Na base da raça, Fla bate Ponte de virada e encerra tabu de 11 anos

Compartilhe com os amigos

Na estreia como técnico profissional, Zé Ricardo vê Rubro-Negro conseguir segunda vitória no Brasileirão mesmo jogando com um homem a menos em boa parte do 2ºt

Após uma semana conturbada, com direito a demissão do técnico Muricy Ramalho e discussão entre jogadores e torcedores, o Flamengo voltou a vencer no Brasileirão neste domingo. Mesmo fora de casa, o Rubro-Negro jogou com raça e bateu a Ponte Preta por 2 a 1, de virada, acabando com um tabu de 11 anos sem superar a Macaca. Os gols do suado triunfo no estádio Moisés Lucarelli, que marcou a estreia do técnico Zé Ricardo nos profissionais do time carioca, foram marcados por Felipe Azevedo (contra) e Jorge. Wellington Paulista descontou para a equipe de Campinas, que amargou sua segunda derrota na competição.

Com o resultado, o Flamengo, que jogou mais da metade do segundo tempo sem um jogador (Fernandinho foi expulso aos 16), chegou aos sete pontos e pulou para quinta posição. A Ponte, por sua vez, permaneceu com quatro pontos, caindo para 15ª posição. Na próxima quinta-feira, pela quinta rodada, o Rubro-Negro recebe o Vitória em Volta Redonda, enquanto a Ponte Preta visita o América-MG em Belo Horizonte.

Ponte começa pressionando e marca

Com uma formação mais ofensiva, tendo Roger e Wellington Paulista na frente, a Ponte Preta começou a partida encurralando o Flamengo, que parecia sentir a semana conturbada que culminou com a demissão do técnico Muricy Ramalho. Logo aos três, Wellington Paulista arriscou de longe e assustou o goleiro Muralha, que substituía o contundido Paulo Vítor. Na sequencia, foi a vez de Roger carimbar o travessão do ex-arqueiro do Figueirense.

Sem conseguir sequer passar do meio de campo, o Flamengo, comandado pelo estreante Zé Ricardo, viu sua defesa ruir aos 12. Após cruzamento de Reinaldo, Wellington Paulista subiu mais que a zaga rubro-negra e colocou no fundo da rede. O auxiliar Jorge Eduardo Bernardi chegou a anular o lance alegando impedimento, no entanto, voltou atrás após perceber que marcara a posição irregular de Fabio Ferreira, que não participou da jogada, e avisou ao juiz Anderson Daronco que validou o lance.

Fla empata em mais um gol confuso

Com a vantagem, a Macaca diminuiu um pouco o ritmo e acabou sofrendo o empate em mais um lance confuso na partida. Aos 20, Alan Patrick cobrou falta para a área, a bola desviou em Felipe Azevedo e entrou no canto do goleiro João Carlos. Assim como no gol da Ponte, o auxiliar, desta vez Helton Nunes, chegou a anular o lance marcando um impedimento de Willian Arão. Mas voltou atrás após perceber que a bola desviara em Felipe Azevedo, e não no volante rubro-negro.

O gol animou os visitantes, que equilibraram a partida e quase desempataram em duas oportunidades com Alan Patrick. João Carlos, entretanto, parou o meia rubro-negro em ambas.

Fla vira com golaço de Jorge

Mas aos 42 não teve jeito para o goleiro ponte-pretano.  Alan Patrick bateu escanteio, João Carlos cortou e a bola sobrou para Jorge na entrada da área. Sem a deixar cair, o lateral-esquerdo do Fla pegou de primeira e fez um golaço virando a partida.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Eduardo Baptista promoveu duas mudanças na Ponte Preta: saíram Wellington Paulista e Ravanelli, e entraram, respectivamente, Pottker e Cristian. As trocas deixaram a Macaca com mais velocidade e toque de bola, enquanto o Flamengo, com a vantagem nas mãos, procurava cadenciar a partida.

Aos 16, Fernandinho levou o segundo amarelo e acabou expulso. Com um homem a mais, a Ponte Preta passou a pressionar mais. Na base da raça e também com inteligência ao cozinhar o jogo sempre que podia – além de uma defesa salvadora de Muralha nos acréscimos após um voleio de Felipe Azevedo -, o Flamengo conseguiu segurar o resultado e, após três jogos sem triunfos (incluindo Copa do Brasil), voltou a celebrar uma vitória.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Muitos falando ganhamos na sorte, sorte é o escambáu ! o time do Jayme era todo desorganizado e o time de hoje com organização e “padrão tático” muito bem postado foi por mérito do Zé, então 2 a 1 de virada, lá na casa deles, quebrando tabu de 11 anos, onde o Palmares perdeu, então parem de cornetar caralho! poiem as ideias do treinador caralho! Muitos não conhecem o trabalho do cara.. Deixa ele conhecer o time e manter o esquema que ele implementou na base… mas para apenas um dia de treino eu vi muitas melhoras,e vocês não??? vai cornetar a mãe seu modinha !!! por conta detorcedores como vocês que queimam a base nossa base, passem a ver o futebol de outra maneira, incompetentes !!!

