Colunas

Um estádio a baixo custo

Que tal, Nação, um estádio próprio? Discussão velha e chata, e a unanimidade é que precisamos de uma casa. Por muito tempo, porém, o contra-argumento foi a falta de dinheiro, já que mesmo após os brilhantes anos financeiros que tivemos desde a chegada dos carecas nossa dívida ainda é grande. Muito grande.

Nos assustamos com os estádios da Copa do Mundo. Se a reforma de um estádio já pronto chegou nos R$1 bilhão, imagina o nosso, que ainda seria construído? E mesmo que a corrupção tenha sido um fator agravante, os recentes estádios de Grêmio e Palmeiras não ficam muito atrás: enquanto o primeiro custou cerca de R$ 600mi, com capacidade de 55 mil pessoas, o segundo custou em torno de R$ 630mi, com capacidade de 44 mil espectadores.

Cá entre nós, sem um investidor é impossível se pensar em um estádio próprio. Mas, na verdade, temos alguma esperança.

Antes de mais nada, acho desnecessária a construção de um estádio tão grande quanto os citados, já que temos o Maracanã aqui ao lado. O Maraca é nossa casa, queiram ou não. Sou daquele grupo que apoia a construção de um estádio de médio porte, de aproximadamente 30 mil assentos, talvez até na Gávea mesmo, se possível. Isso, por si só, reduziria acentuadamente os custos de construção.

Mas vem do Uruguai o nosso maior exemplo. O Peñarol acaba de inaugurar seu estádio Campeón del Siglo, com capacidade para 40 mil pessoas. O que mais chama a atenção dessa empreitada é o custo da obra: R$ 146 milhões, recursos próprios do clube. Simples, de fato, mas com um investimento surreal, que trará muito mais benefícios que prejuízos ao clube.

Por que não fazer o mesmo? Podemos sim seguir o exemplo uruguaio e construir um estádio bastante simples e sem muitos detalhes. Não é necessário ter todas as arquibancadas prontas,  num primeiro momento, deixando sua capacidade reduzida, por agora, para depois aumentá-la, com o tempo. A arquitetura pode ser simples, mas de um modo que permita expansões e construções nos arredores.

E aí, Nação, apoiam essa ideia? E pensar que já temos capacidade para tal…

SRN

Rodrigo Coli

rodrigo.coli@colunadofla.com

Rodrigo Coli

Ver comentários

  • O problema é algo chamado custo Brasil esses caras do penharol se for construído no Brasil no mínimo vai dobrar de preço pois vão incidir muitos impostos em cima IPI ICMS ISS IOF cofins Cid entre outros

    • Não tenho conhecimento para afirmar... mas acho que nossa carga tributária não é tão mais alta assim... se de 146 milhões passar pra 200 ja acho que vale a pena...
      Desconta-se daí o fato de ja possuirmos o terreno (se for na Gavea)... e uma boa grana do Name Rights... acho q pode ser viável.

      • Não tem conhecimento mesmo rssss.... de 146 vai para mais de 300 com certeza.. mas se fizermos um de 50 mil, só com os naming rights dá para pagar o estádio.. SRN

        • Já que vc tem conhecimento... discorra rapidamente sobre as taxas e os impostos do Uruguai...
          Eu ja fui lá e apesar da moeda ser desvaloriza perante o dolar e o nosso real... as coisas lá não são baratas... nem alimentação, nem transporte, nem moradia...
          Obs.: Não são baratas como pode parecer olhando apenas para as moedas em si.

          • Não precisa, é só ter noção mesmo... é só tirar pelos já construídos aqui como os mencionados na matéria. SRN

          • Blz... ta falando sem conhecimento de causa... entendi...
            Mais coerente falar que não sabe...
            Mas cada um faz como preferir...
            Obrigado pela sua colaboração (ou n).

          • Cara, vc está flando com q conhecimento de causa??.. isso aqui tudo é especulação, n sei mesmo, mas noção eu tenho... e a vdd mesmo é q n vai ter estádio, vai ser maracanã mesmo (apesar de eu n querer). SRN

          • Muita gente acha que no Brasil temos as maiores taxas do mundo... isso é o que divulgam... mas pra mim quem paga 38% e quem paga 40% ta no mesmo saco... independente de em posições no ranking distantes sacou...
            Quanto ao estádio... pra esse ano com certeza não vai sair (construir) nada... vão tentar uma pressão pelo Maracanã mas provavelmente n vão conseguir nada.

          • Pois é, mas isso n significa nada.. o q importa mesmo é q temos o pior custo/benefício do mundo....
            com certeza n, vamos ficar com o maracanã mesmo, pode anotar aí. SRN

      • O NR conseguiria com mais facilidade se for com uma empresa estrangeira. Mas isso dependeria de vários fatores como a capacidade do estádio, a localização, a visibilidade....

