“Maior problema do Flamengo é tática, não elenco; Wallace é bode expiatório”

Compartilhe com os amigos

Não, amigos, o maior problema do Flamengo não é falta de garra. Todo mundo se esforçou muito ontem na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, vexame que eliminou o rubro-negro da Copa do Brasil.

Nem de elenco, a despeito de deficiências inegáveis. Há jogadores de sobra capazes de vencer um adversário, como a da noite desta quarta-feira, que disputa a série C do Campeonato Brasileiro.

O vexame decorre não de menosprezo pelo bravo tricolor cearense, mas da assimetria entre os dois clubes.

A maior deficiência do Flamengo é tática. Para chegar ao ataque, é lento. E o sistema defensivo é excessivamente frágil.

Como escrito aqui na segunda-feira, “sem proteção, podem montar zaga Baresi-Gamarra ou Hummels-Domingos da Guia, que os defensores ficarão expostos”.

Como ficaram Juan e Léo Duarte nos dois gols sofridos na noite passada.

Parece que a atribuição de proteger o gol de Paulo Victor é exclusiva dos zagueiros e do volante Cuéllar.

Parece, não: tem sido assim.

Hoje li comentários criticando Juan e Léo. Antes, quem era avacalhado era Wallace.

O problema não é de nenhum dos três, embora, como qualquer pessoa, eles tenham os seus dias melhores e os seus dias piores.

É da tática suicida que os desprotege.

Wallace virou bode expiatório e resolveu partir. Ontem muita gente ficou chateada por não ter como culpá-lo.

Se o ataque aproveitasse o desequilíbrio, mas isso não tem ocorrido.

Cobrar de Jayme de Almeida é covardia. Ele montou o time como tem feito Muricy, que se recupera de susto médico.

Era possível supor que Ederson, de costas para o gol oponente, no papel de centroavante, seria invenção destinada ao fracasso.

E já se sabe que Emerson não tem condições físicas de ajudar com intensidade na marcação _ficou pelo caminho no segundo gol do visitante. Também não entendo por que ele está embolando pelo meio do ataque, em vez de abrir por uma das pontas.

Há quem julgue Jorge um lateral-esquerdo de altíssimo nível. Para que tal condição venha a existir, ele tem de ser treinado para marcar melhor. Além de se aperfeiçoar fisicamente, no que o tempo ajudará o jovem atleta. É raro ele ganhar uma corrida. Mas técnica tem de sobra, pode ir longe.

Fonte: Mário Magalhães

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Longe de mim de querer transformar uma cria da casa e que tem até uma certa categoria em um bode expiatório mas que eu me lembre 80% por cento dos gols que nós tomamos é pelo lado e tem alguma falha do Jorge.

  • Perfeito o texto. Enquanto não for resolvido o maior problema desse time, que é tático, vamos continuar vendo esse mesmo futebol (se é que dá pra chamar de futebol), venha quem vier. Claro que precisamos de pelo menos mais dois zagueiros pra repor os que saíram, mas o problema hoje não é elenco.

  • Matéria que explica perfeitamente o momento do Fla …
    Me assusto com modinhas já enchendo o LD, nem vou falar do 4-4-2 porque é chato e repetitivo …
    Não entendo o porque que tem que ser, ou Mancu, ou AP

    Com os dois juntos, a criação tão contestada não iria melhorar ?

  • Devido aos pernas-de-pau do time do Flamengo, olha o que tenho aguentado…

    “Ceará, Santa Cruz, Confiança, Fortaleza……..estão chamando o Flamengo lá em cima, agora, de Morango do Nordeste !!!
    ??????

    Assim a “torcida” pelo Flamengo no nordeste vai aumentar…
    Tá uma teta… Só falta o Íbis!”

  • Concordo com quase tudo.O Muricy,inventou o Ederson de centroavante,e o Jayme seguiu o esquema,pq o treinador está empregado.O Jorge está mal,nulo no ataque,e uma avenida na esquerda,um banco,vai bem,ate p preserva-lo.Ewerton na lateral esquerda,e mais um no meio,pode ser o Jonas q sabe marcar,a princípio.Os culpados não são Wallace,Guerrero,Sheik PV,ou Jorge, é o Muricy,q não é o Guardiola.

