Quem sabe, um trocado?

Já nos parece claro que a temporada de caça a reforços pré-Brasileiro já começou. Já se especula Fernandinho, além de um zagueiro e de um meia. Enquanto há poucos meses o planejamento previa uma forte retração do elenco após o fim do Carioca, o discurso de “time cansado” veio como um banho de água fria para a diretoria, que agora admite o contrário, a busca por mais elementos para o plantel.

Dentre os prováveis reforços de meio de ano estão ainda alguns jogadores que retornam de empréstimo. Claro, não sabemos se todos voltarão, se serão vendidos, repassados, se irão treinar a parte até o fim do ano ou se serão aproveitados, mas a lista traz, no mínimo, alguns nomes interessantes. Seja pelo folclore rubro-negro, seja pela esperança depositada em alguns.

A maioria desses jogadores são crias da casa, que um dia nos deram esperanças de dias melhores mas que, ao final, não brilharam e rumaram para outros gramados em busca de experiência e/ou valorização, mas também há exceções. Dentre eles, estão Anderson Pico, Rafinha, Rodolfo e Wellinton, todos retornando entre maio e julho. Cá entre nós, mesmo atuando em campeonatos fracos, estes jogadores não tem apresentado brilho suficiente pra acreditarmos em grandes desempenhos em seu retorno. Por isso não me estenderei sobre eles.

O meu objetivo aqui é chamar atenção para os próximos meses de Adryan com a camisa do Nantes. Sim, ele mesmo, o “novo Zico”, o menino de 17 anos craque do sub-20, o meia artilheiro, uma das maiores promessas dos últimos anos. Apesar de seu contrato de empréstimo se estender até 30 de junho, Adryan passou por uma crescente vertiginosa nos últimos meses, atuando mais e sendo bastante importante para sua equipe. Nas últimas partidas, em particular, voltou oscilar, por vezes entrando como titular e por outras começando do banco.

Para o Flamengo, esses próximos meses de fim de temporada europeia são muito importantes, pois seu contrato prevê compra automática por 4 milhões de euros, cerca de 16 milhões de reais. Mesmo para os que tem esperança no futebol de Adryan, convenhamos que este valor é de suma importância para o prosseguimento do ano, por constar como uma quantia não prevista. Poderia ser utilizada em alguma contratação de impacto, por exemplo, essencial para o fim de ano.

Na atual temporada, Adryan atuou por 24 vezes, marcando 7 gols e dando 2 assistências. A nível de comparação, isso já representa mais do que ele jogou nas passagens por Cagliari e Leeds. Fica aqui a torcida para que ele arrebente nos próximos jogos e chame a atenção de investidores.

Se você é daqueles que ainda acreditam que Adryan pode voltar e dar certo no Flamengo, meus parabéns, pois sua paciência é abundante. Eu continuo com um fio de esperança, mas acredito que sua venda já seria mais interessante. Por isso a torcida, por isso a ansiedade. Destrua, Adryan!

SRN

rodrigo.coli@colunadoflamengo.com

Veja também

  • Tenho visto os jogos pelo Nantes… tem me agradado, outra noção tatica… recompondo o meio campo. Enfim se vender sao 16 milhões ne… vai com lacinho na cabeça, se nao vender acho bom jogador pra compor elenco, se vai barrar o titular e outra história… mas e um jogador com potencial.
    Sempre gostei dele

  • 4 milhões de euros?? Pode vender pq Não vale nem a metade disso!!

  • Vende essa bicha logo.

  • Rodolfo fez dois gols na quarta, sendo o segundo um golaço. Adryan vem jogando bem, mas no time atual do Flamengo fica difícil jogar já que seria reserva do Alan Patrick. E nas pontas também seria reserva do reserva. Acho ele com potencial muito grande, quem joga bola e vê os domínios, toques e chutes executados por ele sabe o quanto tem qualidade com a bola nos pés, sem contar que tem, apenas, 21 anos.

    • Nantes leva. Mesmo sendo reserva. Sabem que ele pode embalar na carreira além de ser um ótimo reserva.

      • Só um detalhe, ele não é reserva. Inclusive vem fazendo gols e dando passes pra gols.

