Fora quem, agora?

Compartilhe com os amigos

Como bons brasileiros, gostamos sempre de culpar alguém por nossos problemas. E isso não é de todo ruim, as vezes realmente temos sucesso quando eliminamos os problemas do caminho. Em certos momentos, entretanto, falhamos em identificar nossos problemas e nos pegamos numa encruzilhada. É o famoso “dar murro em ponta de faca”.

Isso certamente aconteceu com o Flamengo. Há pouco tempo, nosso principal problema era a escalação de Pará e Márcio Araújo como titulares. Era comum ler por aqui torcedores afirmando que “não ganharemos nada enquanto tivermos um câncer no time”. Realmente, esses jogadores não estão no nível mínimo exigido para se atuar no Flamengo. E saíram.

Pará e Márcio Araújo não só saíram como deram lugar a excelentes contratações. Rodinei e Cuéllar são titulares absolutos e vem convencendo com seu estilo de jogar, com qualidade e entrega. Entretanto, o time continuou com seu parco futebol. A culpa, então, foi transferida para Wallace que, mesmo após certo período de boas atuações, desandou, e por muito tempo deveu atuações de qualidade. Obviamente, sem méritos para estar conosco, saiu.

O que mudou? Absolutamente nada. E o motivo de eu estar aqui escrevendo sobre isso é que, instantaneamente, a culpa foi transferida pra Rodrigo Caetano. Longe de querer livrá-lo de suas culpas, mas, caramba, até que ponto demitir um executivo vai alterar os resultados ruins em campo? Ele não é nem presidente do clube nem treinador. Ele é um executivo de pouco contato com o elenco. Qual o efeito que esse cara tem na moral e desempenho do time? Ele pode cobrar mais resultados, ter voz perante o grupo, pressionar o treinador. Mas isso justificaria uma culpa maior do treinador em perder o time do que do próprio Caetano. Nada faz sentido.

Além do mais, vamos trocá-lo por quem? Somente neste ano o cara, juntamente com o centro de inteligência, acertou em cheio em várias contratações. Rodinei, Juan, Cuéllar, Arão, Mancuello são exemplos que não são vistos em nenhum outro time do país. Qual outro clube brasileiro contratou cinco titulares de tal nível? Nenhum.

Demitir ou não Rodrigo Caetano só alterará nossa política de contratações, o que não é nosso problema, no momento. Temos um elenco de qualidade que, sem tirar nem acrescentar nenhuma peça, já deveria estar entre os cinco melhores do campeonato e, no mínimo, lutar por vaga na Libertadores. Disso não há dúvidas.

O problema, então, está no banco. Sou bastante crítico da teimosia de Muricy, e talvez sua saída colabore para um impacto necessário ao elenco. Da parte tática tenho convicção que há problemas, mas também a parte emocional pode estar comprometida. O treinador também tem que ser um motivador, e talvez o time não tenha encaixado nessa parte com Muricy. No final, não sabemos. Mas colocar essa dívida na conta de um executivo é, no mínimo, ingenuidade da nossa parte.

SRN!

Rodrigo Coli

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Finalmente um texto inteligente e com análise mais ampla da questão.

    Como motivar um grupo de funcionários se o comandante passava a semana inteira reclamando que tinha viajar distâncias…não tinha tempo para treinar….a cada entrevista cavava o buraco mais pro fundo…e era O PROFISSIONAL.

    Ai foi eliminando o Clube dos campeonatos e tendo mais tempo para treinar e menos distâncias para percorrer e o desempenho……

    Portanto quem nem deveria ter vindo, já vai tarde (não menosprezando a sua saúde/doença que com certeza vem em primeiro lugar em qualquer situação da vida), e não adianta virem me xingar, falei desde antes de vir que Muricy não daria certo no Mengo/RJ.

  • Como você pode ver,nem todo mundo tem educação (nos 2 sentidos), para discutir.No Brasil sempre é fácil manobrar,apontar alguém ou alguma coisa como culpada.Esse ano Rodrigo foi bem,o Matos do Palmeiras,contratou uns 33 jogadores, só p comparar,isso em menos de 1 ano. Não existe um executivo milagroso, até na Europa dá errado.O Manchester United,City,PSG,gastaram muito em relação aos resultados de times de seus países c orçamentos bem mais modesto.O maior culpado foi o esquema do Muricy. Não é o fim do mundo,ainda está começando,se não o Santa Cruz seria o Campeão,ngm acredita que vai acontecer.Tem muita coisa pela frente,vamos torcer pelo Zé.

  • Fora preguiça,inhaca,zica,corpo mole,mau olhado ,tiriça tudo que e de ruim fora !!

