“O Flamengo de Muricy tem o pior início de ano da era Bandeira de Melo”
“Flamengo iguala recordes de derrotas antes do início do Brasileiro”
“Muricy não consegue dar uma cara ao time”
Saudações Rubro Negras,
O Flamengo está tão ruim assim? Será que Cuéllar, Mancuello, Rodney, Arão e Juan foram contratações erradas? Será que não vai acertar? Pelas notícias e comentários que tenho visto parece que esse ano está perdido, parece que o Muricy não vai nem chegar ao Brasileiro, que vai ser demitido a qualquer hora, que o Flamengo está em crise, que é um péssimo time e por aí vai…
Comecei a achar que tenho visto outro time jogar, porque pelos jogos que assisti, enxerguei coisas diferentes das ditas pelos comentaristas atualmente. Bom, como falar até papagaio fala, resolvi rever os números do ano para traduzir a minha opinião sobre o time do Flamengo de 2016:
Campeonato Carioca:
O Flamengo liderou algumas estatísticas importantes entre os grandes:
Mais passes certos;
Mais finalizações certas (no gol), chegando a 101 contra 69 de Fluminense por exemplo;
Mais gols feitos (29, junto com Vasco);
Gols sofridos: Levou 10, contra 8 de Botafogo e Vasco;
Mais assistências para gol (21, junto com o Vasco);
Mais assistência para finalização (177);
Mais desarmes;
Menos faltas cometidas;
Menos cartões amarelos;
Mais dribles;
Mais viradas de jogo certas;
Menos escanteios concedidos.
Copa do Brasil:
Mais passes certos;
Mais finalizações certas;
Mais assistências para finalização;
Mais cruzamentos certos;
Mais faltas recebidas;
Mais lançamentos certos;
Mais viradas de jogo certas;
Menos escanteios concedidos;
Mais escanteios recebidos.
Fonte: Footstats.net
O Flamengo perdeu 7 vezes no ano e se analisarmos as derrotas, algumas foram “injustas” pelo desempenho apresentado, casos de Volta Redonda e Confiança. Outras derrotas foram em clássicos e Fortaleza e Santa Cruz jogaram em casa.
Existe uma diferença entre resultado e desempenho! Resultado é o Volta redonda ganhar de 1×0 do Flamengo, desempenho é o Flamengo mandar no jogo, finalizar 16 vezes em gol e sofrer um gol na única finalização do adversário. O que eu quero dizer com isso? Que devemos sentir a derrota, mas entender que no início do ano é melhor perder desta forma do que ganhar de time pequeno levando sufoco! Esse ano eu não vi nenhum jogo em que o Flamengo tenha levado sufoco, pelo contrário, o Flamengo propôs todos os jogos do ano!
OK, os times que estão na Libertadores não jogaram a Copa do Brasil ainda e não disputam o Carioca, por isso não cabe comparação. Mas esqueceram do 2×0 que metemos no Atlético Mineiro lá no Mineirão? Isso é importante!
Esse ano os melhores clubes do Brasil vão perder seus principais jogadores para as seleções. Tem time que vai perder cinco jogadores titulares, alguns por até 18 rodadas! O Flamengo só perde Guerrero e Cuéllar por até 12 jogos.
Não sei vocês, mas pra mim e pelos números que o time vem apresentando, gera uma enorme expectativa para o Brasileirão!
Obs1. Óbvio que nem preciso dizer que precisamos de um zagueiro.
Obs2. O Time considerado ideal não disputou muitas partidas, por isso acredito em evolução.
Obs3. Muricy precisa entender que o 4-4-2 foi o melhor sistema utilizado até agora.
Obs4. Guerrero é o melhor atacante do Brasil, meteu 9 gols em 21 jogos e finalizou 56 vezes, além da briga incansável o jogo inteiro!
Um forte abraço!
Felipe Barbosa
Envie seu texto para torcedor@colunadofla.com e veja sua coluna também publicada!
Eu discordo desses comentários otimistas… Quando assistimos as partidas, vemos erros serem repetidos, e acho que analisar apenas números como justificativa é uma análise muito fria. O Márcio Araújo por exemplo, se você procurar ele deve ter uma alta porcentagem de passes certos, inclusive no início do ano alguns analistas defendiam ele com esses números. Aí quando analisamos as partidas, podemos perceber que o rapaz, se esconde do jogo e só faz passes sem riscos, curtos pro lado ou pra trás. Resumindo, eu discordo totalmente do texto, parece que o rapaz não vem assistindo as partidas, simplesmente foi no Footstats e resolveu pesquisar esses dados. Que adianta o flamengo liderar o número de passes certos, se a maioria é sem objetivo nenhum? É legal ter a posse de bola, mas que seja possível vislumbrar jogadas perigosas, coisas que qualquer um que assiste aos jogos do Flamengo com um mínimo de entendimento consegue perceber. O Flamengo, é um time com ataque estático, com um buraco enorme entre defesa e ataque, e dessa forma quando pegar sequência de adversários difíceis, jogos contra grandes times fora de casa, será saco de pancada. São necessárias correções severas na postura tática e não acredito que o Flamengo dispute vaga na Libertadores jogando como está.