  • O Nantes,chegou a cogitar a compra,em fevereiro, afinal, 4mi de euros,p times Europeus não é nada.Porém,caiu de produção, e como não estão faltando nada,é mal sinal.Faz tempo q crítico,a base do Flamengo, a maioria dos tais “craques injustiçados”sai do Flamengo, e na sequência, não são titulares,nem em times de série B, aliás a maioria atua,em times ridículos,como Boa vista,volta Redonda,,ou até desempregados,C 26anos.Tenho fé, nessa geração, pé no chão, o engraçado, é q a maioria,da base campeã, não é carioca.

  • Na verdade o Flamengo e um dos piores times para os jogadores da base , eles são queimados como Churrasco na brasa ..

  • Não sei se essa matéria foi a que enviei como proposta. Mas uma coisa defendo aqui, pra mim se o Flamengo não for utilizar o Adryan, pelo menos que renove seu contrato com reajuste de multa, pois não é apenas o Nantes que pretende comprá-lo, times de médio porte da Espanha pretendem contrata-lo ou compra-lo o jogador do flamengo; que hoje está emprestado aos Canários. Eu tenho acompanhado os jogos de pelo menos quatro jogadores do Flamengo que estão emprestados: Adryan(meia atacante)Paulinho(atacante de lado)Douglas Baggio (Atacante) e o Luis Antonio( terceiro homem doo meio e fazia muito bem a lateral) tudo posições que o flamengo precisa contratar para encorpar esse elenco. Esses quatro estão atuando bastante e com participações importante visto que no ultimo jogo do Santos Paulinho foi titular, no primeiro tempo, quem mais errou, porém quem mais participou, fez dois gols. Baggio, marcou seu primeiro gol, Adryan lesionado não vem atuando, está retornando ao poucos, por isso seu fraco desempenho, e o Luis é peça chave no esquema do Falcão!
    Quanto aos outros jogadores, o flamengo poderia fazer um esforço e vender, a preço de banana, em vez de se desfazer desses outros que citei. Vende o Rafinha,Rodolfo,Anderson Pico,Wellinton, ainda se encerram os contrato de Matheu filho do Bebeto atualmente no Estoril, matérias de jornais portugueses falam que houve certa evolução de desempenho, e até gols ele tem marcado! e o Vitor Hugo! Vende esses caras que dá pra lucrar uns 20 milhões ou mais.

  • No caso do Adryan, acho que a venda é mais interessante, ainda mais com a atual cotação do Euro e, com a possibilidade, de numa futura negociação na Europa, o Flamengo ganhar o percentual do clube formador.

  • Pra quem tem tanta paciência com o Gabriel, eterna promessa peladeira, acho justo dar uma chance ao Adrian

  • Se ele tivesse as mesmas oportunidades que o M Araújo tem, com certeza poderá dar certo, mas reparem que nossa base nunca tem tantas oportunidades.

    • A culpa é um pouco da torcida. Faz pouco tempo, neste mesmo site, saiu uma coluna falando do Vizeu como novo imperador. Uma beleza para queimar o jogador

  • Eu sou a favor de trazer de volta e da mais uma chance por Adryan.

  • Impressionante como ainda esperam nascer um novo Zico e, ainda, Flamenguista. Kkkkk

      • Moleque é bola mano.

        • Tem diferença esse tem 16 anos e pulou do sub15 direto pro sub 17, sendo que o neymar veio do santos, ae vc quer fazer briga injusta

          • Nem é bem isso. Não estou afim de sonhar com um novo Zico. Aparecendo um Rodinei, Juan, Jorge, Cuellar, Mancuello, Alan Patrick, Ederson, Arão já me dou por satisfeito. Nem esses estávamos mais revelando.
            A contratação do Guerrero vai ajudar muito na formação de novos juniores. Motiva que empresários ou mesmos juniores queiram vir para o flamengo.

          • Vc vê o farfan como uma boa contrtaçao?, e pra vc qual seria o substituto ideal do Guerrero?

          • Se ele jogasse como estava jogando algum tempo atrás nem iríamos especular no flamengo. O cara estava jogando muito bem.
            Mesmo não estando tão bem é bem melhor do que muitos nesse elenco. Se estivesse no elenco do Flamengo o Farfan junto com Ederson, Alan Patrick, Mancuello e William Arão o Guerrero iria sorrir de orelha a orelha. Kkkkkkk
            Muralha, Rodinei, Juan, Polenta, Jorge, Cuellar, Mancuello, Alan Patrick, Ederson, Farfan, Guerrero. Queria ver algum time ter coragem de jogar de igual para igual com o Flamengo. Kkkkk

          • Caro, muuuuito caro. Prefiro o Walter. Prende a bola e tals.