  • Perfeito!

  • Vai tomar no cu a culpa é de quem então é da torcida nun fode filho da puta

  • Concordei em partes, mas olha o que você fala: ” Temos um elenco de qualidade que, sem tirar nem acrescentar nenhuma peça, já deveria estar entre os cinco melhores do campeonato e, no mínimo, lutar por vaga na Libertadores. Disso não há dúvidas.” Aqui é o ponto que discordo totalmente. O Fla têm em todo seu elenco três zagueiros.Um jovem bom de bola, um zagueiro experiente e muito bom, porém sempre com risco de ir para o departamento médico, e, um outro jovem que nunca foi unanimidade (Dumas). Ah, tem o César Martins que voltou, mas este….. Enfim. O Elenco de hoje, não briga nem pra ficar entre os 10 e se a gente parar para pensar bem, quando Cuellar machucar, não temos um reserva a altura. Portanto, se passar o pente fino mesmo, veremos que o elenco do fla precisa sim se reforçar.

  • A culpa e desse 4-3-3 que so funciona quando se tem jogadores muito bons nas pontas, como esse nao e nosso caso, deveriamos voltar para o 4-4-2(4-2-2-2)

  • Ta mais do que na cara que o rodrigo caetano é um mero fantoche no flamengo, ele nao manda em quase nada no futebol do flamengo, quem manda lá é o fred luz e o Flávio godinho, o rodrigo caetano se resume a conversar com treinador sobre o elenco e contratações alem de atender telefonemas de empresários de jogadores, mas cade o godinho e o fred luz na hora de dar satisfações ? É sempre o caetano que segura as bombas, alguém pode me apontar um único erro do caetano ?

  • Finalmente alguém lúcido. Por a culpa no Caetano é ser massa de manobra para a corrente política que não o quer no clube. Como não podem pressiona-lo de dentro, tentam fazer a torcida pressionar por fora.
    Isso não o torna inocente. Mas começa a apontar os problemas reais.

  • Cara…se a torcida pega no pé pode ter certeza que há um fundo de verdade. Todas as vezes que o Fla se dá bem é quando ouve a torcida. E vc citou boas contratações do Rodrigo Caetano e esqueceu que a principal (e mais cara!) delas ainda infelizmente nao deu resultado, caso do Mancu. O problema não é buscar culpados. O problema é que existem MUITOS culpados. Por isso que pegamos no pé de wallace, MA, Pará, gabriel, sheik, Caetano… e graças a Deus a diretoria está nos ouvindo ou enxergando realmente os erros do fla. Aos poucos a corja citada vai embora pq isso aqui é Mengão e a torcida joga junto.

    • É verdade… Se a torcida pega no pé é porque há um fundo de verdade. Vide o caso do César Martins, ninguém toma pedrada no vidro do carro à toa, não é mesmo??

      • Kkkk

      • Kkkkkkkk saiu Barato kkkkkkk

      • Não podemos confundir. Torcedor pega no pé, marginal faz vandalismo. Em momento algum incentivei isso. Aliás, nem citei o nome do César Martins.

    • Fala sério…a torcida é paixão, e nem sempre tem razão… e que papo é esse de Mancuello ser o mais caro?! Esqueceu do Guerrero???

  • É fraco, a maioria desses jogadores foram indicados pelo centro de inteligência e avaliados pelo Muricy, ele só fez o desfecho para contratação, muito pouco para alguém da função, falta de liberdade, autonomia, não sei, caso não tenha realmente nenhuma autonomia não faz-se necessário tal cargo para o CRF, só para receber um Gigantesco salário.
    SRN.

    • Aí é que entra a questão, temos que mudar a cultura, a organização, não o profissional ou eliminar a função. O Caetano deveria ter mais autonomia, aliás, todo o departamento de futebol e acabar com essa zona de 10 pessoas mandando no futebol. Acaba que não manda ninguém, qualquer decisão demora a ser tomada e compromete todo o planejamento.

  • Se ele não é “presidente do clube nem treinador”, qual é a função dele no clube pra receber um pomposo salário? Só contratar? A estatística dele nesse quesito tbm não é boa… O Muricy não é diretor de futebol, mas fez algo maior do que ele na função: Pressionou a diretoria e o CT começou… Então restaria para ele resolver problemas internos direto com os jogadores… mas acho que isso ele não faz…

  • Concordo, ele tem suas culpas, mas não entra em campo e nem escala o time.
    Os nossos jogadores estão desmotivados e com grupinhos, nesse aspecto que o Caetano teria que intervir, não só ele mas também o vice de futebol e o presidente do clube.

Comentários não são permitidos.