acho que pode ver algum estádio capaz de receber "pequenas" reformas e com isso o Flamengo empurra o sonho do estádio próprio pra frente...
      No estádio do América cabem 13.500 pessoas... será que não serve para pequenos jogos?
      Será que não vale uma parceria para refazer um lado da arquibancada e colocar 20.000?
      Uma parceria com o Flor q tb n tem estadio e ai tentar aumentar o estadio pra 25 ou 30 mil...

      Grandes jogos n tem pra onde correr... tem que ser no Maracanã (quando tiver) ou nas arenas fora do RJ...

  • Eu tô gostando de ver eu sempre falei pro estádio sair primeiramente temos que renegar o maracana e arguido fazer pressão pra ele sair e ultimamente está saindo várias matérias falando do assunto isso já gera grande pressão agora falta só a torcida levar faixas prós estádios pedindo pra diretoria construir o nosso e que não queremos o estádio do governo mais eu tenho certeza que rapidamente pessoas de mecherao e ele vai sair, veja o penharol deve ter dinheiro que equivale a ponte preta aqui e conseguiram Pq nós não ? Sem bla bla bla que os políticos não deixaram Pq o maracana vai virar elefante branco não temos nada a ver com isso se pressionarmos ele sai o pacaembu também não queria perder o corinthians e msmo assim perdeu também!

  • Óbvio que o maior problema é dinheiro que o Flamengo não tem atualmente para construir seu estádio próprio. Além dessa questão ainda tem outro problema, que não mais importante, o terreno.

    • A questão do dinheiro acho que a torcida ajudaria, acho que o problema é o local, poderia se realizar um estudo para saber se na gávea pode ser feito, se for possível, o flamengo tem que ir atrás das liberações, junto com sua torcida, esse ano é ano político, e podemos conseguir essas licenças, juntos somos mais fortes, só falta aí o pontapé inicial e o Brasil inteiro vai ver a força que tem a torcida do mais querido, não podemos deixar esse assunto (estádio) cair no esquecimento. SRN

      • Fala amigo, sobre a Gávea já foram feitos estudos e um estádio lá não é muito viável pelo tamanho (teria que ser pequeno), a mobilidade que seria pouca e a burocracia que seria gigante, pois essa já foi enorme na Arena McFla. Então o ideal seria outro local. O Godinho falou esses dias sobre a possibilidade de um estádio grande para jogos maiores e também um estádio Boutique para jogos menores, esse sim poderia ser na Gávea. Ele falou na possibilidade de ter os 2 o que seria maravilhoso e não aumentaria o custo de manutenção, pois já mantemos a Gávea mesmo. Já sobre a torcida ajudar, duvido bastante. Nem mesmo ao ST aderem. Claro que nossa torcida em sua maioria é de classe baixa, mas será que nesses 40 milhões não existem 500 mil que possam aderir ao ST? Ou será apenas falta de vontade de muitos? Porque todos cobram um time melhor, mas hoje o futebol precisa de dinheiro para funcionar. Temos potencial, temos a maior e melhor torcida quando se fala em torcer, mas quando se fala em ajudar o clube nos igualamos a torcidas de pequenos. SRN

        • Caro amigo Rclima, pode parecer que não, mais são duas coisas totalmente diferente, o ST e a ajuda para a construção do estádio, veja o meu caso: Moro em Alagoas, esse ano vou p o jogo do Flamengo contra os Pernambucanos, o programa ST pra mim, não é viável, uma vez que o retorno é pequeno, se tivesse um ST mais acessível para que mora distante eu seria sócio, porém quando se fala em estádio vc mexe com o maior sonho do Flamenguista que é de ver seu time jogando na sua casa própria, a ajuda na construção seria uma coisa mais concreta, pq vc empregaria o dinheiro e apreciaria ele sendo aplicado numa construção pra vida inteira, e a partir daí alavancaria o ST pq temos exemplos de times que tem seus ST grandes por terem extádios. Não sei se fui claro, mais eu como torcedor preferiria investir 360 reais (12 meses * 30 reais) no estádio do que no ST, é uma opinião minha. SRN