      • Vai um dia em países,considerados pobres,como Uruguai, e outros,é veja o tipo de carro q roda lá. Veja o preço, olhe tbm de perfumes importados, e rapidamente vai entender, o q escreveu..
        SRN.

        • Qual país que vc quer que eu relate os carros?
          No Uruguai? Já fui... normal... parece o que temos aqui... n conheço o país todos só Montevidéu e Punta... mas nesses lugares é como vemos no Brasil...
          Venezuela?? Zuado... eles tem uma politica similar a nossa, onde os carros tem que ser 85% fabricado no país... e as fabricas deles não são evoluídas o suficiente... então não produzem tanto, logo a frota é velha e cara.
          Argentina?? Tb considero similar ao Brasil...
          Chile? Tb considero similar ao que temos no Brasil...

          Estou falando do que vi...

          Perfumes normalmente é tabelado pelo valor do mesmo em dólar, já que nenhum desses países produz os perfumes que vc deve que vc quis citar.

          • o que tem a ver perfumes carros me explica ai galera? com estádio de futebol?

          • Ha tá ....aí sim. Tá explicado, pois eu tava perdidaço aqui na prosa ...kkkkkkkkkkkk

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..........Cara...Daniel, eu também viajei agora nesse papao maluco aí ...kkkkkk

    • Na Espn falou que o Penarol teve isenção fiscal...Por isso que deu baixo!

      Mas o governo do Rio tb costuma dá isenção fiscal para obras esportivas...

  • Se fizer ate o final desse ano uma arquibancada do lado oposto da atual para 12 mil lugares... já temos um lugar pra jogar o Carioca do ano q vem...
    Depois bota a atual arquibancada no chão e faz mais 12 mil...
    E por ultimo fecha atras dos gols...
    30 mil está ótimo... se for na Gavea melhor ainda...
    Não paga p terreno e para jogos com maior apelo sai do RJ...
    Só joga no Maracanã as finais dos campeonatos.

    • o problema é o programa de sócio torcedor...30 MIL é pouco para querer que todo mundo se associe! o ST só dá certo com Estádio acima de 50 mil, pois ainda tem a questão dos ingressos para o visitante e outros lugares que não são usados por questão de segurança!

      • Então... aí é q tá o pulo do gato... a malandragem...
        Cada nível do ST tem uma vantagem em relação ao nível mais baixo...
        Se vc é o ST mais básico... só vai abrir para compra do seu ingresso por ultimo... se vc n consegue comprar ingresso pq ja esgotou vc vai precisar migrar para um ST mais caro... e por ai vai.

        • Daí vc vê que não tem condições de migrar e percebe que o atual não traz qq vantagem, então desiste de tudo.
          Tem esse lado tb né.

  • Parece que tem alguns "torcedores" que torcem contra o Clube. Essa historinha de que o Maracanã é a nossa casa é conversa fiada e que foi implatada pelo governo e por antigas diretorias amadoras que nunca se mobilizaram para iniciar a construção de um. O Pacaembu também foi a casa do Corinthians durante muito tempo, e hoje está lá abandonado. No Maracanã vai ter o Fluminense, alguns clássicos e vários eventos, shows...O Fla tem o direito de ter a sua casa própria.

    • Tbm acho, esses que diz que o maraca e nosso, e pq mora perto do maraca, e a construção de um estadio em outro local dificultaria ver o Fla jogar, ou seja pensam em si próprios e não no Flamengo. Pois eu não aguento mais noticias ver o fla pedindo pra jogar em SJ, o chiqueiro, e agora o engenho e receber o não, parece um retirante, sinto vergonha aléia do Fla. E de doer o coração. Chega! Ao retardados que diz "o maraca e nosso". Vão tomar no cu, rebanho de corno!kkkk

    • Concordo amigo e é o que sempre falo aqui o maracana e do governo e de seus interesses nao e nao vai ser mais nunca mesmo do flamengo e enquanto nao esquecer o estadio do governo vamos ficar atras dos outros times sem mimimi nao adianta!

    • Concordo plenamente com voce, Vinicius, pois o mengão tem mesmo que ter seu próprio estádio mas somente depois que esta maldita divida estiver aí na casa dos 250 Milhões, antes disso sou 100% contra qualquer outra forma de endividamento.

  • Se o Flamengo construir um estádio próprio que seja para mandar todos os jogos lá, inclusive as finais de campeonatos. A única exceção seria os clássicos, pois aí se jogaria no Maracanã com torcida dividida como sempre foi. Um estádio de 50 a 60 mil é suficiente, pois uma estrutura com grande capacidade é cara para construir e para manter.