    • A aposta no Ederson poderia ser interessante, mas atuando da forma como ele jogou contra o Sport, com mobilidade. Não enfiado entre os zagueiros. Aí faltou perceber que quando ele substituiu o Guerrero o time tinha Cirino e Alan Patrick, que têm dado mais dinâmica ao meio/ataque do Flamengo. No mais, concordo.

  • Nem um discurso novo para justificar a derrota o Jayme tem. As equipes brasileiras não sabem realmente jogar no esquema 4-3-3. O incompreensível é que nas oportunidades que o Flamengo jogou bem no 4-4-2, voltou ao 4-3-3 na partida seguinte. Não deu para entender o Jayme ao tirar o Everton quando deveria ter tirado o Emerson. Também não entendi por que o time jogou sem centroavante se tinha DOIS no banco (Felipe Vizeu e Nixon). A equipe está mal treinada, só joga para os lados, sem objetividade, sem aproximação entre os jogadores.O time do Flamengo hoje é uma coleção de incoerências e BURRICES.

    • Eu falei isso desde o início do jogo, qdo vi a escalação! O time que precisa de gols, jogar SEM CENTROAVANTE. Sem o principal jogador de ataque, o encarregado, o responsável principal de fazer gols…
      Quem teve essa BRILHANTE ideia???

  • Kkkkkkk… Já estão pedindo Wallace de volta? Pensei que levaria mais alguns jogos. Os problemas (Wallace, Pará, Márcio Araújo e Gabriel) não jogaram, qual o motivo da derrota? Quem é o culpado? Quem será o novo Judas? É nação, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos…

    • No 1º gol, o culpado foi a embolada que o Rodinei deu com o Leo duarte, deixando 2 jogadores livres na área do Fla.
      No 2º, a estupidez do Sheik querer cavar falta quase dentro da área, sendo que era só cercar o atacante. Com isso deixou os zagueiros vendidos…

  • Pra mim, não! Esquema tático – SIM, Improvisações – Também… Agora o Wallace TINHA QUE SAIR DE UM JEITO OU DE OUTRO.

    Se ontem o adversário chutou apenas 2 bolas e levamos 2 gols (e as 2 bolas que Martin Silva cansou de defender esse ano, especialmente o segundo gol), de quem foi o erro? Do Paulo Vitor é logico. O cara ficou 90 minutos e não fez 1 defesa sequer. E o time levou 2×1. Enquanto não tirarem TODOS OS JOGADORES RUINS, vai continuar essa draga. Já saíram Alecone, Canteros, M. Araújo, Pará, Martins, Gabriel e Wallace. Mas ainda resta 1. Depois que sair o PV, aí mesmo não restarão desculpas. Mas falhou nos 2 gols. Podem ver: Se tivéssemos jogado rigorosamente NADA, era pra ter sido 0x0. Mas o Fla sempre leva gols. MURALHA JÁ! SRN

    • talvez no 2º. Mas no primeiro, nada podia fazer, pois a bola sobrou limpinha pro Pio só botar pra dentro…

  • Não é diretoria, nem presidência. O problema é técnico e tático, no nível de departamento de futebol. As contas estão saneadas, o INVESTIMENTO é realizado é o clube é exemplo de gestão. O problema é no dpto de futebol. O FLAMENGO vem dominando o NBB há vários anos. O 433 pessimamente treinado NÃO é capaz de bater times treinados de série D e C. E estamos falando nisso há 5 meses, com imensa boa vontade da torcida. SRN

    • Quando Criticam jogadores como Arão, não consigo entender pos e o n1 de assistências no time, po então tudo e lixo so pode.

  • Porra, este aqui é um fórum de discussão de FUTEBOL do Flamengo, um dos únicos em que nós torcedores rubro-negros podemos dar e ouvir opiniões de iguais, sem a encheção de saco dos babaquaras arcoíris presentes em quase todos os outros fóruns, e lamentávelmente parece que estamos criando uma polarização política idiota, bastante semelhante a do Governo Federal, esta sim séria.
    Quando alguém critica a fragilidade TÁTICA do time aqui não está discutindo nada além disso, cacete! Se o técnico foi escolha do Presidente e é bancado pelos VP e Gerente de futebol, é lógico que a crítica vai resvalar neles.
    Quanto ao artigo, concordo com grande parte dele, exceto com as aliviadas dadas ao grosso Wallace (perderíamos de 4 ou mais se ele estivesse em campo ontem) e ao mau caráter do Sheik vascaíno, como sempre atrapalhando os companheiros e que foi quem perdeu a bola do segundo gol deles, na minha visão, propositadamente.