  • Esse cara conhece toda a base, e pode ter certeza Thiago Santos e outros irão voltar a jogar e mostrar que o Flamengo ainda faz craques em casa, veja o exemplo do Léo, moleque monstro só 19 anos e toda a calma do mundo para as jogadas em dois anos vejo esses moleques TODOS ARREBENTANDO só moleque bom, não vejo um ruim que subiu… Boa sorte zé, trabalha direito esses moleques que você terá o prestigio de 40 milhões

    • Engraçado né galera, o Jorge voltou a jogar bem né? Que gol, me lembou o do Luiz Ântonio. Está ai o cara que fará nossa base se destacar e colocar no time um padrão tático definido.

  • O mais importante foi voltar a vencer,e ainda melhor que foi na raça. O Zé Ricardo,só teve tempo para 1 treinamento, leve,ainda ta conhecendo os jogadores. Mudar o esquema,será possível aos poucos,a partir de terça. O primeiro passo já foi dado,então calma ,pq ele precisa de pelo menos uns 5 jogos.Ainda tem muito a acontecer quem sabe não seja ,nosso “novo” Carlinhos?
    SRN

  • Acho que o Zé barrou o PV e que essa história de problema na lombar foi apenas uma desculpa e uma forma elegante de barrá-lo sem queimá-lo…
    Até porque se o Muralha, que não jogava fazia tempo fosse mal, o PV voltaria em seguida.
    Mas como foi bem, acho que o “problema na lombar” do PV vai demorar um pouquinho mais pra ficar bom!!

    • PV não foi pro jogo por conta de umas dores, mas depois de hoje Muralha vira titular ! Sem chance pro PV , olha quantas defesas dificeis o cara fez.

  • Vencemos fora de casa, quebramos tabu 11 anos, e com menos um!!
    Hoje a macaca foi incompetente? Sim. Mas o Fla foi foi brigador e teve a mínima competência para se defender e aproveitar as poucas chances. Eu, particularmente, não acredito em sorte.

    Independente da ponte ser fraquinha (só lembrando que o palmeirinha foi lá e perdeu), e dos jogadores que entraram serem alvos da nossa total desconfiança, o Zé Ricardo privilegiou um esquema, um padrão, algo que o Muricy não deu, diga-se, e o time foi obediente, lutou, demonstrando confiança no treinador e vontade. Superamos a falta de técnica na disposição tática e na raça: três pontos fora de casa. Outra, tomamos um gol e não nos desespeamos.

    Agora é o seguinte, o cara chegou há três dias, com a gávea fervendo em crise, queda do muricy e do jayme, banana de melo recebendo organizadas, imprensa especulando mil técnicos, sem Juan, sem o Cuellar 100% – já que esses dois eram os nossos mais regulares do time -, aí vencemos fora de casa com um a menos e neguinho já corneta??

    É claro que ele fará mudanças, vendo que Cirino é menos um em campo e Cesar Martins só deu bicuda pro alto, que não pode contar com Sheik, que Caramujo é limitado, Arão tb que Alan Patrik não aguenta jogar com intensidade os 90 minutos, e que gabriel é fraco.

    Mas acho que primeiro o Zé Ricardo tem que dar moral para esse grupo desacreditado e enfiar na cabeça deles um esquema, que eles serão apenas peças que compõem esse esquema, e que eles jogam no Flamengo.

    Muita calma, minha gente, o cara acabou de falar na coletiva que ele acabou de chegar, e só deu tempo de colher informações com terceiros, e que ainda tem muita coisa a ser feita. Tenhamos fé em Deus que ele vai ajustar o time

    E digam aí, qual é o bicho papão do campeonato? Santinha?
    Agora é botar a camisa do Mengão e curtir o domingão.
    Seguimos apoiando o Zé Ricardo.

    • Perfeito camarada, muita gente cornetando, falando besteira… o que mais importava nesse momento era ganhar..
      Um cara consagrado, multi campeao, nao conseguiu arrumar a casa em 5 meses.. queriam que um cara, mesmo extremamente competente (mostrado nas divisoes de base), estreasse no profissional barrando geral e fazendo o time jogar por musica…
      Jogou num misto de 4-4-2 (patrick e vizeu pelo meio) e 4-1-4-1 (MA um pouco mais recuado em relacao a linha de 4 cirino -arao-alan-fernandinho), inverteu fernandinho com cirino pra tentar segurar um pouco mais o lado esquerdo da ponte (cirino nem atacou nem defendeu direito hoje)..
      Enfim, agora eh dar tempo pra ele encaixar a melhor formacao na minha opiniao 4-2-3-1 (cuellar e arao mais recuados, linha de 3 com ederson, patrick e mancuello)..
      Vitoria, 7 pts e amenizar a crise… excelentes noticias!
      SRN

      • Bem lembrado… em três dias querem que o cara faça mágica.

