O curioso caso de Jorge!

Compartilhe com os amigos

Ano passado um jovem lateral me fez ter a esperança que o Flamengo poderia voltar à revelar grandes jogadores nessa posição. Falar de laterais revelados pelo clube, é falar de jogadores como Leandro, Júnior, Jorginho, Leonardo e Athirson, e falar desses jogadores é trazer de volta um sentimento de glória, uma sensação de conseguir montar times poderosos olhando apenas para a base do clube. É, esse jovem me fez puxar esse sentimento do passado, me fez ter esperança. Mas a esperança vem se tornando decepção, ficando uma pergunta no ar: “Oque aconteceu com o Jorge?”

Jorge surgiu no ano passado depois de ótimas apresentações pela base do clube e principalmente pela Seleção Brasileira Sub-20. Demorou para ser o titular da posição, já que o clube tinha uma fila de jogadores “talentosos” na sua frente, como Anderson Pico, Armero e Thalysson. Jorge logo mostrou que era muito melhor que seus concorrentes, e sendo assim, não mais saiu do posto de titular da lateral esquerda do Flamengo. Mas o ano de 2016 começou e parece que colocaram um sósia do menino em seu lugar, e esse sósia é ruim pra cara***!

Jorge consegue piorar à cada jogo. Antes a desculpa era que o menino era sobrecarregado, por dividir o lado esquerdo do campo com um jogador irresponsável e individualista, como Emerson Sheik, mas depois passaram vários outros jogadores por aquele setor, e nada de uma evolução do lateral. Jorge não corre, não cruza, não marca, se tornando quase que um jogador nulo em alguns jogos. É inadmissível um menino de 20 anos se movimentar em campo como um veterano de 45. Alguém tem que dar uma explicação, por mais incabível que ela seja. Vai que o menino esteja com alguma tipo anemia ou de repente tenha o mesmo problema de Benjamim Button, vai saber! Mas oque não pode acontecer, é perder na corrida para qualquer jogador adversário. Muitos dirão que ele é novo, mas se continuar nesse ritmo, quando estiver com 30 anos já estará jogando no Master do clube.

Jogador que sobe da base tem obrigação de correr e suar mais  do que qualquer outro, pois está ali a chance de alcançar sonho através do futebol. Jorge não pode mais ser cobrado como um simples jogador da base, afinal já são mais de 50 jogos como titular do Clube Mais Querido Do Brasil.

Mas não é só a parte física que Jorge está péssimo. Alguém tem que falar para o menino que na linha de fundo não existe nenhum bicho papão ou velho do saco, pois o lateral não vai lá há muito tempo. Não vemos o lateral fazer nenhuma jogada de fundo ou ultrapassagem. Jorge talvez seja o segundo jogador que mais deu toques para os lados e para atrás nos últimos anos, perdendo apenas para o “craque” Carlos Eduardo.

Antes de encerrar, alguns dirão que por criticas iguais as minhas, que os moleques não conseguem se firmar no time profissional, e retruco dizendo que muitos moleques da base também se perderam por conta de muita proteção exagerada e poucas criticas verdadeiras. Também não estou falando que o Jorge é péssimo e que é um jogador sem futuro, pelo contrário, estou dizendo que ele tem potencial para atuações muito melhores, sendo assim deixando ainda aquele sentimento de esperança aceso. O menino tem sim talento, mas sabemos que não é o bastante para conseguir sucesso no clube, o jogador tem que ter também a famosa Raça Rubro-negra. É certo que algo aconteceu, e cabe ao Flamengo e ao jogador dar a volta por cima.

Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos

 rodrigo.ferreira@colunadoflamengo.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • No jogo contra o Grêmio, ficou um buraco nas costas dos dois laterais. O Rodinei não podia nem passar do meio de campo, já tinha um tricolor nas costas dele, para receber o contra-ataque. No lado do Jorge idem.

  • Infelizmente, o Flamengo não contratou um jogador para, no mínimo, disputar a vaga com o Jorge. Contratou um reserva, o tal Chiquinho. Obviamente o menino, sabendo ser o titular da lateral, se acomodou, e estamos vendo apenas o resultado disso.