  • Discordo da matéria sobre o Wallace….. mesmo com a tática ruim o Juan é o melhor do time, Wallace em todo esquema tático ele não se destaca e erra muito, acho que o escritor não deve ver jogo, hoje o esquema é ruim, mas nada haver com o Wallace estar pagando o pato por isso.

  • Mário Magalhães, texto simples e bem claro!!
    Tenho algumas opinões, não coloco a culpa na zaga… mas queria a saída do Wallace (banco) e PV (banco)… pra mim os dois são fraquíssimos… ano passado perdermos vários pontos por causa do PV, e ninguém percebeu isso… Falta do figueirense no maraca, gols do Santos no maraca, e aquele gol de falta do Rodrigo no maraca, são alguns exemplos… o cara é o famoso chama gol… Mais é isso mesmo que vc colocou Mário… tenho é pena do Cuellar, o flamengo tem tantos buracos, que ele não sabe ql tampar!!

    • O primeiro passo q o Flamengo tem q dar é barrar esse frangueiro desgraçado…qualquer chute é gol.

  • Tá certo que futebol exige muito de todos no quesito marcação, mais estão confundindo ocupação de espaço com perseguição ao adversário, o cara monta um 4-3-3, e na hora de marcar anda de ré e recompõe pra trás, e ainda por cima lento e de costas pra bola, vê se pode, começa por ai, pode colocar até 5-5-5 que não vai dar certo, não adianta botar Marcelo Cirino de um lado, Sheik de outro pra acompanhar lateral e atacante o tempo inteiro nem o Bolt conseguiria isso, ai o cara nem marca direito ou seja não ocupa o espaço como tem que ocupar e quando chega no ataque chega já sem pernas, as vezes pensa mais o corpo não executa….pode colocar qualquer esquema tático, querem jogar igual Bayer, Barcelona, mais não entendem ou não querem entender ou até mesmo sabem e tem medo de tentar implantar, por em prática, e isso vale pra todos desde lá de cima na diretoria, presidente até comissão técnica e jogadores, não é difícil entender o que se faz la fora qualquer um de nós entende, e não é só questão de qualidade técnica dos jogadores porque europeus são alucinados por jogadores brasileiros, já diria Pep Guardiola, então qual a dificuldade em se montar um time com tais caracteristicas…

  • tambem acho

  • Não basta ter jogadores que apenas cheguem no horário certo do treino, não faltem o trabalho e sejam disciplinados. É preciso ter um plantel de jogadores que façam isso tudo e que também sejam selecionados para competir, que queiram a vitoria e entreguem tudo em campo por ela. É isso que faz a diferença, fazer mais do que simplesmente a obrigação.

    Assim como não basta ter uma diretoria apenas honesta, que paga dívidas passadas e investe em estrutura. Tem que ter uma diretoria que faz isso tudo e ainda saiba montar equipes equilibradas em todos os setores, com jogadores de alto desempenho, uma diretoria que privilegie a formação de jogadores e traga técnicos que verdadeiramente cooperem com o trabalho de formação, lançamento e desenvolvimento dos jogadores. Pagar dívida e administrar bem é OBRIGAÇÂO não é diferencial.

    Essa diretoria é imediatista, essa é a verdade. Dizem sempre que ano que vem é o ano, ano que vem é o ano, mas todo ano eles demitem vários técnicos e até hoje não firmaram sequer um treinador em 4 anos. ninguém consegue trabalhar com esses caras. Ainda por cima escolhem os treinadores errados.. aí fudeu de vez.

    O que acontece dentro das 4 linhas começa fora delas.