          • Acho que em termos de contratação evoluímos mt esse ano, agr nos próximos anos vão so aumentar o nv das contratações, dessa forma e questão de tempo pro time acertar.

          • Evoluiu bem mesmo neste ano.
            Pelo que parece neste ano irão definir os coadjuvantes para o ano que vem. Para 2017 acredito que estão previstos o início de fortes investimentos em dois ou três jogadores que realmente podem fazer diferença no time, por exemplo, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Lucas Pratto etc em detrimento de contratações como chiquinho, Arthur Henrique, Antônio Carlos, Márcio Araújo, Gabriel, etc etc etc

            Prováveis titulares em 2017:
            Muralha, Rodinei, zagueiro? , zagueiro?, Jorge, Cuellar, William Arão, Mancuello, Ederson, atacante?, Guerrero.

        • E o evander e mais velho que o Vinícius, já tando no sub 20. Esse deve fazer 18 esse ano e o Vinicius so tem 16 man calma ne

  • Simplesmente concordo com tudo nesse texto.

  • 16M que serão diluidos em pagamento para os que retornam e craques como Pára, Caramujo,Gabriel, Wallace, César Martins entre outros… Prefiro que o moleque volte e agora quem sabe não jogue o que sabe.
    Renato Augusto ta ai pra que quiser ver.

    • Ver o quê? RA saiu daqui valorizado. Foi até bem vendido. Não entendi a afirmação…

      • O problema Anderson é que tem torcedor q reclama de tudo, e mais foda ainda é quando ficam colocando q não valorizam a base e pegam outros jogadores q arrebentaram quando saiu, pqp, um jogador no meio de 30, pq eles não citam também o monte d jogador q tem torcedor chato q fica falando q não teve chance e nunca se destacam, ai um entre 30 se destaca um pouco vem um monte de torcedor falar q a base não é bem trabalhada, pqp, tem torcedor q so reclama.

      • 30 Milhões pra você é bem vendido ?

  • O que penso é que alguns jogadores que não foram craques geniais, mas foram jogadores bons em determinado clube por determinado tempo subiram uma escada de desempenho gradativa ao longo de sua carreira.

    Posso citar Thiago Neves, Diego Tardelli e Montillo. estes jogadores não são craques nem Gênios e quando subiram para o profissional não eram nada, no segundo ano também não e no terceiro idem. Mas em determinado momento tiveram temporadas de bastante sucesso.

    Hoje todos tem algum reconhecimento pelo que fizeram quando alcançaram o auge e deram sorte de estarem em times organizados e com boa visibilidade, o que proporcionou que seu valor fosse multiplicado.

    Adryan não jogou bem na primeira temporada, não jogou na segunda e nem na terceira, mas está crescendo pouco a pouco. Não é um gênio nem é um craque, mas é um jogador que quando tiver 24-25-26 anos ele estará no auge físico e técnico, estará em um nível de competição alto e valerá bem mais que R$ 16 milhões.

    Quando ele estiver no auge, se ele não for valorizado agora não irá valorizar o Flamengo depois.

    • Thiago Neves…esse jogou mto, hj temos o mancuello fazendo essa mesma função, e pode ter certeza que se o grindo jogar um pouquinho esse sim vai render mta grana!

      • Esqueci de citar o mancuello. Este na sua primeira temporada não fez nada louvável, na segunda também não, etc. Nos últimos anos Mancuello alcançou um nível de desempenho muito bom e aqui no Flamengo tenho certeza que ele terá ótimas temporadas.

        • Pelo inicio e sendo otimista sempre, ele está vivendo seu auge no Flamengo! Contratação certeira!

    • Acho que deveria dar mais uma chance, ele é muito novo e tem muito ainda a evoluir. Quando foi lançado, o Flamengo era uma zona, agora que estamos formando uma equipe de trabalho mais séria, ele pode evoluir e dar mais alegrias.

      Temos o caso do negueba, que está no Coritiba e jogando bem!!! SRN

      • Concordo Nivandreo. Flamengo é tão grande que sai jogador bom e as vezes passa despercebido.

        só pra provar que estou falando a verdade Adriano + Reinaldo + uma pequena fortuna foram empregados na contratação do Vampeta, o resto da história você já conhece.

        Ninguém parou pra pensar que dos dois moleques talvez um desse certo? sabe, é muito talento desperdiçado no Flamengo cara.