          • Fala amigo, tudo é o ponto de vista de cada um. Eu por exemplo moro no interior da Bahia, nunca pisei num estádio para ver um jogo do Flamengo, pago TV o que ainda gera lucro ao clube e sou ST mesmo não tendo 1 real de desconto em nada. Sei que a nossa torcida é de maioria humilde e cada um sabe da luta que passa pra pagar suas contas, mas sou apenas um funcionário público também e sei que não tá fácil pra ninguém. Não pago ST por querer algo em troca, pago por que sempre falei que no dia em que tivéssemos uma diretoria séria eu passaria a ajudar mesmo que com pouco. Pago o plano mais barato, procuro comprar produto oficial, mesmo não comprando todo ano. E ainda temos aqueles que falam não poder pagar o ST pq é caro, mas temos projetos em pode ser depositado até 5 reais sem compromisso quando o torcedor puder. Vimos aquele projeto do tijolinho e outros que a torcida não abraçou. O correto seria no meu ponto de vista: projeto para adesão ao ST e compromisso de reverter metade do ST para o estádio. Nossa torcida as vezes é muito bipolar (não estou incluindo o amigo), cobram muito projetos, programas e um monte de coisas, mas quando são criados simplesmente parece que não existem já que não dão resultado. Nossa torcida precisa cobrar mesmo, porém tbm precisa abraçar o clube pq ele é nosso e não da diretoria. SRN

            PS: Tem até uma matéria que fala sobre descontos a quem mora em outros lugares que não o RJ. https://extra.globo.com/esporte/em-salvador-socio-do-flamengo-faz-as-contas-economiza-com-descontos-19027310.html

          • É uma boa ideia amigo esses 50% pra o estádio, mais falta esse bendito projeto, e essas tal licenças, concordo com vc no quesito abraçar o time, eu sou assinante de tv pelo simples motivo do Flamengo, e quando a corda desaperta um pouco compro uma camisa oficial, porém acho que poderia ajudar mais, estou 70% convencido que msm sem tantas vantagens devo ser ST, essa questão da doação aí eu estou um pouco por fora, é aquela parada do imposto de renda é? por fim, acho que no próximo desaperto da corda, kkkkkkkkk viro ST. Acho tbm que a diretoria deveria tirar um maior proveito dessa questão de estádio, já que a torcida está fervorosa pela realização desse sonho, fica com Deus parceiro. SRN

          • É isso mesmo amigo. Somos todos Flamengo e devemos abraçar o time. SRN

        • Realmente grande eu nunca vi o Flamengo fazer uma campanha para ter o proprio estadio , seria uma para a se pensar , mas com ajuda de patrocinadores e tal .

    • Dinheiro em si não é o problema. Acha mesmo que um estádio do Flamengo passaria um jogo vazio a essa altura do campeonato? Se duvidar, até o ST explode de gente querendo chance pra comprar ingresso. Se com todas as taxas e preços absurdos do Maracanã, os jogos do Fla renderam uma boa quantia, imagina em uma casa própria onde o clube é dono?

      Terreno também não vejo problema. Qualquer cidade da Baixada sairia no tapa pra ter esse estádio, pois sabe que é um bom chamariz pra angariar recursos e melhorar a infraestrutura. O único "problema" não é nem o poder aquisitivo do lugar, é ele ser próximo da rodovia, de alguma estação de trem/metrô. Por que poder aquisitivo, vai vir do RJ inteiro.

      • Construir apenas um estádio não acredito que valeria a pena, pois haveria renda somente em dias de jogos. Construir um estádio + lojas comerciais abertas todos os dias (tipo Subway, Burger King, loja do Flamengo etc) + estacionamento aberto todos os dias + salão de festas + auditório etc etc etc a receita do Flamengo com o estádio com um todo vai aumentar bastante. Não ficando dependente "apenas" de receita de jogos.

        Com essa crise acho que não iria ficar cheio o estádio em jogos de menor apelo de público, ou seja não clássicos nacionais. Assistir Flamengo x Corinthians ou Flamengo x Grêmio etc é diferente de Flamengo x Coritiba, por exemplo. Acho que os torcedores guardaria o dinheiro para jogos de maior apelo nessa crise.

        Concordo que o ST vai explodir quando o Flamengo tiver seu estádio.

