Marcado pela frase “Aqui é trabalho”, Muricy Ramalho não esperava ter tanto no Flamengo sem ver resultado. O técnico terá mais uma semana para arrumar o time para a estreia no Campeonato Brasileiro, dia 14, contra o Sport, em Volta Redonda.
Antes da última derrota, para o Fortaleza, pela Copa do Brasil, foram nove dias de treino, com dez atividades — divididas entre parte física e técnica. E nada de evolução. O treinador vai rever o esquema tático e as peças utilizadas, mas está bastante irritado mesmo é com o desgaste das constantes viagens, mesmo para jogos no estado.
A diretoria, por sua vez, é cada vez mais pressionada por mudanças drásticas. O diretor de futebol Rodrigo Caetano é o mais questionado pela falta de pulso e o insucesso das contratações. O vice de futebol Flávio Godinho tenta administrar a crise, mas também recebe cobranças internas até de grupos de apoio, que chegam ao presidente Eduardo Bandeira de Mello. O mandatário, porém, voltou a bancar o trabalho no futebol. Muricy segue intocável, ao menos internamente. Sua demissão geraria um custo alto, já que o clube teria que pagar mais um ano e meio de contrato.
— Muricy é um excelente técnico, talvez o melhor em atividade no Brasil. Está no início de trabalho, tem nossa total confiança. Tenho certeza que temos a confiança dele também. O que temos que fazer é continuar trabalhando — reforçou Bandeira, na CBF, onde esteve ontem para ser anunciado como embaixador da seleção brasileira na Copa América Centenário, no mês que vem.
O cronograma de treinos do Flamengo antes de enfrentar o Fortaleza:
Terça-feira (26/04)
INTEGRAL, às 09h30 e 16h.
Manhã- treino funcional na academia;
Tarde – treino técnico com fundamentos.
Quarta-feira (27/04)
Treino, às 09h30.
Treino físico seguido de treino técnico com bola.
Sheik reapareceu no campo.
Quinta-feira (28/04)
Treino INTEGRAL, às 09h30 e 16h.
Manhã – treino de fortalecimento muscular na academia e depois treino técnico com bola.
Tarde – Treino técnico-tático.
Sexta-feira (29/04)
Treino INTEGRAL, às 09h30 e 16h.
Manhã – Treino técnico. Muricy Ramalho manteve esquema 4-3-3. Fernandinho substitui Gabriel.
Tarde – O Flamengo venceu jogo-treino contra o Americano, da Série B do Rio, por 3 a 0.
Sábado (30/04)
Treino, às 09h30.
Treino de fortalecimento muscular na academia e depois treino de transferência de velocidade, no campo.
Domingo (01/05)
Folga.
Segunda-feira (02/05)
Treino, às 15h30.
Treino de fortalecimento muscular e técnico; Coletivo com Paulo Victor, Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Mancuello; Fernandinho, Marcelo Cirino e Guerrero.
Terça-feira (03/05)
Treino leve, às 19h, no Presidente Vargas. Muricy Ramalho orientou bola parada e finalizações.
Fonte: Extra
O problema é a insistência no 4-3-3!!! Os caras até tentam fazer alguma coisa, mas ficamos desguarnecidos lá atrás e com um meio muito vazio nesse sistema… é só reparar as jogadas de ataque do time… fica nítido, ficamos trocando passes de lado e nada produzimos… na verdade esse sistema acaba virando um 4-2-4 ou até um 4-1-5.
TRADUZINDO:
4-2-4: zagueiros e laterais com o Cuéllar e mais um no meio e o resto lá na frente esperando a bola chegar…
4-1-5: esse é ainda pior, são os zagueiros e laterais lá atrás, e o Cuéllar no meio. com os três atacantes lá na frente e os “meias” enfiados entre eles.
RESULTADO: time com muita posse de bola, mas sem criar boas jogadas (só consegue jogar a bola pra dentro da área, pelo alto). time sem movimentação, facilitando a marcação dos adversários. time vulnerável pois em uma roubada de bola, teremos um espaço gigante entre as linhas e os adversários chegam com a bola redondinha, bem trabalhada.
Esse é o discurso depois de todos os jogos: “o time teve posse de bola, criamos e nos contra-ataques eles chegaram e foram mais eficientes… Faltou um pouco mais de sorte…” Não! O que ta faltando é um sistema mais compacto, de aproximação, triangulações entre os jogadores e movimentação para quebrar a marcação.
ESPERANÇA: Nós já jogamos assim… com muita movimentação, compactação, triangulações e com posse de bola fértil… Isso foi no 4-4-2, é só o Muricy voltar a fazer o que ele mesmo fez em três oportunidades… e a única que não vecemos (2×2 contra o botafogo), nem tínhamos treinado…
SRN