  • O Jorge tem algo com ele, fez gol e não comemorou, joga voado sem vontade, tem algo psicológico ali, nota que ele está com um grau alto de insatisfação com algo. Além disso falta cobrança e técnico para ajustar seu posicionamento e não deixar aquela avenida… Além disso dar para ele uns 5 vidros de Biotônico Fontoura e uns 10 EMULSÃO SCOTT + uns 100 litros de suco verde + complexo B + tudo que faça ele conseguir correr…. SRN….

  • Vou ser bem sucinto (falando somente do comportamento futebol do Jorge):

    Jorge tá para o Flamengo o que foi Josimar para o Botafogo, pós aquela passagem meteórica pela seleção.

    Teve dois/três momentos bons lá no passado, capitalizou isto (nós perseguíamos qualquer lateral que ali pastasse…) e vem vivendo disto até hoje. Simples é fraco.

  • É um acomodado ,se num vai querer contratar ninguém pra lateral coloca o Everton lá que eu quero ver se ele num corre

  • TITULAR

    —————Vizeu————–
    Mancu——-Alan———-Arão
    ——Cuéllar—Ronaldo——–
    Everton—Juan–Duarte–Rod
    ————Muralha————–

    Banco:
    PV, Thiago Enes, ZE,ZD,Jorge, MA, Gabriel, Thiago Santos, Nixon, Cirino, Jajá, Matheus Sávio, Douglas Baggio, Ederson

    Fora do Flamengo:
    Pará, Canteros, Jonas, Sheik, Fernandinho, Chiquinho, Arthur Henrique, Guerrero

  • O que aconteceu é facil de explicar. Jorge é um lateral habilidoso, com tendencia ao apoio, porém é lento e fraco na marcação. Para ele voltar a jogar bem, não pode ter um “ponta” como o everton jogando naquele pedaço do campo. Teria que por um meio campo mais reforçado com 3 volantes e liberando os laterais. Não adianta colocar o Jorge fazendo a função de marcação (isso não é caracteristica dele) e colocar um ponta onde o Jorge pode produzir muito. Simples assim.

    • Interessante sua análise.

    • Já venho batendo na necessidade de três volantes tb pra tapar os buracos deixados tb pelo arão, mas ao meu ver Alan Patrick é o 10 titular absoluto, e aí quem vai sacar Mancuello jogador caro mas q não tá jogando nada, e q dizem não pode jogar com AP. É aí??

    • Já era pra comissão técnica perceber isso… não é só jogar o rapaz na lateral e pronto! O problema está resolvido… excelente visão a do Marcelo, ele tem futuro, é habilidoso, mas é péssimo na marcação, além de parecer estar jogando com uns cem kilos nas costas! Ele precisa sair da titularidade urgente pra que não seja queimado…

  • Pessoal… se me permitem !!!

    Eu acho que o Jorge está sendo prejudicado pelo esquema ineficiente de 3 atacantes que o flamengo tanta implementar e não consegue. Não que o esquema seja ruim… longe disso, visto que equipes como Real Madri e Barcelona jogam nesse esquema. O que pega é justamente o comportamento dos atacantes do flamengo. Eles inibem a subida dos alas e por isso os jogadores são obrigados a ficarem com características defensivas.
    Vamos ver o caso do Real Madri. Se vocês observarem, quando a jogada vem sendo trabalhada de trás, os atacantes afunilam dando condição para que os alas subam. Então você tem opção de 5 homens no ataque. Quando ha uma jogada de velocidade, aí sim um jogador abre por um ponta, o outro abre na outra e outro centraliza. Além do fato dos meias chegarem com velocidade pra um possível rebote.
    No caso do flamengo… todas as jogadas de ataques são levadas pelas alas… mas quem faz isso são os atacantes… então o Guerreiro fica isolado la no meio daquele monte de defensores.
    Pra jogar dessa forma tão moderna, vai ser preciso treinar muito, mudar filosofia e quebrar esses paradigmas criada pelos próprios jogadores.
    CR7, Bale, Messi, Suarez e companhia, marcam até o meio de campo. E eles aprenderam a marcar, dar combate e roubar bolas. Os atacantes do Brasil no máximo dão um pique atras pra enganar.
    Então a solução pro Flamengo é abolir essas jogadas porque não ta dando certo, volta a jogar com 2 atacantes e um meia de origem.
    SRN!