    • Lembrando que ele nem sabe se vai ser interino ou vai ser efetivado o cara monta um time dentro do que pode com dois dias de treinos vencem mais os “jenios” querem time jogando a la barcelona

      • Exato!

        • Alias quem pede Abel braga fala: Bom tecnico para armar time defensivamente; e o tipo durão com ele nao tera corpo mole; tem um curriculun vencedor, etc.
          Ok Muricy tem a fama se ser bom em montar times defensivamente, tem fama de ser duro com os jogadores, e tem quatro brasileiros no curirculum alem de uma libertadores ou seja nome por nome Muricy tinha mais e deu certo?
          E ainda um adendo Muricy viu que precisa se reciclar e tentar novas ideias o erro dele foi achar que uma semana bastava para isto, o Abel nem isto fora que esta sem poder assinar contrato ate julho porque foi demitido na arabia, entao falar que Abel é solução so pode ser piada.

    • Cara, levando em consideração todos os problemas que você expôs é de se concluir: ele foi fantástico!!
      Considerando o retrospecto recente do clube, eu já ficaria satisfeito com uma derrota não vexaminosa.

  • Alguns pontos a serem comentados : 1) Se era o PV naquele último lance, a bola entraria … Não pode mais voltar; 2) O jogo foi muito ruim, e a Ponte é muito fraca, a vitória foi de garra e sorte, nada mais… Há MUITA coisa a ser feita nesse time ; 3) Cirino e Fernandinho não têm a menor condição de serem titulares; 4) como foi o 1 jogo, não dá pra fazer muitas reflexões, mas o Zé tem que rever essa escalação; 5) o Jorge mostrou que tem virtudes, é só jogar com mais vontade; 6) Léo Duarte novamente me passou boa impressão ; 7) é muita sacanagem o que estão fazendo com o Mancuello; 8)não importa em que função o Éderson jogue, ele frustrou e muito as minhas expectativas; 9) o Thiago Santos tem q ter uma oportunidade

    • O MAncuello vai voltar, e tb torço pelo Tiago Santos.

      • Pois é, cara

  • Presidente tava bebado na arquibancada

    • Acabou de discutir ao vivo com o cara da fox sports

      • Han? Cm assim? Rsrs

        • Bandeira pode tudo, ele é o Sassá Mutema de uma parte da torcida, que acha que ele é maior que o Mengão…enquanto isso continuamos pastando…

      • Mas ai dou razão p Bandeira. O cara (Bandeira)fez um gesto feio,mas daí o cara falar que ele se comportou como um torcedor de baixo calão, aí é demais.Seria o mesmo que num certo dia,vc não esteja bem(inferno astral),e fosse julgado apenas por um gesto feio.Acho que foi mal sim,mas a ofender são outros quinhentos.

        • Nao concordo, o cara como presidente de uma instituição tem que se fazer respeitar, ainda mais que quem estava criticando e levou o gesto obsceno estava na arquibancada logo pagando ingresso

    • Tá de sacanagem! kkk Não vi…

    • O que ?

  • Demos muita sorte hoje. O técnico escalou o time no esquema errado (4-3-3), pois vinha jogando razoavelmente no equema anterior. Ele também escalou os jogadores errados, Marcio Araujo e Fernandinho são doses pra Leão. NA hora de substituir ele errou não tirando o Fernandinho, eu falei em casa ele vai tirar o Fernandinho que já tem amarelo e não sabe marcar e vai acabar expuslo, e saiu o Vizeu (que não jogou bem mas pelo menos brigava na zaga adversaria). O que eu vi de bom foi o goleiro que foi muito bem, especialmente no unico lance que a Ponte o exigiu. Valeu pelos 3 pontos, mas precisa arrumar o time, porque jogar contra times mais fortes no 4-3-3 com MA e Fernandinho em campo vai dar merda. Eu espero que o Abelão venha, ele é velho mais sabe armar uma defesa, que é o que precisamos no momento.

    • Foi 3 5 1 o esquema

    • Desde o inicio do teu comentário da pra saber que tu não entende nada de futebol. O time jogou em um 4-2-3-1, e pedir Abel Braga é sacanagem.