  • O maracanã já era. Não sei que fixação é essa, porque a maioria dos torcedores nem se reconhece lá, dizem que não é mais a mesma coisa. Se basear na arena do gremio é uma boa pedida. A Alianz Paque só será do Palmeiras em 30 anos. Acho que se for para fazer um estádio, faz um pra 60 mil ou mais logo. O maracanã não tem capacidade liquida muito maior que 65 mil, bast lembrar da final da copa do hue de 2013. E claro, esquece estilo arena e faz estilo caldeirao.

    • Idem!! N sei mesmo pq as pessoas ainda teimam em dizer q este elefante branco e a casa do mengão, já deu isso gente, queremos nossa casa, e queremos pra ontem, EBM! Para de se humilhar pedindo pro governo deixar o Flamengo gerir um elefante branco...imaginem, 10.000 lugares no maraca e de graça, n podemos ter um estádio desta forma, precisamos ter um local sem estes absurdos q acontecem no rio....

  • Pro Flamengo tem que ser um estadio tipo Signal Iduna Park do Borussia.
    Signal Iduna Park é um estadio moderno e aguerrido, capacidade para mais de 80 mil pessoas, formaremos a muralha vermelha. Já imaginaram a pressão e a atmosfera do estádio? Se com a torcida do Borussia os gigantes europeus tremem, imagina aqui no Brasil com a força da nação! hahaha

      • Esse do borussia eh muito pica. Padrao fifa de cuh eh rola. O negocio eh massa e barulho. Nesse estadio tem de tudo. Camarote, arquibancada e uma parte grande que eh uma geral. Esse realmente seria um estadio perfeito pro fla. Que tem rico, pobre. Preto, branco. Versados, ignorantes e por ai vai

  • O maior problema do Flamengo foi pensar um dia que o maracanã foi nosso. Desde 1950 é essa discussão... Kkkk,

    Com isso já perdemos parte do nosso estádio na gávea para criação da rua Mário Ribeiro,terreno na zona norte pra construção do Estádio, hoje é o norte shopping e até hoje o maracanã não é nosso.

    Essa discussão já foi feita em bares por nossos avós, nossos pais, agora discutimos isso pela internet e se continuar não fazendo nada, essa discussão será dos nosso filhos, netos, bisnetos e etc... SRN

  • apoio e digo mais, se isso acontecer com certeza o programa de ST vai bombar como nunca!.. além disso a diretoria já começou trabalhar em favor do futebol do fla, ct em desenvolvimento e o elenco, tirando wallace e caramujo, os demais estão sendo qualificados. coisas que animam os torcedores.

  • Pode ser sim é que nem computador , vc compra uma placa mae com estrutura boa e um processador meia boca para suportar um processador mais robusto para fazer um upgrad ! Mesma coisa com o estadio ,deixa a estrutura para no futuro aumentar e melhor ! A ideia e mt boa !!

  • conoartilho a ideia, de construir uma arquibancada do outro lado do campo da Gávea. Já iríamos dobrar a capacidade da Gávea. Colocaria cadeiras novas nas duas arquibancadas. Ano que vem poderíamos jogar todos os jogos do carioca lá. 12 mil, é uma média muito maior do que a atual. E os clássicos, jogaria no Maracanã ou venderia para outro estado.
    Em 2017 construía mais uma arquibancada atrás dos gols.
    E em 2018 a outra fechando.
    Estilo Pacaembú..... Obra barata, poderíamos investir o direitos de transmissão com luvas da Globo

    • Se querem precionar o governo para ter o Maracanã, como iremos jogar no Maracanã...? Meio incoerente esta ideia né...? Outra coisa, se toda vez que se falar em estádio, virem com esta de que irá demorar pra construir, jamais teremos um estádio....temos que começar nosso estádio, compra ou ganhe um terreno, e comece um projeto junto com sua torcida, tenho certeza q a torcida comprará esta ideia...ou acham q nos torcedores n apoiaríamos esta ideia...?

Notícias recentes

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje contra o Bauru, pela Superliga Feminina de Vôlei

Sesc-Flamengo x SESI Bauru acontece nesta sexta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília) A bola…

22/11/2024

Partida entre Flamengo e Fortaleza é ‘jogo de 6 pontos’ no Brasileirão

Flamengo e Fortaleza se enfrentam na terça-feira (26), pelo Campeonato Brasileiro O Flamengo se prepara…

22/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta sexta, 22/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 22 de novembro O Flamengo se prepara para…

22/11/2024

Pulgar se aproxima de marca histórica no Flamengo enquanto discute renovação de contrato

Volante chileno está próximo de completar 100 jogos pelo Flamengo Um dos titulares absolutos da…

22/11/2024

Chuva de bolas na rede? Flamengo x Fortaleza tem média de 3 gols por jogo

Flamengo volta a campo na terça-feira (26) para enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão O Flamengo…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024