  • Contratem o ALEX TELLES, o Internacionale tá devolvendo ele pro Galatasaray!

    Contratem o ARTURO MINA!!!!!!!

    O Independiente Del Valle do zagueiro ARTURO MINA, joga amanhã no Mexico contra o PUMAS às 21:45h, jogo que será transmitido pela FOXSports 2.

  • O problema dele é o inverso do problema do Benjamin Button!
    O cara está sofrendo de algum tipo de envelhecimento precoce agudo!

  • Na minha opinião o Flamengo devia trazer o Anderson Pico, pelo menos para fazer sombra ao Jorge piema, ele tem mais raça que vários jogadores desse elenco.

  • Contratem o ARTURO MINA(25 anos, 1,90m) !!!!!!!

    O Independiente Del Valle do zagueiro ARTURO MINA, joga amanhã no Mexico contra o PUMAS às 21:45h, jogo que será transmitido pela FOXSports 2.

    Como venceu a 1ª em casa por 2×1, o Ind. Del Valle vai precisar de um empate ou até perdendo por diferença de 1 gol pode se classificar desde que marque mais de 2 gols(3×2, 4×3, 5×4…….), se perder por 1×0 ou por diferença de mais de 2 gols, tá desclassificado!

    O classificado nessa chave pega o Boca Jrs. nas semifinais.

    Na outra semifinal jogam o Atlético NACIONAL X SÃO PAULO, já classificados!

  • Acho que o psicológico dele (assim como o do time) não está bom, ele começou a declinar após as atuações contra o vasquinho no ano passado, na época ele apareceu na coletiva antes do jogo cheio de confiança falando que a partida se tratava de uma guerra e que iríamos ganhar, porém após ser eliminado ele foi confrontado por alguns vascaínos na praça de alimentação de um shopping e ficou com medo, acho que ali a ficha dele caiu e ele viu que não era invencível, desde então a confiança e o futebol dele diminuíram e moleque nunca mais foi mesmo.

    SRN #issoaquiéflamengo

  • Jogador da base do Flamengo é superestimado.
    Como parte da formação, qq jogador que atingisse a idade limite, tinha que, antes vestir a camisa profissional, ser emprestado pra um time da série B, e se, e somente se tivesse destaque por lá, é que teria o direito de vestir o manto profissional.

  • Esclareceu o real problema do fla.

  • Aposto q se lançarem uma bola , na corrida entrarem Jorge,e Júnior capacete,o Júnior c 60 anos , não só ganha,como Jorge vai parar no Hospital,e tomar oxigênio.

  • Pra alguns, é proibido falar mal de jogadores da base,e que todos são craques,e os que não vingaram,pq foram injustiçados.Lembro q a geração 90( Djalminha,e cia)Quase todos,q foram injustiçados , tornaram grandes jogadores,provando q , quando se é bom de bola,torna -se um bom jogador.A lateral esquerda é uma avenida, vulnerável,e frágil no ataque.Ewerton,pode fazer a later esquerda,ou até Chiquinho,merece uma chance,pq Não existe como piorar o lado esquerdo. Um banco não matará o Jorge,Ngm está acima do Flamengo,muito menos alguém da base,que está muito mal.

  • Se ficar queimando jogador por jogador,n vai sobrar… falta é técnico.

  • Uns dos jogadores mais sem sangue q já vi no flamengo!! Parece q fuma maconha ou toma um tarja preta antes das partidas!!

  • Esse Jorge têm sido um EXEMPLO do porque os técnicos não têm utilizado jogadores da base, os quais mal sobem para os profissionais, é já se acham estrelinhas. Falta as categorias de base, trabalhar melhor a cabeça desses moleques, sem contar que praticamente todos sobem com deficiências em vários fundamentos básicos do futebol.

  • Será que nao tem ninguém dentro do clube para dizer para ele apenas isso: corra, marque e cruze? Pqp ja to cansando de ver ele chegando na linha de fundo e finjir que vai cruzar fazendo todo mundo correr pra area, mas na verdade sempre voltar a jogada para trás.