        Geração de 90 perdida, etc. Djalminha, Marcelinho, paulo Nunes… todos ídolos por onde passaram e o Flamengo pagando Romário até hoje.

        Aí vem uns caras se dizerem Flamenguistas e levantam a voz pra mostrar que o jogador A e B da base não servem pro Flamengo, tudo bem aí o Flamengo gasta seu suado dinheirinho pra pagar jogadores ótimos como pará, Márcio Araújo etc etc etc….

        O Flamengo já tem tudo que precisa pra ser campeão mundial a cada 7 anos pra isso basta parar de jogar fora os tesouros que estão debaixo dos bigodes dos dirigentes.

        • Caro Ferreira, gosto dos seus comentários. Sempre bem analítico. Abs

          • vlw Gil, tmj!

        • falou exatamente o que penso! Essa do Adriano foi tensa, até já tinha comentado isso em outro post. A síndrome de fenômeno: se um jogador com 18 anos não envergar a camisa e destruir, não serve para jogar no Flamengo!

          • Agora ele está fininho ne! Mas o cara queria ser jogador profissional com 12% de gordura?! Não dá! Tem que ir embora mesmo! Já teve todas as chances e não aproveitou. O Adrian é o exemplo da geração Chinelinho!

          • Exato!….. O pessoal esquece que até o Zico teve que voltar para a base antes de se firmar…

        • Ferreira Duarte, as diretorias (principalmente as passadas) erraram muito nessas questões, mas nossa torcida tem boa parcela de culpa… Primeiro querem que os garotos sejam lançados de qualquer forma e em qualquer situação para serem os “salvadores da pátria” e depois quando eles atuam mal uma ou duas partidas já pedem a cabeça deles. Eles acham que todos já chegam e jogam bem… A coisa não é bem assim, alguns deslancham logo e outros demoram mais… Precisamos aprender isso!….

    • Aplausos

    • Interessante o raciocínio, mas acho que se o Adryan voltar ele não será titular, no máximo vai ser um reserva que entra com frequência e vai se desvalorizar. Se for vendido por 16 milhões agora o clube pode ir atrás de reforços de maior nível ou em posições mais carentes, como a zaga.

      Acho uma pena porque botava fé no Adryan, mas hoje vejo mais provável ele sair de graça e sem grande destaque se voltar. O foco da comissão técnica e da diretoria agora é o aproveitamento da atual geração campeã da Copinha, que o Muricy aliás precisa utilizar mais. Atrás deles já vem outra geração promissora, alguns do sub-17 já vem jogando com o sub-20 e tem o sub-15 que é a grande expectativa de revelar jogadores de alto nível. A ideia pelo que entendo é ir abrindo espaço pra esses e dar destino aos que não vingaram (e concordo, que não foram bem aproveitados).

      SRN

    • Ferreira, é impressionante como Adryan emagreceu. Assisti algumas partidas do Nantes e me surpreendi com a obediência tática do mesmo. Finalmente, Adryan aprendeu a jogar futebol. Uma pena não ter sido no Flamengo.

      • Ele está tomando vergonha na cara. Deu muito mole com o início de carreira mesmo.

      • Ele tem 21 anos… ainda é novo… não estamos falando de uma cara de 28 anos…
        Mas por outro lado ele está no Nantes… não em um time de ponto da Europa…
        Tudo tem que ser colocado na balança…
        Pra não parecer que estou em cima do muro… prefiro que ele volte e tenha oportunidades (por merecimento dele) no Flamengo.

      • Eu andei vendo os jogos tambem, mas acho q ele ainda nao eh um jogador maduro, mas pode vir a amadurecer no futuro, ainda tah mto franguinho.

    • Belíssimo comentário! Exatamente o que penso.

    • Tem o Lucas lima, Conca e muitos outros que estouraram depois.

      Eu tentaria mais uma vez com o garoto

    • Acredito que ele tem muito mais a aprender com esse elenco do que o que ele estava aqui e assim buscar sua vaga no time.

  • Um jogador de meio de campo com qualidade e essa idade.

    Eu traria cm ctz.

    Precisamos de jogador nessa posição e nenhum deles vale menos que 16 milhões de reais.

    Campeonato francês é nível brasileiro, só com o PSG destoante.

  • Adryan, valorize-se e fique por ai, cabe ao flamengo ficar com uma pequena fatia tal qual fez com o R. Augusto…se o mlk vingar é mais dinheiro no futuro

Comentários não são permitidos.