Caros Rubro-Negros,
Hoje o Flamengo tem um jogo fundamental contra o Confiança, no qual a nossa sobrevivência no torneio está em jogo. Como um dos maiores times da história da Copa do Brasil qualquer coisa que não seja uma boa vitória e a classificação seria trágico. Dessa forma, diferente de jogadores e comissão técnica, que tem que ter foco total na noite de hoje, vou me concentrar agora na partida seguinte a essa: Flamengo X Vasco pelas semifinais do Ferjão 2016.
Mesmo o certame estadual sendo cada vez mais insignificante achei interessante falar desse duelo por dois motivos: 1-Vencer o Vasco nesse jogo é mais importante do que parece. 2- Precisamos nos desvincular pelo menos um pouco dessa rivalidade com um time que mais parece uma âncora no futebol brasileiro.
Pois bem. O jogo, a ser disputado em Manaus, é provavelmente a última vez que o Flamengo vai encontrar o Vasco esse ano. Não sei vocês, mas eu fiquei muito acostumado a ver o Flamengo levando vantagem em relação ao Vasco e não o contrário. Por motivos exotéricos e cabalísticos inexplicáveis um dos piores times deles que vi já está a pouco mais de um ano sem perder da gente. Acho que é um bom momento para encerrar esse ciclo estranho e bizarro para assim continuarmos rumo a objetivos maiores na Copa do Brasil e no Brasileirão. E de quebra tirar o “doce da criança” e ver o lamento deles por perder seu momento mais importante no ano, uma vez que certamente eles farão figuração na Copa do Brasil e chafurdarão mais uma vez na série b, como estão cada vez mais acostumados.
Para nós também seria importante essa vitória no intuito da torcida e do próprio clube conseguirem se desvincular um pouco dessa rivalidade. Explico o motivo desse desejo: quando temos um rival que tem o intuito de crescer, que aponta caminhos diferentes e que pode se tornar um parceiro fora de campo isso é muito bom! Gera crescimento, dá força, e ambos alcançam outro patamar. Porém quando temos um rival que deseja e trabalha a todo momento muito mais para nos prejudicar do que para evoluir acaba que ter rivalidade, dar importância e mostrar respeito por esse time nos deixa estagnados. Chega de se irritar com as maquinações da dupla Eurico-Rubinho! Precisamos alçar voos mais altos e deixar esse pessoal pra trás…
Dessa forma, entendo que uma vitória no jogo do fim de semana nos dará a tranquilidade de termos voltado a normalidade em nossa relação com a nossa baranga de tantos bons momentos ( tri-campeonato…final da Copa do Brasil em 2006…) e também poderá ser o pontapé inicial para o entendimento de que, caso as coisas fora de campo continuem como estão, a tendência é cada vez mais existir um distanciamento entre Flamengo e Vasco. Entre suas possibilidades, conquistas e objetivos. (Claro que primeiro temos que ganhar do Confiança!!!)
Nota 10: Flamengo x Vasco em Manaus. Tenho certeza que as torcidas farão uma grande festa, a do Flamengo por que sempre faz isso e a do Vasco empolgada com o título da Taça Guanabara, algo muito importante para eles. Ah….só não queremos ouvir papo de cansaço ok?
Nota 0: “Não é vergonha, há grandes jogadores do outro lado”. By Patrick, Alan em relação ao jogo decisivo contra o Confiança. Ok. Existe um contexto, existe um respeito natural, existe a humildade, não devemos nunca ser soberbos…mas…Não!!!!!
Saudações Rubro Negras.
contato@colunadofla.com.br
Luiz Amorim.