  • Tem Q comer banco,esse preguicoso,não faz nada dentro de campo…
    Se esses miseraveis Q estão no comando do futebol colocassem os melhores jogadores no momento dentro de campo e muitos Q não tiveram sequência e nem oportunidades entre um campeonato e outro,O time já tinha padrão de Jogo.
    Pra mim os melhores jogadores e isento das criticas no momento é Cuellar e Juan,demontram muita Garra e técnica dentro de campo…
    O esquema é 4-4-2.
    Aquela mizera daquele Mauricy e jayme não enxergam isso.
    Melhore time pra se jogar no momento : Muralha,Rodinei,Léo,Juan,Everton,Cuellar,Ronaldo,Mancuello,A.patrick,Cirino,Guerrero.
    Everton entraria no lugar do morto do Jorge.
    Ronaldo entraria no Lugar de Arão pq o poder de marcação e muito melhor.
    Mancuello e A.Patrick na Armação…Muita qualidade de passe e mancu consegue recompor rápido ,liberando um pouco A.patrick para fazer a ligação nos contra ataque.
    Cirinão da massa tem Q jogar,pq estava bem,oscila um pouco mas tava fazendo gols.
    Guerreiro,quando o time se encaixar ele ira apresentar o melhor futebol.

    Saudações Rubro Negras !!! EBM banana,

    • Só faria duas trocas, na minha opinião, no time q vc escalou. Colocaria o ederson no lugar do Cirino…e, como o Guerrero tá na seleção, colocaria o Vizeu.
      Ederson tem toque de bola, drible e finalização, mil veles melhor q o Cirino…Por isso, deixaria ele pro segundo tempo.

      • Muralha, rodinei, Juan, lduarte, Jorge(chiquinho), Ronaldo, Cuellar, arão, Alan Patrick, éderson (Éverton) e Viseu.

  • Uma pergunta: Será que ele caiu mesmo de produção ou será que ele sempre jogou assim, mas na época estávamos o comparando com Armero e Pico?

    • Não amigo! O menino Jorge jogou demais no inicio, demais mesmo, mas parece q dps q renovou contrato, teve aquele aumento maroto se acomodou, mas quem já foi bom não esquece nunca! Então ainda há uma esperança!

    • Não estava jogando bem ano passado, depois sumiu.

    • Me fazia a mesma pergunta em relação ao canteros…se ele era bom jogador ou aparecia um pouco porque aquele time de 2014 era horroroso …mais acho que isso não se enquadra no Jorge….ele ficou acomodado nada que um banco não resolva !

  • Rodrigo acho que ele ficou mascarado….perdeu o foco !

  • BANCO!

  • E impressionante, amanhã será a vez de criticar Léo Duarte. Até mesmo um jogador com a idade do Jorge se desgasta, ele praticamente jogou todos os jogos do Flamengo na temporada, precisa parar para se condicionar, precisa tomar um susto e vê que não é o único da posição. É um jogador novo, claro que vai oscilar ainda. Isso é comum no Futebol. Agora começa as críticas, não serve mais, precisa de um lateral mais experiente e coisa parecida…Isso é demais… É um saco, ao mesmo tempo que a torcida pede jogadores da base, criticam o único que estão lá. Realmente é necessário que ele fique fora algumas partidas, mas criticar a ponto de dizer que não serve é uma piada.

    • Elias a verdade tem que ser dita! O cara não está jogando nada mesmo e ele sabe desde as categorias de base como é a torcida, então, o mínimo que ele tem que faz é correr, suar a camisa e reconhecer que não vem jogando bem a tempos.

  • Cara, no meu ponto de vista no caso Jorge ta faltando um treinador chamar ele na “xinxa” e dizer “o meu filho, o q vc quer msm da vida hein? Assim como vc subiu, pra vc voltar pro sub-20 é rapidinho”, pelo jeito o senhor muriçoca não foi o cara certo pra dar um bril nesse time, não tenho sugestões de treinadores, medalhão por medalhão, custo alto por custo alto talvez um sampaoli da vida, ou pela promessa um Fernando Diniz…enfim, temos 3 proximos jogos no campeonato partidas que são ganháveis, 1×0 é goleada, vamos torcer!! Tudo vai dar certo! SRN6 sempre!

  • Jorge tem futebol, isso já vimos, porém ele não tem sangue algum !!