Concordo contigo; o autor tenta diferenciar resultado de desempenho, com o que concordo, mas perceba, a melhor análise de desempenho ainda é o resultado, pois se joga para ganhar, para conquistar, não para ficar em segundo, em terceiro, ainda mais no ferjinho;
se o autor não considera os resultados como melhor critério, ou seja, defende que números não refletem a realidade, então não há razão para perseguir outros números, até achar algum que em qualquer aspecto o agrade;
não adianta dizer que o Flamengo fez o menor número de faltas, teve o maior número de escanteios ou usou o maior número de listras no uniforme;
ou se aceita que os números são bons ou que não são bons, não adianta dizer que o número de vitórias, ou de títulos ou de derrotas para times pequenos não importa e então citar passes de lado, citar viradas de jogo e coisas sem importância;
distanciando-se dos números, temos a realidade em campo, onde podemos observar inúmeras falhas no time e são estas falhas, e não os números, que estão a causar preocupação nos torcedores!
pode-se fazer estatísticas das falhas também, como distância média entre os jogadores, distância percorrida pelos mesmos, número de jogadores fora da posição, tempo de cada jogador fora da posição em que deveria estar, quantidade de bolas não recuperadas etc etc, são estas falhas a nos preocupar!
Mas, tomara que o otimismo se justifique, mas não o será por estes números.
Legal que vocês só pegaram estatísticas de passes. E as finalizações? E os gols feitos? Isso não se traduz em ofensividade? Óbvio que precisa melhorar, se estivesse perfeito não teria perdido sete. Não adianta chegar lá, finalizar 50 vezes e o adversário com um a menos (caso do confiança) meter 1×0 no contra ataque, isso é sinal de espaços entre as linhas. Ninguém disse que está perfeito, mas não está tão ruim assim, existem coisas boas no trabalho. Tenta se colocar no lugar do Muricy. O cara pegou um time ruim, trouxe cinco para serem titulares, mudou a forma que o time SEMPRE jogou e ainda precisa ajudar um argentino e um colombiano a se adaptarem ao nosso futebol! Foda é torcedor perder um, dois ou sete e achar que fudeu, não adianta!
Peguei os números que a matéria mesmo postou;
Efetivamente alguns números se traduzem em ofensividade, mas perceba que, por vezes, o simples fato de dizer o nome do adversário (Confiança, Fortaleza etc) já traduzimos isto como ofensividade do nosso time (ou do time maior);
Como um todo não é uma catástrofe, mas alguns fundamentos isolados estão sim péssimos, o espaço entre as linhas precisa melhorar urgentemente, pois isoladamente é um caos!!
Quando tento me colocar no lugar do Muricy eu me pergunto porque reclamou tanto, porque não efetuou mais substituições, porque não trabalha os aspectos mais frágeis e porque insiste no 433;
Sei que ele tem experiência de sobra então mantenho-me preocupado mas confiante, isto existe!? vejamos agora no Brasileirão…
Pode crer, vc tem toda razão.
Sem contar que o time é um bando em campo.
(Em tempo: quando o Cuellar for convocado aí veremos se o treineiro vai voltar com o massaraujo sem dar uma mínima oportunidade ao Ronaldo.
Se isso acontecer. .. aí será o fim, nosso ou do Muricy. Pq eu não aguento ver aquilo jogando, ainda mais depois daquela declaração após a eliminação da Primeira Liga. Já pensou sem Cuellar, Guerrero e sem zagueiro, o time com pv, wallace, caramujo, fernandinho e gabriel? Melhor nem pensar…)
Mais estatísticas:
Conciliação entre resultado e desempenho: 0%
Os números q vc aapresentou, não demonstra a incapacidade do nosso time em apresentar um padrão de jogo, de manter as linhas próximas, em vários jogos o time do Flamengo apresenta buracos gritantes, sobrecarregando o Cuellar, não recompomos como deveríamos, sofremos com contra ataques de times quase amadores q estão sabendo se fechar. Muitos desses números q vc apresentou foram elevados através de vitorias sobre portuguesas da vida. Uma coisa é vc mandar no jogo e a bola não entrar, a outra é vc ter um bando em campo. Tivemos dez dias sem jogos e sem as viagens q tem servido de muletas pra essa comissão técnica. E não apresentamos nada diferente do q estamos vendo desde o início do ano. O fluminense tb não tem estádio e vc não vê o Levir com esse mimimi de viagens. Nunca tivemos em toda nossa história a estrutura q temos hj e somos o time mais campeão do futebol brasileiro. Torço para q o trabalho de certo por uma série de motivos, mas não venha, como essa diretoria, tentar me empurrar goela abaixo que o trabalho esta sendo bem feito pois nao esta. E nao digo isso apenas pelos resultados mas pela postura q vejo do time em campo. Pode ser q mude, mas ate agora o muricy nao conseguiu extrair o mrlhor dos jogadores q tem em maos. Embora o elenco não fique devendo nada aos melhores do país. Quer um bom exemplo? O fla 2009 estava brigando nas últimas posições, o cuca saiu e o Andrade assumiu, os jogadores se comprometeram e o fla começou a arrancar… O final todos nós sabemos. O Jayme em 2013 e outro exemplo de como fazer o simples e ter jogadores comprometidos da resultado. Então não me venha com essa ladainha
Você está analisando a temporada inteira ou somente o último jogo contra o Fortaleza?