        • No momento, se permitissem ao Fla ter um estádio de médio porte na Gávea já seria bom (30 mil pessoas). Pela localização, não seria difícil atrair parceiros comerciais, não demandaria investimento em aquisição de terreno, haverá metrô perto em breve, valorizaria a sede do Clube. O problema é a liberação por parte da Prefeitura / Governo do Estado.

          • Comercialmente seria formidável, pois além do estádio com a receita de jogos poderiam explorar com lojas comerciais, salão de festas, aluguel de auditório, estacionamento, aluguel do estádio para shows, eventos internacionais etc etc não seria nada tão complicado conseguir parceria para construção.

            Algumas dificuldades: liberação por políticos (governador e prefeito) dos alvarás para construção, moradores locais podem ser contra à construção do estádio, se o tamanho do terreno do clube comportaria uma construção.

          • Sem dúvida, estes são os obstáculos. Já vi por aqui um esboço de projeto para um estádio de porte pequeno. Se conseguisse a liberação, seria ótimo. A revitalização da Gávea não é a solução para jogos maiores, mas seria ótima para jogos do carioca e alguns do brasileiro de menor apelo. Seria fácil viabilizar comercialmente, alavancaria o ST e evitaria viagens.

          • Por ai mesmo caro Adriano , o Flamengo so tem a ganhar seria o maior investimento , eles tem exemplos do Barcelo e Real e sabem o lucro que dao estes estadios. So nao da pra entender o pq nao começar agora .

          • Com exceção de nós flamenguistas ninguém mais quer o Flamengo soberano. Kkkkk

            Flamengo sem dívidas ou dívidas baixas é forte candidato a ser um Barcelona na América.

            Não digo o futebol mas o clube como um todo. Seremos soberano em tudo. Seremos referência na América do Sul.

        • O estadio tem que ser multi uso amigo , nao pode ser apenas para jogos , tem que ter uma estrutura para multi uso , o SPFC teve esta experiencia , enquanto mantinha o morumba para jogo e apenas jogos , teve um preju enorme depois que comecou a usar para show e eventos , simplesmente a conta do estadio saiu do buraco e comecou a ganhar milhoes . SRN !

      • Quer que peguem os materiais e a mão de obra fiado, e ir pegando jogo a jogo?claro que um dos problemas e o dinheiro,se não já teriam pelo menos reformado a Gávea.

        • Acho que deveriam derrubar td na gavea , ja tem o CT , passava td pra la e construia um estadio no terreno da gavea , uma arena multi uso para 40 mil pessoas

          • Amigo. Infelizmente o flamengo se cham clube de regatas do flamengo. Vc acha que vai ser facil firar a piscina do final de semana do socio? Vc acha que os socios iriam gostar de que ali fosse tudo destruido e feito um estadio? Sem querer ofender mas vc conhece a gavea, e a rotina dos socios e etc?!

          • Nao a parte da piscina e sim onde fica a gavea o campo e a sede ,compreendo tambem a parte dos socios , mas sera por um bem maior para todos, se for pra esperar que o governo seda algum terreno , nunca teremos um estadio o governo que exatamente isso , que fique dependente do maracanã que na minha opiniao e totalmente inviavel ,o clube ter que pagar mais de 300 mil por partida é um absurdo !!! Deveriam dar total autonomia para o Flamengo , nao digo isso como torcedor , pois é com o Flamengo que o estadio tem sua maior renda e isso é fato !

    • discordo amigo,aqui onde moro em campo grande-RJ a população tem um poder aquisitivo legal e mesmo assim flamengo nunca faria estadio aqui,sabe porque?por que o flamengo internamente é um clube muito metido e elitizado,estadio pra eles so serve se for na gavea,leblon,ipanema,etc.