    A grande pergunta é essa mesmo, o que aconteceu com ele ? pois tem mto potencial, mas a falta de raça dele nas partidas me fez esquecer alguns minutos que o MA e gabriel estava em campo ontem…

    • Quem quiser doar, é só parecer no Hemorio!!!

      • kkkkkkk

    • Jorge se tornou um vagabundo durante o convívio com os laranjas podres. Perceberam que no Flamengo todo jogador chega se esforçando e depois de umas rodadas ele sofre lavagem cerebral? É como se alguém dissesse: ” Aqui no Flamengo, se você correr desse jeito vai se dá mal”. Isso é um fato que ninguém consegue explicar. O DNA de Vagabundo corre nas veias desses jogadores e de seus comandantes.

      • E bem por aí !

      • Sempre falo isso! Os caras chegam “voando” no Flamengo e logo se enquadram na preguiça que impera no clube…

  • Sintetizou de forma cristalina o nosso sentimento em relação a esse jogador, que cada vez se mostra mais indolente…

    • Valeu Cosme!tmj!

  • É entediante quando sai a escalação e sabemos que Jorge vai jogar…

  • Só li verdades, acredito que o Jorge se acomodou, precisa urgentemente de um choque de realidade, é um jogador promissor quero acreditar que por ser jovem, esteja passando por um período de instabilidade, normal de certa forma para um jogador de 20 anos. Entretanto, não vejo apenas isso com toda certeza há algo muito maior atrás desse baixo futebol apresentado. Não sei se é erro de posicionamento, mas uma coisa é certa o Jorge não sobe tanto como no ano passado, vi uma entrevista dele dizendo que o Jorge de 2016 é voltado mais para marcação, gostaria de saber onde está esse jogador, por que o tenho visto mais parece cego perdido em tiroteio.

    • Mas nem marcar ele consegue. Flamengo ja tomou varios gols pelo setor dele, apesar de algumas vezes ele nem ser culpado. Em um jogo contra o Vasco o Andrezinho chuta e ele nem tenta travar. Dificil saber o q aconteceu com ele. Parecia tão promissor.

  • O flamengo até hoje não tem um padrão. Mas o declínio do Jorge foi evidente… Jorge parece morto. Chiquinho pelo menos corre

    • E ele é novo hein!!! Imagine se estivesseem final de carreira?

      • Tá correndo menos que o André Santos, que já começava o jogo cansado…

        • Tá correndo menos que o Paulo Baier!!!

          • Acho q se apostar uma corrida com o R.Oliveira, ainda perde! Kkkk!

            • Vi um jogo festivo no Allianz Parque em que o Ademir da Guia se movimentava mais!!!!

              • Kkkkk… pô.. aí é sacanagem!

              • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            • Kkkkkkkk…isso não tenho dúvida..kkkkk

            • kkkkkk

          • Que já tem 70 anos…

            • Que fim deu ele? …já se aposentou?

              • Ia jogar a série c por algum clube

            • kkkkkkkkk. O juan está desesperado tendo que fazer a função dele e do Jorge, Cuellar tbm. Tem que barra-lo pelo menos alguns jogos, isso tá na cara, só cego que não vê!!

              • Exatamente

          • kkkkkkkkkkkk

        • Kkkkk

        • Falou tudo!!! Bem lembrado.

    • Verdade!

  • Bom comentário Rodrigo Ferreira. Infelizmente, ele caiu muito de produção e é visível, espero que o Chiquinho conquiste a vaga de titular para ele parar de se achar insubstituível.

  • Rodrigo se salvou com a explicação no final.
    Acho que o Jorge merece um banco, quando a fase não é boa o melhor lugar é o banco! Da chance para outro jogador eles recebem muito bem para ser titulares e reservas… o Flamengo precisa empregar como filosofia a MERITOCRACIA, apenas os melhores devem entra em campo o restante do mundo faz isso, até no meu time de pelada e a unica coisa que ganhamos é dores no dia seguinte, e por que eles que recebem muito bem nao podem ser bancados, creio que o problema seja a gestão do futebol

    • Tive que deixar claro no final que o Jorge está ruim e não que ele seja ruim!

Comentários não são permitidos.