      • Verdade… O time não jogou no 4-3-3.. Variou entre o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1 no primeiro tempo. Com a expulsão do Fernandinho,passamos para um 4-3-2-1, mas em nenhum momento jogamos no 4-3-3. E dentre tudo isso, teve uma coisa que gostei bastante. MA (apesar de não gostar, não vem cometendo erros) e Arão revezando na proteção a zaga como Líberos. Por varias vezes eu vi os dois entre Leo e Cesar. Arão subiu, ao meu ver, nas horas certas, como um elemento surpresa deve ser, e não toda hora como ele fazia, deixando um buraco no meio e tornando o esquema previsivel e de facil marcação. O Zé chegou ontem no time, não tem como ele fazer alterações bruscas sem antes saber como a equipe se comporta em campo. Nao e hora de inventar. Deixemos ele conhecer o time primeiro para depois implantar as mudanças que ache necessario. Mas uma coisa ja foi muito importante, que foi a mudança de postura da equipe. Esperemos que continue assim…
        SRN!!!

        • Eu que não entendo de futebol, olha o que você escreveu depois da expulsão do Fernandinho, o time passou a um 4-3-2-1, ou seja, ainda jogou com 11 em campo, é isso?? Essa molecada de videogame é engraçada.

          • KKKKKKKKKKKK… É serio que vc ta usando isso como argumento??? Sim, o esquema foi esse, mas com uma peça a menos. Não muda o esquema tático. Ou vc ja viu alguem entrar em um jogo com esquema armado para 9 jogadores de linha??? Desconheço…
            SRN!!!

      • O time jogou claramente no 4-3-3, e depois da expulsão fez duas linhas de 4 e deixou um sozinho na frente. O Tecnico da divisão de base não viu os jogos anteriores do time, escalou errado e mexeu errado. Os jogadores mostraram dedicação e o time da Ponte que é ruim não criou nada (Graças a Deus). O importante foi a vitória, mas não se iludam escalando as mesmas coisas que os demais (muricy e etc) não vamos ter resultados diferentes. A definição de burrice é fazer a mesma coisa esperando ter resultados diferentes…

    • Abel é sacanagem

    • Complicado ler um comentário de um ser desse.. affz!
      – ele apenas escalou assim pra conhecer o time, colocou o Fernandinho q é da mesma função do Everton que foi expulso… agora ele deve mudar um pouco desse dessa vitória… to nem vendo comemorei muito aqui!

    • O cara chega, nem tem tempo pra treinar, vence um jogo encardido de virada e com menos um fora de casa, quebrando tabu de 11 anos, muda o esquema, com Juan machucado e a diretoria sem contratar um zagueiro faz um ano e vc ainda dizendo que abelão saberia armar defesa e falando que vencemos na sorte? Então o muricy é azarado?
      4 33? KKK Vc nem viu o esquema do time…
      Faz o seguinte: leva uma cartela da mega sena pro Zé Ricardo preencher, então, ô vudu!

      • Vocês acham que um tecnico que é da base não viu o time jogar até hoje? Escalou as mesmas coisas erradas dos outros e vocês ficam vendo maravilhas. O Comentário está justo, e o time jogou sim no 4-3-3, e levou sorte. Não sou fã do Abel, mas que ele arruma esse sistema defensivo em semanas isso ele faz, se querem acreditar em lendas fiquem a vontade. Povo iludido.

        • Chama os outros de iludidos e pede Abel Braga o jogo hoje mostrou um time mais compacto do que os 5 meses que o Muricy treinou, se o time nao foi um primor tecnico, mereceu vencer, a ponte preta e agora e dar tempo ao tempo para o time se ajustar

    • Abel braga? um muricy sem curso na espanha piorado? flamengo jogou muito mais compacto neste jogo mesmo comalguns jogadores que nao queremos no time. porem ele so teve dois dias de treino, o time marcou bem a ponte preta achou um gol irregular, e ate a expulsão do Fernandinho a ponte nao estava conseguindo dominar ai sim depois da expulsão e com todos os problemas que tivemos na semana ele recuou o time, porem a defesa se comportou bem e o Muralha salvou quando preciso o esquema hoje nao teve nada com o que o muricy usava

  • Não concordei com a escalação, o time não fez uma partida brilhante, mas fodas!! Estou cansado de ver o flamengo jogando pra frente e perder. O importante são os 3 pontos.

    Alex Muralha é muiiito melhor que o Paulo Victor e hoje foi a confirmação.

    Cirino é muito ruim.

    Fernandinho surpreendentemente vinha jogando bem, mas quase colocou tudo a perder sendo expulso.

    Willian Arão muito criticado por mim, hoje fez uma baita partida.

    Alan Patrick a cada jogo vai se mostrando ser o melhor jogador do Flamengo.

    Léo Duarte foi um monstro na defesa!

    Acho que tem como o Flamengo jogar com Mancuello, Alan Patrick, Cuellar e Arão. Espero que o Zé consiga fazer esse time jogar, pois são tecnicamente os melhores que temos no meio de campo.

Comentários não são permitidos.