  • MURYCI (são paulino e paulista) tem um projeto no rio: levar o Flamengo (ÚNICO TIME DO RIO QUE NÃO FOI REBAIXADO), pra segunda divisão. Temos que interromper esse processo. O time é fraco, mas não tão fraco assim. Por exemplo, nunca em nenhum time anterior, murici jogava com três atacantes, no flamengo ele insiste nisso, como é o SR. MURICY, pouca gente questiona, resultado; estamos em maio e já acumulamos três eliminações (a pior da história na copa do brasil). Temos que evitar o mal maior. Muricy, com a omissão dessa diretoria, quer nos tirar um título que só quatro ou cinco clubes no Brasil tem: TIME GRANDE NÃO CAI. Não é TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, a fonte que me passou essa informação é altamente confiável. Uma das táticas dele é essa com três atacantes que não marcam e sem volantes a altura do Flamengo, nossa defesa vira uma peneira. NÃO DIGA QUE NÂO FORAM AVISADOS. Mais uma coisa. A diretoria tem que contratar jogadores a altura do Flamengo. Critério básico para essas contratações: para atuar no time o jogador tem que ter nível reconhecidamente (por torcedores, treinadores e imprensa) de seleção. Ah, mas custa caro! não interessa, FLAMENGO é FLAMENGO, nosso elenco tem que ser sempre o segundo ou o primeiro mais caro de qualquer competição no Brasil. Somos uma nação de 40 milhões de flamenguistas. Outra perguntinha: por que temos um time de basquete de primeira linha e um de futebol de terceira? Dá pra entender isso?

    assino embaixo. fora muricy enquanto é tempo……

  • tem ressalvas neste texto.

  • Problema é o 433

    Venho falando a muito tempo

    • Calma amigo eu também estou indignado, é isso mesmo 433 só no barça , kkkkkkkkkk!

    • Isso mesmo Martins!!

  • Estou lendo um livro sobre profetas e estou aprendendo a prever o futuro.
    Os próximos bodes expiatórios do Flamengo serão:
    Paulo Vitor
    Guerrero
    Jorge
    William Arão
    Mancuello
    … Conforme outros forem jogando vão sendo culpados também.

    Muricy só vai sair do comando do clube quando falecer aos 119 anos engasgado com torresmo em um forró universitário.

    • TNC FDP

    • Esqueceu o campo,e as viagens e o cansaço.

    • kkkkkkk

  • Jorge pelo futebol que vem jogando não consegue ser reserva de nenhum time da serie A eu disse reserva banco e ngm barra o moleque, acho que a paciência começa dando umm tempo pra ele trabalhar marcação parte fisica porque talento ele tem, mas pra o momento é isso que disse acho que prefiro até o fraco Paré improvisado ali.

  • Uma coisa é uma coisa … outra coisa é outra coisa !…. .. o Wallace vinha comprometendo desde o ano passado…. só um cego não vê isso !

  • Eu sempre falei isso. Wallace foi um bode espiatorio. O Problema do flamengo é tatico. Porque nao entrou com o Vizeu e manteve o esquema tatico com centro avante? Preferem improvisar um cara que nao tem o menos “Cacuete” pra jogar na posição. Allan PAtrick nao pode ser reserva, o time nao tem padrao tatico, nao tem esquema, a defesa é sobrecarregada, o Guerrero que tanto dizem matar o time nao recebe uma bola redonda no ataque, so recebe sobras e tijolos…assim fica difcil

    • Fiquei com raiva pela.contratação do Muricy porque sabia que ele não compreende taticamente o futebol jogado hoje. Fui muitas vezes chamado de vascaíno por ir contra o sei trabalho, há dois dias mesmo o Jorge me cjoi de vascaíno porque crítico abertamente o trabalho do Muricy é algumas contratações feitas.pelo flamengo. Não gostei da.contratação do Mancuello porque sempre.foi um jogador muito irregular, lento pelo preço que pagaram nele. Arão pela.lentidão e.pela irregularidade também. Vou parar por aqui, não queria me estender em comentar jogadores, sempre falei de muito mais que contratar ou mandar embora jogadores, precisávamos era de treinador. Agora, os que me chamaram de vascaino devem estar rindo porque eles não querem mudanças, ele querem o flamengo de hoje, eles é que são vascaínos. Não torço pra nenhum jogador, nem treinador e muito menos pra presidente, acima disso tudo torço pro flamengo e me sinto triste e incomodado com a situação que nos encontramos.

      • Meu caro assim como vc também já fui atacado porque as pessoas torcem para outras pessoas e ñ para o FLA, preferem fechar os olhos do q enxergar e admitir q o nosso futebol é mal gerido , falando q o presidente está pagando dívidas e coisa e tal só q quem paga as dívidas é o FLA e ñ A ou B e + pagar dívidas não é “FAVOR” e sim “OBRIGAÇÃO”!