      • Desculpe amigo mas se alguem chega pra vc e fala. Vc quer morar em ipanema ou em campo grande. Vc vai responder campo grande? Eh isso mesmo? Nada contra campo grande. Mas pra se divertir, as pessoas sempre buscam o melhor que podem. E o flamengo nao eh um clube metido e elitizado. O flamenbo eh um clube que fica na gavea. Se concidentemente vc torce para esse time. Paciencia. O que nao pode eh neguinho querer menosprezar o fato de o flamengo ser um clube que fica na gavea. Colado no leblon e ipanema. Um dos ligares mais maneiros do mundo

  • Temos que levar faixa aos jogos e deixar claro a diretoria que queremos nosso estádio próprio os curica levaram ultimamente até pra falar mau ds globo e essa atitude que os flamenguista tem que ter não tem como não ver uma faixa aberta atrás do gol

  • denovo essa matéria mexoruca espalhafatosa, sem pé nem cabeça, viabilizar um estádio, esse mané que escreveu esse texto deve ser uma das piores espécies de jornalista, não tinha outro clube pra você escolher???

  • O Flamengo está esperando dar a última cartada no Maracanã, e faz bem. É um estádio pronto, acabado, só falta o governador tomar vergonha naquela cara e fazer política com os eleitores rubro-negros, e não com empresários que financiam o PMDB.

    Quando o Flamengo tomar um "não" definitivo no Maraca, aí sim terá obrigação de construir seu próprio estádio.

    • Almir o maior problema do flamengo é essa corja política que está no poder no RJ, o flamengo tem dificuldade com a globo que morre pelos gambás, o governo federal morre pelos gambás, o governo estadual tá com o Roubinho e com o fascínora mafioso. O flamengo não consegue definir o local, não consegue os alvarás tudo por causa dessa corja, como exemplo o nossa arena pra outros esportes. O flamengo precisa se preparar politicamente e ser mais ambicioso, audacioso, pensar grande e mostrar mais representatividade que é o que penso que está faltando a esse grupo gestor. Na minha opinião o maracanãvai ser muito mais difícil, além desse povo que falei que joga contra ainda tem os que querem o maraca.

      • Você tem razão. A prova foi essa mais nova pernada do governo estadual no Flamengo, mantendo o edital que proíbe clubes de administrar o estádio e entregando pra outro consórcio roubar a renda do Flamengo.

        Agora chegou a hora de enfrentar mesmo.

        • Almir, essa informação procede???

          Não cheguei a ler sobre isso!!! Mas sendo como você falou, temos que partir pro nosso estádio!!! SRN

        • É o que penso, já que brigamos , vamos ter que sair pra matar, essa diretoria tem que meter a mão na mesa, tem encolher esse povo. Me parece Almir que o flamengo tá sem essa pessoa que briga, que devolve desaforos, que troca socos estamos, sem uma pessoa de personalidade forte. Acho que podemos dar os primeiros passos pra conseguir nossa própria arena,primeiros temos que unir todos os flenguistas.

  • Como ele sabe que não há projeto?
    Desde 2009 sabíamos que não teríamos estádio, os anos passaram, e nós, torcedores, só estamos discutindo isso agora.
    Nem no ano passado levantamos essa bola.

  • Flamengo tem que esquecer o Maracanã, o Maracanã não é nosso!! Já passou da hora do Flamengo construir um estádio com capacidade entre 50 a 60 mil pessoas.

Notícias recentes

  • Manchetes

Copa do Mundo: torcedor do Vasco vibra com contratação feita pelo Flamengo

O que disse Bruno Guimarães sobre a vinda de Lucas Paquetá ao Flamengo?   O…

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo só volta a jogar pela Libertadores em agosto

Conmebol definiu datas e horários de jogos do Flamengo x Cruzeiro na última quarta-feira (03)…

04/06/2026
  • Manchetes

Gigante europeu leva ‘não’ de Filipe Luís, ex-Flamengo

Filipe Luís está praticamente fechado com o Monaco (FRA) Filipe Luís está prestes a fechar…

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo pode envolver atacante em troca por Breno Bidon, do Corinthians

Flamengo quer Breno Bidon e Corinthians monitora Everton Cebolinha Em meio à pausa no calendário…

04/06/2026
  • Notícias

José Boto detalha perfil de Leonardo Jardim e analisa diferenças com Filipe Luís no Flamengo: “Camaleônico”

Leonardo assumiu o Flamengo em março de 2026 após saída de Filipe Luís Diretor de…

04/06/2026
  • Destaque

Cabe no Flamengo? Sonho de José Boto deixa Juventus e fica livre no mercado

Vlahovic tem apenas 26 anos e deixou a Juventus (ITA) de graça A temporada europeia…

03/06/2026