Jogando de forma burocrática, se defendendo bem e atacando pouco, o Flamengo estreou com vitória no Campeonato Brasileiro: 1 x 0 contra o Sport em Volta Redonda.
Segundo Muricy, a partir de agora, esta será a postura da equipe: jogar para vencer, mesmo não atuando bem. Vamos ver, mas acho pouco para um elenco desse nível.
O grande destaque foi a a marcação, com destaque para a zaga, formada pelo incrível Juan e pelo jovem Léo Duarte. Dava ou não dava para o garoto ter disputado alguns jogos no lugar do Wallace ou do César Martins, que viviam em péssima fase?
Cuellar foi outro que ajudou a proteger a defesa e novamente teve bons números: 90 passes certos e quatro roubadas de bola.
Foi justamente com uma roubada magistral de Juan exatamente na linha central que se iniciou o gol do Flamengo, pela direita com jogada de Rodinei e assistência de Arão.
Os 25 minutos iniciais foram de pressão na marcação, com as linhas compactas, vide a posição do Juan na roubada de bola do gol, boas oportunidades no ataque, mas a equipe pecava muito no passe decisivo.
Com Mancuello mais recuado, deu apenas um passe na vertical, pro Éverton, que tropeçou – apesar de ter sido a melhor opção, Arão buscava as jogadas ofensivas. Mas no ataque, Émerson e Guerrero erravam tudo e matavam todas as jogadas.
E o Sport, que vinha sendo cobrado pelos poucos gols – apenas seis nos últimos doze jogos, chegou pelo menos por três vezes com perigo.
No segundo tempo o panorama ficou com a cara do que pretende o Muricy. Logo nos segundos iniciais do segundo tempo o volante Rithely foi expulso justamente.
O Flamengo não aproveitou a superioridade ofensiva para acelerar e liquidar a vitória, pelo contrário: manteve sua lentidão ofensiva e os passes para o lado, pelo menos sem sofrer qualquer perigo na defesa. O problema é que em nenhum momento mostrou uma organização. Por vezes, por exemplo, teve Émerson caindo no meio de campo e Mancuello no ataque. Não foi legal não!
Com as entradas de Ederson, o goleiro do Sport ainda foi obrigado a fazer boas defesas.
Apoio o Muricy nesta nova filosofia de trabalho enquanto os resultados aparecem, mas é preciso ter um mínimo de organização, saber utilizar melhor seus jogadores mais técnicos, até porque vão aparecer situações onde o Flamengo vai precisar buscar o resultado.
Quarta-feira pela Copa do Brasil contra o Fortaleza será um bom teste. O simples 1 x 0 já garante a vaga.
André Amaral
Fonte: Ninho da Nação
Mancuello no lugar do Arão e põe o Alan na criação, se não for assim não vejo produtividade nele em campo…Everton continua na esquerda, e o Cirino e Guerrero a frente, se persistir na falta de produtividade do guerrero poe Ederson;;;
Eu so trocaria sheik por ederson pra comecar. Isso é o basico.
Depois as brigas são, AP, cirino e everton, variando o esquema.
mas o Mancu nesse momento não tem função na equipe, ou ele joga na dele ou de meia ele não vai produzir, o caso do mancuello é o mesmo que colocar padeiro para a desossar carne;
O mancuello as caracteristicas dele sao o passe e o chute de fora da área, ele nao dribla e tbm nao prende muito a bola, tem muita visao de jogo. Ele e o AP juntos eles se ajudam e se completam.
eu não concordo, no jogo em que ambos atuaram junto o flamengo ficou desorganizado, pois tanto o Mancu quanto o Alan recuam para sair para o jogo, algo que quando acontece com o Arão ele so sabe jogar a bola para o lateral ou retornar para o zagueiro, ou seja joga para trás, diferente do Alan e Mancu, que jogam para frente, erram mais, mas são mais objetivos…, e o Mancu saindo com a bola dominada é melhor do que ele tentar drible que até então não é seu forte, já o Alan sim consegue fazer jogadas de efeito, driblar, arrancar faltas etc, o que falta é coragem de Muricy sacar o Arão, e testar o Mancu em sua verdadeira posição, se não velho, será so mais um Argentino queimado no flamengo..olha que eu estou te falando
Mas o mancu nao chega no ataque como o arao, e o arao tem bom passe tbm, virada de jogo e tal, é porque o posicionamento dele é muito aberto pela direita, jogando os tres juntos fica perfeito, todos com bom passe, todos chutam bem de longe, o time vai ganhar muito em qualidade e criatividade, mesmo perdendo um pouco em velocidade principalmente nos contra ataques. Quanto à desorganização do time, se vc tiver três caras pra buscar a bola na saida é ótimo, pelo menos nao sai dando chutao. Imagina esses três trocando passes no meio e criando chances pro ataque. Que beleza que iria ser.
Juan tem sido um monstro!! Totalmente excelente!! Não teve um jogo ruim! O cara é foda mesmo!!
Excelente análise, acrescentaria que mesmo chegando 3 vezes, o sport só fez 1 finalização contra 11 do Fla. Surpreendeu o Murici colocar o Ederson como 9 e disse que ele vai ocupar a posição quando o Guerrero estiver fora. O cara é experiente e tira um pouco a pressão do Viseu, que vai ter oportunidades pois o Ederson parece não conseguir jogar 90 minutos ainda.