Vc acha realmente q tudo o que eu disse se resume ao jogo contra o fortaleza? O time não consegue ter uma sequência de bons jogos. E parece q as derrotas constantes, inclusive pra times de divisões inferiores já não nos indignm mais. Parece q virou tudo normal “pois no futuro seremos potência”. Se continuarmos com essa mentalidade, nem com cinco vezes mai dinheiro q os adversários seremos potência. Vide nossos investimentos em relação aos adversários. Quero muito acreditar q dará certo é EM MOMENTO ALGUM achei q tem q mandar o treinador embora. O q estou analisando são os cinco primeiros meses de trabalho
Wallace primeiramente eu concordo com você na questão de que precisa melhorar. Quanto ao desempenho do time, o que me preocupou muito foram os dois últimos jogos. Se não me fala a memória quase todas as férias anteriores em jogos oficiais se deveram a falhas individuais. Empates com Botafogo e Vasco se tivessem trocado b os goleiros de time teríamos ganhado os dois. Mesmo perdendo quase sempre criamos mais oportunidades que os adversários. É claro que precisam melhorar pois não podemos VB perder tantas oportunidades. Nesses dois últimos jogos vi muito mais falta de atitudes dos jogadores do que qualquer outra deficiência. O Flamengo atual está tentando se molhar para jogar no campo do adversário e se não há aquela marcação na saída de bola adversária os conta ataques são mortais como foram contra o Fortaleza.
Com jogadores apenas comprometidos e tecnicos folcloricos vc vai viver de estaduais em cima do vasco, copas do brasil esporadicas e campeonatos brasileiros a cada 20 anos. Eu quero ganhar tudo, todos os anos.
Mais um alienado pendurado no testículo direito do Muricy e no esquerdo do Bandeira. Esse time está uma bosta!
Vamos ver o Muricy no Campeonato brasileiro.
Texto muito bom. Um otimismo elogiável, também não me atenho à resultados no início de um trabalho, especialmente em campeonato carioca. Estou muito confiante este ano, acredito que temos condições de fazer um ótimo brasileiro…
Eu credito o “sucesso” atual do Fiasco da Grama, muito mais ao Nenê, que está numa fase espetacular, do que ao Jorginho…
Mas,
de qualquer forma, assim que o Jorginho assumiu o time, o Vascaído
perdeu vários jogos em sequência, até que foi melhorando e hoje está
jogando muito melhor que o Fla…
Por isso é preciso ter paciência com o Fla…
Quantos jogos Rodinei, Mancu, Arão e Cuellar jogaram juntos?
Futebol carece muito de entrosamento…
Mas, se a torcida faz uma pressão exagerada ninguém consegue trabalhar…
Eu quero o Fla vencedor…
Mas, a impaciência atrapalha muito mais que ajuda…
Vamos apoiar incondicionalmente o time, como todo torcedor deve fazer e aguardar que os resultados virão!
Lembro do Cristóvão, nos seus últimos 4 ou 5 jogos o Flamengo dominou o adversário, teve posse de bola e ofensividade, mas ele estava tão marcado pela torcida que não tinha condições de permanecer. Daí foi só perder o clássico que foi demitido. Mas se ele tivesse mais tempo será que o Flamengo não iria além daquelas 6 vitórias seguidas com o Osvaldo?
Tá de sacanagem, vc é um brincante.
Parafraseando Vinicius ‘O Poetinha: ” Estatística é como biquíni, mostra tudo, menos o esssencial”.
Kkkkkk boa nesse caso o essencial inexiste. Bom futebol.
É isso ai. Se bem que em alguma partidas fomos bem mas não nas que mais precisávamos. Abs. SRN
Acho que essas informações dessa matéria serve pra equilibrar um pouco as coisas, tipo: As coisas não estão tão ruim quanto parece e não estão boas como deveria, acho que o melhor parâmetro é o brasileirão, eu vejo o Flamengo com dificuldade de jogar contra time que não propõem o jogo, ou seja, times menores que se fecham, tanto é, que o ano passado na maioria do campeonato, o Flamengo tinha mais vitórias como visitante do que como mandante, esses é um problema que o muricy tem que resolver, vejo hj o Flamengo muito previsível. SRN
olhando bem clinicamente, eu concordo contigo.