    • Apesar de ñ ser um primor e ser irregular o Alan é o único meia de criação q temos de vdd, pois o Mancu ñ é de criar as jogadas e sim volante/meia e com o esquema q o time joga todos estão se queimando!

    • Bode o crl, ele era um merda mesmo porra!

  • enquanto muitos torcedores pedem hernane, adriano não aprendem a pedir para tirar fulano, o problema do flamengo e jogador e esquema tatico, tem que sair sheik, gabriel, canteros, marcio araujo, cirino, everton, walace, pará, chiquino, ai sim vamos ver quanto economiza e traz 3 de nivel de seleção pra ver se não melhora.

  • Ontem, estava vendo pela ESPN as lambanças daquela pelada e nada me tirou da cabeça, o momento em que o Flamengo tomou o segundo gol… Num contra-ataque eficaz do Fortaleza, Sheik que estava fazendo função de marcador, acompanhou o jogador do outro time; e no momento de proteger a bola; trombou e caiu… Se olharmos bem para um dos Replay vemos que Jorge ao invés de voltar com rapidez do contra-ataque, foi trotando como se estivesse tudo bem, já que o Sheik estava cobrindo a sua marcação… É praticamente piada esse garoto… Um dos comentaristas até quis aliviar dizendo que ele tem potencial, mas que esse ano, sua pobreza técnica era mais do que evidente…
    Outra coisa que ficou mais do que na cara foi a troca de passes… Parece que todo toque de bola é mal elaborado… A bola sempre chega quadrada para os homens de frente… Parece que nenhum dos jogadores estavam tranquilos para tentar reverter a história do jogo… Falta um líder para reger os afoitos no momento de placar adverso… Tudo que tentávamos; não dava certo..
    Só Deus na causa…

  • Nao sei se mudaria alguma coisa, parece que o problema começa de cima. Mas hoje o time tem que ser muralha, rodinei, leo duarte, juan, jorge; cuellar, arão, mancuello, alan patrick, everton; guerrero.

    • Chiquinho no lugar do Jorge…

      • Chiquinho não serve nem para reserva!

    • Coloca o Everton no lugar de Jorge e tira o Alan e põe o Ronaldo no meio pra fechar, vai dar velocidade no lado esquerdo e antes q eu me esqueça arranja um técnico q entenda de bola!

      • Alan Patrick é indispensável nesse time, mesmo com a tanta preguiça que ele tem! Everton concordo.

        • Daria chance para o Ronaldo mas to achando que deveriam trazer o Jonas de volta também(para disputar vaga como primeiro volante, ao lado do Cuellar), Arão ou Mancuello os dois acho difícil darem certo jogando juntos, e Alan Patrick na falta de um meia mais consistente não pode ficar de fora desse time. Na frente jogaria com Ederson ou Cirino e Guerreiro

  • Viu? Eu avisei!
    Temos que agora mesmo agitar a volta do Wallace no time, pois o problema não era a zaga é a tátic ….
    Tática ?!!
    Como assim é a tática ??
    A tática é o meu trabalho e tá sendo bem feito!

  • Desculpe, mas se o autor achou que não faltou garra, ele nunca viu os times do Flamengo que eu vi no passado. Não sabe o que é garra..

    E outra coisa, o Wallace não saiu tanto por sua deficiência técnica e sim porque é um bocudo e falou merda sobre a torcida na estreia do Guerrero. A partir dali acabou a vida dele no clube.

    • Até com Walter Minhoca e Jailton o time tinha mais garra.

    • Concordo, Wallace além disso estava fazendo muita lambança individual e ao contrário q o autor disse não vi comentários criticando atuação do Juan e nem do Léo Duarte. Eles jogaram bem e os gols não foram falhas de marcação deles. O primeiro gol foi falha do Jorge e de alguém q tinha q cobrir o lado esquerdo porque o Jorge largou o seu jogador p marcar o outro na pequena área. Faltou alguém pegar o jogador q o Jorge abandonou. O segundo gol além da falha do Sheik foi falha de alguém do meio de campo q tinha q estar ali marcando na meia lua pois cada zagueiro estava marcando o seu atacante e a bola sobrou na meia lua p o Pio livre chutar q por sinal foi um franguinho do PV. Era uma bola bem defensável.

    • Vdd Almir mas da um desconto o cara tá revoltado como todos nós!

Comentários não são permitidos.